[AJUDA] Queimando bobina adoidado
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[AJUDA] Queimando bobina adoidado
Alguém sabe me dizer se módulo de ignição eletronico queima bobina?
Meu carro tem bobina Mi e já queimou duas.
O que será que está acontecendo?
Tudo ligado nos comformes... e queima mesmo!
Meu carro tem bobina Mi e já queimou duas.
O que será que está acontecendo?
Tudo ligado nos comformes... e queima mesmo!
pois é... eu disse e ninguém acreditou em mim.
essa bobina nao foi feita pra esse módulo. ele queima mesmo as bobinas. esquenta até torrar.
e tem explicação fácil... enquanto a bobina plástica (do Mi) tem uma resistência no enrolamento primário de 0,47 Ohm, a bobina asfáltica (original) tem 1,5~2,0 Ohm. é uma diferença de 1Ohm na resistência interna do enrolamento primário da bobina (onde vai ligado no módulo). parece pouco, mas é o suficiente pra passar mais corrente que a bobina aguenta, estragando-a rapidamente.
aconteceu comigo tb. depois de queimar duas, pesquisar bastante e descobrir isso daí q falei, voltei pra original bosch e nunca mais tive dor de cabeça.
essa bobina nao foi feita pra esse módulo. ele queima mesmo as bobinas. esquenta até torrar.
e tem explicação fácil... enquanto a bobina plástica (do Mi) tem uma resistência no enrolamento primário de 0,47 Ohm, a bobina asfáltica (original) tem 1,5~2,0 Ohm. é uma diferença de 1Ohm na resistência interna do enrolamento primário da bobina (onde vai ligado no módulo). parece pouco, mas é o suficiente pra passar mais corrente que a bobina aguenta, estragando-a rapidamente.
aconteceu comigo tb. depois de queimar duas, pesquisar bastante e descobrir isso daí q falei, voltei pra original bosch e nunca mais tive dor de cabeça.
GOL GTS 1988!
qual é o ano do seu carro!?
http://www.golquadrado.com.br/forum/ins ... t9649.html
um tópico falando desse assunto!
http://www.golquadrado.com.br/forum/ins ... t9649.html
um tópico falando desse assunto!
GOL GTS 1988!
- Ricardo Máximo
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Dou razão pra vc Mister_K, tudo original, conforme o projeto é melhor ou pelo menos igual aos xuning existentes por aí, rsrsrrsMister_k escreveu:qual é o ano do seu carro!?
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Abraços
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
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Eu to achando que é isso que está acontecendo comigo, comprei uma bobina bosh não faz 1 mês e a bixinha me parece que está indo pro saco.
Foi assim, depois que coloquei a bobina nova, o modulo do meu alarme começou a esquentar demais, cherava fita isolante queimada dentro do carro, até eu descobrir, ai levei numa auto som, e o cara passo o modulo do alarme pra ignição.
Ai depois de uns 5 dias funcionando o carro normal, chego ontem(domingo) de manhã o carro pego normal, quando sai do carro pra fechar o portão o bixo apago, e não ligava mais, ai fui ver a centelha da bobina, estava saindo bem fraca.
Agora não sei, se o cara ligo em algum fio fino, que o modulo não esta enviando a voltagem certa, ou o modulo foi pro saco, algum sabe me dizer o que pode ocorrer?
Foi assim, depois que coloquei a bobina nova, o modulo do meu alarme começou a esquentar demais, cherava fita isolante queimada dentro do carro, até eu descobrir, ai levei numa auto som, e o cara passo o modulo do alarme pra ignição.
Ai depois de uns 5 dias funcionando o carro normal, chego ontem(domingo) de manhã o carro pego normal, quando sai do carro pra fechar o portão o bixo apago, e não ligava mais, ai fui ver a centelha da bobina, estava saindo bem fraca.
Agora não sei, se o cara ligo em algum fio fino, que o modulo não esta enviando a voltagem certa, ou o modulo foi pro saco, algum sabe me dizer o que pode ocorrer?
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
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Depois do que eu rodei, acho que a minha não queima mais não. De 10:00h às 01:00h (13 horas só parando pra abastecer) eu fui dando coro no voyage com essa bobina, e olha que é magneti marelli. Pode ser que ela venha a dar defeito mais pra frente, mas depois dessa, ela ja ganhou minha confiança pra ficar até torrar (de qualquer forma, a bobina antiga ta na mala só esperando hehe).
A propósito, qual seria a forma de deixar a alimentação da bobina da maneira correta, de modo que não venha a queimar. Digo, se existe algum "regulador de Ohm" pra evitar queimas.
A propósito, qual seria a forma de deixar a alimentação da bobina da maneira correta, de modo que não venha a queimar. Digo, se existe algum "regulador de Ohm" pra evitar queimas.
Voyage '88, com frente e traseira de '91
- sam_diboa
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Favor alterar o titulo do tópico para que seja enquadrado nas regras.
Utilize antes do titulo os seguintes exemplos de textos [AJUDA] [DÚVIDA] [DICAS] [PROCEDIMENTO] no caso de anuncios utilize [COMPRO] [VENDO] todos em letra maiuscula.
Não utilize palavras em letra maiuscula após as chaves e tambem frases apelativas como ME AJUDEM POR FAVOR, SOCORRO...
Tudo isso em prol da ordem no forum e para auxiliar na identificação do seu tópico.
Regras:
http://www.golquadrado.com.br/forum/man ... 13764.html
Atenciosamente
Equipe CdGQ!
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Ae galera, achei o problema, removi a bobina, e adivinha onde derreteu?
Derreteu do lado da distribuição, fiz uma montagem identica a minha, mais fico parecido com um chiclete mastigado na onde derreteu! hehe
Levei na auto-peça que comprei, a mulher fico assustada também, por que nunca viu derreter do lado que distribui, e sim o lado que é alimentado que normalmente estufa, e ainda por cima e Bobina MI Bosch Original, com apenas 2 semana de uso.
Alguem sabe o que pode ser? Ou já presenciou isso?
Derreteu do lado da distribuição, fiz uma montagem identica a minha, mais fico parecido com um chiclete mastigado na onde derreteu! hehe
Levei na auto-peça que comprei, a mulher fico assustada também, por que nunca viu derreter do lado que distribui, e sim o lado que é alimentado que normalmente estufa, e ainda por cima e Bobina MI Bosch Original, com apenas 2 semana de uso.
Alguem sabe o que pode ser? Ou já presenciou isso?
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
- bleidao
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Caramba... estranhão...
Quando alguem souber, me fala... estou curioso agora, apenas de não ter passado por problemas do tipo...
Quando alguem souber, me fala... estou curioso agora, apenas de não ter passado por problemas do tipo...
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Seguinte liguei na auto-peça a mulher disse que ligo pra distribuidora, pra autorizada de Maringá, e ta esperando contato da autorizada de São Paulo.bleidao escreveu:Caramba... estranhão...
Quando alguem souber, me fala... estou curioso agora, apenas de não ter passado por problemas do tipo...
Ela me informo que pode ter sido problema no comutador da chave, que na hora que eu desligo o carro ainda pode está deixando o carro ligado parcialmente, fazendo com que bobina ferve-se, mais perguntei, mais se fosse assim teria que ter fervido do outro lado, e não do lado que sai pro distribuidor, como a bobina vai funcionar sozinha?
Se fosse assim meu cabo de vela e o distribuidor, e rotor de dentro tinha que está derretido também.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
- bleidao
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Nuss... eles estão querendo jogar a culpa em alguem... neste caso, tem que consultar um especialista...
ele te dirá ao certo o que está acontecendo.
abrass
Dá uma olhada no meu golzinho lá e manda um comentário...
ele te dirá ao certo o que está acontecendo.
abrass
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Gol Plus 1986 Cinza:
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Bleidão, fui isso mesmo que fiz!bleidao escreveu:Nuss... eles estão querendo jogar a culpa em alguem... neste caso, tem que consultar um especialista...
ele te dirá ao certo o que está acontecendo.
abrass
Dá uma olhada no meu golzinho lá e manda um comentário...
Liguei no Auto Service da Bosch aqui em Londrina, o cara me explico certinho como funciona.
Pra galera que tem Bobina do GOL MI ficão esperto, que ela pode derreter a qualquer dia, se o motor pedir muito!
Ele me falo que a BOBINA MI ela é Plastica, não tem refrigeramento, e a Bobina Asfaltica, ela tem um refrigeramento a Oleo, o que diminui o super-aquecimento, se por algum acaso, forem colocar Bobina MI, que alterem o distribuidor para o modo HALL(acho que é isso).
Eu resumi meio por cima o que ele me disse, e acho que essa explicação tem sentido.
Vou comprar uma bobina asfaltica original da bosch, e depois com o tempo vou la conversar com ele, ele falo que pro meu motor 2.0 compensa trocar o distribuidor, como o distribuidor que está lá, e de 2 entrada, ele falo que preciso do distribuidor de 3 entrada, (Positivo, Negavito e Sinal).
Na verdade vou comprar uma bobina asfaltica de quinta linha hehe
Pra sobrar dinheiro pra trocar o sistema!
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
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Estou com alguns pensamentos...
Será que ocorre o mesmo com a bobina da magneti marelli?
Pergunto isso porque eu dei um coro de 13 horas consecutivas na minha, de Brasília até o RJ, parando só pra abastecer... E dei moleza não, até 160 Km/h o carro deu, Voyage '88. Claro que foi nas descidas que dava 160, mas no normal era 140 km/h full time.
Será que por ser feita com material menos "preparado" do que a Bosh, ela suporta esses tais "Omhs" a mais que nossos carros dão? Porque por ser um tanto quanto rústico, pode ser que a diferença não seja sentida tanto pela bobina magneti marelli quanto é sentida pela Bosh, que é preparada pra rodar ESPECÍFICAMENTE nos Gol mi.
Pode ser que esteja falando asneira, mas é o que me ocorreu.
Será que ocorre o mesmo com a bobina da magneti marelli?
Pergunto isso porque eu dei um coro de 13 horas consecutivas na minha, de Brasília até o RJ, parando só pra abastecer... E dei moleza não, até 160 Km/h o carro deu, Voyage '88. Claro que foi nas descidas que dava 160, mas no normal era 140 km/h full time.
Será que por ser feita com material menos "preparado" do que a Bosh, ela suporta esses tais "Omhs" a mais que nossos carros dão? Porque por ser um tanto quanto rústico, pode ser que a diferença não seja sentida tanto pela bobina magneti marelli quanto é sentida pela Bosh, que é preparada pra rodar ESPECÍFICAMENTE nos Gol mi.
Pode ser que esteja falando asneira, mas é o que me ocorreu.
Voyage '88, com frente e traseira de '91
- madson
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Na verdade a resposta do cara da Bosh foi meio que para "preencher linguiça" e tentar lhe responder. A resposta para este post é mais simples do que tudo que já foi falado. Existem diferentes bobinas MI, sendo que, a mais barata é a MI para Gols 1.0 modelo bolinha. Geralmente quando vc chega no balcão da auto-peças e pede uma bobina MI para adaptar num Gol quadrado, eles lhe oferecem esta MI de preço mais acessível. No seu caso vc teria que ter comprado a bobina MI do Gol GTI bolinha, pois seu carro é 2.0.
Agora vou explicar de maneira mais exemplificada no cotidiano para que todos entendam. A bobina é um pequeno transformador.
Imagine vc pegar um transformador que fica no poste e botar na sua garagem para poder ligar um ferro elétrico de 220V numa tomada de 110V (ou vice-versa).
Talvez até dê certo e o transformador atinja o objetivo, mas não faz sentido vc ter um trambolhão deste na tua casa só para ligar um ferro elétrico. Daí vc começa a projetar um transformador menor de tal maneira que ele saia da garagem e fique numa sala. Depois vc projeta de tal forma que ele saia da sala e possa ser guardado no armário. Depois vc projeta de tal forma que ele saia do armário e vá para teu bolso. Até o tamanho do armário o ferro funcionava, porém quando vc diminuiu para caber no bolso o ferro elétrico torrou!!! Isto se deu pq o ferro recebeu 220V da tomada e o transformador não atuou como deveria, pois seu projeto só foi eficiente até a hora que ele cabia no armário.
Agora trazendo para o carro. Há diferentes modelos de bobina (transformador). Algumas maiores (mais potentes) e outra menores (menos potentes). Nas mais potentes acontece de vc as vezes pagar mais por elas sem ter necessidade delas (é como se vc quisesse comprar uma bobina de Marea 20V, vai ver o preço!), quando na verdade não precisa da bobina do Marea. Mas em contrapartida, quando vc pega uma de potência menor, isto é, possui menor número de enrolamentos internos (exemplo a bobina MI de Gol 1.0), a bobina não aguenta e alguma coisa atrelada a ela irá torrar, sendo que, no seu caso torrou primeiro a parte mais fraca lá no distribuidor. O fato de ter torrado lá no distribuidor só prova o equívoco do cara da Bosh, pois na verdade a bobina aguentou um certo limite de temperatura ou de Ohm, mas quem não foi projetado para tal, sucumbiu primeiro.
Concluindo, não desista da bobina MI, porém compre uma do Gol GTI bolinha e seja feliz!
Observação: pelo que entendi sua instalação tb está errada, pois se seu carro é 2.0 então ele tem injeção. Se ele tem injeção a bobina é de três pinos, sendo que o do meio é ligado na injeção. Este foi o único ponto de crédito do cara da Bosh, embora ele tenha lhe falado muito vagamente sobre isso.
Abraço,
Madson.
Agora vou explicar de maneira mais exemplificada no cotidiano para que todos entendam. A bobina é um pequeno transformador.
Imagine vc pegar um transformador que fica no poste e botar na sua garagem para poder ligar um ferro elétrico de 220V numa tomada de 110V (ou vice-versa).
Talvez até dê certo e o transformador atinja o objetivo, mas não faz sentido vc ter um trambolhão deste na tua casa só para ligar um ferro elétrico. Daí vc começa a projetar um transformador menor de tal maneira que ele saia da garagem e fique numa sala. Depois vc projeta de tal forma que ele saia da sala e possa ser guardado no armário. Depois vc projeta de tal forma que ele saia do armário e vá para teu bolso. Até o tamanho do armário o ferro funcionava, porém quando vc diminuiu para caber no bolso o ferro elétrico torrou!!! Isto se deu pq o ferro recebeu 220V da tomada e o transformador não atuou como deveria, pois seu projeto só foi eficiente até a hora que ele cabia no armário.
Agora trazendo para o carro. Há diferentes modelos de bobina (transformador). Algumas maiores (mais potentes) e outra menores (menos potentes). Nas mais potentes acontece de vc as vezes pagar mais por elas sem ter necessidade delas (é como se vc quisesse comprar uma bobina de Marea 20V, vai ver o preço!), quando na verdade não precisa da bobina do Marea. Mas em contrapartida, quando vc pega uma de potência menor, isto é, possui menor número de enrolamentos internos (exemplo a bobina MI de Gol 1.0), a bobina não aguenta e alguma coisa atrelada a ela irá torrar, sendo que, no seu caso torrou primeiro a parte mais fraca lá no distribuidor. O fato de ter torrado lá no distribuidor só prova o equívoco do cara da Bosh, pois na verdade a bobina aguentou um certo limite de temperatura ou de Ohm, mas quem não foi projetado para tal, sucumbiu primeiro.
Concluindo, não desista da bobina MI, porém compre uma do Gol GTI bolinha e seja feliz!
Observação: pelo que entendi sua instalação tb está errada, pois se seu carro é 2.0 então ele tem injeção. Se ele tem injeção a bobina é de três pinos, sendo que o do meio é ligado na injeção. Este foi o único ponto de crédito do cara da Bosh, embora ele tenha lhe falado muito vagamente sobre isso.
Abraço,
Madson.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
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- bleidao
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KKKNewerton escreveu:Bleidão, fui isso mesmo que fiz!bleidao escreveu:Nuss... eles estão querendo jogar a culpa em alguem... neste caso, tem que consultar um especialista...
ele te dirá ao certo o que está acontecendo.
abrass
Dá uma olhada no meu golzinho lá e manda um comentário...
Liguei no Auto Service da Bosch aqui em Londrina, o cara me explico certinho como funciona.
Pra galera que tem Bobina do GOL MI ficão esperto, que ela pode derreter a qualquer dia, se o motor pedir muito!
Ele me falo que a BOBINA MI ela é Plastica, não tem refrigeramento, e a Bobina Asfaltica, ela tem um refrigeramento a Oleo, o que diminui o super-aquecimento, se por algum acaso, forem colocar Bobina MI, que alterem o distribuidor para o modo HALL(acho que é isso).
Eu resumi meio por cima o que ele me disse, e acho que essa explicação tem sentido.
Vou comprar uma bobina asfaltica original da bosch, e depois com o tempo vou la conversar com ele, ele falo que pro meu motor 2.0 compensa trocar o distribuidor, como o distribuidor que está lá, e de 2 entrada, ele falo que preciso do distribuidor de 3 entrada, (Positivo, Negavito e Sinal).
Na verdade vou comprar uma bobina asfaltica de quinta linha hehe
Pra sobrar dinheiro pra trocar o sistema!
é vivendo e aprendendo, neh?
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Madson, sobre a sua explicação eu entendi direito, e mais ou menos isso que pensei!madson escreveu:...
Observação: pelo que entendi sua instalação tb está errada, pois se seu carro é 2.0 então ele tem injeção. Se ele tem injeção a bobina é de três pinos, sendo que o do meio é ligado na injeção. Este foi o único ponto de crédito do cara da Bosh, embora ele tenha lhe falado muito vagamente sobre isso.
Abraço,
Madson.
Agora a minha instalação, meu motor e carburado 2.0 do santana!
Não é Injetado não!
Sobre a bobina instalei a asfaltica, e complicado, fiquei com receio de colocar outra MI, mais a Original da Bosh não serve em GOL GTI Bola?
Ontem mesmo antes de responder, eu pensei nisso, como os GOL GTI que são 2.0 aguenta, e meu motor e carburado e não aguenta?
Vou ficar com essa asfaltica, até ela vaza! Comprei original, vou larga mão de paralelo, ainda mais quando se trata de adaptação.
Agora so me tira uma dúvida, adaptação e motivo de tirar o produto da garantia?
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Adaptação só tira da garantia se vc falar para ao cara que usou em adaptação. Se vc não chegar na porta da autopeças com o Gol daria pra trocar. Com relação à MI Bosh, se ela for MI Bosh de GTI bola vai servir em teu carro de sobra. Para teu carro até a bobina MI de bola 1.6 ou 1.8 serve.
Só fica inviável a MI de Gol 1000 que é a que eu acho que torrou.
Abraço.
Só fica inviável a MI de Gol 1000 que é a que eu acho que torrou.
Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
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Madson valeu, depois com mais calma vou pesquisar o numero de serie, quando for Bobina MI GTI.madson escreveu:Adaptação só tira da garantia se vc falar para ao cara que usou em adaptação. Se vc não chegar na porta da autopeças com o Gol daria pra trocar. Com relação à MI Bosh, se ela for MI Bosh de GTI bola vai servir em teu carro de sobra. Para teu carro até a bobina MI de bola 1.6 ou 1.8 serve.
Só fica inviável a MI de Gol 1000 que é a que eu acho que torrou.
Abraço.
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- lukinhas.killer
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