[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Caros amigos!!carbonar escreveu:Falei ontem com meu mecânico, e ele falou que no caso de gol cht, a bobina original trabalha com 15.000 volts e a do Gol MI trabalha com 40.000 volts, e disse que 15.000 volts são mais do que suficientes para o motor, e que caso eu colocasse a do Gol MI no meu carro haveria um desgaste maior das velas, cabos de velas, tampa de distribuidor e só me daria dores de cabeça. Só compensaria trocar se eu colocasse um turbo ou fizesse uma preparação pesada no motor, pois ai seria nescessário uma ignição mais forte. Isso foi o que ele falou, não sei se é verdade. Já no caso dos AP eu não sei RSRSRS.
Não há problema algum em instalar uma bobina de MI. Já rodo com insto instalado em quadrado já Há mais de 5 anos, desde q tinha uma saveiro quadrada.
Não percebí nenhum desgaste a mais nas velas, cabos e tampa, todavia, sempre revisei com frequencia estas peças, até porque sou mto aficcionado!!!
A única coisa q recomendo, é de não deixar ligado a chave de ignição sem o carro estar ligado, ou seja, com as luzes do painel piscando, pq fica mandando corrente p/ a bobina e esta por estar gerando carga, pode queimar por superaquecimento.
Valeu!
Gol GL 1.6 1989 MI
by DIGIPULSE MAXY
by DIGIPULSE MAXY
Olá a todos, tenho uma Saveiro 89 e fiquei com algumas duvidas. Se eu colocar essa bobina terei que mexer no carburador? Essa Bobina é dos G2? Fui ver o preço e estou quase desistindo de comprar(R$115,00 e 140,00 em duas auto peças que vi). O custo benefício vale a pena? Só lembrando que moro na Z Sul, tem variação de preço para alguns lugares?
Amigo...vc não precisa alterar em nada a configuração de seu carbura, pois o q irá modificar é a potencia da centelha e consequentemente a melhor queima do combustível admitido. É claro...não se iluda...seu carro não vai virar um "draster" só com esse novo elemento. Vc vai sentir melhra na partida e retomada, e um pouco no consumo, pois como a centelha é mais forte, queima melhor o combustível. Agora, para isto ser completo, vc precisa verificar o estado de seus cabos de vela, velas, tampa do distribuidor e rotor, pois são um conjunto. Não adianta instalar esse bobina, se os cabos/rotor estão com muita resistência...ou seja...não vão permitir q a potencia total da bobina seja utilizada!!Kings escreveu:Olá a todos, tenho uma Saveiro 89 e fiquei com algumas duvidas. Se eu colocar essa bobina terei que mexer no carburador? Essa Bobina é dos G2? Fui ver o preço e estou quase desistindo de comprar(R$115,00 e 140,00 em duas auto peças que vi). O custo benefício vale a pena? Só lembrando que moro na Z Sul, tem variação de preço para alguns lugares?
Agora quanto ao valor da peça...vá até uma peças usadas e compre a Bobina do MI c/ dois fios, q o preço fica em média nos R$ 50,00 e R$ 60,00, pelo menos aki em Sta Catarina.
Abraços...
Editado pela última vez por giodotti em 11 Fev 2009, 12:26, em um total de 1 vez.
Gol GL 1.6 1989 MI
by DIGIPULSE MAXY
by DIGIPULSE MAXY
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Kings se vc quiser no carburador pode sim... Falo isto que com o uso desta bobina eu regulei o meu carbura pra mandar menos combustivel, mas bem pouca coisa. Pq como esta bobina é mais forte, a centelha produzida por ela dentro da camara de combustão é maior, queimando melhor o combustivel. Deixando o carro mais forte com a regulagem atual, e no caso podendo reduzir um pouco a regulagem do carbura, deixando ele com a força anterior só que mais econômico. Ai vai de cada um.Kings escreveu:Olá a todos, tenho uma Saveiro 89 e fiquei com algumas duvidas. Se eu colocar essa bobina terei que mexer no carburador? Essa Bobina é dos G2? Fui ver o preço e estou quase desistindo de comprar(R$115,00 e 140,00 em duas auto peças que vi). O custo benefício vale a pena? Só lembrando que moro na Z Sul, tem variação de preço para alguns lugares?
Precisar mexer no carbura normalmente não precisa.
Esta bobina é dos G2, Santana, e G3 é só pegar o modelo certo no inicio do tópico e seja feliz.
Eu particularmente acho que vale a pena esta bobina, principalmente se seu carro for a álcool. No meu carro a álcool que instalei e de um amigo meu que é alcool também deu pra sentir uma diferença de mais ou menos uns 5 a 10% de melhorias. E no caso dele que tem GNV ficou mais econômico ainda.
Mais já coloquei em AP a gasolina e praticamente não senti diferença, talvez pq a gasolina já queime bem com uma pequena centelha, coisa que no álcool precisa de maior enegia calorífica pra ele queimar melhor.
Aqui no Rio a original Bosch deve estar por volta de 90 reais. Ai em Sampa não sei.
Fica ai a minha opinião.
Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
- Freitag
- Membro
- Carro:
Blz amigos, tb vou colocar uma bobina dessa no meu goleta...ocorre que o meu já está com o chiciote, mas sem seu o de bico injetor uma vez que está quebrado o encaixe...Se essas bobinas são todas iguais qual o lado positivo e o lado negativo...Bobina 2 fios...Ela colocada no lugar com o chicote para baixo o positivo é o que fica mas próximo do chassi ou mas próximo do bloco do motor...Meu carro queimou o chicote todinho que vai da bobina até a caixa de fusível....Me corrijam se estiver errado: São 4 fios que liga na bobina antiga, 2 pretos no positivo e 2, sendo um verde e um preto com vermelho no negativo...certo...Pq meu chicote queimou...
Gustavo Lacerda Freitag
GOL GTS 1.9S 1988/1988
Quase Turbo - Kit na mão
Orbital 15" + Painel GTI
“Qualquer um pode comprar um carro potente... Mais nem todo mundo sabe fazer um!!!â€
GOL GTS 1.9S 1988/1988
Quase Turbo - Kit na mão
Orbital 15" + Painel GTI
“Qualquer um pode comprar um carro potente... Mais nem todo mundo sabe fazer um!!!â€
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
O ideal é que vc compre este terminal tipo de bico injetor que vc prende os fios nele e pluga na bobina.Freitag escreveu:Blz amigos, tb vou colocar uma bobina dessa no meu goleta...ocorre que o meu já está com o chiciote, mas sem seu o de bico injetor uma vez que está quebrado o encaixe...Se essas bobinas são todas iguais qual o lado positivo e o lado negativo...Bobina 2 fios...Ela colocada no lugar com o chicote para baixo o positivo é o que fica mas próximo do chassi ou mas próximo do bloco do motor...Meu carro queimou o chicote todinho que vai da bobina até a caixa de fusível....Me corrijam se estiver errado: São 4 fios que liga na bobina antiga, 2 pretos no positivo e 2, sendo um verde e um preto com vermelho no negativo...certo...Pq meu chicote queimou...
Na bobina de 2 fios com o conector para baixo e a conexão do cabo do distribuidor para cima o positivo da bobina fica voltado para o bloco do motor.
Todos os fios que estão juntos com o verde (na bobina velha), são para ser ligados no negativo da bobina. E os outros no positivo. Só não me lembro da cor de cada um deles. Mas tenho certeza absoluta que todos que estão ligados no mesmo pólo que o verde, é o pólo negativo da bobina.
Em relação as outras cores não me lembro de cabeça, vou ver se no final de semana me lembro disto e te passo a combinação.
Outra coisa... Evite deixar a ignição ligada (com as luzes piscando no painel) pq faz com que circule corrente atoa pela bobina, esquentando demais ela sem o motor estar ligado, podendo até queimá-la.
Uma foto antiga do conector da minha bobina, veja que tem gravado a polaridade no conector.

Espero ter ajudado...
Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
- Freitag
- Membro
- Carro:
Amigo, ajudou e muito....Era essa a minha dúvida, tendo em vista que a bobina que possuo está justamente sem esse adaptador para o conector. De qualquer forma fiz um chicote e liguei direto tudo bem isolado..Era justamente o que precisava. Muito agradecido pela foto companheiro..O que precisar e estiver no meu alcance estamos aí...[]s
Gustavo Lacerda Freitag
GOL GTS 1.9S 1988/1988
Quase Turbo - Kit na mão
Orbital 15" + Painel GTI
GOL GTS 1.9S 1988/1988
Quase Turbo - Kit na mão
Orbital 15" + Painel GTI
- Fininho
- Membro
- Carro:
Comprei !!
Comprei a bobina hoje !!
comprei igualzinho as da foto, inclusive com a mesma etiqueta vermelha...
Comprei o conector de bico, e estou ancioso para colocar no meu muleke...
Esse fim de semana, que é o unico tempo que tenho para mecher no carro, estarei instalando a criança...
Espero na segunda feira ser mais um postando aqui as experiências felizes !!!
Abraços a todos !!
Esse fim de semana, que é o unico tempo que tenho para mecher no carro, estarei instalando a criança...
Abraços a todos !!
Rodrigo Mendonça
Gol GL 92 1.8 AP Gas/GNV
Alternador Bosch 90ah
Bobina do gol MI
DVD retrátil HBUSTER
Vidro Elétrico Inteligente
Alarme positron
Lacrado no G5 !!

Gol GL 92 1.8 AP Gas/GNV
Alternador Bosch 90ah
Bobina do gol MI
DVD retrátil HBUSTER
Vidro Elétrico Inteligente
Alarme positron
Lacrado no G5 !!

- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Re: Comprei !!
Cara respondi a sua MP lá...Fininho escreveu:Comprei a bobina hoje !!
Abraços a todos !!
Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro: Parati 1989 1.6 CL
Perguntinha..: A minha é uma parati 1.6 CL.. motor AP, serve nela? :ahn:
Meu alternador é 35A Bosch.. acho que descobri porque as baterias descarregavam rapido, e nem ligando o carro por alguns minutos adiantava tanto :glare:
Devo trocar o alternador também né?
Quem puder ajudar eu agradeço.
Abraços! :y:
Meu alternador é 35A Bosch.. acho que descobri porque as baterias descarregavam rapido, e nem ligando o carro por alguns minutos adiantava tanto :glare:
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Se a pergunta se refere a bobina MI sem duvida que serve. De 87 em diante com certeza.MunizIg escreveu:Perguntinha..: A minha é uma parati 1.6 CL.. motor AP, serve nela? :ahn:
Se vc não tem som com modulos no carro e/ou ar-condicionado este alternador ta tranquilo pra vc. Se quiser pode sim colocar um que gere maior potência. Procure por alternadores usados no motor AP. Familia Gol e Santana/Quantum.
Este alternador seu é bom... Leva ele num eletricista pra ver se o regulador de tensão dele esta bom ou se as escovas de carvão estão gastas. Senão tu troca o regulador. Não leva nem 5 min e é fácil de trocar. Tu deve gastar uns 30 a 40 reais pra deixar ele na boa. E aproveita pra ver os rolamentos dele pra ver se estão em condições ainda... Senão manda trocar tb.
Tem de 45A, 55A, 65A, 70A e 90A os modelos de alternadores. E só compre se for da Bosch mesmo que usado como foi o meu caso e mandei dar uma geral nele. Os genéricos são uma porcaria. O que tinha no meu carro era Wapsa uma M**** só!!!! Dava defeito toda hora.
Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro: Parati 1989 1.6 CL
Casilda, tudo que eu precisava ler. Valeu mesmo!Felipe Voya escreveu:Se a pergunta se refere a bobina MI sem duvida que serve. De 87 em diante com certeza.MunizIg escreveu:Perguntinha..: A minha é uma parati 1.6 CL.. motor AP, serve nela? :ahn:
Se vc não tem som com modulos no carro e/ou ar-condicionado este alternador ta tranquilo pra vc. Se quiser pode sim colocar um que gere maior potência. Procure por alternadores usados no motor AP. Familia Gol e Santana/Quantum.
Este alternador seu é bom... Leva ele num eletricista pra ver se o regulador de tensão dele esta bom ou se as escovas de carvão estão gastas. Senão tu troca o regulador. Não leva nem 5 min e é fácil de trocar. Tu deve gastar uns 30 a 40 reais pra deixar ele na boa. E aproveita pra ver os rolamentos dele pra ver se estão em condições ainda... Senão manda trocar tb.
Tem de 45A, 55A, 65A, 70A e 90A os modelos de alternadores. E só compre se for da Bosch mesmo que usado como foi o meu caso e mandei dar uma geral nele. Os genéricos são uma porcaria. O que tinha no meu carro era Wapsa uma M**** só!!!! Dava defeito toda hora.
Vlw
Entendi, nada de muito componente elétrico não.. 'original'.. então vou deixar ele. Mas parece que ele não consegue carregar a bateria de 40A, sei lá.. De resto valeu mesmo.. agora to sabendo do processo inteiro

O meu é Bosch mesmo.. vou só mandar ver os componentes mesmo!
Abraço, valeu³! :amd: :y:
felipe voya da uma olhada neste link ai eu axo que igual aquele que vc postou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onella-_JM ele elimina o platinado por um modulo eletronico
gol cht 1.6 , bancos e volante de fox
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Blzinha cara,woortex escreveu:felipe voya da uma olhada neste link ai eu axo que igual aquele que vc postou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onella-_JM ele elimina o platinado por um modulo eletronico
Ai este sistema só faz a redução da corrente que passa pelos contatos do platinado, aumentando a vida útil dele, mas com o tempo maior ele vai acabar desregulando do mesmo jeito. Outra coisa é a qualidade deste módulo... Será que isto dura 1, 2, 5 anos ou mais? Um módulo da BOSCH normalmente passa dos 20 anos de vida útil funcionando normalmente.
Este sistema é diferente do seu carro e do meu. Nos nossos carros o sistema é de ignição eletrônica. Não usamos platinado para fazer o chaveamento e sim variação de fluxo magnético numa pequena bobina que tem debaixo do rotor, que manda este sinal para o módulo e dele para bobina e da bobina a descarga até a vela. No nosso caso como o chaveamento é magnético e não mecânico (como no caso do platinado) não há desgaste e nem desregulagem.
No nosso caso o desgaste fica por conta de velas e cabos, tampa do distribuidor e rotor.
Este sistema é quase uma ignição eletrônica, mas que sofre desregulagem devido a presença ainda do platinado. Coisa que no nosso não ocorre.
O ideal para quem tem carro com platinado ainda, tipo fusca, kombi, é pegar e comprar distribuidor, chicote, bobina e módulo da kombi 98 em diante que já é de ignição eletrônica se não me falhe a memória.
Mas se a idéia sua é amplificar a potência da centelha na cabeça da vela, tem que partir para módulos amplicadores tipo MSD, CMRacing e outros. O CMRacing é o mais pontente de todos, mas acho que é de baixa qualidade devido a perguntar ao pessoal da área e me informarem que da muito defeito e queima do módulo.
Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Carro:
Show de bola cara!!!!Fininho escreveu:Coloquei no meu carro tanto a bobina do MI quanto o Alternador de 90ah, os dois ficaram bom demais...
Satisfeitissimo !!
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
-
- Membro
- Carro:
Bom dia Pessoal
Vcs poderiam por favor me dar uma ajuda.
Meu Golzinho está com essa bobina do MI só que agora ele parou, morreu tudo.......essa é a terceira bobina que coloco nele em menos de 6 meses e ta queimando uma atras da outra. Alguém sabe o que pode ser????? Me deixou na mão domingão a noite na rua.....e acredito que seja novamente a bobina que queimou....Assim não da..trocar bobina de 100,00 a cada 5 meses não vira....
Opinem por favor....Agora o bicho ta morto lá em casa......
Vcs poderiam por favor me dar uma ajuda.
Meu Golzinho está com essa bobina do MI só que agora ele parou, morreu tudo.......essa é a terceira bobina que coloco nele em menos de 6 meses e ta queimando uma atras da outra. Alguém sabe o que pode ser????? Me deixou na mão domingão a noite na rua.....e acredito que seja novamente a bobina que queimou....Assim não da..trocar bobina de 100,00 a cada 5 meses não vira....
Opinem por favor....Agora o bicho ta morto lá em casa......
-
- Membro
- Carro:
Rafael_SC escreveu:Seu motor é CHT ou AP? Turbo, aspirado??
Então.....pra vc ve como entendo bastante. Vou falar que ele é um GOL GL 1.8 a gasolina 93/93 que passei pra acool, ta com escapamento 4x2, toda "roupa" do GTi, filtro esportivo, alternador de 90 se eu não me engano e mais umas coisinhas. Desde quando comprei ele em outubro do ano passado eu já vi que o motor ta filé mas a parte elétrica tava foda, eu até dei umas arrumadinhas, e o que ta pegando é essa maldita bobina, que eu acho que foi ela que queimou de novo porque tento ligar o motor vira e tudo mas não pega de jeito nenhum e como isso aconteceu da outra vez e ta igual acredito ser ela de novo. Mas não é turbinado não, ele ta aspirado bem de leve...rs....e bebe que nem um desgraçado ta fazendo 4.5 na cidade e 6 6.5 na estrada, mas o carbura ta andando com os 2 estágios abertos tbm, ta cruel..e por ai vai.....agora ta paradão lá em casa.