Acabamento Porta-Malas - Mais de 100 Fotos - Faster - Gol G3
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Acabamento Porta-Malas - Mais de 100 Fotos - Faster - Gol G3
Primeiramente gostaria de informar que este tutorial não foi feito por mim, e sim pelo usuário Faster do Saveiro Clube, gostaria de agradecer a ela por disponibilizar o material pra colocar aqui, e parabenizar pelo ótimo conteúdo.
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O objetivo desse tópico é servir como referência para montagem de qualquer carro. Você que está a fim de montar o acabamento da sua saveiro, basta ler com atenção as informações e dicas aqui no post que não vai ter qualquer dificuldade para realizar o serviço.
O carro é um Gol 1.0 16V Turbo e os equipamentos são esses:
. Pioneer DEH-P 6980IB
. 2 Roadstar RS-4410
. 6x9 Bravox
. Sub Pioneer TS-W 306DVC
. Kit original do gol 4 portas ligado no player
Hoje cortei e fiz acabamento nas laterais e fiz também o tampão. A caixa, já estou usando uma pronta e pelos primeiros testes que fiz vai ficar ela mesmo por que a caixa é muito boa.
O carro
Molde prá começar a fazer a lateral.
Aros prá fazer o relevo das 6x9 que vão no tampão.
Laterais cortadas.
Os amplificadores ainda na caixa.
Estudando a posição que os amps ficariam nas laterais.
Marcando a lateral prá fazer a "janela" do amplificador.
"Janelas" já cortadas nas laterais.
Cortando o tampão.
Tampão já cortado.
Estudando o melhor lugar para as 6x9. Optei por colocar as 6x9 mais prá frente porque pretendo fazer um detalhe na parte de trás da tampa.
Depois de cortar a "janela" do amplificador e encaixá-lo para ver que estava tudo certo, medi as bases que vão segurar o amplificador na lateral. É importante deixar uma folga nessa janela porque temos que levar em conta que ainda tem o acabamento que vai entre a madeira e o amplificador.
Passei cola e preguei as bases para que fiquem bem firmes e aguentem o peso do amplificador. Cada base tem 3cm de altura, mais isso pode variar de acordo com o modelo do amplificador.
Vista traseira da lateral já com as bases fixadas.
Vista traseira das duas laterais já com as bases fixadas. Embora os amplificadores sejam do mesmo modelo, um deles é um pouco menor. Por este detalhe, quase errei na hora de cortar a "janela" e as bases.
Coloquei as 6x9 um pouco mais para o centro do que estavam na primeira foto, isto por que ainda será feito um acabamento com massa plástica em volta dos relevos e na primeira posição elas iriam ficar muito próximas da borda da tampa. Esteticamente não ficaria bom.
Tampão já com os relevos pregados e colados. Amanhã vou fazer o acabamento com massa plástica em volta dos relevos.
Detalhe do corte chanfrado nas laterais dos amplificadores para dar um melhor acabamento na junção com o carpete do carro que dá acabamento na lanterna.
Esqueci de fotografar o processo dessa parte da lateral, mas basicamente tirei um molde em papelão, coloquei a lateral no carro prá ver onde seria necessário cortar e encaixar, recortei um pouco a lateral prá encaixar a peça e fiz o acabamento chanfrado para acompanhar a lateral.
As duas laterais já com os acabamentos superiores colocados e com o chanfro feito. Para dar um melhor arredondamento, usei lixa 80 e depois 120.
Vista superior do acabamento que vai entre a lateral e a moldura original do carro.
Teste das laterais no carro. Fui cortando e testando e por esse motivo não tive surpresas desagradáveis nessa etapa.
Lateral direita.
Lateral esquerda.
Vista geral das duas laterais.
Iniciando o acabamento com o carpete. Escolhi carpete sem base resinada por que é extremamente maleável e fácil de trabalhar.
Vista traseira da lateral já quase completa.
Lateral já completamente encarpetada. Falta apenas cortar a janela do amplificador e fazer o acabamento por dentro, onde o amplificador será encaixado.
Lateral já encarpetada e com o amplificador fixado.
As duas laterais encarpetadas e prontas para receber os amplificadores.
Seguem as fotos:
Desenhando o detalhe na parte traseira da tampa. O principal objetivo deste detalhe é abrir uma passagem do porta mala prá dentro do carro e trazer um pouco do grave prá fora.
Aproveitei um tempo prá fazer dois cabos que vou usar para aterrar os amplificadores. Esses conectores serão presos ao suporte do cinto de segurança traseiro que é preso direto na lataria do carro.
Este é o recorte do encaixe da tampa, nos dois cantos que ficam próximos ao encosto do banco. Como o tampão só encaixa se tiver esse recorte, montei um acabamento que vai fechar esse detalhe. Segue na foto abaixo.
Recortei um pedaço de eucatex de 0,4cm de espessura com 7cm x 3cm e preguei de modo que ele fique com as bordas como se fosse uma continuação do tampão.
Vista do acabamento por baixo.
Tampão já com o detalhe recortado e com os acabamentos pregados, pronta para receber massa plástica nos relevos.
Massa plástica e catalisador. O catalisador vem junto com a massa e serve para endurecer a massa. Quanto mais você coloca, mais dura a massa fica e consequentemente, seca mais rápido. Eu misturei pouco catalisador para que eu tivesse tempo de ir moldando a massa no relevo da tampa.
Utilizei um pedaço de eucatex como base para misturar a massa e um outro pedaço que recortei que utilizei como se fosse uma espátula, para colocar a massa no relevo e fazer o contorno da forma como eu queria.
Inicialmente, com a massa mais mole, fui colocando em volta do relevo e espalhando em grande quantidade.
Depois de uns 5 / 6 minutos, a massa começa a ficar mais consistente e dá prá moldar com mais facilidade. Nessa etapa, comecei a tirar o excesso de massa e moldar o relevo num ângulo de 45º graus.
Relevo praticamente pronto, já com a massa mais seca. Com um estilete, ainda é possível tirar algum excesso que você não queira lixar depois.
Os dois relevos já com massa plástica. Aproveitei para passar também no eucatex que usei para o acabamento no canto da tampa. Com as bordas arredondadas é mais fácil fazer o acabamento com o courvin.
O excesso de massa, principalmente na base onde vai ser fixado o altofalante, pode ser retirado com a ajuda de um estilete. Aqui a massa já estava mais seca, mais ainda dava prá manipular.
Detalhe do outro relevo.
Tampa já com os relevos prontos. Agora é só aguardar secar a massa e lixar para um melhor acabamento.
Tampa secando e já com o excesso de massa removido.
Detalhe de um dos relevos: ângulo de 45º ajuda na hora de fazer o acabamento com o courvin.
Corte na tampa. Ainda estou estudando como vou fazer o acabamento, se vou usar acrílico ou fazer vazado só com o acabamento em courvin mesmo.
Massa plástica já bem seca, mas não deu prá lixar ainda hoje. Amanhã vou lixar a massa plástica e aplicar o courvin.
Começando a lixar a tampa... Dá um pouco de trabalho e faz muito sujeira, mas o resultado fica muito bom... Se você tiver uma lixadeira prá ajudar, rende muito o serviço e não cansa tanto... ;)
Lixadeira Black & Decker que já me acompanha à um bom tempo nessas brincadeiras... Equipamento extremamente interessante e de relativo baixo custo.
Lixando num ângulo de mais ou menos 45º. O relevo dessa forma facilita muito na hora de colocar o courvin.
Foto de uma das laterais já com o amplificador fixado.
Detalhe que tive que fazer na madeira para encaixar os cabos RCA sem forçar nenhum dos conectores. Quando se usa o amplificador nessa janela, é comum acontecer isso, mais basta fazer uma depressão na madeira para encaixar os RCA sem problema.
Já com as laterais e a caixa no porta malas, fazendo a ligação dos cabos RCA, positivo, terra e as bridges. Cada bobina vai ser ligada na bride (canais 3 e 4) dos dois amplificadores. Cada amplificador vai tocar uma bridge.
Laterais já encaixadas e caixa no lugar. Nesta foto, as duas laterais estavam meio fora do lugar e ficou um vão perto da lanterna. Já foram removidas e reajustadas.
Lateral e amplificador do lado esquerdo.
Lateral e amplificador do lado direito.
Visão geral do portamala já com as laterais ajustadas.
Mesmo com a caixa e as laterais, ainda sobrou um bom espaço na mala.
O sub tá batendo muito, mas muito forte mesmo. Tá tudo em flat e só aumentei um pouco o bassboost dos amplificadores. O player tá com as configs e flat e hoje não deu mais tempo de tentar algum acerto. Mas fiquei extremamente satisfeito...
TRABALHANDO COM COURVIN
Pessoal,
seguem as fotos e dicas de como trabalhar com courvin sem ter maiores problemas para conseguir um acabamento simples, porém muito bem feito:
Medindo o courvin: a o tampão já acabado deu 1,25 x 0,52. A peça de courvin já tem 1,40 de largura. Comprei 0,60cm e fiquei com um pedaço de 1,40 x 0,60 prá poder ter bastante folga na hora de colar.
Essas colas que usamos prá fazer o acabamento, conhecidas como "cola de sapateiro" é na verdade um adesivo de contato. Desta forma para aderir bem à superfície é necessário passar tanto na madeira como também no courvin. Depois que passa a cola, não pode colar de uma vez. É necessário esperar entre 3 e 5 minutos para que a cola seque um pouco. Daí é só ajeitar e colar porque gruda mesmo e não tem erro.
Passei a cola na madeira e um pouco no courvin e esperei 5 minutos até colar. Passo mais cola na madeira. No courvin não passo muito não.
Passei a cola na madeira e um pouco no courvin e esperei 5 minutos até colar. Passo mais cola na madeira. No courvin não passo muito não.
Primeiro relevo já tomando forma.
Relevo já quase todo formado. Detalhe para o "pincel" improvisado para espalhar a cola... A escova me acompanhou em todo o acabamento... hehe
Relevo quase formado. Enquanto eu esperava a cola secar um pouco antes de colar, fui passando cola nas bordas da tampa para que o courvin aderisse bem. Isso ajuda na hora de fazer o acabamento e grampear o courvin por baixo da tampa.
Tive que voltar um pouco o courvin no fim do primeiro relevo porque uma bolha insistia em permanecer por ali. Voltei um pouco e fui forçando o courvin prá dentro do lugar onde ia ficar a 6x9 até conseguir esticar e tirar a bolha.
Sinal de ansiedade: coloquei a tela da 6x9 só prá ver como ia ficar quando já estivesse acabado... heheh
Reparem como as bordas já estão bem fixadas e como o courvin tende a ir fazendo a volta correta do acabamento. Isso por que como disse anteriormente, passei muita cola nas bordas e fui puxando prá baixo, forçando o courvin.
Colando o meio da tampa. Essa foi a parte mais fácil.
Metade pronta... Primeiro relevo formado e cola passada para começar a fazer o segundo relevo. Bastante cola na madeira e pouca no courvin só prá dar um grude mesmo.
Colando o segundo relevo. Reparem que no desenho que tem na tampa o courvin está afundado. Quando fui colando, passei bastante cola na borda do desenho e afundei o courvin no meio para fazer o acabamento na borda do desenho com o próprio courvin.
Falta pouco. Só terminar o segundo relevo e uma parte fácil que é a lateral da tampa.
Passando cola prá terminar o courvin na parte de cima da tampa.
Começando a fazer o acabamento na parte de baixo da tampa. Fui colando o courvin na borda e agora dobrando o courvin prá baixo. Em seguida, com a ajuda de um grampeador, grampeei toda a borda da tampa e depois cortei o courvin que era excesso.
Aí o grampeador e os grampos 106/06.
Grampeando todo o contorno da tampa. Não lembro quem me disse que poderia dar um espaço maior entre os grampos. Mas como comprei uma caixa com 5000 e não ia usar prá outra coisa mesmo, preferi não arriscar e colocar bem junto.
Fazendo o comtorno da tampa. Essas rugas que ficam é facil de tirar. Pode estivar um pouco o courvin e grampear na vertical sobre a ruga que some.
Contorno da tampa já todo grampeado. Falta ainda cortar e fazer o acabamento no detalhe, fazer o acabamento com carpete na parte de baixo da tampa, passar a fiação e prender os 6x9.
Parte traseira do tampão já quase completamente grampeada.
Já com um 6x9 colocado e preparando a fiação para colocar o outro. Usei um conduite para colocar o fio colado por baixo do carpete e dar um bom acabamento.
Outro ângulo.
Resultado final. Terminei à noite e as fotos não ficaram boas. Por isso tirei umas hoje prá colocar aqui.
Outro ângulo.
Mais uma... hehe
Parte traseira da tampa encapada com carpete para um melhor acabamento.
Outro ângulo da parte traseira do tampão.
Saída dos fios pelo lado esquerdo do tampão já com terminais para prender no amplificador.
Para o acabamento, peguei um conduite e passei o fio por dentro, soldei nos terminais da 6x9 e saí com o conduíte pelo corte da 6x9 na tampa.
Atravessei o conduite e saí pelo outro lado em direção à outra 6x9.
Passei o conduíte pelo meio da tampa até a outra 6x9.
Fiz o mesmo procedimento, passando o conduíte pelo canto do corte onde está encaixada a 6x9.
Fiz um rasgo no conduíte e adicionei o outro fio que sai da outra 6x9 para que os dois saiam juntos pelo lado esquerdo da tampa, bem próximo já da ligação no terminal do amplificador.
Detalhe do conduite saindo um pouco antes da borda da tampa para não pegar na lateral plástica que suporta o tampão.
Qualquer dúvida ou comentário é extremamente bem-vindo.
Seguem fotos da mala já montada:
Vista geral da mala já montada.
Amplificador do lado direito.
Amplificador do lado esquerdo.
Tampão encaixado na lateral original do carro. Fiz o tampão com MDF de 15mm e ficou com o encaixe perfeito, ou seja, o tampão não ficou nem mais alto e nem mais baixo do que o encaixe da lateral.
Vista geral da mala.
Foto do tampão por baixo, bem encaixado nas laterais. Notem o espaço da caixa para o tampão. Como estou mudando um pouco o projeto, é bem capaz que nesse espaço vai servir para encaixar a "bunda" dos drivers que eu tô pensando em colocar.
Visão do cockpit do manco... heheh. Estou trocando detalhe cinza do painel por que estava muito encardido. Reparem que a parte onde ficam os botões do vidro elétrico está um pouco mais escura, por que ainda é a peça antiga. Deixei encomendado na loja e assim que chegar vou buscar prá trocar também.
Brinquedos para administração do motor... heheh.
Bom galera, é isso, novamente agradeço ao Faster pela oportunidade.
Até mais.
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O objetivo desse tópico é servir como referência para montagem de qualquer carro. Você que está a fim de montar o acabamento da sua saveiro, basta ler com atenção as informações e dicas aqui no post que não vai ter qualquer dificuldade para realizar o serviço.
O carro é um Gol 1.0 16V Turbo e os equipamentos são esses:
. Pioneer DEH-P 6980IB
. 2 Roadstar RS-4410
. 6x9 Bravox
. Sub Pioneer TS-W 306DVC
. Kit original do gol 4 portas ligado no player
Hoje cortei e fiz acabamento nas laterais e fiz também o tampão. A caixa, já estou usando uma pronta e pelos primeiros testes que fiz vai ficar ela mesmo por que a caixa é muito boa.
O carro
Molde prá começar a fazer a lateral.
Aros prá fazer o relevo das 6x9 que vão no tampão.
Laterais cortadas.
Os amplificadores ainda na caixa.
Estudando a posição que os amps ficariam nas laterais.
Marcando a lateral prá fazer a "janela" do amplificador.
"Janelas" já cortadas nas laterais.
Cortando o tampão.
Tampão já cortado.
Estudando o melhor lugar para as 6x9. Optei por colocar as 6x9 mais prá frente porque pretendo fazer um detalhe na parte de trás da tampa.
Depois de cortar a "janela" do amplificador e encaixá-lo para ver que estava tudo certo, medi as bases que vão segurar o amplificador na lateral. É importante deixar uma folga nessa janela porque temos que levar em conta que ainda tem o acabamento que vai entre a madeira e o amplificador.
Passei cola e preguei as bases para que fiquem bem firmes e aguentem o peso do amplificador. Cada base tem 3cm de altura, mais isso pode variar de acordo com o modelo do amplificador.
Vista traseira da lateral já com as bases fixadas.
Vista traseira das duas laterais já com as bases fixadas. Embora os amplificadores sejam do mesmo modelo, um deles é um pouco menor. Por este detalhe, quase errei na hora de cortar a "janela" e as bases.
Coloquei as 6x9 um pouco mais para o centro do que estavam na primeira foto, isto por que ainda será feito um acabamento com massa plástica em volta dos relevos e na primeira posição elas iriam ficar muito próximas da borda da tampa. Esteticamente não ficaria bom.
Tampão já com os relevos pregados e colados. Amanhã vou fazer o acabamento com massa plástica em volta dos relevos.
Detalhe do corte chanfrado nas laterais dos amplificadores para dar um melhor acabamento na junção com o carpete do carro que dá acabamento na lanterna.
Esqueci de fotografar o processo dessa parte da lateral, mas basicamente tirei um molde em papelão, coloquei a lateral no carro prá ver onde seria necessário cortar e encaixar, recortei um pouco a lateral prá encaixar a peça e fiz o acabamento chanfrado para acompanhar a lateral.
As duas laterais já com os acabamentos superiores colocados e com o chanfro feito. Para dar um melhor arredondamento, usei lixa 80 e depois 120.
Vista superior do acabamento que vai entre a lateral e a moldura original do carro.
Teste das laterais no carro. Fui cortando e testando e por esse motivo não tive surpresas desagradáveis nessa etapa.
Lateral direita.
Lateral esquerda.
Vista geral das duas laterais.
Iniciando o acabamento com o carpete. Escolhi carpete sem base resinada por que é extremamente maleável e fácil de trabalhar.
Vista traseira da lateral já quase completa.
Lateral já completamente encarpetada. Falta apenas cortar a janela do amplificador e fazer o acabamento por dentro, onde o amplificador será encaixado.
Lateral já encarpetada e com o amplificador fixado.
As duas laterais encarpetadas e prontas para receber os amplificadores.
Seguem as fotos:
Desenhando o detalhe na parte traseira da tampa. O principal objetivo deste detalhe é abrir uma passagem do porta mala prá dentro do carro e trazer um pouco do grave prá fora.
Aproveitei um tempo prá fazer dois cabos que vou usar para aterrar os amplificadores. Esses conectores serão presos ao suporte do cinto de segurança traseiro que é preso direto na lataria do carro.
Este é o recorte do encaixe da tampa, nos dois cantos que ficam próximos ao encosto do banco. Como o tampão só encaixa se tiver esse recorte, montei um acabamento que vai fechar esse detalhe. Segue na foto abaixo.
Recortei um pedaço de eucatex de 0,4cm de espessura com 7cm x 3cm e preguei de modo que ele fique com as bordas como se fosse uma continuação do tampão.
Vista do acabamento por baixo.
Tampão já com o detalhe recortado e com os acabamentos pregados, pronta para receber massa plástica nos relevos.
Massa plástica e catalisador. O catalisador vem junto com a massa e serve para endurecer a massa. Quanto mais você coloca, mais dura a massa fica e consequentemente, seca mais rápido. Eu misturei pouco catalisador para que eu tivesse tempo de ir moldando a massa no relevo da tampa.
Utilizei um pedaço de eucatex como base para misturar a massa e um outro pedaço que recortei que utilizei como se fosse uma espátula, para colocar a massa no relevo e fazer o contorno da forma como eu queria.
Inicialmente, com a massa mais mole, fui colocando em volta do relevo e espalhando em grande quantidade.
Depois de uns 5 / 6 minutos, a massa começa a ficar mais consistente e dá prá moldar com mais facilidade. Nessa etapa, comecei a tirar o excesso de massa e moldar o relevo num ângulo de 45º graus.
Relevo praticamente pronto, já com a massa mais seca. Com um estilete, ainda é possível tirar algum excesso que você não queira lixar depois.
Os dois relevos já com massa plástica. Aproveitei para passar também no eucatex que usei para o acabamento no canto da tampa. Com as bordas arredondadas é mais fácil fazer o acabamento com o courvin.
O excesso de massa, principalmente na base onde vai ser fixado o altofalante, pode ser retirado com a ajuda de um estilete. Aqui a massa já estava mais seca, mais ainda dava prá manipular.
Detalhe do outro relevo.
Tampa já com os relevos prontos. Agora é só aguardar secar a massa e lixar para um melhor acabamento.
Tampa secando e já com o excesso de massa removido.
Detalhe de um dos relevos: ângulo de 45º ajuda na hora de fazer o acabamento com o courvin.
Corte na tampa. Ainda estou estudando como vou fazer o acabamento, se vou usar acrílico ou fazer vazado só com o acabamento em courvin mesmo.
Massa plástica já bem seca, mas não deu prá lixar ainda hoje. Amanhã vou lixar a massa plástica e aplicar o courvin.
Começando a lixar a tampa... Dá um pouco de trabalho e faz muito sujeira, mas o resultado fica muito bom... Se você tiver uma lixadeira prá ajudar, rende muito o serviço e não cansa tanto... ;)
Lixadeira Black & Decker que já me acompanha à um bom tempo nessas brincadeiras... Equipamento extremamente interessante e de relativo baixo custo.
Lixando num ângulo de mais ou menos 45º. O relevo dessa forma facilita muito na hora de colocar o courvin.
Foto de uma das laterais já com o amplificador fixado.
Detalhe que tive que fazer na madeira para encaixar os cabos RCA sem forçar nenhum dos conectores. Quando se usa o amplificador nessa janela, é comum acontecer isso, mais basta fazer uma depressão na madeira para encaixar os RCA sem problema.
Já com as laterais e a caixa no porta malas, fazendo a ligação dos cabos RCA, positivo, terra e as bridges. Cada bobina vai ser ligada na bride (canais 3 e 4) dos dois amplificadores. Cada amplificador vai tocar uma bridge.
Laterais já encaixadas e caixa no lugar. Nesta foto, as duas laterais estavam meio fora do lugar e ficou um vão perto da lanterna. Já foram removidas e reajustadas.
Lateral e amplificador do lado esquerdo.
Lateral e amplificador do lado direito.
Visão geral do portamala já com as laterais ajustadas.
Mesmo com a caixa e as laterais, ainda sobrou um bom espaço na mala.
O sub tá batendo muito, mas muito forte mesmo. Tá tudo em flat e só aumentei um pouco o bassboost dos amplificadores. O player tá com as configs e flat e hoje não deu mais tempo de tentar algum acerto. Mas fiquei extremamente satisfeito...
TRABALHANDO COM COURVIN
Pessoal,
seguem as fotos e dicas de como trabalhar com courvin sem ter maiores problemas para conseguir um acabamento simples, porém muito bem feito:
Medindo o courvin: a o tampão já acabado deu 1,25 x 0,52. A peça de courvin já tem 1,40 de largura. Comprei 0,60cm e fiquei com um pedaço de 1,40 x 0,60 prá poder ter bastante folga na hora de colar.
Essas colas que usamos prá fazer o acabamento, conhecidas como "cola de sapateiro" é na verdade um adesivo de contato. Desta forma para aderir bem à superfície é necessário passar tanto na madeira como também no courvin. Depois que passa a cola, não pode colar de uma vez. É necessário esperar entre 3 e 5 minutos para que a cola seque um pouco. Daí é só ajeitar e colar porque gruda mesmo e não tem erro.
Passei a cola na madeira e um pouco no courvin e esperei 5 minutos até colar. Passo mais cola na madeira. No courvin não passo muito não.
Passei a cola na madeira e um pouco no courvin e esperei 5 minutos até colar. Passo mais cola na madeira. No courvin não passo muito não.
Primeiro relevo já tomando forma.
Relevo já quase todo formado. Detalhe para o "pincel" improvisado para espalhar a cola... A escova me acompanhou em todo o acabamento... hehe
Relevo quase formado. Enquanto eu esperava a cola secar um pouco antes de colar, fui passando cola nas bordas da tampa para que o courvin aderisse bem. Isso ajuda na hora de fazer o acabamento e grampear o courvin por baixo da tampa.
Tive que voltar um pouco o courvin no fim do primeiro relevo porque uma bolha insistia em permanecer por ali. Voltei um pouco e fui forçando o courvin prá dentro do lugar onde ia ficar a 6x9 até conseguir esticar e tirar a bolha.
Sinal de ansiedade: coloquei a tela da 6x9 só prá ver como ia ficar quando já estivesse acabado... heheh
Reparem como as bordas já estão bem fixadas e como o courvin tende a ir fazendo a volta correta do acabamento. Isso por que como disse anteriormente, passei muita cola nas bordas e fui puxando prá baixo, forçando o courvin.
Colando o meio da tampa. Essa foi a parte mais fácil.
Metade pronta... Primeiro relevo formado e cola passada para começar a fazer o segundo relevo. Bastante cola na madeira e pouca no courvin só prá dar um grude mesmo.
Colando o segundo relevo. Reparem que no desenho que tem na tampa o courvin está afundado. Quando fui colando, passei bastante cola na borda do desenho e afundei o courvin no meio para fazer o acabamento na borda do desenho com o próprio courvin.
Falta pouco. Só terminar o segundo relevo e uma parte fácil que é a lateral da tampa.
Passando cola prá terminar o courvin na parte de cima da tampa.
Começando a fazer o acabamento na parte de baixo da tampa. Fui colando o courvin na borda e agora dobrando o courvin prá baixo. Em seguida, com a ajuda de um grampeador, grampeei toda a borda da tampa e depois cortei o courvin que era excesso.
Aí o grampeador e os grampos 106/06.
Grampeando todo o contorno da tampa. Não lembro quem me disse que poderia dar um espaço maior entre os grampos. Mas como comprei uma caixa com 5000 e não ia usar prá outra coisa mesmo, preferi não arriscar e colocar bem junto.
Fazendo o comtorno da tampa. Essas rugas que ficam é facil de tirar. Pode estivar um pouco o courvin e grampear na vertical sobre a ruga que some.
Contorno da tampa já todo grampeado. Falta ainda cortar e fazer o acabamento no detalhe, fazer o acabamento com carpete na parte de baixo da tampa, passar a fiação e prender os 6x9.
Parte traseira do tampão já quase completamente grampeada.
Já com um 6x9 colocado e preparando a fiação para colocar o outro. Usei um conduite para colocar o fio colado por baixo do carpete e dar um bom acabamento.
Outro ângulo.
Resultado final. Terminei à noite e as fotos não ficaram boas. Por isso tirei umas hoje prá colocar aqui.
Outro ângulo.
Mais uma... hehe
Parte traseira da tampa encapada com carpete para um melhor acabamento.
Outro ângulo da parte traseira do tampão.
Saída dos fios pelo lado esquerdo do tampão já com terminais para prender no amplificador.
Para o acabamento, peguei um conduite e passei o fio por dentro, soldei nos terminais da 6x9 e saí com o conduíte pelo corte da 6x9 na tampa.
Atravessei o conduite e saí pelo outro lado em direção à outra 6x9.
Passei o conduíte pelo meio da tampa até a outra 6x9.
Fiz o mesmo procedimento, passando o conduíte pelo canto do corte onde está encaixada a 6x9.
Fiz um rasgo no conduíte e adicionei o outro fio que sai da outra 6x9 para que os dois saiam juntos pelo lado esquerdo da tampa, bem próximo já da ligação no terminal do amplificador.
Detalhe do conduite saindo um pouco antes da borda da tampa para não pegar na lateral plástica que suporta o tampão.
Qualquer dúvida ou comentário é extremamente bem-vindo.
Seguem fotos da mala já montada:
Vista geral da mala já montada.
Amplificador do lado direito.
Amplificador do lado esquerdo.
Tampão encaixado na lateral original do carro. Fiz o tampão com MDF de 15mm e ficou com o encaixe perfeito, ou seja, o tampão não ficou nem mais alto e nem mais baixo do que o encaixe da lateral.
Vista geral da mala.
Foto do tampão por baixo, bem encaixado nas laterais. Notem o espaço da caixa para o tampão. Como estou mudando um pouco o projeto, é bem capaz que nesse espaço vai servir para encaixar a "bunda" dos drivers que eu tô pensando em colocar.
Visão do cockpit do manco... heheh. Estou trocando detalhe cinza do painel por que estava muito encardido. Reparem que a parte onde ficam os botões do vidro elétrico está um pouco mais escura, por que ainda é a peça antiga. Deixei encomendado na loja e assim que chegar vou buscar prá trocar também.
Brinquedos para administração do motor... heheh.
Bom galera, é isso, novamente agradeço ao Faster pela oportunidade.
Até mais.
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
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- guilherme romane
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A madeira que ele usou para fazer tampão foi MDF de 15 mm ele fala.danielvidal escreveu:\o/
Wowww!!!
Muito loko!!!
Diz ae...
Qual madeira ele usou pra fazer o tampão?
Quanto sai +-??
Se alguém souber....
:loco2:
Agora o preço não tenho nem ideia de quanto custa, mais sei que e caro.
To pensando em começar um projeto tb do porta mala da minha goleta,ainda vou fazer um tipo esse.
- rafael monteiro
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Pessoal
Alguem sabe qual a medida dessa caixa do SUB? Eu to com um SUB de 10" com 150W RMS e quero saber a litragem ideal para ele... ALguem pode me ajudar? :doido:
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Re: Pessoal
Cara, não existe um tamanho ideal padrão.tonfelix escreveu:Alguem sabe qual a medida dessa caixa do SUB? Eu to com um SUB de 10" com 150W RMS e quero saber a litragem ideal para ele... ALguem pode me ajudar? :doido:
Cada alto-falante tem a sua litragem recomendada. Veja a marca do falante e veja algum manual com loja de som ou com o fabricante.
Marcus
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- rodrigo garcia dos santos
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Muuuuuiiiito foda
ficou show de bola :amd:
Parabéns pela iniciativa e pela disposição de fotografar tudo. hehehe
tenho lixadeira também.. a cola pode ser cola fórmica, ideal esperar de 10 a 15 minutos antes de grudar as partes.
Meu pai só trabalha com mdf, vou fazer minhas caixas com ele em breve :ahn:
ficou show de bola :amd:
Parabéns pela iniciativa e pela disposição de fotografar tudo. hehehe
tenho lixadeira também.. a cola pode ser cola fórmica, ideal esperar de 10 a 15 minutos antes de grudar as partes.
Meu pai só trabalha com mdf, vou fazer minhas caixas com ele em breve :ahn:
Parati 1989 CL 1.6
- Artur 1000
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cara SEM PALAVRAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
mtu fod*!
vc ja tem as manhas pra mexe cm o material i tem as ferramentas necessárias, + pelas fotos, deu um trampo da porr*, i pelas datas das fotos, vc só fez d fim de semana, i durante a semana deve t fikado cm uma anciedade du cacete!,
+ parabens pelo trampo,
tem q t mta paciencia!
Abraços! i parabens dinovo!
fiko perfeito!
mtu fod*!
vc ja tem as manhas pra mexe cm o material i tem as ferramentas necessárias, + pelas fotos, deu um trampo da porr*, i pelas datas das fotos, vc só fez d fim de semana, i durante a semana deve t fikado cm uma anciedade du cacete!,
+ parabens pelo trampo,
tem q t mta paciencia!
Abraços! i parabens dinovo!
fiko perfeito!
- marcello gustavo
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muito bom teu topico.
eu to afim de pega um gol g3 1.8 flex.
queria sabe qual e a sua opniao nesse carro em relacao ao conforto, se tem uma suspensao forte k nein a dos quadrados
falowss
eu to afim de pega um gol g3 1.8 flex.
queria sabe qual e a sua opniao nesse carro em relacao ao conforto, se tem uma suspensao forte k nein a dos quadrados
falowss
gol 93 cl 1.8
som em construção:
http://www.golquadrado.com.br/forum/som ... 12600.html
meu carro:
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 13458.html
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fala meu amigo o trapo é de proficional mesmo meus parabens, eu tenho um G3 tb vc ñ quer fazer esse trampo no meu carro???
SUGESTÕES PARA O MEU RATÂO.
http://www.golquadrado.com.br/forum/meu ... t9251.html
LOKO POR GOL!!!!
Gol CL 1.8 A.PZÃO Ano 89 se foi, agora Gol G3 2004/ 1.0 8V
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