AP 1.8 dando alguns "pipocos"
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AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Olá galera, adiquiri meu primeiro AP 1.8 recentemente, estou achando o carro meio amarrado, ainda não consegui pegar uma pista e pisar fundo nele pra ver o final, o máximo que dei nele é 152km/h, o que achei pouco, enfim, depois de.levar ele a um mecânico pra trocar correia dentada e óleo é filtros, o carro começou a dar uns pipocos, será que pode ser carburador sujo? Desculpem a minha ignorância, sou leigo no assunto.
Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Se isso aconteceu exatamente depois de você trocar a correia o mecânico pode ter errado o sincronismo de 1 ou 2 dentes entre virabrequim e cabeçote ou não acertou o ponto no distribuidor depois.
E 152km/h é coisa pra cacete, se não me engano essa velocidade é próxima da máxima que ele dava quando novo.
E 152km/h é coisa pra cacete, se não me engano essa velocidade é próxima da máxima que ele dava quando novo.
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Pode realmente ser, por que antes ela não fazia isso,mas acho que o carburador não tá 100% também, outra coisa que sinto é que as vezes piso e o acelerador da uma enroscada, esses dias encontrei uma mangueira que vai no distribuidor rachada, troquei e notei diferença, não sei se faz sentido (não conseguia passar de 140 na reta onde consigo acelerar)na estrada da pra sentir quando pisa e abre o segundo estágio, mas ela não deslancha muito como eu imaginava,dei 152 km/h , mas achei que ela demorou muito pra atingir essa velocidade, peguei uma reta boa pra dar a esticada, mas não consegui jogar uma 5 e esticar porque acabou o espaço.
Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
pipoco por causa de carburador pode ser tanto excesso quanto falta e essa mangueira provavelmente é a do avanço a vácuo, ela dá diferença sim, esse avanço é responsável por avançar o ponto conforme a necessidade.
Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Que ano é seu carro e qual combustível? Pois conforme o ano de fabricação e o tipo de combustível e cilindrada do motor AP o ponto de ignição muda.
O meu por exemplo é 15º (Gol 1.8AP ano 1990 gasolina), comprei uma pistola de ponto e vi que ele estava com 9º
agora deixei com 12º e noto que ao desligar a ignição o motor na hora o motor desliga, sendo que antes demora um pouco devido ao ponto estar atrasado demais. Notei que agora com 12º o meu motor está mais forte do que com 9º, logo vou por 15º que é o ponto correto.
Creio que esses pipocos é o que o pessoal fala, o ponto está errado ou até o sincronismo da correia dentada. Verifique numa tabela de ponto na internet qual é o ponto correto do seu carro.
O meu por exemplo é 15º (Gol 1.8AP ano 1990 gasolina), comprei uma pistola de ponto e vi que ele estava com 9º

Creio que esses pipocos é o que o pessoal fala, o ponto está errado ou até o sincronismo da correia dentada. Verifique numa tabela de ponto na internet qual é o ponto correto do seu carro.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Antes de trocar a correia dentada ele dava os "pipocos".
Ao trocar a correia, se deixar o ponto atrasado, e acelerar o motor na marcha lenta ou andando o carro dá contras no carburador, sai fogo e dá tiros ali pelo carburador.
Digo isto por experiência...
Uma vez, na oficina onde trabalho, peguei um Bola CLi Monoponto, AP 1.6 Gasolina. Isso foi no final do mês de Agosto.
O carro chegou lá para arrumar funcionamento, falhava muito, se não tirasse o pé ele morria. Retirei a velas e estavam todas bem carbonizadas, sintoma de excesso.
Regulei a injeção, o motor funcionou uma beleza, mas estava com dificuldade nas partidas. Quando fui dobrar ali o came do acelerador com a mão, deu um contra na TBi, tão forte, o fogo atingiu meu rosto e queimou um pouco da minha sobrancelha
Peguei a pistola de ponto, e vi que estava bem atrasado. Desapertei o suporte do distribuidor, e girei em sentido anti-horário para adiantar o ponto. Depois verifiquei com a pistola e pronto.
A mesma coisa acontece com carro carburado, até porque a TBi da injeção monoponto fica na mesma posição que um carburador.
Pode ser ponto atrasado. Tem que verificar.
Acredito que você não tenha acesso fácil a ferramentas, pistola de ponto, etc... então vou te ensinar um macete...
Marque a posição do distribuidor com um radex, ou uma tinta, pinte ali a base do distribuidor e no bloco, marcando a posição dele.
Desaperte o parafuso 13mm na base do distribuidor, e gire ele um pouquinho no sentido anti-horário, papo de 1,5cm em relação a marca que você fez com a tinta... e depois aperte o parafuso novamente.
Dê partida no carro, depois dê umas boas aceleradas, e veja se os tiros param. Se ainda der tiros, mantenha o carro ligado mesmo, desaperte um pouco o parafuso e adiante mais um pouco, girando mais um pouco o distribuidor, acelere e veja se para de dar tiros.
Se parar, deixe como está, aperte o parafuso 13mm, mas é só um acerto no "olhômetro", depois leve em uma oficina, e peça para o mecânico verificar o ponto com a pistola de ponto, e verificar se ainda precisa adiantar mais.
Mas se você for girando, girando, e já tiver girado bastante o distribuidor, e os tiros não pararem, volte para a marca inicial feita com a tinta.
Ao trocar a correia, se deixar o ponto atrasado, e acelerar o motor na marcha lenta ou andando o carro dá contras no carburador, sai fogo e dá tiros ali pelo carburador.
Digo isto por experiência...
Uma vez, na oficina onde trabalho, peguei um Bola CLi Monoponto, AP 1.6 Gasolina. Isso foi no final do mês de Agosto.
O carro chegou lá para arrumar funcionamento, falhava muito, se não tirasse o pé ele morria. Retirei a velas e estavam todas bem carbonizadas, sintoma de excesso.
Regulei a injeção, o motor funcionou uma beleza, mas estava com dificuldade nas partidas. Quando fui dobrar ali o came do acelerador com a mão, deu um contra na TBi, tão forte, o fogo atingiu meu rosto e queimou um pouco da minha sobrancelha

Peguei a pistola de ponto, e vi que estava bem atrasado. Desapertei o suporte do distribuidor, e girei em sentido anti-horário para adiantar o ponto. Depois verifiquei com a pistola e pronto.
A mesma coisa acontece com carro carburado, até porque a TBi da injeção monoponto fica na mesma posição que um carburador.
Pode ser ponto atrasado. Tem que verificar.
Acredito que você não tenha acesso fácil a ferramentas, pistola de ponto, etc... então vou te ensinar um macete...
Marque a posição do distribuidor com um radex, ou uma tinta, pinte ali a base do distribuidor e no bloco, marcando a posição dele.
Desaperte o parafuso 13mm na base do distribuidor, e gire ele um pouquinho no sentido anti-horário, papo de 1,5cm em relação a marca que você fez com a tinta... e depois aperte o parafuso novamente.
Dê partida no carro, depois dê umas boas aceleradas, e veja se os tiros param. Se ainda der tiros, mantenha o carro ligado mesmo, desaperte um pouco o parafuso e adiante mais um pouco, girando mais um pouco o distribuidor, acelere e veja se para de dar tiros.
Se parar, deixe como está, aperte o parafuso 13mm, mas é só um acerto no "olhômetro", depois leve em uma oficina, e peça para o mecânico verificar o ponto com a pistola de ponto, e verificar se ainda precisa adiantar mais.
Mas se você for girando, girando, e já tiver girado bastante o distribuidor, e os tiros não pararem, volte para a marca inicial feita com a tinta.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
É uma parati ap1.8 gasolina, 1990Rodox escreveu:Que ano é seu carro e qual combustível? Pois conforme o ano de fabricação e o tipo de combustível e cilindrada do motor AP o ponto de ignição muda.
O meu por exemplo é 15º (Gol 1.8AP ano 1990 gasolina), comprei uma pistola de ponto e vi que ele estava com 9ºagora deixei com 12º e noto que ao desligar a ignição o motor na hora o motor desliga, sendo que antes demora um pouco devido ao ponto estar atrasado demais. Notei que agora com 12º o meu motor está mais forte do que com 9º, logo vou por 15º que é o ponto correto.
Creio que esses pipocos é o que o pessoal fala, o ponto está errado ou até o sincronismo da correia dentada. Verifique numa tabela de ponto na internet qual é o ponto correto do seu carro.
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Olá amigo, comigo também aconteceu de dar uma pipocada com o carburador aberto enquanto eu acelerava direto nele, levei um susto do cão com a chama que saiu, por sorte não me aconteceu nada kkkkkJoão Victor AP escreveu:Antes de trocar a correia dentada ele dava os "pipocos".
Ao trocar a correia, se deixar o ponto atrasado, e acelerar o motor na marcha lenta ou andando o carro dá contras no carburador, sai fogo e dá tiros ali pelo carburador.
Digo isto por experiência...
Uma vez, na oficina onde trabalho, peguei um Bola CLi Monoponto, AP 1.6 Gasolina. Isso foi no final do mês de Agosto.
O carro chegou lá para arrumar funcionamento, falhava muito, se não tirasse o pé ele morria. Retirei a velas e estavam todas bem carbonizadas, sintoma de excesso.
Regulei a injeção, o motor funcionou uma beleza, mas estava com dificuldade nas partidas. Quando fui dobrar ali o came do acelerador com a mão, deu um contra na TBi, tão forte, o fogo atingiu meu rosto e queimou um pouco da minha sobrancelha![]()
Peguei a pistola de ponto, e vi que estava bem atrasado. Desapertei o suporte do distribuidor, e girei em sentido anti-horário para adiantar o ponto. Depois verifiquei com a pistola e pronto.
A mesma coisa acontece com carro carburado, até porque a TBi da injeção monoponto fica na mesma posição que um carburador.
Pode ser ponto atrasado. Tem que verificar.
Acredito que você não tenha acesso fácil a ferramentas, pistola de ponto, etc... então vou te ensinar um macete...
Marque a posição do distribuidor com um radex, ou uma tinta, pinte ali a base do distribuidor e no bloco, marcando a posição dele.
Desaperte o parafuso 13mm na base do distribuidor, e gire ele um pouquinho no sentido anti-horário, papo de 1,5cm em relação a marca que você fez com a tinta... e depois aperte o parafuso novamente.
Dê partida no carro, depois dê umas boas aceleradas, e veja se os tiros param. Se ainda der tiros, mantenha o carro ligado mesmo, desaperte um pouco o parafuso e adiante mais um pouco, girando mais um pouco o distribuidor, acelere e veja se para de dar tiros.
Se parar, deixe como está, aperte o parafuso 13mm, mas é só um acerto no "olhômetro", depois leve em uma oficina, e peça para o mecânico verificar o ponto com a pistola de ponto, e verificar se ainda precisa adiantar mais.
Mas se você for girando, girando, e já tiver girado bastante o distribuidor, e os tiros não pararem, volte para a marca inicial feita com a tinta.
Tentei ver se conseguia adiantar mais seguindo os passos que você deu, não consegui girar mais no sentido anti horário, estava no limite. Estou com receio de voltar um pouco pra ver o que dá.
Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Coloca uma pistola de ponto pra verificar, ta com muita cara de ponto errado.
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Consegui melhorar, não ta mais dando aqueles pipocos, mas vou numa oficina e pedir pra verem se realmente ta legal, mas na hora notei que o carro até deu uma melhorada em performance depois que parou os pipocos
Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Então seu ponto é igual ao meu, ou seja, 15º.Leonel Lucas escreveu:É uma parati ap1.8 gasolina, 1990Rodox escreveu:Que ano é seu carro e qual combustível? Pois conforme o ano de fabricação e o tipo de combustível e cilindrada do motor AP o ponto de ignição muda.
O meu por exemplo é 15º (Gol 1.8AP ano 1990 gasolina), comprei uma pistola de ponto e vi que ele estava com 9ºagora deixei com 12º e noto que ao desligar a ignição o motor na hora o motor desliga, sendo que antes demora um pouco devido ao ponto estar atrasado demais. Notei que agora com 12º o meu motor está mais forte do que com 9º, logo vou por 15º que é o ponto correto.
Creio que esses pipocos é o que o pessoal fala, o ponto está errado ou até o sincronismo da correia dentada. Verifique numa tabela de ponto na internet qual é o ponto correto do seu carro.
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Aproveita e pede para verificar se o sincronismo das polias está certo.Leonel Lucas escreveu:Consegui melhorar, não ta mais dando aqueles pipocos, mas vou numa oficina e pedir pra verem se realmente ta legal, mas na hora notei que o carro até deu uma melhorada em performance depois que parou os pipocos
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
bleidao escreveu:Aproveita e pede para verificar se o sincronismo das polias está certo.Leonel Lucas escreveu:Consegui melhorar, não ta mais dando aqueles pipocos, mas vou numa oficina e pedir pra verem se realmente ta legal, mas na hora notei que o carro até deu uma melhorada em performance depois que parou os pipocos
Eu até imagino o que pode ter acontecido, o mecânico trocou a correia e a polia do eixo auxiliar mexeu, aí ele foi corrigir a diferença no distribuidor mas o conector do sensor deve ter limitado o movimento batendo no bloco e ficou por isso mesmo.
Como imagino isso? Já aconteceu comigo

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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Ou simplesmente ele fez serviço de preguiçoso e não colocou o motor em PMS para trocar!
Tentou manter o motor do jeito que estava e, sem ele perceber, saiu um pouco.
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
O rapaz que trocou a correia, quando levei lá falei que tava pipocando, perguntei se podia ser o ponto e ele disse que podia ser( eu já tinha adiantado um pouco o ponto) levei lá novamente pra trocar o burrinho, e falei sobre o ponto, perguntei sobre qual a temperatura e ele falou que coloca 9° no gasolina e 12° no álcool. Além do companheiro ter dito aqui que é 15°, dei uma pesquisada em tabelas e vi que elas também marcavam como 15°(pelo ano 1990/1991 e AP gasolina). O carro ainda está amarrado de mais, está dando trabalho dar 120 km/h nele, no lugar onde eu ja dei 152 km/h, não consigo chega a 135 km/h. O carro agora não está pipocandl, depois de ele ter mexido no ponto, mas ele com certeza colocou 9°( visto que falou que era 9° pra ela) estou bem afim de ir em outro mecânico e mandar ele jogar 15° e ver como ela responde( não quero ir no mesmo pra não ficar chato com ele, é mecânico daqueles de longa jornada e cabeça dura). Há algum risco caso o carro esteja com o ponto acima do que deve ser?
Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Meu motor é 1.8 gasolina, se eu coloco 9 ou 15 não fica legal, 12 fica perfeito.
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Depende do ano é diferente e também a versão do ap 1.8, isso seguindo as tabelas que achei.SCarrilho escreveu:Meu motor é 1.8 gasolina, se eu coloco 9 ou 15 não fica legal, 12 fica perfeito.
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Vale lembrar que esse negócio de ano não funciona para motores que já foram mexidos. Infelizmente. A não ser que você mexeu mas manteve tudo extremamente original.
Conta a experiência do mecânico. Esse aí não me passou confiança por tudo o que você nos relatou aqui no fórum.
Eu trocaria de mecânico.
Conta a experiência do mecânico. Esse aí não me passou confiança por tudo o que você nos relatou aqui no fórum.
Eu trocaria de mecânico.
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Eu acho ele bom, porém quem trocou a correia foi o empregado dele, sobre o motor, segundo o ex dono o motor têm os 108k originais, o carro era da familia. Vou em uma oficina próxima aqui e pedir pra ver em quantos ° tá, e vou mudar e dar uma volta pra ver o desempenho, na pior das hipóteses jogo ela ao valor inicial que está.
- bleidao
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Re: AP 1.8 dando alguns "pipocos"
Pede para colocar o motor em PMS antes de regular o ponto do distribuidor. Por favor. Estou muito desconfiado dessa correia que foi trocada.Leonel Lucas escreveu:Eu acho ele bom, porém quem trocou a correia foi o empregado dele, sobre o motor, segundo o ex dono o motor têm os 108k originais, o carro era da familia. Vou em uma oficina próxima aqui e pedir pra ver em quantos ° tá, e vou mudar e dar uma volta pra ver o desempenho, na pior das hipóteses jogo ela ao valor inicial que está.
Só para sanarmos de uma vez por todas nossas dúvidas. Outra coisa... Eu colocaria em 12°.
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