Reserva de combustivel com luz de alerta?

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Filipe o Tosco
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Mensagem por Filipe o Tosco »

Xicobry escreveu:É isso ae mlkada!
Felipe, vc sabe qnts litros (pode ser aproximado) vc está considerando como reserva?

Na verdade, axo q meu tanque tá completamente seco (eu uso gás :D ). Eu tirei um potenciômetro de um circuito aqui e liguei lá, e fui variando a resistencia até chegar no ponto. Daí eu medi os 7,6V e 220 Ohms. Agora tem uma boa margem de erro, pq eu usei um potenciometro de 10000 Ohms, e pra acertar apenas 220... é como se numa minúscula escala de 100 vc tentasse acertar a posição exata de 2,2. Mas para esta aplicação está satisfatório.
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Xicobry
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Mensagem por Xicobry »

É.. no gás é outro esquema!
Mas tá bem satisfatório sim.. nenhum medidor de combustível é extremamente exato... nacionalmente falando!
abraço
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Filipe o Tosco
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Mensagem por Filipe o Tosco »

Cadê? Desistiram?

Há anos q esse tópico tá aqui e até agora nada?

Vou dar + 1 dica.

Não dá pra fazer isso com circuitos discretos. Usar só transistores e resistores vai causar erro no marcador analógico, além disto o led irá acender aos poucos, e não imediatamente.
A resposta é o 741. Amplificador operacional. Ele pode ser usado como comparador de tensão. Basta pôr na entrada não inversora a tensão de referencia, no caso o 7,6V q eu medi (espero q esteja certo). A Entrada inversora ligamos em paralelo com a boia. Assim que a tensão da boia ficar abaixo de 7,6V por menor que seja a diferença, o ampop dará uma saída alta, aproximadamente 2V, eu acho, q pode ligar o led. Qaundo a tensão da boia tiver acima 7,6V. A saída será baixa.

Existem diversos 741's: Lm741, Mc741, Jl741... Depende do fabricante, Mas é tudo a mesma coisa. Os demais componentes do circuito devem ser calculados em relação a sua tensão de alimentação. Obviamente, essa tensão deve ser tirada do painel, e não diretamente da bateria, senão o circuito ficará ligado o tempo todo.

Aí e está, a faca o queijo na mão. Agora é só braço.
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dioudiou
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Mensagem por dioudiou »

Ai Serginho 13 PERFORMACE, tamo na espera pelo esqueminha que vc vai desembolar ai pra nois cara.
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Claudio Henrique Pereira
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Mensagem por Claudio Henrique Pereira »

seria bom pois já está virando costume andar com litro de garrafa pet em postos!rsrs
leandro sntcb
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Mensagem por leandro sntcb »

Diodo e resistor nao resolveriam?
MunizIg
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Mensagem por MunizIg »

Colocando o resistor no led daria certo, MAS... ele na reserva acenderia.. e com tanque cheio? Ia pipocar o led, voltagem demais :S

No caso só com o transistor mesmo, mas ai alguém teria que dizer qual o número e a forma de ligação :/

Ninguéem?
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filipesava
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Mensagem por filipesava »

nao entendo nada de eletrica, mas me interesso no esquema da luz tb...
WagnerPasinato
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Taí a solução.....

Mensagem por WagnerPasinato »

Credo!!, já fez aniversário e ninguém se coçou?!?
Vou ser bonzinho e entregar a solução mastigadinha... :fiu:

http://golquadradors.com/forum/viewtopic.php?t=2197
Editado pela última vez por WagnerPasinato em 26 Mai 2009, 07:30, em um total de 1 vez.
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Rodrigo Cezar
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Mensagem por Rodrigo Cezar »

Cadê paro?
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oxy
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Mensagem por oxy »

up agita ai
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Black Melo
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Mensagem por Black Melo »

UP galera!


Vamos lá, pra quem sabe isso é mole mole...
Já pra mim que não sabe nada de eletronica e coisas do tipo, prefiro nem me meter, só quero ver o resultado final! ;)
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lipexlipe
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Mensagem por lipexlipe »

to dentro, postem ai se alguem conseguir algum resultado.
Goleta GTS originalzinho...!

UPgrade:
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marquin
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Mensagem por marquin »

nunca houve uma solução para esse topico?
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junior18071981
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Re:

Mensagem por junior18071981 »

Filipe o Tosco escreveu:Cadê? Desistiram?

Há anos q esse tópico tá aqui e até agora nada?

Vou dar + 1 dica.

Não dá pra fazer isso com circuitos discretos. Usar só transistores e resistores vai causar erro no marcador analógico, além disto o led irá acender aos poucos, e não imediatamente.
A resposta é o 741. Amplificador operacional. Ele pode ser usado como comparador de tensão. Basta pôr na entrada não inversora a tensão de referencia, no caso o 7,6V q eu medi (espero q esteja certo). A Entrada inversora ligamos em paralelo com a boia. Assim que a tensão da boia ficar abaixo de 7,6V por menor que seja a diferença, o ampop dará uma saída alta, aproximadamente 2V, eu acho, q pode ligar o led. Qaundo a tensão da boia tiver acima 7,6V. A saída será baixa.

Existem diversos 741's: Lm741, Mc741, Jl741... Depende do fabricante, Mas é tudo a mesma coisa. Os demais componentes do circuito devem ser calculados em relação a sua tensão de alimentação. Obviamente, essa tensão deve ser tirada do painel, e não diretamente da bateria, senão o circuito ficará ligado o tempo todo.

Aí e está, a faca o queijo na mão. Agora é só braço.
e fazer a saida do 741 disparar um flip flop para quando o carro subir uma ladeira o led nao apagar, depois de acesso o led só apagaria apos desligar a igniçao.

um abraço
Parati 99 CL motor 1.6 AP MI Gasolina.
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jeffjazzo
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Re: Reserva de combustivel com luz de alerta?

Mensagem por jeffjazzo »

acho que isso será a solução, irei testar no meu gol logo mais

**** RETIRADO DO KADETTEIROS.COM**** TENDO COMO AUTOR O USUARIO **vauxhall_lda**


como foi prometido ai vai as fotos, vou postar video tb...

link do PDF para impressão
http://www.4shared.com/document/ZvPJU_A3/pcb.html

Olá povo,

Depois de muito tempo querendo achar um jeito de montar uma luz de Reserva de Combustível finalmente consegui...
Apesar de não manjar tanto de eletrônica dei um jeito e aprendi a usar programa Esquemático e PCB, que faz o "desenho da trilhas e talz"

O que precisa pra montar esse trem?
Conhecimento básico de eletrônica
Saber fazer a corrosão em placa de Fenolite (tem bastante tutorial ensinando a fazer)
Impressora Laser para imprimir o circuito impresso e depois transferir para a placa de Fenolite
Perfurador de placa de Circuito Impresso
Multímetro DigitaR
Alicate de corte e PACIÊNCIA!

Edit - Link em PDF de como fazer a placa...
http://www.overdance.com.br/audio_list/ ... presso.pdf

Lista de componentes:
*resistores*
R1 = 390 Ohms (laranja, branco, marrom)
R2/U3 seria o TRIMPOT ou potenciômetro = 10 Kohms
R3/R4/R7/R10 = 10 Kohms (marrom, preto, laranja)
R5 = 1 Mohms (marrom, preto, verde)
R6 = 330 Kohms (laranja, laranja, amarelo)
R8 = 4,7 Mohms (amarelo, violeta, verde)
R9 = 12 Kohms (marrom, vermelho, laranja)
R11 = 1 Kohm (marrom, preto, vermelho)

*diodo
D1 = 1N4007* --> o diodo tem lado pra colocar, senão ele não passa corrente ok
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*capacitores* --> Capacitor eletrolitico é polarizado, onde tem a faixa branca é o NEGATIVO!!!
C1 = 100uF 25v ou maior - eletrolitico ESTÁ ERRADO, ME DESCULPE, TROQUE PELO 1uF OK <<<< com esse capacitor prejudica a regulagem do sinal de entrada

C1 = 1uF 25v ou maior - eletrolitico
C2 = 22uF 16v ou maior - eletrolitico*
*esse capacitor serve de amortecedor, tipo pra não ficar piscando quando faz curvas e tal...caso queiram pode removê-lo.

*circuito integrado
LM358N seria U1

**esquema usando um programa pra montar a placa "PCB"
Imagem

Imagem





**circuito para impressão - DIMENSÕES 57,15mm largura X 46,99mm altura, não pode ficar maior nem menor na impressão, senão os componentes não casam...
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...DEPOIS DE MONTADO...

Ligar o fio positivo pós chave ( preto ) do conector do painel no "+" da placa
Ligar o fio que vem da bóia ( azul/branco) no "sinal" da placa
Ligar no "gnd" da placa um fio conectado a massa (terra) do carro, não pegue o fio negativo do painel, ok.

O Trimpot vai servir para ajustar o nível que deseja que a luz acenda
vc pode fazer um teste ligando a ponta positiva do multimetro no PINO 1 do LM358N e girar o trimpot, ele vai marcar 0v ou 12v

Uma vez que o circuito instalado duas coisas podem acontecer:
1) O LED não acender. O voltímetro deverá indicar uma tensão próxima de 12 volts.
Neste caso, você deve mover o TRIMPOT U3, até que o voltímetro mostre 0 volt, depois de 5-6 segundos o led acenderá.
2) O LED acende logo que ligar a fonte de alimentação, neste caso deve mover o TRIMPOT U3, até que o voltímetro mostre 12 volts

No meu caso eu tirei a bóia e fui acompanhando pelo ponteiro do painel, quando chegou na parte vermelha do mostrador eu ajustei o TRIMPOT pro LED acender, toda vez que o nível chegar naquele ponto, o LED vai acender.

Meu Celular num é aquelas coisas...

O COMEÇO
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IMPRESSÃO
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PREPARAÇÃO PARA TRANSFERIR, USADO PAPEL COMUM COM A PLACA LIMPINHA
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DEPOIS DE 5 MINUTOS, RETIRANDO O PAPEL COM ÁGUA
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SEM O PAPEL E PRONTA PARA CORROSÃO
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TOMANDO BANHO EHEHEHE
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QUASE PRONTA, UNS 20 MINUTOS DEPOIS
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PROCESSO CONCLUIDO, ISSO DEPOIS DE PASSAR UM BOMBRIL PARA TIRAR O TONER
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JÁ COM AS SOLDAS, VISTA POR BAIXO
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OS COMPONENTES
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Nas 2 últimas vcs podem ver o capacitor em baixo dos 3 resistores, no video eu tirei para demonstrar o funcionamento mais rápido..

*** VIDEOS ***
Neste video simula a bóia, programei para ativar quando a voltagem estiver a 1,11, simulando a reserva e depois a voltagem sobe desativando o LED...
está sem o Capacitor C2 para demonstrar mais rapidademente o funcionamento, com ele, teria uns 5 segundos pra ativar, anulando assim curvas, declives e tals.
http://www.youtube.com/watch?v=F5Ab8HV3HSw

Este video demonstra ele instalado no painel, retirei aquela seta que no modelo GLS num serve pra nada, peguei um símbolo de GAS e coloquei no lugar.
http://www.youtube.com/watch?v=9-rqD5yGOyw


**** RETIRADO DO KADETTEIROS.COM**** TENDO COMO AUTOR O USUARIO **vauxhall_lda**
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bleidao
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Re: Reserva de combustivel com luz de alerta?

Mensagem por bleidao »

nusss...

parece interessante!!!
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