[DIY] limpando contatos eletricos (muito simples e util)

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
guilherme_gol83
Membro
Membro
Carro:

[DIY] limpando contatos eletricos (muito simples e util)

Mensagem por guilherme_gol83 »

(desculpem se estiver no lugar errado)

Bom, devido a umidade e residuos que se formam nos contatos eletricos
as vezes acontece algum problema como o carro ficar falhando, nao carregar bateria, nao funcionar algum instrumento, etc...
existe uma maneira bem facil de resolver esses problemas (qdo sao realmente causados por mal contato).

MATERIAIS NESCESSARIOS:

Imagem

1- SPRAY LIMPA CONTATOS (encontrado em qlq loja de materiais
eletricos ou loja de eletronica.

2-ALGUMAS FERRAMENTAS

3- UMA LIXA 150/220 (ou ateh msm BOMBRIL)

PROCEDIMENTO:

OBS= muito cuidado para nao fechar curtos, faça o processo terminal por terminal (desmonta, limpa monta) para evitar ligar cabos no lugar errado,
se tiver com muita pressa eh melhor deixar para fazer outra hora, pois apesar de ser um serviço simples pode levar algum tempo para ser bem feito.

1-Começar com o pricipal, A BATERIA, solte os terminais da bateria (cuidado pra nao fechar curtos), lixe bem os dois polos da bateria e tbm os dois terminais, aplique sem mta miseria o LIMPA CONTATOS nos polos e nos terminais.

NÃO LIGUE OS TERMINAIS DA BATERIA ATEH TERMINAR TODO O SERVIÇO.

2- Desconecte o cabo de ignição da vela (faça 1 por vez) aplique o limpa contatos (use a mangueira de direcionamento) no terminal do cabo e no contato da vela, espere alguns segundos para secar e conecte novamente, retire o mesmo cabo do distribuidor, lixe o terminal se possivel no cabo e na tampa do distribuidor onde acontece o contato, aplique o spray nos terminais espere alguns segundos e conecte novamenta, repita processo em todos os cabos.
Retire a tampa do distribuidor e repita o processo nos contatos internos.

3- usando a ferramentas certas que no caso costumam ser fenda e philips, tire os parafusos que ligam os cabos no alternador (faça todo processo em 1 por 1 para evitar ligar errado depois), lixe os terminais e ateh o parafuso, aplique o spray e coloque os terminais e o parafuso no msm lugar, repita o processo em tos cabos que ligam o alternador.

4- faça o mesmo processo em todos lugares onde existe contato eletrico, ou apenas onde achar que ha necessidade, onde achar que naum eh possivel ou tiver com preguiça, nao precisa soltar para limpar, apenas aplique o spray, isso jah ajudara um pouco.

5- depois de se certificar de que todas conexões e terminais estao bem ligados nos seus devidos lugares ligue os terminais da bateria.
PRONTO, esse processo alem de eliminar possiveis mal contatos ajuda a nao oxidar os componentes, e seu quadrado agradece...

OBS= não sou eletricista e nem um expert no assunto, aprendi isso com um amigo eletricista e sempre que fiz tive otimos resultados, sempre fiz na minha moto e agora que tenho carro fiz tbm e fiquei muito satisfeito com o resultado.

espero que gostem da dica
ABRAZZZ A TDS
Editado pela última vez por guilherme_gol83 em 27 Nov 2009, 06:31, em um total de 1 vez.
GOL S 1.6 83
ALCOOL 2BURA
guilherme_gol83
Membro
Membro
Carro:

Comentem aí, nem que seja pra corrigir algum possivel erro
GOL S 1.6 83
ALCOOL 2BURA
leandro.gomes
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:

Mensagem por leandro.gomes »

Eae brother blz?

Esse fim de semana eu fiz este DiY...
Cara meu carro fico outro.... ficou bem mais leve de acelerar..
Deve estar mais economico com certeza... preciso acelerar bem menos para atinjir a mesma velocidade...

Parabens ae pelo DiY

Abraços
Leandro
ederson cc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por ederson cc »

:zoiu:

ótimo DIY cara, parabens, muito útil :y:
Ederson CC
CL / 94 / AZUL / AP1.8 (FOTOS NOVAS DA GOLETA, 1ª pagina)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=12898
guilherme_gol83
Membro
Membro
Carro:

minhacasa escreveu:Eae brother blz?

Esse fim de semana eu fiz este DiY...
Cara meu carro fico outro.... ficou bem mais leve de acelerar..
Deve estar mais economico com certeza... preciso acelerar bem menos para atinjir a mesma velocidade...

Parabens ae pelo DiY

Abraços
Leandro
Que bom que te ajudou a dica, realmente a ideia eh essa pois o objetivo eh uma melhora em todo o sistema eletrico visando principalmente o sistema de ignição, pois fazendo isso os cabos conduzem melhor, o distribuidor conduz melhor o que resulta em uma melhora na qualidade da faisca produzida na vela, consequentemente melhora a queima do combustivel. melhorando o desempenho e como voce acelera menos para produzir uma explosao eficiente no motor no fim das contas deve consumir menos. mas eh isso aí, que bom que gostou do DIY

abrazzz
Editado pela última vez por guilherme_gol83 em 24 Nov 2009, 06:46, em um total de 1 vez.
GOL S 1.6 83
ALCOOL 2BURA
guilherme_gol83
Membro
Membro
Carro:

ederson cc escreveu::zoiu:

ótimo DIY cara, parabens, muito útil :y:
Que bom que gostou, qlq coisa tamo aí

abrazzz
GOL S 1.6 83
ALCOOL 2BURA
darkbado
Membro
Membro
Carro: Gol GT 86
Contato:

Re: [DIY] limpando contatos eletricos (muito simples e util)

Mensagem por darkbado »

[AJUDA]
Estou com um pequeno problema no painel do meu carro...
O meu conta giros ele fica travado, as vezes funciona as vezes não.
Gostaria de saber se esse limpa contato pode ajudar a resolver...
(Ex)Gol GT 1.9 1986
(Ex)Pointer GTI 1994
(Ex)Gol City 1.6 G6
Mateus de Assis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol 1000 96
Contato:

Re: [DIY] limpando contatos eletricos (muito simples e util)

Mensagem por Mateus de Assis »

Hehe...legal...vou fazer no Fusca...ele tá carregando pouco pode ser mal contato nos terminais do Dínamo...na Sava tbm tá precisando...o painel só tá funfando Hodômetro, Temperatura e Luzes.
Gol 1000 96 - Ajeitando em Detalhes - Original é o melhor caminho!
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=25139
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”