Fets escreveu: ↑04 Set 2009, 02:39
Amigos, vejo muita gente perguntando sobre os produtos milagrosos encontrados no mercadolivre e nas lojas do mundo que prometem potência fácil a baixo custo e instalação barata..:glare:
Bom, sabemos que isso tudo é balela, NÃO EXISTE preparação barata, NÃO EXISTE NADA que eleve a potência do seu motor e reduza o consumo, e principalmente NÃO EXISTE "acessórios" de potência que você mesmo possa instalar gastando 20 minutos pra fazer e vá transformar seu carro num Dragster de 1000 cavalos...
Então vamos criar aqui uma lista com todos os produtos milagrosos que não funcionam, e até atrapalham o bom funcionamento do veículo...
eu vou citar o que eu conheço e quem souber mais por favor acrescente à lista!
1 - O campeão de todos: Filtro Esportivo!
Filtro esportivo não dá mais potência, ele deixa o ronco mais gostoso de ouvir e o motor mais bonito, mas não dá 10 cavalos como prometem os vendedores.... se fosse fácil assim a montadora já o teria feito e teriam carros melhores que a concorrência né...
Conclusão: Não é completamente inútil, é até agradável e eu gosto, mas não é nenhum milagre!
2 - Vortex para filtro de ar: Vejam os anúncios:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... geraco-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -carro-_JM
que milagre não? potência e economia em 5 minutos... basta abrir a mangueira do filtro de ar e efiar a por** lá e está feito, pode sair com seu Corsinha dando pau em Mercedes por aí...
O produto promete gerar um "vórtice" (vórtice??? putz..) que direciona melhor o fluxo de ar pra dentro do motor...
Pessoal, olhem pro coletor do carburado e do injetado, TBI e carburador, e vejam o ROLÊ que o ar dá até chegar nos cilindros... isso aí além de não ajudar atrapalha, pois como O PRÓPRIO VENDEDOR ADMITE no anúncio, ele diminui a velocidade do ar de entrada..
Logo depois o vendedor diz ainda que o ar girando faz com que as partículas de combustível fiquem mais finas e se misturem melhor com o ar proporcionando melhor explosão.. oras, se é assim vamos colocar uma hélice de liquidificador no cano logo....
Bom informo os senhores que nos injetados o combustível ja é pulverizado totalmente disperso no ar do coletor, e nos carburados, existe e tal "escova" dentro do coletor que cuida dessa função de "bater" a mistura ar-combustível, então pode deixar que o departamento de engenharia da Volkswagen já cuidou disso há 30 anos atrás...
Conclusão: LIXO! inútil, você joga 130 reais no lixro pra ATRAPALHAR o funcionamento correto do seu motor...
3 - EMG Caps
Anúncio:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... da-500-_JM
Estas milagrosas cápsulas, (que algúem surrupiou a fórmula secreta da nasa, que fazem seu foguetes irem pra lua com 5 litros de gasolina) simplesmente jogadas dentro do tanque de combustível do seu carro (álcool, gasolina, GNV, Diesel, Caninha Pitú, Lenha, ou qualquer outro combustível) melhora milagrosamente a queima proporcionando mais potência e economia...
Bom, o que comentar? o motor a diesel tem o funcionamento de combustão bem diferente do motor a gasolina e álcool, e TODOS os aditivos encontrados em auto-peças não serve pros dois tipos, se observarmos tem pra diesel, gasolina, álcoo, etc.. separadamente. Como sintoma de farsa está o mais clássico: TODOS os outros produtos do mercado danificam seu motor, pois não prestam, só o dele que presta, fazendo seu motor brilhar! e o bom é que diferente do vortex que precisa de uma chave de fenda e 5 minutos pra fazer, esse é só abrir e jogar no tanque!
Conclusão: perda de 5 reais + frete pra nada.. isso vai se dissolver no tanque, queimar e sair pelo escape...
4 - Turbo Elétrico - O mais caro
Anúncios:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... avalos-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103486538-_JM
Esse daí é simples, mesmo esquema do turbo comum... vc liga ele na bateria, ele gira o ventiladorzinho, coloca mais ar no motor, a injeção corrige a mistura, o baguio explode melhor e tá feito! Já pode ir dar pau na Mercedes, difícil vai ser tu buscar o cara do Corsa que instalou o Vortex...
Bom, minha visão sobre o produto: teoricamente ele funcionaria, MAAAS vamos levar algumas coisas em consideração...
-A turbina comum é usada em caminhões e carros originais, pois foi previamente estudada em seu funcionamento e relação custo-benefício, e a instalação de uma dessas em um carro custa BEM MAIS que 340 pilas né... Então o anúncio sujere que a volks poderia ter gasto 340 reais em cada gol 16v turbo fabricado, ao invés de todas as mudanças no projeto do carro pra instalar a turbina Garret que vem no carro...
-Outro parâmetro a se levar em conta é que o vendedor diz que é só espetar lá que a leitura da sonda vai corrigir a dosagem de combustível nescessária..., o que o vendedor não sabe é que os acertos feitos pelo sistema de injeção eletrônica na abertura de bicos, tempo de ignição e etc.. é bem limitado, na verdade uma porcentagem mínima, e só consegue compensar as diferenças de temperatura e humidade do ar em cada região, e não um equipamento socando mair ar la dentro...
-A última mentira está na pressão gerada: o vendedor promete 3 PSI...
Porquê falar em PSI e não em Kgf/Cm³ ou BAR[o famoso "1 kilo de turbo"]?
Simples, pois a maioria das pessoas não tem acesso ou nem sabe como converter unidades de pressão, e se soubessem perceberiam a farsa..
3 psi equivalem a aprox 0,2 bar de turbo. bom, mesmo que o motorzico desse acessório conseguisse gerar esses 0,2 bar, teria que ser 0,2 FIXOS, ou seja, tanto na marcha lenta quanto a 6000, o que impede que isso seja feita com a mesma rotação do motorzinho elétrico da porcaria, o que atrapalharia ainda mais a leitura da sonda da injeção em diferentes regimes de giro..
Conclusão: Essa é a porcaria xunnign mais cara que eu já vi, e assim como o Vortex, só atrapalha o motor... ele promete pelo menos 17 cavalos.. bom, eu dou meu carro pra quem conseguir 2 cavalos só com essa porcaria no motor..
Bom por hora é isso! Espero ter ajudado aos que assim como eu já fiz, acabam sendo iludido por marketing atrativo, e nos fazem comprar coisas inúteis e jogar dinheiro no lixo!
Abraços!
Mais um pra lista:
5 - A pedido do amigo Jack, o famosíssimo MILITEC!
Bom pra quem não conhece, o Militec é o famosíssimo "eliminador de atritos" que todo mundo conhece (que não conhece passou a conhecer agora), e a promessa desse é bem simples: Misturado nas proporções corretas ao óleo do motor, reduz drasticamente o atrito entre as peças, e ainda condiciona as peças para que não haja atrito posterior até sem óleo! vejam o vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=zMwJ_SPrB2c
Esse vídeo leva muitos a comprarem o militec, pois realmente realça a nossa imaginação sobre isso atuando no nosso carro... porém aqui um link do teste da militec em uma moto Honda:
http://www.militec-rj.com.br/pdf/motos/teste%20m2.PDF
Perceberam algo?? não? olha aqui então:
Senhores, convenhamos... eliminar atrito e condicionar metais é uma coisa, agora, dizer que com militec a relação de marchas aumentou é RIDÍCULO!
Nos mesmos 4100 RPM a velocidade na mesma moto, com mesmo motor, mesmo câmbio, mesmo pneu, mesmo tudo, a velocidade deveria se manter igual, e não aumentar como diz que ocorreu... isso é, acima de qualquer argumento IMPOSSÍVEL!
Agora o pior é que eu já enviei propostas a vendedores de militec de realizar o mesmo teste com torquímetro feito no vídeo, em um frasco de Militec pago por mim, e propus que se não se fizesse verdade eles me devolveriam o dinheiro, porém ninguém aceitou, isso foi no final do ano passado... Desde então alguns membros da comunidade "Motor AP Turbo" (não vou citar nomes pra não envolver terceiros no assunto, quem quizer fique a vontade pra procurar tópicos a respeito no orkut) disseram ter testado carros turbo em dinamômetro com e sem Militec, e não houveram alterações a não ser o próprio erro de medição do dinamômetro..
Conclusão: eu não vou desmerecer o Militec, não digo que não funciona pois o vídeo parece muito real e convincente, porém o Militec é um produto relativamente caro, e eu não estou disposto a pagar esse valor pra "testar" o produto por conta e caso não seja verdade, ficar no prejuízo, mas eu axo que ainda assim não tem a nescessidade daquela mentira no manual de testes...