[ Preparação ] Rebaixar bloco
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- tiago_pimenta
- Membro
- Carro:
[ Preparação ] Rebaixar bloco
Galera, até qtos mm pode se rebaixar do bloco e/ou cabeçote para que não de problemas como perder a regulagem do motor, digo a regulagem das correias e também problemas com os prisoneiros do cabeçote.
Abs mancos
Abs mancos
- Mathias
- Membro - 1.6
- Carro:
cara... na minha opnião sincera
se vc não quer fuder tudo acho q até no maximo 4mm mt mais do q isto começa a ficar perigoso....
mas acredito q varie mt de motor para motor, depende de ser estudado o caso e talz, o trampo tem q ser bem feito
se vc não quer fuder tudo acho q até no maximo 4mm mt mais do q isto começa a ficar perigoso....
mas acredito q varie mt de motor para motor, depende de ser estudado o caso e talz, o trampo tem q ser bem feito
Editado pela última vez por Mathias em 27 Mar 2008, 23:35, em um total de 1 vez.
Feliz EX-proprietario de um GOL 1000 @ 1300 CHT 95 e proprietário de um GOL Bola 1.8
- tiago_pimenta
- Membro
- Carro:
- Mathias
- Membro - 1.6
- Carro:
Bom, o limite seria até começar a bater pistão nas valvulas.... o q seria dps de uns 0,8 ou 1cm acredito eu mas isto NUNCA repito NUNCA deve ser tentado.... o cabeçote varia... cada modelo tem um maximo.
Baixar o cabeçote ajuda o desempenho?
Sim, e muito, desta meneira vc diminue a camara de combustão gerando maior compressão ( pressão interna do motor no momento da centelha ) consequentemente maior torque porém a probabilidade do seu cabeçote ( ponto mais fragil ) quebrar aumenta consideravelmente, o ideal para se ter um motor confiavel q não beba absurdos seria rebaixar uns 2, 3 até 4mm é o normal e ja de ta um ganho perceptivel mas novamente falo, tudo depende de estudo, medicoes precisas e um bom local.
O correto é desmontar o cabeçote, fazer medições precisas quanto a pressão interna do motor que varia com o combustivel e etc... ver a possibilidade de colocar uma junta de aço ( não queima tão facilmente ) e rebaixar o cabeçote em uma BOA RETIFICA isto é essencial para não haver o empenamento ( entortar ) o cabeçote, nestes casos um pouco a mais de gasto vale a diferença da segurança.
Quanto as correias a diferença é tão infima que você consegue ajustar pela posição do alternador e pelo tensionador de correia localizado a frente do bloco do motor.
Espero ter ajudado e se falei alguma merda favor me corrigir.
Baixar o cabeçote ajuda o desempenho?
Sim, e muito, desta meneira vc diminue a camara de combustão gerando maior compressão ( pressão interna do motor no momento da centelha ) consequentemente maior torque porém a probabilidade do seu cabeçote ( ponto mais fragil ) quebrar aumenta consideravelmente, o ideal para se ter um motor confiavel q não beba absurdos seria rebaixar uns 2, 3 até 4mm é o normal e ja de ta um ganho perceptivel mas novamente falo, tudo depende de estudo, medicoes precisas e um bom local.
O correto é desmontar o cabeçote, fazer medições precisas quanto a pressão interna do motor que varia com o combustivel e etc... ver a possibilidade de colocar uma junta de aço ( não queima tão facilmente ) e rebaixar o cabeçote em uma BOA RETIFICA isto é essencial para não haver o empenamento ( entortar ) o cabeçote, nestes casos um pouco a mais de gasto vale a diferença da segurança.
Quanto as correias a diferença é tão infima que você consegue ajustar pela posição do alternador e pelo tensionador de correia localizado a frente do bloco do motor.
Feliz EX-proprietario de um GOL 1000 @ 1300 CHT 95 e proprietário de um GOL Bola 1.8
- tiago_pimenta
- Membro
- Carro:
Era exatamente isso que eu queria saber, imaginando que as valvulas do cabeçote NUNCA atrapalhariam (Digo bater no pistão), queria saber se teria problemas em esticar a correia, mas vc lembrou certim do alternador, ali tem um curso grande né ???Mathias escreveu: Quanto as correias a diferença é tão infima que você consegue ajustar pela posição do alternador e pelo tensionador de correia localizado a frente do bloco do motor.
- Mathias
- Membro - 1.6
- Carro:
Então, no carro 1000 temos akele velho problema... qualquer coisa q vc mexe altera MUITO O CONSUMO e quase nda o desempenho ¬¬
a melhor solução para o 1000 é o Kit 1.6 que consiste na troca das camisas/pistões para mudar o curso do pistão tornando assim o motor 1300 ja no caso de querer passar realmente para 1.6 é necesario fazer a troca do virabrequim.
em todo o caso, voltando ao assunto de rebaixar o cabeçote, o do motor CHT é um pouco diferente, para começar o comando é dentro do bloco, não possue correia dentada então o procedimento difere um pouco porém pouca coisa, como todos sabemos o CHT inevitavelmente É UM MOTOR MAIS FRAGIL do que o AP e não aguenta tanta porrada... tem que ir mais de leve com ele, mas pode sim, até 4mm acredito que pode sim mas sempre tendo em mente que QUALQUER MODIFICAÇÃO ALTERA O CONSUMO E A DURABILIDADE DO MOTOR.
Tudo tem que ser feito baseado em calculos e medições corretas, sempre messa 2, 3X a msm coisa para ter certeza que esta correto !
Qualquer duvida é só perguntar ;)
a melhor solução para o 1000 é o Kit 1.6 que consiste na troca das camisas/pistões para mudar o curso do pistão tornando assim o motor 1300 ja no caso de querer passar realmente para 1.6 é necesario fazer a troca do virabrequim.
em todo o caso, voltando ao assunto de rebaixar o cabeçote, o do motor CHT é um pouco diferente, para começar o comando é dentro do bloco, não possue correia dentada então o procedimento difere um pouco porém pouca coisa, como todos sabemos o CHT inevitavelmente É UM MOTOR MAIS FRAGIL do que o AP e não aguenta tanta porrada... tem que ir mais de leve com ele, mas pode sim, até 4mm acredito que pode sim mas sempre tendo em mente que QUALQUER MODIFICAÇÃO ALTERA O CONSUMO E A DURABILIDADE DO MOTOR.
Tudo tem que ser feito baseado em calculos e medições corretas, sempre messa 2, 3X a msm coisa para ter certeza que esta correto !
Qualquer duvida é só perguntar ;)
- tiago_pimenta
- Membro
- Carro:
- tiago_pimenta
- Membro
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
TURBINAR AP TOTALFLEX 1.8 05
BOA TARDE ,
GOSTARIA DE SABER OQUE VOCE ACHA DE TURBINAR UM AP 1.8 TOTALFLEX ORIGINAL, E QUANTO DE PRESSÃO POSSO COLOCAR SEM MEDO?
VALEU....
GOSTARIA DE SABER OQUE VOCE ACHA DE TURBINAR UM AP 1.8 TOTALFLEX ORIGINAL, E QUANTO DE PRESSÃO POSSO COLOCAR SEM MEDO?
VALEU....
pode turbinar, naum aconselho pressões acima de 0,8 bar.
porém terá que instalar alguns componentes:
- Gerenciador de ponto
- Gerenciador para bico aux + hall + bico
gerenciador de ponto: aumenta e muito o rendimento e se torna necessário porque no motor flex tem um sensor chatinho que eh preciso ser driblado.
Gerenciador para bico aux + hall + bico: suprir a falta de combustível
informações:
o carro fica econômico? NÃO.
o carro fica potênte? SIM.
Tem risco de quebra? SIM, depende mais do motorista.
cuidado em especial no caso do motor FLEX.
Evitar pressões altas
as bielas são mais frágeis do que dos motores mais antigos
blssss???
e Mathias... complementando o que tu falou do motor CHT, um grande problema é o cabeçote ser com varetas...
em rotações maiores, o carro fica suscetícel a entortar as varetas causando falhas e consequentemente quebras... a melhor opção no meu ponto de vista para aumentar o rendimento e potência de um CHT 1000 é realmente trocar os kit's para 1.6
abraço galera...
porém terá que instalar alguns componentes:
- Gerenciador de ponto
- Gerenciador para bico aux + hall + bico
gerenciador de ponto: aumenta e muito o rendimento e se torna necessário porque no motor flex tem um sensor chatinho que eh preciso ser driblado.
Gerenciador para bico aux + hall + bico: suprir a falta de combustível
informações:
o carro fica econômico? NÃO.
o carro fica potênte? SIM.
Tem risco de quebra? SIM, depende mais do motorista.
cuidado em especial no caso do motor FLEX.
Evitar pressões altas
as bielas são mais frágeis do que dos motores mais antigos
blssss???
e Mathias... complementando o que tu falou do motor CHT, um grande problema é o cabeçote ser com varetas...
em rotações maiores, o carro fica suscetícel a entortar as varetas causando falhas e consequentemente quebras... a melhor opção no meu ponto de vista para aumentar o rendimento e potência de um CHT 1000 é realmente trocar os kit's para 1.6
abraço galera...
Gol 1.9T
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca
fotos
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 19318.html
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca
fotos
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 19318.html
- Tosto
- DESIGN/CRIAÇÃO
- Carro: Gol Cl 87/87 Aspro
- Contato:
Problemas com a numeraçao do bloco

Problemas com a numeraçao do bloco
Galera preciso de uma ajuda o meu bloco foi rebaixado só q a numeraçao do bloco se foi pela metade isso é normal foram rebaixados 7mm
um abraço !