[TUTORIAL] Instalando painel de instrumentos do Gol G3 no GQ

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
fernando_totoli
Membro
Membro
Carro: Brasilia
Contato:

Mensagem por fernando_totoli »

julioareia escreveu:tragedia.....

fui testar meu lindo painel com fundo branco (magneti mareli, todos os fios diferentes do normal) e tava escuro pacas resultado

puffffff queimei o painel.... to desolado será que ainda tem jeito de consertar?
Cara, não acredito! Que azar! Como vc diagnosticou que queimou o painel? Fumaça? Estouro?

Tente voltá-lo para a bancada, e caso não consiga, fica o alerta para todos: MAGNETI MARELLI não funciona!
julioareia
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por julioareia »

eu tava testando os fios e agora foi que eu vi que ele fechou deu uma faiscada e não acende nem funciona mais nada

vou levar no cara onde comprei e vou falar pra ele que não estava funcionando vou ficar pianinho pra ver se ele troca.... nem que seja por um normal ja que ele era com o fundo branco.... :amd: :amd: :nowai: :uia:
Gol² 91, 1.6 CHT, Azul Indico

[x] Travas Elétricas [ ] Vidros Elétricos
[x] Bancos de Golf [x] Som
[x] Rodas 15” [x] Painel G3
[x] Escape Raceway [x] Ar Condicionado

compro roda 15"
JOHNES
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por JOHNES »

MUITO BOM MESMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!TIRO O CHAPEU
fernando_totoli
Membro
Membro
Carro: Brasilia
Contato:

Mensagem por fernando_totoli »

JOHNES escreveu:MUITO BOM MESMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!TIRO O CHAPEU
Valeu amigo! Se for fazer, estou a disposição para tirar as dúvidas!
julioareia
Membro
Membro
Carro:

galera consegui outro painel porem o chicote não tinha enão to usando o mesmo do painel que queimei, o pro é que todos os fios são diferentes então vou ter que levar depois do carnaval pra um tecnico ai flw!!! :bailajesus:

compro roda 15"
Joao.Paulo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Joao.Paulo »

Fernando pelo amor de Deus me ajuda com o meu velocimetro!!!!

Liguei td certinho e nao funcionou!!!! sera que o sensor esta com problema ou e o painel que foi pro espaço???? cara me ajuda!!!!

Valeu!!!
Santana quadrado 1.9

(X) Alarme
(X) Trava Elétrica
(X) Painel Parati GIII Fundo Branco
(X) Maçaneta sem miolo
(X) Rodas Orbital aro 15
(X) Grade lisaaaa!!! (by eu mesmo)
( ) Console Santana 2000
( ) Vidros Elétricos
( ) Bancos novos
( ) Pintura
camilo b gomes
Membro
Membro
Carro:

Re: TUTORIAL - Instalando painel de instrumentos do Gol G3 n

Mensagem por camilo b gomes »

fernando_totoli escreveu:Fala galera!!

Nesse fds terminei de instalar o painel do G3 no meu Gol (Copa - painel = CL). :lala:

Imagem

Lembro que a responsabilidade em instalar é de cada um. Estou apenas fazendo o passo a passo da instalação que fiz.

IMPORTANTE: INSTALAÇÃO E TESTES FEITOS EM PAINEL VDO. APARENTEMENTE NÃO FUNCIONA EM PAINEIS MAGNETI MARELLI. PORTANTO, CUIDADO NA HORA DA COMPRA!!

Meu carro: Gol Copa 1994, painel igual ao CL, com bobina MI.

Gasto total:
PAINEL + CHICOTE – 120,00 (Mercado Livre)
FITA ISOLANTE + ESTANHO – 5,00
SENSOR DE VELOCIDADE + PLUG - 60,00 (Mercado Livre, mas acha em qualquer loja que trabalhe com velocímetros)

GASTO TOTAL: aprox: 185,00

TEMPO NECESSÁRIO: 1 dia

SATISFAÇÃO – NÃO TEM PREÇO!

1 - PARTE ELÉTRICA - IDENTIFICAÇÃO E LIGAÇÃO DO NOVO CHICOTE

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sensor de velocidade:
Vai no mesmo lugar do cabo do velocímetro. É só desenroscar o cabo e enroscar o sensor no lugar dele. A foto não está muito legível, mas dá pra ter uma idéia:

Imagem

O sensor possui três fios. O fio que vai no painel é o do meio (amarelo/marrom). O fio 1 é ligado na ignição (+), e o fio 3 no terra (-). Não tem segredo. Funciona redondo!!

Conta Giros (RPM):
Depois de apanhar muito, descobri que o painel do G3 é preparado pra receber o sinal do módulo da injeção. Nosso carro não tem, mas em compensação, tem o módulo da ignição. E é ele que vamos usar. Tem um fio que sai do módulo e vai até o conector do distribuidor (geralmente é verde). Esse conector do distribuidor tem 3 fios. O fio do RPM é o do meio. É só tirar o RPM do negativo da bobina e ligar nesse fio. Acabou o problema!

Pode-se ver na foto abaixo o painel funcionando com o carro em movimento (tirei hoje do celular enquanto viajava pro trabalho)

Imagem

Pinagem completa:
Imagem

DETALHE IMPORTANTE: Já vi alguns paineis que a cor dos fios não bate. Porém, a pinagem é sempre a mesma. Caso não consigam identificar as cores, desmontem o chicote e "reidentifiquem" as cores de acordo com os pinos.

Bom, até aqui (pra mim) foi fácil. A parte complicada é a que segue, que é a adaptação física do painel no lugar correto, fixação do mesmo e preparação da moldura original.

2 - PARTE MECÂNICA - PREPARAÇÃO DO PAINEL E FIXAÇÃO NO CARRO

Vamos lá: o painel do G3 tem que ser cortado na sua parte de cima. Caso contrário, ficará sobrando pra fora e não entrará no lugar, além disso, a moldura não servirá nele. Então, serra na mão e corte sem dó!!!

Imagem

O acrílico:

Existe a possibilidade de moldar o acrílico original. Ferva água numa forma de bolo e coloque a parte de cima do acrílico dentro dessa água. Ele vai amolecer. Feito isso, vá forçando com muita calma (eu não tive) :sad: até que ele dobre e sirva no painel cortado.

No meu caso, acabei quebrando o acrílico original :drink: . Aí tive que partir pras adaptações. Peguei um pedaço de acrílico fino (reto mesmo) e fiz o mesmo processo acima, ou seja, esquentei ele na água fervendo até dar a curvatura do painel. Pronto. Curvado já estava. Faltava agora fixar ele na moldura do G3. Tentei super bonder, cola quente, etc, etc, etc, e não grudava. Aí apareceu a idéia: aproveitar os furos onde vão as travas do acrilico original, furar o acrílico novo e prender nos furos com abraçadeira plástica. Apesar de parecer gambiarra (e é!!), fica muito bom, e depois de montado, não se vê nada do que foi feito, porque fica escondido.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para cortar o acrílico junto com a moldura, usei o ferro de solda, pois com a serra ele trinca. É só ir passando o ferro de solda que ele derrete e corta facinho.

Depois de tudo preso, usei silicone preto para vedar as frestas que ficaram entre o painel e o acrílico.

Bom, acho que é isso. Mais uma etapa concluída.

Preparando o espaço no painel:

Imagem

Esse é o espaço que temos pra instalar o painel de instrumentos do G3. Como ele é maior que o painel do quadrado, é necessário cortar as abas de fixação do painel original. Vejam:

Imagem
Antes

Imagem

Imagem
Depois

Importante: corte exatamente como na foto, pois o suporte em forma de cocha (onde o painel original vai apoiado), também servirá pra apoiar o G3.

Notem que da forma que cortei, ainda é possível voltar o painel original. Basta voltar as “orelhas” que foram retiradas, colando de volta.

Imagem

Além disso, ainda é necessário entortar o suporte superior. Vejam:

Imagem

Imagem

Para conseguir entortá-los, usei o mesmo método do corte, ou seja, ferro de solda nas extremidades para abri-las e forçar com a mão até que abra bem.

Beleza. Espaço físico ok.

Fixação do painel:

Como o painel só vai ser fixado embaixo, coloquei bastante espuma para “fazer a cama” pro painel ficar firme, sem barulhos e protegido:

Imagem

Feito isso, podemos colocar o painel de instrumentos no lugar.

Imagem

Imagem
A única forma que achei de fixá-lo, foi justamente onde o painel original é apoiado, ou seja, embaixo. Pra garantir que não vai sair do lugar, novamente utilizei abraçadeira plástica. Vejam:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pronto. Com isso o painel vai ficar quietinho no lugar dele. Agora é só preparar a moldura.

A moldura:

Essa parte é chata, pois precisaremos arredondar as laterais da moldura original. Caso contrário, os instrumentos ficarão tampados. Vejam:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pra arredondar, usei uma vela pra esquentar o plástico (e rezar!!!), uma colher, e uma lata de leite ninho (que dá a mesma curvatura dos instrumentos).

Com o cabo da colher, fiz uma concavidade para que o botão do odômetro e do relógio possa ser acessado:

Imagem

Já com o bojo da colher, fiz a parte superior pra mostrar combustível e temperatura (poderia ter ficado melhor, e vai ficar, pois vou tentar denovo com outra moldura):

Imagem

Para o velocímetro e conta giros, marquei antes com uma caneta onde seria feita a curvatura. Aí esquentei a peça e com a lata a arredondei:

Imagem

Imagem

Não gostei dessa da foto. Perdi mais uma moldura tentando fazer do meu jeito, e por fim consegui melhorar. Depois coloco as fotos.

Feito isso, é só montar no local original. Vejam:

Imagem
Bom, depois disso, SÓ ALEGRIA!!! PAINEL MONTADO E PRONTO PARA USO!!!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bem, muitos podem estar se perguntando: será que eu consigo? Será que dá certo? Será que vale a pena?

Minha resposta é S I M ! ! ! Vale a pena cada minuto gasto, pois o resultado é excelente! Dá gosto sair a noite com o carro e ver a beleza daquele painel azul bem na sua frente!!!

Como disse no começo: SATISFAÇÃO - Não tem preço.

Qualquer dúvida estou a disposição! E pra galera de Franca e região, posso dar uma força pra instalar! Pra tudo tem negócio! rsrsrs

Um abraço!IMPORTANTE: INSTALAÇÃO E TESTES FEITOS EM PAINEL VDO. APARENTEMENTE NÃO FUNCIONA COM PAINÉIS MAGNETI MARELLI. PORTANTO, CUIDADO AO COMPRAR!
lecoleal
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por lecoleal »

ae veio parabens pelo tutorial puts completissimo
comprei meu gol nao tem nem uma semana mais futuramente vou ver se faço issu neele abraçao te mais cara!! :doido:
www.lecoleal.com
Cada um no seu Quadrado Felix Com meu Gol Quadrado!! :bronha:

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 14208.html
Luiz ALberto G. da Paixão
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Luiz ALberto G. da Paixão »

Parabéns pela iniciativa em publicar sua idéia, e fazer praticamente um manual de como instalar. Ficou muito show.

Eu consegui fazer a instalação no meu Gol, porem estou tendo um probleminha com o led do óleo .. Ele só apaga depois q dou uma pisada boa no acelerador que passa dos 4 mil giros, você teria alguma idéia do que pode ser?

Outro detalhe e do contador de KM toda vez que eu desligo a chave do carro ela zera. O que você me diz? O seu também zera? O que você me aconselha? Eu teria que estar ligando ele direto para não ficar perdendo a configuração?

Desde já agradeço a ajuda.

Obrigado.

Luiz Alberto G. da Paixão
lagpsk8@hotmail.com
lagpsk8@superig.com.br
manchaweb
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por manchaweb »

Conta Giros (RPM):
Depois de apanhar muito, descobri que o painel do G3 é preparado pra receber o sinal do módulo da injeção. Nosso carro não tem, mas em compensação, tem o módulo da ignição. E é ele que vamos usar. Tem um fio que sai do módulo e vai até o conector do distribuidor (geralmente é verde). Esse conector do distribuidor tem 3 fios. O fio do RPM é o do meio. É só tirar o RPM do negativo da bobina e ligar nesse fio. Acabou o problema!

Pode-se ver na foto abaixo o painel funcionando com o carro em movimento (tirei hoje do celular enquanto viajava pro trabalho)

to com uma duvida ae brother............

eu tiro o fio da bobina..e faço uma ponte nele??.... ou eu anulo o fio da bobina e puxo um do tal fio do distribuidor??
precisa dakele esquema com resistor e capacitor?? ou vai direto na boa?
te pergunto isso pq se liga direto ele fica lokao....... se faz o esquema com resistor e capacitor.. ele fica normal.... mas quando chega nos 5mil RPM... o ponteiro cai.... e fica viajando....
com essa ligação que vc fez ele vai até os 7mil RPM normal?????

to com essa duvida ae... se puder dar essa força
manchaweb
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por manchaweb »

aguardando a resposta ae!
Luiz ALberto G. da Paixão
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Luiz ALberto G. da Paixão »

Cara eu liguei o conta giros (rpm) direto na bobina como ta no tutorial ...
o meu vai ate os 7mil rpm de boa ... porem qnd estou ligeiramente devagar .. sem pisar muito ... o RPM vica ocilando ... fica meio locão ...
eu nao coloquei os capacitores e o resistor ainda pq a qui na minha cidade nao tem os especificos que o tutorial fala para colocar.
estarei indo em uma cidade a qui perto para ver se consigo.
se conseguir coloco as informaçoes de como o ponteiro reagiu com os capacitores.
manchaweb
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por manchaweb »

ok, fico no aguardo amigo!
Makey
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Makey »

Alguém sabe dizer se tem ou já compraram a moldura para adptação do painel g3 no g1. pois tentei fz mas ficou um lixo.
agradeço a todos
julioareia
Membro
Membro
Carro:

Makey escreveu:Alguém sabe dizer se tem ou já compraram a moldura para adptação do painel g3 no g1. pois tentei fz mas ficou um lixo.
agradeço a todos
acho meio dificil alguem comercializar, é melhor vc procurar alguem que trabalhe com fibra de vidro que ele altera pra vc e não deve sair muito caro.

o meu eu ainda não montei mais de sabado não passa!!! :banana:

compro roda 15"
Bruno lopes de almeida
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Bruno lopes de almeida »

mano fico dahora ....to loko pra adaptar no meu tenho um 93 cl eu tava vendo o painel de intrumentoso do gol rally e muito lok se sabe se da pra adaptar tambem e muito lindo esse painel e o preço de diferença e de no maximo 70 reais pelas pesquisas q eu fiz .
o meu carro ta sem contagiro e o painel original ta so o bagaço queria faze um trabalho da hora no painel mano si vc souber si da pra adaptar o do rally da um tok eu instalando mans as fotos flou abraço e parabens pelo trampo.
Malandro é o Gato! que ja nasce de bigode
julioareia
Membro
Membro
Carro:

Bruno lopes de almeida escreveu:mano fico dahora ....to loko pra adaptar no meu tenho um 93 cl eu tava vendo o painel de intrumentoso do gol rally e muito lok se sabe se da pra adaptar tambem e muito lindo esse painel e o preço de diferença e de no maximo 70 reais pelas pesquisas q eu fiz .
o meu carro ta sem contagiro e o painel original ta so o bagaço queria faze um trabalho da hora no painel mano si vc souber si da pra adaptar o do rally da um tok eu instalando mans as fotos flou abraço e parabens pelo trampo.
serve sim!!!! e até arrisco dizer que ele é a mesma pinagem do g3, pois o painel do gol rallye é a apenas uma reformulação do painel g3 normal, assim como o do gol power que tem o fundo branco!! :loco2: :loco: :banana:

compro roda 15"
TheHipper
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por TheHipper »

tem como adaptar o Painel de instrimentos do G4? alguem tem um tutorial ta,bém? valeu;....
wjulio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por wjulio »

como saber se é VDO ou Marelli?
o meu não diz nada, estou com medo de instalar....
wjulio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por wjulio »

já descobri, instalei e quebrei o acrilico!!!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”