[DÚVIDAS] TRANSFORMAR 1.8 AP EM UM 2.0 COMPENSA?

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Sidão
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Mensagem por Sidão »

Felipe Giulian escreveu:ap 2300 é lenda, a altura do bloco do golf não interfere na cilindrada, apenas ajuda o motor a atingir maior rotações com maior elásticidade, já que força menos a biela, quando menor a biela, mais inclinada ele fica dentro do bloco, quanto mais inclinada, maior esforço nas laterais. o que significa maiores chances de quebra.
o vira do golf glx é forjado, sendo fácil de encontrar. a vantagem do bloco do 2.0 é que este oferece um maior número de canais para lubrificação e arreferecimento.
Com todo respeito: Como vc acha que se mede a cilindrada de um motor?

Não sou mecânico e até posso estar errado porém acredito que a cilidrada de um motor se mede pelo curso do vira e pelo tamanho do cilindro. Concordo com vc que o bloco longo realmente só difere referente a força centrifuga na biela.


Vira do golf glx forjado? pra mim é novidade, é vivendo e aprendendo.

Se vc afirma com tanta certeza que AP 2.300 é lenda por favor me explique por que não é possível, assim estarei aprendendo mais uma.
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Fets
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Mensagem por Fets »

Felipe Giulian escreveu:ap 2300 é lenda, a altura do bloco do golf não interfere na cilindrada, apenas ajuda o motor a atingir maior rotações com maior elásticidade, já que força menos a biela, quando menor a biela, mais inclinada ele fica dentro do bloco, quanto mais inclinada, maior esforço nas laterais. o que significa maiores chances de quebra.
o vira do golf glx é forjado, sendo fácil de encontrar. a vantagem do bloco do 2.0 é que este oferece um maior número de canais para lubrificação e arreferecimento.
Não cara... vc está certo quanto ao bloco não ajudar a fazer 2300cc, mas isso das bielas não é fato em 100% das vezes...

porém o tamanho da biela não tem uma relação direta com sua inclinação dentro do bloco, o que tem relação com a inclinação é o curso do virabrequim, quanto mais cursado, isto é, o pistão sobe e dece uma altura maior, maior será a inclinação da biela!
os antigos motores 6cc em linha daquelas pickup ford possuiam bielas ENORMES, porém o vira era tão pouco cursado, que elas quase não inclinavam...
Sidão escreveu:Não sou mecânico e até posso estar errado porém acredito que a cilidrada de um motor se mede pelo curso do vira e pelo tamanho do cilindro.
vc está certo em partes, mas tem que levar em conta que a cilindrada não é apenas o volume do cilindro, a cilindrada é o volume compreendido entre o ponto máximo superior e o ponto mínimo superior do pistão!
quando o pistão sobe tudo que tem que subir, sobra um espaço vazio, que é a chamada câmara de combustão! se vc usar um pistão mais baixo, a cilindrada prevalece a mesma, pois irá baixar a altura máxima, porém também ira baixar a altura mínima, só que a câmara de combustão aumentou de tamanho, aí é o tal do motor ficar "destaxado"

isso é erro de muitos mecânicos que rebaixam pistão e dizem pro cliente que ganhou cilindrada... ganhou nada, apenas destaxou!
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Mensagem por Fets »

aqui, achei a foto que tirei no RS na universidade da ulbra, um 6 caneco das antigas aberto, reparem nos pistões compridos, bielas que mais parecem raquetes, e nicas de curso:

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MARKOSKI
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Mensagem por MARKOSKI »

Fets escreveu:
MARKOSKI escreveu:MANDEI RETIFICAR O BLOCO, ALINHAR AS BIELAS E FORJALAS.
você mandou forjar as bielas???
existe oficina que faz isso? quanto custou?
SIM MANDEI FORJÁLAS!! EXISTE AKI NA CIDADE OND MORO RESERVA É LONGE RSRSRS!!! SAI + OU - UNS 300 REAIS!!!! MAIS TUDO COMPLETO!!
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Sidão
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Forjar Biela?

Mensagem por Sidão »

Amigo será que vc não está equivocado?

Pois forja é um processo muito complexo. Poderia nos explicar o que foi feito em suas bielas?

Muitas pessoas confundem forja com banho de nitratação ou banho cerâmico que não tem nada haver com forjado.

Bielas forjadas possuem material de composição diferente das originais, as bielas que eu conheço são feitas de aço 4340, de alumínio especial ou titânio.
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Felipe Giulian
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Mensagem por Felipe Giulian »

Fets escreveu:
Felipe Giulian escreveu:ap 2300 é lenda, a altura do bloco do golf não interfere na cilindrada, apenas ajuda o motor a atingir maior rotações com maior elásticidade, já que força menos a biela, quando menor a biela, mais inclinada ele fica dentro do bloco, quanto mais inclinada, maior esforço nas laterais. o que significa maiores chances de quebra.
o vira do golf glx é forjado, sendo fácil de encontrar. a vantagem do bloco do 2.0 é que este oferece um maior número de canais para lubrificação e arreferecimento.
Não cara... vc está certo quanto ao bloco não ajudar a fazer 2300cc, mas isso das bielas não é fato em 100% das vezes...

porém o tamanho da biela não tem uma relação direta com sua inclinação dentro do bloco, o que tem relação com a inclinação é o curso do virabrequim, quanto mais cursado, isto é, o pistão sobe e dece uma altura maior, maior será a inclinação da biela!
os antigos motores 6cc em linha daquelas pickup ford possuiam bielas ENORMES, porém o vira era tão pouco cursado, que elas quase não inclinavam...
Sidão escreveu:Não sou mecânico e até posso estar errado porém acredito que a cilidrada de um motor se mede pelo curso do vira e pelo tamanho do cilindro.
vc está certo em partes, mas tem que levar em conta que a cilindrada não é apenas o volume do cilindro, a cilindrada é o volume compreendido entre o ponto máximo superior e o ponto mínimo superior do pistão!
quando o pistão sobe tudo que tem que subir, sobra um espaço vazio, que é a chamada câmara de combustão! se vc usar um pistão mais baixo, a cilindrada prevalece a mesma, pois irá baixar a altura máxima, porém também ira baixar a altura mínima, só que a câmara de combustão aumentou de tamanho, aí é o tal do motor ficar "destaxado"

isso é erro de muitos mecânicos que rebaixam pistão e dizem pro cliente que ganhou cilindrada... ganhou nada, apenas destaxou!


Não é processo de "forja" sobre uma peça original, o que pode ser feito é o banho cerâmico, que diminui o atrito.


Cilindrada se calcula da seguinte forma:

Diametro do pistão ao quadrado vezes o curso vezes a constante 0,7854 vezes o numero de cilindros .

Se utiliza o diâmetro do cilindro e não o seu comprimento. Não é possível montar um AP com 2300cc porque seriam necessários pistões bemm grandes (diâmetro) e não teria como acomodá-los no bloco.
Sobre o comprimento das bielas, pega dois palitos de picolé, corta um deles no meio, poe os dois em dois copos iguais, e ve qual que fica mais inclinado... quanto menor a peça, mais inclinada ela fica, quanto mais inclinada, maior a área lateral que fica "exposta" (sofre pressão).

Relação virabrequim x pistão: Cilindrada

Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 80,5
Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,5 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc


Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 80,5
Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,5 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc


Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5
Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,5 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc (pistão de monza: durabilidade=zero, as paredes do bloco ficam muitooo finas)



Alguma dúvida, só postar aqui.
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Felipe Giulian
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Mensagem por Felipe Giulian »

e sobre forjar uma peça original, não é possível, as peças forjadas ja recebem este nome pois são construídas usando uma outra liga metálica, mais resistente, as mais populares são confeccionadas em aço 4340, há opções mais caras, como as de alumínio, títânio,...
Quanto mais leves, mais rapidamente havera a subida de giro.
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Mensagem por Felipe Giulian »

Outra coisa que me lembrei, é que existe também o virabrequim de 96mm que equipava as saveiros a diesel, porém esse vira só é encontrado com facilidade na argentina, pra aspirado até vai bem, mas pra turbo deixa o motor com uma faixa de aproveitamento muito estreita. sem falar que é necessário retrabalhar o bloco para poder caber esse vira.
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Mensagem por RafaBarts »

qual o melhor motor em seu ver para um turbo forjado ?
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Mensagem por cavanhasm »

mas então se existe um vira 96mm então da pra fazer um AP 2.3!
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
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Mensagem por Felipe Giulian »

o primeiro problema é achá-lo
e o segundo é colocá-lo dentro do bloco, precisa "comer" muito o bloco, e nunca vi ele em nenhum motor que não fosse o 1.9 a diesel.
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Mensagem por Fets »

Felipe Giulian escreveu: Cilindrada se calcula da seguinte forma:

Diametro do pistão ao quadrado vezes o curso vezes a constante 0,7854 vezes o numero de cilindros .
isso seria uma variação da matemática dos círculos?

área do círculo [pistão] = pi.raio².curso.nº de cilindros...
axo que o resultado é o mesmo...
Felipe Giulian escreveu: Sobre o comprimento das bielas, pega dois palitos de picolé, corta um deles no meio, poe os dois em dois copos iguais, e ve qual que fica mais inclinado... quanto menor a peça, mais inclinada ela fica, quanto mais inclinada, maior a área lateral que fica "exposta" (sofre pressão).
cara, essa idéia de copo não tem muito a ver com motores...

o que eu quis dizer é que os APs, TODOS eles [a patir de 86 axo, ja foi dito isso em outro tópico] possuem a biela IGUAL, que é de 144 milímetros, o que muda é diâmetro do pistão e curso do vira, pra atingir as cilindradas diferentes...

então o que eu quero dizer é que uma mesma biela pode sofrer diferentes inclinações, que no caso do AP, a de 2.0 inclina mais que a de 1.6 e 1.8, o que mostra que o tamanho da biela não tem relação direta com sua inclinação!
Felipe Giulian escreveu:o primeiro problema é achá-lo
e o segundo é colocá-lo dentro do bloco, precisa "comer" muito o bloco, e nunca vi ele em nenhum motor que não fosse o 1.9 a diesel.
nada que vá fazer o motor explodir! vale lembrar que além de vira de 2.0, tem que usar bomba de 2.0, distribuidor de 2.0, e por aí vai...
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Vai virar lenda!!!

Mensagem por Sidão »

É isso mesmo que eu penso porém o que o Felipe falou tbm faz sentido.
O que eu sei é que os blocos de GOLF são de curso maior e por isso a biela se eu não me engano tem 156mm contra 144mm dos AP.

Bom,

Se AP 2.300cc existe ou não é uma duvida que ficará entre nós kkkk

Abraço a todos!!!
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Mensagem por Felipe Giulian »

completando o que eu tinha dito...

Motor AP 1.9 (diesel) = 2052 cc Pistão 82,5
Vira 96 + Pistão 83,0 = 2077 cc
Vira 96 + Pistão 83,5 = 2102 cc
Vira 96 + Pistão 84,0 = 2128 cc
Vira 96 + Pistão 84,5 = 2153 cc
Vira 96 + Pistão 86,0 = 2223 cc


Logo, AP 2.2 existe, 2.3 ainda não :p
o ruim de se usar os pistões de 86mm é que o espaço entre cada cilindro fica muito reduzido, deixando muito frágil.


biela do "golf": 159mm
ap comum: 144mm
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