[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Rafael_SC »

Galera hj instalei a bobina MI no quadrado só que eu imendei os fiosinhos no plug da bobina e isolei com fita! Será que fica bom assim? Têm algum problema? :fiu:
giodotti
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por giodotti »

carbonar escreveu:Falei ontem com meu mecânico, e ele falou que no caso de gol cht, a bobina original trabalha com 15.000 volts e a do Gol MI trabalha com 40.000 volts, e disse que 15.000 volts são mais do que suficientes para o motor, e que caso eu colocasse a do Gol MI no meu carro haveria um desgaste maior das velas, cabos de velas, tampa de distribuidor e só me daria dores de cabeça. Só compensaria trocar se eu colocasse um turbo ou fizesse uma preparação pesada no motor, pois ai seria nescessário uma ignição mais forte. Isso foi o que ele falou, não sei se é verdade. Já no caso dos AP eu não sei RSRSRS.
Caros amigos!!
Não há problema algum em instalar uma bobina de MI. Já rodo com insto instalado em quadrado já Há mais de 5 anos, desde q tinha uma saveiro quadrada.
Não percebí nenhum desgaste a mais nas velas, cabos e tampa, todavia, sempre revisei com frequencia estas peças, até porque sou mto aficcionado!!!
A única coisa q recomendo, é de não deixar ligado a chave de ignição sem o carro estar ligado, ou seja, com as luzes do painel piscando, pq fica mandando corrente p/ a bobina e esta por estar gerando carga, pode queimar por superaquecimento.

Valeu!
Gol GL 1.6 1989 MI
by DIGIPULSE MAXY
Kings
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Kings »

Olá a todos, tenho uma Saveiro 89 e fiquei com algumas duvidas. Se eu colocar essa bobina terei que mexer no carburador? Essa Bobina é dos G2? Fui ver o preço e estou quase desistindo de comprar(R$115,00 e 140,00 em duas auto peças que vi). O custo benefício vale a pena? Só lembrando que moro na Z Sul, tem variação de preço para alguns lugares?
giodotti
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por giodotti »

Kings escreveu:Olá a todos, tenho uma Saveiro 89 e fiquei com algumas duvidas. Se eu colocar essa bobina terei que mexer no carburador? Essa Bobina é dos G2? Fui ver o preço e estou quase desistindo de comprar(R$115,00 e 140,00 em duas auto peças que vi). O custo benefício vale a pena? Só lembrando que moro na Z Sul, tem variação de preço para alguns lugares?
Amigo...vc não precisa alterar em nada a configuração de seu carbura, pois o q irá modificar é a potencia da centelha e consequentemente a melhor queima do combustível admitido. É claro...não se iluda...seu carro não vai virar um "draster" só com esse novo elemento. Vc vai sentir melhra na partida e retomada, e um pouco no consumo, pois como a centelha é mais forte, queima melhor o combustível. Agora, para isto ser completo, vc precisa verificar o estado de seus cabos de vela, velas, tampa do distribuidor e rotor, pois são um conjunto. Não adianta instalar esse bobina, se os cabos/rotor estão com muita resistência...ou seja...não vão permitir q a potencia total da bobina seja utilizada!!
Agora quanto ao valor da peça...vá até uma peças usadas e compre a Bobina do MI c/ dois fios, q o preço fica em média nos R$ 50,00 e R$ 60,00, pelo menos aki em Sta Catarina.

Abraços...
Editado pela última vez por giodotti em 11 Fev 2009, 12:26, em um total de 1 vez.
Gol GL 1.6 1989 MI
by DIGIPULSE MAXY
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

Kings escreveu:Olá a todos, tenho uma Saveiro 89 e fiquei com algumas duvidas. Se eu colocar essa bobina terei que mexer no carburador? Essa Bobina é dos G2? Fui ver o preço e estou quase desistindo de comprar(R$115,00 e 140,00 em duas auto peças que vi). O custo benefício vale a pena? Só lembrando que moro na Z Sul, tem variação de preço para alguns lugares?
Kings se vc quiser no carburador pode sim... Falo isto que com o uso desta bobina eu regulei o meu carbura pra mandar menos combustivel, mas bem pouca coisa. Pq como esta bobina é mais forte, a centelha produzida por ela dentro da camara de combustão é maior, queimando melhor o combustivel. Deixando o carro mais forte com a regulagem atual, e no caso podendo reduzir um pouco a regulagem do carbura, deixando ele com a força anterior só que mais econômico. Ai vai de cada um.

Precisar mexer no carbura normalmente não precisa.

Esta bobina é dos G2, Santana, e G3 é só pegar o modelo certo no inicio do tópico e seja feliz.

Eu particularmente acho que vale a pena esta bobina, principalmente se seu carro for a álcool. No meu carro a álcool que instalei e de um amigo meu que é alcool também deu pra sentir uma diferença de mais ou menos uns 5 a 10% de melhorias. E no caso dele que tem GNV ficou mais econômico ainda.

Mais já coloquei em AP a gasolina e praticamente não senti diferença, talvez pq a gasolina já queime bem com uma pequena centelha, coisa que no álcool precisa de maior enegia calorífica pra ele queimar melhor.

Aqui no Rio a original Bosch deve estar por volta de 90 reais. Ai em Sampa não sei.

Fica ai a minha opinião.

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Freitag
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Freitag »

Blz amigos, tb vou colocar uma bobina dessa no meu goleta...ocorre que o meu já está com o chiciote, mas sem seu o de bico injetor uma vez que está quebrado o encaixe...Se essas bobinas são todas iguais qual o lado positivo e o lado negativo...Bobina 2 fios...Ela colocada no lugar com o chicote para baixo o positivo é o que fica mas próximo do chassi ou mas próximo do bloco do motor...Meu carro queimou o chicote todinho que vai da bobina até a caixa de fusível....Me corrijam se estiver errado: São 4 fios que liga na bobina antiga, 2 pretos no positivo e 2, sendo um verde e um preto com vermelho no negativo...certo...Pq meu chicote queimou...
Gustavo Lacerda Freitag
GOL GTS 1.9S 1988/1988
Quase Turbo - Kit na mão
Orbital 15" + Painel GTI

“Qualquer um pode comprar um carro potente... Mais nem todo mundo sabe fazer um!!!”
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Freitag escreveu:Blz amigos, tb vou colocar uma bobina dessa no meu goleta...ocorre que o meu já está com o chiciote, mas sem seu o de bico injetor uma vez que está quebrado o encaixe...Se essas bobinas são todas iguais qual o lado positivo e o lado negativo...Bobina 2 fios...Ela colocada no lugar com o chicote para baixo o positivo é o que fica mas próximo do chassi ou mas próximo do bloco do motor...Meu carro queimou o chicote todinho que vai da bobina até a caixa de fusível....Me corrijam se estiver errado: São 4 fios que liga na bobina antiga, 2 pretos no positivo e 2, sendo um verde e um preto com vermelho no negativo...certo...Pq meu chicote queimou...
O ideal é que vc compre este terminal tipo de bico injetor que vc prende os fios nele e pluga na bobina.

Na bobina de 2 fios com o conector para baixo e a conexão do cabo do distribuidor para cima o positivo da bobina fica voltado para o bloco do motor.

Todos os fios que estão juntos com o verde (na bobina velha), são para ser ligados no negativo da bobina. E os outros no positivo. Só não me lembro da cor de cada um deles. Mas tenho certeza absoluta que todos que estão ligados no mesmo pólo que o verde, é o pólo negativo da bobina.

Em relação as outras cores não me lembro de cabeça, vou ver se no final de semana me lembro disto e te passo a combinação.

Outra coisa... Evite deixar a ignição ligada (com as luzes piscando no painel) pq faz com que circule corrente atoa pela bobina, esquentando demais ela sem o motor estar ligado, podendo até queimá-la.

Uma foto antiga do conector da minha bobina, veja que tem gravado a polaridade no conector.

Imagem

Espero ter ajudado...

Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Freitag
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Freitag »

Amigo, ajudou e muito....Era essa a minha dúvida, tendo em vista que a bobina que possuo está justamente sem esse adaptador para o conector. De qualquer forma fiz um chicote e liguei direto tudo bem isolado..Era justamente o que precisava. Muito agradecido pela foto companheiro..O que precisar e estiver no meu alcance estamos aí...[]s
Gustavo Lacerda Freitag
GOL GTS 1.9S 1988/1988
Quase Turbo - Kit na mão
Orbital 15" + Painel GTI

“Qualquer um pode comprar um carro potente... Mais nem todo mundo sabe fazer um!!!”
Fininho
Membro
Membro
Carro:

Comprei !!

Mensagem por Fininho »

Comprei a bobina hoje !!
comprei igualzinho as da foto, inclusive com a mesma etiqueta vermelha...
Comprei o conector de bico, e estou ancioso para colocar no meu muleke...

Esse fim de semana, que é o unico tempo que tenho para mecher no carro, estarei instalando a criança...

Espero na segunda feira ser mais um postando aqui as experiências felizes !!!

Abraços a todos !!
Rodrigo Mendonça
Gol GL 92 1.8 AP Gas/GNV
Alternador Bosch 90ah
Bobina do gol MI
DVD retrátil HBUSTER
Vidro Elétrico Inteligente
Alarme positron
Lacrado no G5 !!
Imagem
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: Comprei !!

Fininho escreveu:Comprei a bobina hoje !!
comprei igualzinho as da foto, inclusive com a mesma etiqueta vermelha...
Comprei o conector de bico, e estou ancioso para colocar no meu muleke...

Esse fim de semana, que é o unico tempo que tenho para mecher no carro, estarei instalando a criança...

Espero na segunda feira ser mais um postando aqui as experiências felizes !!!

Abraços a todos !!
Cara respondi a sua MP lá...

Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
MunizIg
Membro
Membro
Carro: Parati 1989 1.6 CL

Mensagem por MunizIg »

Perguntinha..: A minha é uma parati 1.6 CL.. motor AP, serve nela? :ahn:

Meu alternador é 35A Bosch.. acho que descobri porque as baterias descarregavam rapido, e nem ligando o carro por alguns minutos adiantava tanto :glare:

Devo trocar o alternador também né?

Quem puder ajudar eu agradeço.

Abraços! :y:
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

MunizIg escreveu:Perguntinha..: A minha é uma parati 1.6 CL.. motor AP, serve nela? :ahn:

Meu alternador é 35A Bosch.. acho que descobri porque as baterias descarregavam rapido, e nem ligando o carro por alguns minutos adiantava tanto :glare:

Se a pergunta se refere a bobina MI sem duvida que serve. De 87 em diante com certeza.

Se vc não tem som com modulos no carro e/ou ar-condicionado este alternador ta tranquilo pra vc. Se quiser pode sim colocar um que gere maior potência. Procure por alternadores usados no motor AP. Familia Gol e Santana/Quantum.

Este alternador seu é bom... Leva ele num eletricista pra ver se o regulador de tensão dele esta bom ou se as escovas de carvão estão gastas. Senão tu troca o regulador. Não leva nem 5 min e é fácil de trocar. Tu deve gastar uns 30 a 40 reais pra deixar ele na boa. E aproveita pra ver os rolamentos dele pra ver se estão em condições ainda... Senão manda trocar tb.

Tem de 45A, 55A, 65A, 70A e 90A os modelos de alternadores. E só compre se for da Bosch mesmo que usado como foi o meu caso e mandei dar uma geral nele. Os genéricos são uma porcaria. O que tinha no meu carro era Wapsa uma M**** só!!!! Dava defeito toda hora.

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
MunizIg
Membro
Membro
Carro: Parati 1989 1.6 CL

Mensagem por MunizIg »

Felipe Voya escreveu:
MunizIg escreveu:Perguntinha..: A minha é uma parati 1.6 CL.. motor AP, serve nela? :ahn:

Se a pergunta se refere a bobina MI sem duvida que serve. De 87 em diante com certeza.

Se vc não tem som com modulos no carro e/ou ar-condicionado este alternador ta tranquilo pra vc. Se quiser pode sim colocar um que gere maior potência. Procure por alternadores usados no motor AP. Familia Gol e Santana/Quantum.

Este alternador seu é bom... Leva ele num eletricista pra ver se o regulador de tensão dele esta bom ou se as escovas de carvão estão gastas. Senão tu troca o regulador. Não leva nem 5 min e é fácil de trocar. Tu deve gastar uns 30 a 40 reais pra deixar ele na boa. E aproveita pra ver os rolamentos dele pra ver se estão em condições ainda... Senão manda trocar tb.

Tem de 45A, 55A, 65A, 70A e 90A os modelos de alternadores. E só compre se for da Bosch mesmo que usado como foi o meu caso e mandei dar uma geral nele. Os genéricos são uma porcaria. O que tinha no meu carro era Wapsa uma M**** só!!!! Dava defeito toda hora.

Vlw
Casilda, tudo que eu precisava ler. Valeu mesmo!

Entendi, nada de muito componente elétrico não.. 'original'.. então vou deixar ele. Mas parece que ele não consegue carregar a bateria de 40A, sei lá.. De resto valeu mesmo.. agora to sabendo do processo inteiro :D

O meu é Bosch mesmo.. vou só mandar ver os componentes mesmo!

Abraço, valeu³! :amd: :y:
woortex
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por woortex »

felipe voya da uma olhada neste link ai eu axo que igual aquele que vc postou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onella-_JM ele elimina o platinado por um modulo eletronico
gol cht 1.6 , bancos e volante de fox
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

woortex escreveu:felipe voya da uma olhada neste link ai eu axo que igual aquele que vc postou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onella-_JM ele elimina o platinado por um modulo eletronico
Blzinha cara,

Ai este sistema só faz a redução da corrente que passa pelos contatos do platinado, aumentando a vida útil dele, mas com o tempo maior ele vai acabar desregulando do mesmo jeito. Outra coisa é a qualidade deste módulo... Será que isto dura 1, 2, 5 anos ou mais? Um módulo da BOSCH normalmente passa dos 20 anos de vida útil funcionando normalmente.

Este sistema é diferente do seu carro e do meu. Nos nossos carros o sistema é de ignição eletrônica. Não usamos platinado para fazer o chaveamento e sim variação de fluxo magnético numa pequena bobina que tem debaixo do rotor, que manda este sinal para o módulo e dele para bobina e da bobina a descarga até a vela. No nosso caso como o chaveamento é magnético e não mecânico (como no caso do platinado) não há desgaste e nem desregulagem.

No nosso caso o desgaste fica por conta de velas e cabos, tampa do distribuidor e rotor.

Este sistema é quase uma ignição eletrônica, mas que sofre desregulagem devido a presença ainda do platinado. Coisa que no nosso não ocorre.

O ideal para quem tem carro com platinado ainda, tipo fusca, kombi, é pegar e comprar distribuidor, chicote, bobina e módulo da kombi 98 em diante que já é de ignição eletrônica se não me falhe a memória.

Mas se a idéia sua é amplificar a potência da centelha na cabeça da vela, tem que partir para módulos amplicadores tipo MSD, CMRacing e outros. O CMRacing é o mais pontente de todos, mas acho que é de baixa qualidade devido a perguntar ao pessoal da área e me informarem que da muito defeito e queima do módulo.

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Fininho
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Fininho »

Coloquei no meu carro tanto a bobina do MI quanto o Alternador de 90ah, os dois ficaram bom demais...

Satisfeitissimo !!
Rodrigo Mendonça
Gol GL 92 1.8 AP Gas/GNV
Alternador Bosch 90ah
Bobina do gol MI
DVD retrátil HBUSTER
Vidro Elétrico Inteligente
Alarme positron
Lacrado no G5 !!
Imagem
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Fininho escreveu:Coloquei no meu carro tanto a bobina do MI quanto o Alternador de 90ah, os dois ficaram bom demais...

Satisfeitissimo !!
Show de bola cara!!!! :banana:
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
fox_martins
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por fox_martins »

Bom dia Pessoal

Vcs poderiam por favor me dar uma ajuda.

Meu Golzinho está com essa bobina do MI só que agora ele parou, morreu tudo.......essa é a terceira bobina que coloco nele em menos de 6 meses e ta queimando uma atras da outra. Alguém sabe o que pode ser????? Me deixou na mão domingão a noite na rua.....e acredito que seja novamente a bobina que queimou....Assim não da..trocar bobina de 100,00 a cada 5 meses não vira....
Opinem por favor....Agora o bicho ta morto lá em casa......
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Rafael_SC »

Seu motor é CHT ou AP? Turbo, aspirado??
fox_martins
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por fox_martins »

Rafael_SC escreveu:Seu motor é CHT ou AP? Turbo, aspirado??

Então.....pra vc ve como entendo bastante. Vou falar que ele é um GOL GL 1.8 a gasolina 93/93 que passei pra acool, ta com escapamento 4x2, toda "roupa" do GTi, filtro esportivo, alternador de 90 se eu não me engano e mais umas coisinhas. Desde quando comprei ele em outubro do ano passado eu já vi que o motor ta filé mas a parte elétrica tava foda, eu até dei umas arrumadinhas, e o que ta pegando é essa maldita bobina, que eu acho que foi ela que queimou de novo porque tento ligar o motor vira e tudo mas não pega de jeito nenhum e como isso aconteceu da outra vez e ta igual acredito ser ela de novo. Mas não é turbinado não, ele ta aspirado bem de leve...rs....e bebe que nem um desgraçado ta fazendo 4.5 na cidade e 6 6.5 na estrada, mas o carbura ta andando com os 2 estágios abertos tbm, ta cruel..e por ai vai.....agora ta paradão lá em casa.
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”