fernando_totoli escreveu:Fala galera!!
Nesse fds terminei de instalar o painel do G3 no meu Gol (Copa - painel = CL). :lala:
Lembro que a responsabilidade em instalar é de cada um. Estou apenas fazendo o passo a passo da instalação que fiz.
IMPORTANTE: INSTALAÇÃO E TESTES FEITOS EM PAINEL VDO. APARENTEMENTE NÃO FUNCIONA EM PAINEIS MAGNETI MARELLI. PORTANTO, CUIDADO NA HORA DA COMPRA!!
Meu carro: Gol Copa 1994, painel igual ao CL, com bobina MI.
Gasto total:
PAINEL + CHICOTE – 120,00 (Mercado Livre)
FITA ISOLANTE + ESTANHO – 5,00
SENSOR DE VELOCIDADE + PLUG - 60,00 (Mercado Livre, mas acha em qualquer loja que trabalhe com velocímetros)
GASTO TOTAL: aprox: 185,00
TEMPO NECESSÁRIO: 1 dia
SATISFAÇÃO – NÃO TEM PREÇO!
1 - PARTE ELÉTRICA - IDENTIFICAÇÃO E LIGAÇÃO DO NOVO CHICOTE
Sensor de velocidade:
Vai no mesmo lugar do cabo do velocímetro. É só desenroscar o cabo e enroscar o sensor no lugar dele. A foto não está muito legível, mas dá pra ter uma idéia:
O sensor possui três fios. O fio que vai no painel é o do meio (amarelo/marrom). O fio 1 é ligado na ignição (+), e o fio 3 no terra (-). Não tem segredo. Funciona redondo!!
Conta Giros (RPM):
Depois de apanhar muito, descobri que o painel do G3 é preparado pra receber o sinal do módulo da injeção. Nosso carro não tem, mas em compensação, tem o módulo da ignição. E é ele que vamos usar. Tem um fio que sai do módulo e vai até o conector do distribuidor (geralmente é verde). Esse conector do distribuidor tem 3 fios. O fio do RPM é o do meio. É só tirar o RPM do negativo da bobina e ligar nesse fio. Acabou o problema!
Pode-se ver na foto abaixo o painel funcionando com o carro em movimento (tirei hoje do celular enquanto viajava pro trabalho)
Pinagem completa:
DETALHE IMPORTANTE: Já vi alguns paineis que a cor dos fios não bate. Porém, a pinagem é sempre a mesma. Caso não consigam identificar as cores, desmontem o chicote e "reidentifiquem" as cores de acordo com os pinos.
Bom, até aqui (pra mim) foi fácil. A parte complicada é a que segue, que é a adaptação física do painel no lugar correto, fixação do mesmo e preparação da moldura original.
2 - PARTE MECÂNICA - PREPARAÇÃO DO PAINEL E FIXAÇÃO NO CARRO
Vamos lá: o painel do G3 tem que ser cortado na sua parte de cima. Caso contrário, ficará sobrando pra fora e não entrará no lugar, além disso, a moldura não servirá nele. Então, serra na mão e corte sem dó!!!
O acrílico:
Existe a possibilidade de moldar o acrílico original. Ferva água numa forma de bolo e coloque a parte de cima do acrílico dentro dessa água. Ele vai amolecer. Feito isso, vá forçando com muita calma (eu não tive)
até que ele dobre e sirva no painel cortado.
No meu caso, acabei quebrando o acrílico original :drink: . Aí tive que partir pras adaptações. Peguei um pedaço de acrílico fino (reto mesmo) e fiz o mesmo processo acima, ou seja, esquentei ele na água fervendo até dar a curvatura do painel. Pronto. Curvado já estava. Faltava agora fixar ele na moldura do G3. Tentei super bonder, cola quente, etc, etc, etc, e não grudava. Aí apareceu a idéia: aproveitar os furos onde vão as travas do acrilico original, furar o acrílico novo e prender nos furos com abraçadeira plástica. Apesar de parecer gambiarra (e é!!), fica muito bom, e depois de montado, não se vê nada do que foi feito, porque fica escondido.
Para cortar o acrílico junto com a moldura, usei o ferro de solda, pois com a serra ele trinca. É só ir passando o ferro de solda que ele derrete e corta facinho.
Depois de tudo preso, usei silicone preto para vedar as frestas que ficaram entre o painel e o acrílico.
Bom, acho que é isso. Mais uma etapa concluída.
Preparando o espaço no painel:
Esse é o espaço que temos pra instalar o painel de instrumentos do G3. Como ele é maior que o painel do quadrado, é necessário cortar as abas de fixação do painel original. Vejam:
Antes
Depois
Importante: corte exatamente como na foto, pois o suporte em forma de cocha (onde o painel original vai apoiado), também servirá pra apoiar o G3.
Notem que da forma que cortei, ainda é possível voltar o painel original. Basta voltar as “orelhas” que foram retiradas, colando de volta.
Além disso, ainda é necessário entortar o suporte superior. Vejam:
Para conseguir entortá-los, usei o mesmo método do corte, ou seja, ferro de solda nas extremidades para abri-las e forçar com a mão até que abra bem.
Beleza. Espaço físico ok.
Fixação do painel:
Como o painel só vai ser fixado embaixo, coloquei bastante espuma para “fazer a cama” pro painel ficar firme, sem barulhos e protegido:
Feito isso, podemos colocar o painel de instrumentos no lugar.
A única forma que achei de fixá-lo, foi justamente onde o painel original é apoiado, ou seja, embaixo. Pra garantir que não vai sair do lugar, novamente utilizei abraçadeira plástica. Vejam:
Pronto. Com isso o painel vai ficar quietinho no lugar dele. Agora é só preparar a moldura.
A moldura:
Essa parte é chata, pois precisaremos arredondar as laterais da moldura original. Caso contrário, os instrumentos ficarão tampados. Vejam:
Pra arredondar, usei uma vela pra esquentar o plástico (e rezar!!!), uma colher, e uma lata de leite ninho (que dá a mesma curvatura dos instrumentos).
Com o cabo da colher, fiz uma concavidade para que o botão do odômetro e do relógio possa ser acessado:
Já com o bojo da colher, fiz a parte superior pra mostrar combustível e temperatura (poderia ter ficado melhor, e vai ficar, pois vou tentar denovo com outra moldura):
Para o velocímetro e conta giros, marquei antes com uma caneta onde seria feita a curvatura. Aí esquentei a peça e com a lata a arredondei:
Não gostei dessa da foto. Perdi mais uma moldura tentando fazer do meu jeito, e por fim consegui melhorar. Depois coloco as fotos.
Feito isso, é só montar no local original. Vejam:
Bom, depois disso, SÓ ALEGRIA!!! PAINEL MONTADO E PRONTO PARA USO!!!!
Bem, muitos podem estar se perguntando: será que eu consigo? Será que dá certo? Será que vale a pena?
Minha resposta é S I M ! ! ! Vale a pena cada minuto gasto, pois o resultado é excelente! Dá gosto sair a noite com o carro e ver a beleza daquele painel azul bem na sua frente!!!
Como disse no começo: SATISFAÇÃO - Não tem preço.
Qualquer dúvida estou a disposição! E pra galera de Franca e região, posso dar uma força pra instalar! Pra tudo tem negócio! rsrsrs
Um abraço!
IMPORTANTE: INSTALAÇÃO E TESTES FEITOS EM PAINEL VDO. APARENTEMENTE NÃO FUNCIONA COM PAINÉIS MAGNETI MARELLI. PORTANTO, CUIDADO AO COMPRAR!