Filtro de ar ajuda na economia! (matéria)

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Filtro de ar ajuda na economia! (matéria)

Mensagem por monaro »

Achei interessante a matéria e preferi levantar um tópico só pra destacar melhor a importância e dividir æ com a galera do CdGQ...

Afinal, já existem 500 tópicos criados pelo desespero de quem tem um Quadrado beberrão.

Claro que existe uma penca de outros fatores... Esse é só mais um.


As vantagens da troca regular do filtro de ar

"...Os relatórios da Cetesb revelam que, em média, a redução da poluição foi de 40% após a troca do filtro de ar em caminhões que estavam com a peça danificada.

Demonstra que medidas simples como a troca do filtro de ar pode significar redução de emissão de poluentes, bem como economia no consumo de combustível e melhora do desempenho do motor.

Composto por fibra de papel celulose especial, ele promove a filtragem do ar proveniente do ambiente externo que será misturado com o combustível e assim fazer o motor funcionar. A mistura do combustível com esse ar livre de impurezas garante uma performance adequada do motor, em termos de potência e consumo de combustível e ainda protege o meio ambiente. Simples, não? No entanto, uma utilização exagerada desse filtro irá comprometer o funcionamento do motor e implicará, necessariamente, numa emissão descontrolada e exagerada de gases. E é muito simples verificar a qualidade do seu filtro: de cor clara quando em bom funcionamento torna-se acinzentado pelo uso excessivo. Aí é hora de trocar. Sem protelações.

Estudos de fabricantes de filtros de ar revelam que quando a peça está em bom estado gera economia de 10% por quilômetro rodado, além de melhorar o desempenho do veículo. Isso significa que a cada dois tanques de combustível, a economia gerada já compensa o valor pago no novo filtro de ar. Ao longo de um ano, no caso de um carro à gasolina que roda 15 mil quilômetros nesse período, a economia chega a R$ 375,00. Se o ar é impedido de passar pelo filtro por causa das impurezas impregnadas na peça, o motor terá de fazer um esforço maior para atingir a mesma potência de quando o filtro de ar está em boas condições de uso.

Não há tempo certo para a substituição do filtro de ar, pois vai depender muito do ambiente e das condições em que o veículo está exposto. Por exemplo, em carros que circulam todos os dias pelas avenidas e corredores da cidade de São Paulo em horários de pico, chegando a ficarem parados no trânsito, o filtro de ar terá a vida útil mais curta. A saturação vem logo em função dessas condições severas de uso. Para saber como estão as condições do filtro de ar, a dica dos fabricantes é fazer o teste a olho nu já que, diferentemente de veículos a diesel, os automóveis movidos à gasolina, álcool e gás não emitem a fumaça preta que denuncia o problema.

E não adianta dar um jeitinho, jogando jato de ar na peça ou dando uma batidinha. Os fabricantes condenam essas práticas que, além de não resolver o problema, acabam por danificar de uma vez a peça.

Outro hábito totalmente equivocado é fazer a substituição do filtro ar na troca de óleo. Uma coisa não tem absolutamente nada tem a ver com a outra. Estamos falando de sistemas distintos: alimentação de ar e combustível e lubrificação de óleo. Essa mania existe porque não há informação suficiente sobre a importância do filtro de ar como componente fundamental para proteger o motor e evitar o desgaste prematuro do catalisador, peça importante que também controla os níveis de emissões de poluentes.

É importante salientar que, ao trocar o filtro de ar, é imprescindível fazer substituição por uma peça que atenda às especificações do fabricante do veículo, garantindo a qualidade e eficiência do produto. As montadoras realizam inúmeros testes que comprovam a eficácia do componente, antes de colocá-lo na linha de montagem. Lembre-se disso na próxima vez que trocar o filtro de ar do seu veículo."

fonte: www.carro100.com.br
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

eita muito massa mesmo, gostei...agora gerar 10% de economia, sera?
Imagem
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Mensagem por monaro »

vai saber né...

por exemplo se o carro faz 10 na estrada, pode passar fazer 11. De repente faz.

O bom é que a poluição tbém melhora bastante.. e obviamente a saúde do motor no geral.

O meu tava só quiabo.. troquei hoje. Parecia uma tábua queimada. Vou observar se melhora alguma coisa.
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

eu ando sem, o carro rende mais, deve ser pq o meu filtro tava um lixo, vou ver se descolo um esportivo vamu ver se economiza mesmo...
Imagem
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Mensagem por monaro »

o esportivo já não sei.. O que talvez dê alguma economia é com o original.

Mas de qualquer maneira é bom vc colocar qualquer um... rsrs
GEH
Membro
Membro
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Jul 2008, 21:51
Carro:
Localização: Americana/SP

Mensagem por GEH »

Andar sem o filtro faz um barulho mto loko...mas é muuuuito perigoso...
Avatar do usuário
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 713
Registrado em: 18 Mar 2008, 15:27
Carro:
Localização: Fortaleza/ ce

Mensagem por Amisterdan Moura »

Muito bom!!! Parabens monaro
:D
Tahoe
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Mai 2008, 20:39
Carro:

Mensagem por Tahoe »

Eu não diria que filtro de ar ajuda na economia, mas sim que falta de manutenção, inclusive do filtro de ar prejudica a economia e desempenho do motor.

[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Roberto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 394
Registrado em: 31 Jan 2007, 13:16
Carro:
Localização: Campinas / Itajubá SP/ MG

Mensagem por Roberto »

10%? :uia:

Só se vc faz o rally dos sertões com o carro

Não vi muito embasamento técnico na matéria, mass...
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 983
Registrado em: 08 Abr 2008, 21:44
Carro:
Localização: Araguari, MG Brasil

Mensagem por Ricardo Máximo »

Tahoe escreveu:Eu não diria que filtro de ar ajuda na economia, mas sim que falta de manutenção, inclusive do filtro de ar prejudica a economia e desempenho do motor.

[]'s
Tahoe, andar sem o filtro de ar pode comprometer a vida útil do motor, devido as inpurezas que vão pra dentro do bloco.

E filtro tem que ser o original, filtro esportivo tipo o marmita são bonitos, dão um ronco legal, mas não filtram direito.

Abraços,
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Mensagem por monaro »

número não é a questão, se é 10.. se é 9.

O fato é que como alguns amigos disseram æ... é manutenção do carro, junto com vários outros itens que acabarão gerando um bom funcionamento do motor. Pro carro ficar econômico não pode entrar nem ar demais.. nem de menos.

Acredito que faça bastante diferença sim.. já vi isto claramente num carro a gás.. onde vc tem que manter tudo em perfeito funcionamento se quiser boa economia.. e o maior vilão era o filtro de ar e as velas. Pode perguntar pra qualquer bom instalador de kit gás.

Eu me preocupo com economia pq não estou cagando dinheiro.. caso contrário compraria um gti turbo.. ou um diplomata 6 cilindros.
nsjonata
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Abr 2008, 15:43
Carro:

Mensagem por nsjonata »

é...eu posso garantir q depois da troca do filtro meu milzinho ficou xuxu
ficou mais "potente"...qualquer pisadinha ja responde. antes pra chegar no 140 só na descida...agora é pisar e chegar la

mas na questão de economia não sei não....ficou mais economico, mas nao sei sé é por causa da gasolina comun de um posto pra uma aditivada de outra, mas o fato é q dos 15 q ele fazia, chegou a fazer 20 numa semana ai...

vou encher o tanque e fazer as medias
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Mensagem por monaro »

Roberto escreveu:10%? :uia:

Só se vc faz o rally dos sertões com o carro

Não vi muito embasamento técnico na matéria, mass...
vc acha que 10% é tanto assim? isso não dá nem 1 km por litro.

e não acho que precisa tanto embasamento técnico pra entender que o ar entrando na quantia certa (e sem porcarias), faz com que a queima do combustivel seja mais correta.
Avatar do usuário
CAVALEIRO
Membro
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Mai 2008, 06:42
Carro:
Localização: BOA ESPERANÇA - MG

Mensagem por CAVALEIRO »

boa materia cara. ja tive um exemplo classico desse efeito de economia. Quando comprei meu goleta, ele tava dando uns 6,5 na cidade. dai, troquuei os cabos de ignição e velas. mas não resolveu muito foi pra uns 7, andando de boa mesmo. treoquei o filtro de combustivel e continuou na mesma. dai resolvi olhar o filtro de ar. cara, o que tava no carro tava preto. dai coloquei um novo e o funcionamento mudou. a marcha lenta ficou mai estavel. fiz a media. 8km/l no perimetrio urbano e 12 no estrada (alcool). diferença de um quilometro na cidade. muito bom não!?
Gol CL 1600 AE 93
alcool original
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Mensagem por monaro »

orra.. até que em fim algum samaritano pra confirmar minha teoria... e fazer o povo acreditar.

hehehe
Avatar do usuário
Jonnes
Membro
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 02 Set 2008, 14:38
Carro:
Localização: Araraquara/SP

Mensagem por Jonnes »

Manter o filtro de ar em ordem não custa caro.

Dá pra trocar em casa, sem grande dor. Nem precisa de um motivo
tão grande como 1 quilômetro a mais por litro.

Cuidem bem de vossas Goletas.

Agora, filtro esportivo e economia não costumam andar
no mesmo rumo.

Afinal, se quer que o motor desenvolva mais potência, tem de
gastar mais combustível.
Avatar do usuário
gabriel.fsantos
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Ago 2008, 09:59
Carro:
Localização: Campinas SP

Mensagem por gabriel.fsantos »

monaro escreveu:vai saber né...

por exemplo se o carro faz 10 na estrada, pode passar fazer 11. De repente faz.

O bom é que a poluição tbém melhora bastante.. e obviamente a saúde do motor no geral.

O meu tava só quiabo.. troquei hoje. Parecia uma tábua queimada. Vou observar se melhora alguma coisa.

hahahaha tava só o quiabo é otimo...

CAra..muda mto.. meu gol ta economizando mto mais com o filtro novo... só não percebi a diferença na potencia.. eu só ando macio... devagaaaar... :amd:
Gol 1.6 95

(x)Pintura nova, carro pronto dia 05
(x)Rodas do Golf 15"
(x)Sonzeira
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Mensagem por monaro »

o meu tbém ficou sim.. comprovado...

amanhã vou por um óleo novo... daqui uns dias umas velas...

vai andar só no cheiro...................
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”