[TUTORIAL] Instalando painel de instrumentos do Gol G3 no GQ

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fernando_totoli
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Mensagem por fernando_totoli »

julioareia escreveu:tragedia.....

fui testar meu lindo painel com fundo branco (magneti mareli, todos os fios diferentes do normal) e tava escuro pacas resultado

puffffff queimei o painel.... to desolado será que ainda tem jeito de consertar?
Cara, não acredito! Que azar! Como vc diagnosticou que queimou o painel? Fumaça? Estouro?

Tente voltá-lo para a bancada, e caso não consiga, fica o alerta para todos: MAGNETI MARELLI não funciona!
julioareia
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Mensagem por julioareia »

eu tava testando os fios e agora foi que eu vi que ele fechou deu uma faiscada e não acende nem funciona mais nada

vou levar no cara onde comprei e vou falar pra ele que não estava funcionando vou ficar pianinho pra ver se ele troca.... nem que seja por um normal ja que ele era com o fundo branco.... :amd: :amd: :nowai: :uia:
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JOHNES
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Mensagem por JOHNES »

MUITO BOM MESMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!TIRO O CHAPEU
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fernando_totoli
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Mensagem por fernando_totoli »

JOHNES escreveu:MUITO BOM MESMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!TIRO O CHAPEU
Valeu amigo! Se for fazer, estou a disposição para tirar as dúvidas!
julioareia
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Mensagem por julioareia »

galera consegui outro painel porem o chicote não tinha enão to usando o mesmo do painel que queimei, o pro é que todos os fios são diferentes então vou ter que levar depois do carnaval pra um tecnico ai flw!!! :bailajesus:
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Joao.Paulo
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Mensagem por Joao.Paulo »

Fernando pelo amor de Deus me ajuda com o meu velocimetro!!!!

Liguei td certinho e nao funcionou!!!! sera que o sensor esta com problema ou e o painel que foi pro espaço???? cara me ajuda!!!!

Valeu!!!
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Re: TUTORIAL - Instalando painel de instrumentos do Gol G3 n

Mensagem por camilo b gomes »

fernando_totoli escreveu:Fala galera!!

Nesse fds terminei de instalar o painel do G3 no meu Gol (Copa - painel = CL). :lala:

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Lembro que a responsabilidade em instalar é de cada um. Estou apenas fazendo o passo a passo da instalação que fiz.

IMPORTANTE: INSTALAÇÃO E TESTES FEITOS EM PAINEL VDO. APARENTEMENTE NÃO FUNCIONA EM PAINEIS MAGNETI MARELLI. PORTANTO, CUIDADO NA HORA DA COMPRA!!

Meu carro: Gol Copa 1994, painel igual ao CL, com bobina MI.

Gasto total:
PAINEL + CHICOTE – 120,00 (Mercado Livre)
FITA ISOLANTE + ESTANHO – 5,00
SENSOR DE VELOCIDADE + PLUG - 60,00 (Mercado Livre, mas acha em qualquer loja que trabalhe com velocímetros)

GASTO TOTAL: aprox: 185,00

TEMPO NECESSÁRIO: 1 dia

SATISFAÇÃO – NÃO TEM PREÇO!

1 - PARTE ELÉTRICA - IDENTIFICAÇÃO E LIGAÇÃO DO NOVO CHICOTE

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Sensor de velocidade:
Vai no mesmo lugar do cabo do velocímetro. É só desenroscar o cabo e enroscar o sensor no lugar dele. A foto não está muito legível, mas dá pra ter uma idéia:

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O sensor possui três fios. O fio que vai no painel é o do meio (amarelo/marrom). O fio 1 é ligado na ignição (+), e o fio 3 no terra (-). Não tem segredo. Funciona redondo!!

Conta Giros (RPM):
Depois de apanhar muito, descobri que o painel do G3 é preparado pra receber o sinal do módulo da injeção. Nosso carro não tem, mas em compensação, tem o módulo da ignição. E é ele que vamos usar. Tem um fio que sai do módulo e vai até o conector do distribuidor (geralmente é verde). Esse conector do distribuidor tem 3 fios. O fio do RPM é o do meio. É só tirar o RPM do negativo da bobina e ligar nesse fio. Acabou o problema!

Pode-se ver na foto abaixo o painel funcionando com o carro em movimento (tirei hoje do celular enquanto viajava pro trabalho)

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Pinagem completa:
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DETALHE IMPORTANTE: Já vi alguns paineis que a cor dos fios não bate. Porém, a pinagem é sempre a mesma. Caso não consigam identificar as cores, desmontem o chicote e "reidentifiquem" as cores de acordo com os pinos.

Bom, até aqui (pra mim) foi fácil. A parte complicada é a que segue, que é a adaptação física do painel no lugar correto, fixação do mesmo e preparação da moldura original.

2 - PARTE MECÂNICA - PREPARAÇÃO DO PAINEL E FIXAÇÃO NO CARRO

Vamos lá: o painel do G3 tem que ser cortado na sua parte de cima. Caso contrário, ficará sobrando pra fora e não entrará no lugar, além disso, a moldura não servirá nele. Então, serra na mão e corte sem dó!!!

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O acrílico:

Existe a possibilidade de moldar o acrílico original. Ferva água numa forma de bolo e coloque a parte de cima do acrílico dentro dessa água. Ele vai amolecer. Feito isso, vá forçando com muita calma (eu não tive) :sad: até que ele dobre e sirva no painel cortado.

No meu caso, acabei quebrando o acrílico original :drink: . Aí tive que partir pras adaptações. Peguei um pedaço de acrílico fino (reto mesmo) e fiz o mesmo processo acima, ou seja, esquentei ele na água fervendo até dar a curvatura do painel. Pronto. Curvado já estava. Faltava agora fixar ele na moldura do G3. Tentei super bonder, cola quente, etc, etc, etc, e não grudava. Aí apareceu a idéia: aproveitar os furos onde vão as travas do acrilico original, furar o acrílico novo e prender nos furos com abraçadeira plástica. Apesar de parecer gambiarra (e é!!), fica muito bom, e depois de montado, não se vê nada do que foi feito, porque fica escondido.

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Para cortar o acrílico junto com a moldura, usei o ferro de solda, pois com a serra ele trinca. É só ir passando o ferro de solda que ele derrete e corta facinho.

Depois de tudo preso, usei silicone preto para vedar as frestas que ficaram entre o painel e o acrílico.

Bom, acho que é isso. Mais uma etapa concluída.

Preparando o espaço no painel:

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Esse é o espaço que temos pra instalar o painel de instrumentos do G3. Como ele é maior que o painel do quadrado, é necessário cortar as abas de fixação do painel original. Vejam:

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Antes

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Depois

Importante: corte exatamente como na foto, pois o suporte em forma de cocha (onde o painel original vai apoiado), também servirá pra apoiar o G3.

Notem que da forma que cortei, ainda é possível voltar o painel original. Basta voltar as “orelhas” que foram retiradas, colando de volta.

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Além disso, ainda é necessário entortar o suporte superior. Vejam:

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Para conseguir entortá-los, usei o mesmo método do corte, ou seja, ferro de solda nas extremidades para abri-las e forçar com a mão até que abra bem.

Beleza. Espaço físico ok.

Fixação do painel:

Como o painel só vai ser fixado embaixo, coloquei bastante espuma para “fazer a cama” pro painel ficar firme, sem barulhos e protegido:

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Feito isso, podemos colocar o painel de instrumentos no lugar.

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A única forma que achei de fixá-lo, foi justamente onde o painel original é apoiado, ou seja, embaixo. Pra garantir que não vai sair do lugar, novamente utilizei abraçadeira plástica. Vejam:

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Pronto. Com isso o painel vai ficar quietinho no lugar dele. Agora é só preparar a moldura.

A moldura:

Essa parte é chata, pois precisaremos arredondar as laterais da moldura original. Caso contrário, os instrumentos ficarão tampados. Vejam:

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Imagem

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Pra arredondar, usei uma vela pra esquentar o plástico (e rezar!!!), uma colher, e uma lata de leite ninho (que dá a mesma curvatura dos instrumentos).

Com o cabo da colher, fiz uma concavidade para que o botão do odômetro e do relógio possa ser acessado:

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Já com o bojo da colher, fiz a parte superior pra mostrar combustível e temperatura (poderia ter ficado melhor, e vai ficar, pois vou tentar denovo com outra moldura):

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Para o velocímetro e conta giros, marquei antes com uma caneta onde seria feita a curvatura. Aí esquentei a peça e com a lata a arredondei:

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Não gostei dessa da foto. Perdi mais uma moldura tentando fazer do meu jeito, e por fim consegui melhorar. Depois coloco as fotos.

Feito isso, é só montar no local original. Vejam:

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Bom, depois disso, SÓ ALEGRIA!!! PAINEL MONTADO E PRONTO PARA USO!!!!

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Imagem

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Bem, muitos podem estar se perguntando: será que eu consigo? Será que dá certo? Será que vale a pena?

Minha resposta é S I M ! ! ! Vale a pena cada minuto gasto, pois o resultado é excelente! Dá gosto sair a noite com o carro e ver a beleza daquele painel azul bem na sua frente!!!

Como disse no começo: SATISFAÇÃO - Não tem preço.

Qualquer dúvida estou a disposição! E pra galera de Franca e região, posso dar uma força pra instalar! Pra tudo tem negócio! rsrsrs

Um abraço!IMPORTANTE: INSTALAÇÃO E TESTES FEITOS EM PAINEL VDO. APARENTEMENTE NÃO FUNCIONA COM PAINÉIS MAGNETI MARELLI. PORTANTO, CUIDADO AO COMPRAR!
lecoleal
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Mensagem por lecoleal »

ae veio parabens pelo tutorial puts completissimo
comprei meu gol nao tem nem uma semana mais futuramente vou ver se faço issu neele abraçao te mais cara!! :doido:
www.lecoleal.com
Cada um no seu Quadrado Felix Com meu Gol Quadrado!! :bronha:

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 14208.html
Luiz ALberto G. da Paixão
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Mensagem por Luiz ALberto G. da Paixão »

Parabéns pela iniciativa em publicar sua idéia, e fazer praticamente um manual de como instalar. Ficou muito show.

Eu consegui fazer a instalação no meu Gol, porem estou tendo um probleminha com o led do óleo .. Ele só apaga depois q dou uma pisada boa no acelerador que passa dos 4 mil giros, você teria alguma idéia do que pode ser?

Outro detalhe e do contador de KM toda vez que eu desligo a chave do carro ela zera. O que você me diz? O seu também zera? O que você me aconselha? Eu teria que estar ligando ele direto para não ficar perdendo a configuração?

Desde já agradeço a ajuda.

Obrigado.

Luiz Alberto G. da Paixão
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Mensagem por manchaweb »

Conta Giros (RPM):
Depois de apanhar muito, descobri que o painel do G3 é preparado pra receber o sinal do módulo da injeção. Nosso carro não tem, mas em compensação, tem o módulo da ignição. E é ele que vamos usar. Tem um fio que sai do módulo e vai até o conector do distribuidor (geralmente é verde). Esse conector do distribuidor tem 3 fios. O fio do RPM é o do meio. É só tirar o RPM do negativo da bobina e ligar nesse fio. Acabou o problema!

Pode-se ver na foto abaixo o painel funcionando com o carro em movimento (tirei hoje do celular enquanto viajava pro trabalho)



to com uma duvida ae brother............

eu tiro o fio da bobina..e faço uma ponte nele??.... ou eu anulo o fio da bobina e puxo um do tal fio do distribuidor??
precisa dakele esquema com resistor e capacitor?? ou vai direto na boa?
te pergunto isso pq se liga direto ele fica lokao....... se faz o esquema com resistor e capacitor.. ele fica normal.... mas quando chega nos 5mil RPM... o ponteiro cai.... e fica viajando....
com essa ligação que vc fez ele vai até os 7mil RPM normal?????

to com essa duvida ae... se puder dar essa força
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Mensagem por manchaweb »

aguardando a resposta ae!
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Mensagem por Luiz ALberto G. da Paixão »

Cara eu liguei o conta giros (rpm) direto na bobina como ta no tutorial ...
o meu vai ate os 7mil rpm de boa ... porem qnd estou ligeiramente devagar .. sem pisar muito ... o RPM vica ocilando ... fica meio locão ...
eu nao coloquei os capacitores e o resistor ainda pq a qui na minha cidade nao tem os especificos que o tutorial fala para colocar.
estarei indo em uma cidade a qui perto para ver se consigo.
se conseguir coloco as informaçoes de como o ponteiro reagiu com os capacitores.
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Mensagem por manchaweb »

ok, fico no aguardo amigo!
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Mensagem por Makey »

Alguém sabe dizer se tem ou já compraram a moldura para adptação do painel g3 no g1. pois tentei fz mas ficou um lixo.
agradeço a todos
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Mensagem por julioareia »

Makey escreveu:Alguém sabe dizer se tem ou já compraram a moldura para adptação do painel g3 no g1. pois tentei fz mas ficou um lixo.
agradeço a todos
acho meio dificil alguem comercializar, é melhor vc procurar alguem que trabalhe com fibra de vidro que ele altera pra vc e não deve sair muito caro.

o meu eu ainda não montei mais de sabado não passa!!! :banana:
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Mensagem por Bruno lopes de almeida »

mano fico dahora ....to loko pra adaptar no meu tenho um 93 cl eu tava vendo o painel de intrumentoso do gol rally e muito lok se sabe se da pra adaptar tambem e muito lindo esse painel e o preço de diferença e de no maximo 70 reais pelas pesquisas q eu fiz .
o meu carro ta sem contagiro e o painel original ta so o bagaço queria faze um trabalho da hora no painel mano si vc souber si da pra adaptar o do rally da um tok eu instalando mans as fotos flou abraço e parabens pelo trampo.
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Mensagem por julioareia »

Bruno lopes de almeida escreveu:mano fico dahora ....to loko pra adaptar no meu tenho um 93 cl eu tava vendo o painel de intrumentoso do gol rally e muito lok se sabe se da pra adaptar tambem e muito lindo esse painel e o preço de diferença e de no maximo 70 reais pelas pesquisas q eu fiz .
o meu carro ta sem contagiro e o painel original ta so o bagaço queria faze um trabalho da hora no painel mano si vc souber si da pra adaptar o do rally da um tok eu instalando mans as fotos flou abraço e parabens pelo trampo.
serve sim!!!! e até arrisco dizer que ele é a mesma pinagem do g3, pois o painel do gol rallye é a apenas uma reformulação do painel g3 normal, assim como o do gol power que tem o fundo branco!! :loco2: :loco: :banana:
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Mensagem por TheHipper »

tem como adaptar o Painel de instrimentos do G4? alguem tem um tutorial ta,bém? valeu;....
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wjulio
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Mensagem por wjulio »

como saber se é VDO ou Marelli?
o meu não diz nada, estou com medo de instalar....
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Mensagem por wjulio »

já descobri, instalei e quebrei o acrilico!!!
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