Injeção Monoponto?
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Injeção Monoponto?
Bom dia
Quero conseguir uma autonomia maior por km/l, visto que não ando muito no vermelho e principalmente reduzir o delay que o carburador tem.
A injeção monoponto (EFI acho), é um bico só (seria como um carburador eletronico) vai no mesmo lugar, logo não precisa trocar o bloco para colocar os bicos.
Minha duvida é quanto que sai essa modificação?
Sei que vou precisar colocar a sonda lambda na união do escape, a bomba de combustivel eletrica, mas o que mais vou precisar alem da TBI (Injeção com o corpo), quem puder me orientar eu agradeço.
Quero transformar meu gol quadrado em injetado monoponto e depois em multiponto
Abraços
Quero conseguir uma autonomia maior por km/l, visto que não ando muito no vermelho e principalmente reduzir o delay que o carburador tem.
A injeção monoponto (EFI acho), é um bico só (seria como um carburador eletronico) vai no mesmo lugar, logo não precisa trocar o bloco para colocar os bicos.
Minha duvida é quanto que sai essa modificação?
Sei que vou precisar colocar a sonda lambda na união do escape, a bomba de combustivel eletrica, mas o que mais vou precisar alem da TBI (Injeção com o corpo), quem puder me orientar eu agradeço.
Quero transformar meu gol quadrado em injetado monoponto e depois em multiponto
Abraços
Re: Injeção Monoponto?
Quer economia então veja o tópico abaixo:
[DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em 32%
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=39123
[DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em 32%
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=39123
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Injeção Monoponto?
Se for mesmo injetar, eu se fosse você já ia logo de multiponto.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Injeção Monoponto?
CertoRodox escreveu:Amigo,
Seu motor é o 1.6AP?
Vamos lá
Ele é o 1.8 Ap
A banguela eu já uso na cidade mesmo.
O estranho é que quando desligo o carro e depois volto ele fica com cheiro de gasolina no interior do carro.
E vou ter que desmontar a tampa de cabeçote, está jogando muito oleo, ja troquei o anti chama mas é o motor q ta jogando o oleo para fora, talvez esteja sem a tela para segurar o oleo dentro do motor e esta indo direto para o anti chama e depois para o carburador.
A IE é para melhorar o desempenho do motor, mas se eu colocar multiponto tenho que mudar o cabeçote para um que tenha a entrada dos bicos, o custo não é muito alto?
PS: e quais peças que precisa, pois posso ir comprando aos poucos.
Abraços
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Re: Injeção Monoponto?
Já vai de multiponto (4bicos) logo.Compra uma Mi original.Khan_Ms escreveu:Bom dia
Quero conseguir uma autonomia maior por km/l, visto que não ando muito no vermelho e principalmente reduzir o delay que o carburador tem.
A injeção monoponto (EFI acho), é um bico só (seria como um carburador eletronico) vai no mesmo lugar, logo não precisa trocar o bloco para colocar os bicos.
Minha duvida é quanto que sai essa modificação?
Sei que vou precisar colocar a sonda lambda na união do escape, a bomba de combustivel eletrica, mas o que mais vou precisar alem da TBI (Injeção com o corpo), quem puder me orientar eu agradeço.
Quero transformar meu gol quadrado em injetado monoponto e depois em multiponto
Abraços
Tem dois modelos de módulo Mi, tem as AVB, e tem AVP... AVB já é descodificada, já a AVP é codificada e tem que mandar descodificar.
Tem que tampar o furo de passagem de água no cabeçote, que fica embaixo do coletor de admissão, isso porque o coletor para injeção não usa aquecimento.
Tem que adaptar sonda lambda, e todos os sensores.
Se o carro for de tuchos mecânicos, então o sensor de detonação vai ficar interpretando o barulho dos tuchos como batida de pino, por isso tem que desconectá-lo, ou coloque ele longe do bloco do motor, um exemplo é prender ele em uma abraçadeira na mangueira de água.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- Carlos93
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Re: Injeção Monoponto?
Jogando óleo no respiro pode ser anéis que estão deixando passar compressão para o cárter.Khan_Ms escreveu:CertoRodox escreveu:Amigo,
Seu motor é o 1.6AP?
Vamos lá
Ele é o 1.8 Ap
A banguela eu já uso na cidade mesmo.
O estranho é que quando desligo o carro e depois volto ele fica com cheiro de gasolina no interior do carro.
E vou ter que desmontar a tampa de cabeçote, está jogando muito oleo, ja troquei o anti chama mas é o motor q ta jogando o oleo para fora, talvez esteja sem a tela para segurar o oleo dentro do motor e esta indo direto para o anti chama e depois para o carburador.
A IE é para melhorar o desempenho do motor, mas se eu colocar multiponto tenho que mudar o cabeçote para um que tenha a entrada dos bicos, o custo não é muito alto?
PS: e quais peças que precisa, pois posso ir comprando aos poucos.
Abraços
Não precisa utilizar a injeção da arca de noé que saiu no gol gti quadrado que os bicos vão no cabeçote, monte logo com uma mi dos 97/ED que os bicos vão no coletor de admissão. Monoponto não compensa o investimento.
Vendas, Carlos (45) 3025-3016 ou (45) 30283014 ou Whatts (45) 98802-7351 EVOLUTION PERFORMANCE
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Re: Injeção Monoponto?
Certo
Vou começar a pesquisar o preço de uma injeção completa para o carro.
É bom pegar com o chicote da Central até os bicos?
Vou começar a pesquisar o preço de uma injeção completa para o carro.
É bom pegar com o chicote da Central até os bicos?
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Re: Injeção Monoponto?
A injeção Monoponto do AP é a que mais bebe, mais até que um carburador. Ela não têm mais desempenho que um o carburador, mas no AP ela foi configurada pra ter muito mais desempenho. Têm uma materia da quatro rodas de êpoca falando a respeito da Monoponto, a VW tinha medo de colocar o sistema de injeção no gol com medo de ele apresentar-se como um carro fraco, mais fraco que os quadrados carburados, dai então ela "aspirou" o Gol monoponto. Não dá pra colocar a monoponto sem trocar comando e mudar a taxa de compressão do motor, pode esquecer, é uma injeção mais "burra", ela não vai reconhecer o motor destaxado e com cabeçote diferente. Se for injetar, melhor colocar a Multiponto de 4 bicos mesmo.
- rodrigo.nomolas
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Re: Injeção Monoponto?
Bom dia...
Vamos por partes...
Para instalação de qualquer injeção (seja monoponto ou multiponto) não é necessária a troca do bloco...
A única q terá a necessidade d troca do cabeçote é p/ a EFI dos GTI's e primeiros santanas injetados (q, apesar d terem 4 bicos, pulsam todos ao mesmo tempo).
Injeção Monoponto é muito limitada mesmo... se o foco é consumo, esqueça.
Sobre a "banguela" economizar combustível... infelizmente tenho d discordar...
Tanto nos carburadores como nas injeções originais (e nas programáveis mais modernas) existe uma função chamada cut-off... q, ao perceber q o motor está em rotação elevada e o pedal do acelerador está sem carga, simplesmente corta a alimentação d combustível (literalmente o motor DESLIGA, e funciona como uma bomba d ar)...
Qdo se está na banguela, além do risco à sua segurança por não haver o freio-motor atuando, o motor estará funcionando em marcha lenta...
Ou seja, se seu carro é mais econômico na banguela q em cut-off, existe um problema a ser diagnosticado na alimentação.
Caso precise d uma injeção M.I., tenho uma aqui à venda...
Abs
Vamos por partes...
Para instalação de qualquer injeção (seja monoponto ou multiponto) não é necessária a troca do bloco...
A única q terá a necessidade d troca do cabeçote é p/ a EFI dos GTI's e primeiros santanas injetados (q, apesar d terem 4 bicos, pulsam todos ao mesmo tempo).
Injeção Monoponto é muito limitada mesmo... se o foco é consumo, esqueça.
Sobre a "banguela" economizar combustível... infelizmente tenho d discordar...
Tanto nos carburadores como nas injeções originais (e nas programáveis mais modernas) existe uma função chamada cut-off... q, ao perceber q o motor está em rotação elevada e o pedal do acelerador está sem carga, simplesmente corta a alimentação d combustível (literalmente o motor DESLIGA, e funciona como uma bomba d ar)...
Qdo se está na banguela, além do risco à sua segurança por não haver o freio-motor atuando, o motor estará funcionando em marcha lenta...
Ou seja, se seu carro é mais econômico na banguela q em cut-off, existe um problema a ser diagnosticado na alimentação.
Caso precise d uma injeção M.I., tenho uma aqui à venda...
Abs
Rodrigo.nomolas
Gol CL 88/89 http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=32170
Voyage LS 85/86 http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=33916
Gol LS 86/86 http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =1&t=27555
Gol CL 88/89 http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=32170
Voyage LS 85/86 http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=33916
Gol LS 86/86 http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =1&t=27555
Re: Injeção Monoponto?
Olá, bom dia!rodrigo.nomolas escreveu:Bom dia...
Vamos por partes...
Para instalação de qualquer injeção (seja monoponto ou multiponto) não é necessária a troca do bloco...
A única q terá a necessidade d troca do cabeçote é p/ a EFI dos GTI's e primeiros santanas injetados (q, apesar d terem 4 bicos, pulsam todos ao mesmo tempo).
Injeção Monoponto é muito limitada mesmo... se o foco é consumo, esqueça.
Sobre a "banguela" economizar combustível... infelizmente tenho d discordar...
Tanto nos carburadores como nas injeções originais (e nas programáveis mais modernas) existe uma função chamada cut-off... q, ao perceber q o motor está em rotação elevada e o pedal do acelerador está sem carga, simplesmente corta a alimentação d combustível (literalmente o motor DESLIGA, e funciona como uma bomba d ar)...
Qdo se está na banguela, além do risco à sua segurança por não haver o freio-motor atuando, o motor estará funcionando em marcha lenta...
Ou seja, se seu carro é mais econômico na banguela q em cut-off, existe um problema a ser diagnosticado na alimentação.
Caso precise d uma injeção M.I., tenho uma aqui à venda...
Abs
Carburador não tem cut-off... apenas injeção eletrônica possui este recurso. Eu fiz 16,9 km/litro na banguela com meu Gol GL 1.8AP 1990 a gasolina (carburador Brosol 2E), conforme relato no tópico citado acima, sendo que sem banguela era 14 km/litro.
Editado pela última vez por Rodox em 17 Out 2018, 15:39, em um total de 5 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Injeção Monoponto?
Muitos não aceitam que é arriscado andar na banguela.rodrigo.nomolas escreveu:Bom dia...
Vamos por partes...
Para instalação de qualquer injeção (seja monoponto ou multiponto) não é necessária a troca do bloco...
A única q terá a necessidade d troca do cabeçote é p/ a EFI dos GTI's e primeiros santanas injetados (q, apesar d terem 4 bicos, pulsam todos ao mesmo tempo).
Injeção Monoponto é muito limitada mesmo... se o foco é consumo, esqueça.
Sobre a "banguela" economizar combustível... infelizmente tenho d discordar...
Tanto nos carburadores como nas injeções originais (e nas programáveis mais modernas) existe uma função chamada cut-off... q, ao perceber q o motor está em rotação elevada e o pedal do acelerador está sem carga, simplesmente corta a alimentação d combustível (literalmente o motor DESLIGA, e funciona como uma bomba d ar)...
Qdo se está na banguela, além do risco à sua segurança por não haver o freio-motor atuando, o motor estará funcionando em marcha lenta...
Ou seja, se seu carro é mais econômico na banguela q em cut-off, existe um problema a ser diagnosticado na alimentação.
Caso precise d uma injeção M.I., tenho uma aqui à venda...
Abs
Eu, por exemplo, seja de moto ou carro, nunca me arrisco. Além de tudo, utilizo o freio motor até para parar em um sinal.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Injeção Monoponto?
Perigoso andar na banguela?
Se o motorista tiver bom senso não há risco! É só seguir as dicas abaixo que na realidade todo mundo que anda com o intuito de economizar combustível já faz e que evita ao máximo colidir na traseira de outro carro, ou seja, a banguela não se aplica a quem corre com o carro.
Dica nº 1:
Tenha sempre o bom senso!
Uma descida muito forte ou uma descida muito longa ou descidas de serra em que o carro embala muito e passa do limite regulamentado da via... nestes casos talvez a "banguela" não seja um bom negócio... podendo superarquecer os freios e perder o freio, ou no mínimo diminuir drasticamente a vida útil do sistema de freio. Mas não são todas as descidas que são tão fortes assim... então pode ser aplicado nessas últimas a "banguela", ou seja, tenha sempre o bom senso.
Por exemplo, já teve casos na Rodovia SP 70, onde o limite regulamentado é de 120 km/h, de eu mater a média de 100 km/h e então na descida por a "banguela" e o carro chegou a perder a velocidade de 100 km/h para 90 km/h na descida... e então eu ter que engrenar a 5a marcha e alecelerar até 100 km/h e banguelar em seguida e então o carro voltou a perder até 90 km/h na banguela... então tem que acelerar novamente... Isso aconteceu em diversos trechos desta rodovia.
Já vi relatos de gente que acabou com os discos e pastilhas precocemente em apenas 10.000 km, seria banguela ou mal uso?
Me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira para ir à praia (Itanhaém/SP) pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velocidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h quando a 4a marcha estava engatada.
Por outro lado, nesse mesmo dia que eu descia para Itanhaém/SP pela Rodovia dos Imigrantes logo a minha frente tinha uma SUV que provavelmente era equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente. Seguramente a vida útil daquela SUV a minha frente seria de no máximo 10.000 km e olhe lá devido ao mal uso do câmbio automático e dos freios...
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha errada (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Uma regra boa que aprendi lendo a respeito disso na internet foi que para descidas muito fortes é que se deve usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir esta mesma descida...
Assim temos que saber separar o joio do trigo... ter o bom senso de saber qual descida se aplica com segurança a "banguela" e qual descida a "banguela" não deve ser usada.
Dica nº 2:
Nunca passe da velocidade máxima permitida da estrada. Leve em conta o risco de acidente por estar acima do limite de projeto da via, e o risco de levar uma multa.
Dica nº 3:
Só faça banguela onde você conhece a estrada de cor e salteado.
Dica nº 4:
Mantenha a marcha-lenta bem regulada a ponto de nunca o motor morrer estando na banguela, ou seja, carro que não sustenta a rotação de marcha-lenta nunca pode fazer banguela.
Pois os riscos de o motor morrer ou desligar na banguela são:
a) perder a assistência do hidro-vácuo (obs.: não são todos os carros que tem essas assistência), então o freio fica duro e muito mais difícil de freiar, ou seja, o freio perde a performance de frenagem... o que era para se frear em 10 metros, sem o hidro-vácuo vai pra muito mais que isso, dependendo da capacidade de força da pessoa aplicar a força no pedal do freio... imagine então que de 10 metros pula para 15 metros... 5 metros podem fazer a diferença na hora da emergência;
b) o tempo de a pessoa ter que dar a partida para poder o motor ligar pode ocorrer um imprevisto e fatar a assistência do hidrovácuo em uma emergência, como por exemplo, um cavalo atravessando a pista do nada...
c) se a pessoa fizer pegar o motor no tranco em 5a. marcha sempre existe um grande risco de quebrar a correia dentada, desgastar embreagem, anéis sincronizadores, etc... sendo que com o motor em marcha-lenta o motor já está na inércia (950 rpm no caso do meu motor 1.8AP ano 1990), então o tranco ao engrenar a 5a marcha na banguela com o motor em marcha-lenta é muito mais brando do que com o motor desligado.
Dica nº 5:
Mantenha distância muito segura do carro a sua frente. Eu mantenho uma grande distância de segurança do carro a frente, tipo a regra dos 3 segundos porém mais conservadora... uns 5 segundos... o que dá mais ou menos uma distância de uns 5 carros ou mais do carro a minha frente.
Dica nº 6:
Com o bom senso se você perceber que a descida estiver exigindo muito dos seus freios para manter a velocidade máxima regulamentada da via ou para manter a distância segura do carro a sua frente, como por exemplo descida de serras muito longas que o carro embala muito ou descidas muito longas e muito incremes que o carro embala muito, então engrene a 5a marcha ou 4a marcha para poupar os freios, pois se eles superaquecerem você perderá o freio.
Assim tenha sempre o bom senso... quando notar que está sendo necessário freiar muitos metros nas decidas, pois os freios precisam de um certo tempo sem uso para esfriarem, então engrene a 5a marcha ou até a 4a marcha dependendo do caso para poupar os freios de risco de superaquecimento.
E ainda tem hora que a descida é tão forte que eu reduzo para a 3a marcha para o carro não passar do limite regulamentado da rodovia ou para manter a distância segura do carro a minha frente.
Dica nº 7:
Mantenha sempre o sistema de freio em perfeito estado de funcionamento, pois a banguela exige mais dos freios. Se for usar banguela tenha certeza que seu freio está em ordem... ou seja, sem vazar fluido, pastilhas boas, etc, sangre os freios a cada 2 anos pelo menos.
Dica nº 8:
De preferência não faça banguela nas curvas... só faça banguela nas curvas onde você conhece a estrada e em especial a curva de cor e salteado... pois as curvas são traiçoeiras e geralmente elas não permitem freiar quando se está dentro delas, então o prudente é não fazer banguela nas curvas, então freie antes de fazer a curva e entre nela engrenado.
Assim a velocidade de entrada na curva tem que ser compatível com a mesma, ou seja, a velocidade especificada nas placas de sinalização da estrada. Se a placa diz curva acentuada e a placa diz 50 km/h entre na curva engrenado com no máximo 50 km/h e não mais.
Dica nº 9:
A "banguela" dá multa!
"Código Nacional de Trânsito - Lei 9.503/1997.
Art. 231. Transitar com o veículo:
IX - desligado ou desengrenado, em declive:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo".
Fonte:
http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm
Saudações!
Se o motorista tiver bom senso não há risco! É só seguir as dicas abaixo que na realidade todo mundo que anda com o intuito de economizar combustível já faz e que evita ao máximo colidir na traseira de outro carro, ou seja, a banguela não se aplica a quem corre com o carro.
Dica nº 1:
Tenha sempre o bom senso!
Uma descida muito forte ou uma descida muito longa ou descidas de serra em que o carro embala muito e passa do limite regulamentado da via... nestes casos talvez a "banguela" não seja um bom negócio... podendo superarquecer os freios e perder o freio, ou no mínimo diminuir drasticamente a vida útil do sistema de freio. Mas não são todas as descidas que são tão fortes assim... então pode ser aplicado nessas últimas a "banguela", ou seja, tenha sempre o bom senso.
Por exemplo, já teve casos na Rodovia SP 70, onde o limite regulamentado é de 120 km/h, de eu mater a média de 100 km/h e então na descida por a "banguela" e o carro chegou a perder a velocidade de 100 km/h para 90 km/h na descida... e então eu ter que engrenar a 5a marcha e alecelerar até 100 km/h e banguelar em seguida e então o carro voltou a perder até 90 km/h na banguela... então tem que acelerar novamente... Isso aconteceu em diversos trechos desta rodovia.
Já vi relatos de gente que acabou com os discos e pastilhas precocemente em apenas 10.000 km, seria banguela ou mal uso?
Me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira para ir à praia (Itanhaém/SP) pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velocidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h quando a 4a marcha estava engatada.
Por outro lado, nesse mesmo dia que eu descia para Itanhaém/SP pela Rodovia dos Imigrantes logo a minha frente tinha uma SUV que provavelmente era equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente. Seguramente a vida útil daquela SUV a minha frente seria de no máximo 10.000 km e olhe lá devido ao mal uso do câmbio automático e dos freios...
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha errada (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Uma regra boa que aprendi lendo a respeito disso na internet foi que para descidas muito fortes é que se deve usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir esta mesma descida...
Assim temos que saber separar o joio do trigo... ter o bom senso de saber qual descida se aplica com segurança a "banguela" e qual descida a "banguela" não deve ser usada.
Dica nº 2:
Nunca passe da velocidade máxima permitida da estrada. Leve em conta o risco de acidente por estar acima do limite de projeto da via, e o risco de levar uma multa.
Dica nº 3:
Só faça banguela onde você conhece a estrada de cor e salteado.
Dica nº 4:
Mantenha a marcha-lenta bem regulada a ponto de nunca o motor morrer estando na banguela, ou seja, carro que não sustenta a rotação de marcha-lenta nunca pode fazer banguela.
Pois os riscos de o motor morrer ou desligar na banguela são:
a) perder a assistência do hidro-vácuo (obs.: não são todos os carros que tem essas assistência), então o freio fica duro e muito mais difícil de freiar, ou seja, o freio perde a performance de frenagem... o que era para se frear em 10 metros, sem o hidro-vácuo vai pra muito mais que isso, dependendo da capacidade de força da pessoa aplicar a força no pedal do freio... imagine então que de 10 metros pula para 15 metros... 5 metros podem fazer a diferença na hora da emergência;
b) o tempo de a pessoa ter que dar a partida para poder o motor ligar pode ocorrer um imprevisto e fatar a assistência do hidrovácuo em uma emergência, como por exemplo, um cavalo atravessando a pista do nada...
c) se a pessoa fizer pegar o motor no tranco em 5a. marcha sempre existe um grande risco de quebrar a correia dentada, desgastar embreagem, anéis sincronizadores, etc... sendo que com o motor em marcha-lenta o motor já está na inércia (950 rpm no caso do meu motor 1.8AP ano 1990), então o tranco ao engrenar a 5a marcha na banguela com o motor em marcha-lenta é muito mais brando do que com o motor desligado.
Dica nº 5:
Mantenha distância muito segura do carro a sua frente. Eu mantenho uma grande distância de segurança do carro a frente, tipo a regra dos 3 segundos porém mais conservadora... uns 5 segundos... o que dá mais ou menos uma distância de uns 5 carros ou mais do carro a minha frente.
Dica nº 6:
Com o bom senso se você perceber que a descida estiver exigindo muito dos seus freios para manter a velocidade máxima regulamentada da via ou para manter a distância segura do carro a sua frente, como por exemplo descida de serras muito longas que o carro embala muito ou descidas muito longas e muito incremes que o carro embala muito, então engrene a 5a marcha ou 4a marcha para poupar os freios, pois se eles superaquecerem você perderá o freio.
Assim tenha sempre o bom senso... quando notar que está sendo necessário freiar muitos metros nas decidas, pois os freios precisam de um certo tempo sem uso para esfriarem, então engrene a 5a marcha ou até a 4a marcha dependendo do caso para poupar os freios de risco de superaquecimento.
E ainda tem hora que a descida é tão forte que eu reduzo para a 3a marcha para o carro não passar do limite regulamentado da rodovia ou para manter a distância segura do carro a minha frente.
Dica nº 7:
Mantenha sempre o sistema de freio em perfeito estado de funcionamento, pois a banguela exige mais dos freios. Se for usar banguela tenha certeza que seu freio está em ordem... ou seja, sem vazar fluido, pastilhas boas, etc, sangre os freios a cada 2 anos pelo menos.
Dica nº 8:
De preferência não faça banguela nas curvas... só faça banguela nas curvas onde você conhece a estrada e em especial a curva de cor e salteado... pois as curvas são traiçoeiras e geralmente elas não permitem freiar quando se está dentro delas, então o prudente é não fazer banguela nas curvas, então freie antes de fazer a curva e entre nela engrenado.
Assim a velocidade de entrada na curva tem que ser compatível com a mesma, ou seja, a velocidade especificada nas placas de sinalização da estrada. Se a placa diz curva acentuada e a placa diz 50 km/h entre na curva engrenado com no máximo 50 km/h e não mais.
Dica nº 9:
A "banguela" dá multa!
"Código Nacional de Trânsito - Lei 9.503/1997.
Art. 231. Transitar com o veículo:
IX - desligado ou desengrenado, em declive:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo".
Fonte:
http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm
Saudações!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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- rodrigo.nomolas
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Re: Injeção Monoponto?
Rodox escreveu:Perigoso andar na banguela?
Se o motorista tiver bom senso não há risco! É só seguir as dicas abaixo que na realidade todo mundo que anda com o intuito de economizar combustível já faz e que evita ao máximo colidir na traseira de outro carro, ou seja, a banguela não se aplica a quem corre com o carro.
Dica nº 1:
Tenha sempre o bom senso!
Uma descida muito forte ou uma descida muito longa ou descidas de serra em que o carro embala muito e passa do limite regulamentado da via... nestes casos talvez a "banguela" não seja um bom negócio... podendo superarquecer os freios e perder o freio, ou no mínimo diminuir drasticamente a vida útil do sistema de freio. Mas não são todas as descidas que são tão fortes assim... então pode ser aplicado nessas últimas a "banguela", ou seja, tenha sempre o bom senso.
Por exemplo, já teve casos na Rodovia SP 70, onde o limite regulamentado é de 120 km/h, de eu mater a média de 100 km/h e então na descida por a "banguela" e o carro chegou a perder a velocidade de 100 km/h para 90 km/h na descida... e então eu ter que engrenar a 5a marcha e alecelerar até 100 km/h e banguelar em seguida e então o carro voltou a perder até 90 km/h na banguela... então tem que acelerar novamente... Isso aconteceu em diversos trechos desta rodovia.
Já vi relatos de gente que acabou com os discos e pastilhas precocemente em apenas 10.000 km, seria banguela ou mal uso?
Me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira para ir à praia (Itanhaém/SP) pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velocidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h quando a 4a marcha estava engatada.
Por outro lado, nesse mesmo dia que eu descia para Itanhaém/SP pela Rodovia dos Imigrantes logo a minha frente tinha uma SUV que provavelmente era equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente. Seguramente a vida útil daquela SUV a minha frente seria de no máximo 10.000 km e olhe lá devido ao mal uso do câmbio automático e dos freios...
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha errada (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Uma regra boa que aprendi lendo a respeito disso na internet foi que para descidas muito fortes é que se deve usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir esta mesma descida...
Assim temos que saber separar o joio do trigo... ter o bom senso de saber qual descida se aplica com segurança a "banguela" e qual descida a "banguela" não deve ser usada.
Dica nº 2:
Nunca passe da velocidade máxima permitida da estrada. Leve em conta o risco de acidente por estar acima do limite de projeto da via, e o risco de levar uma multa.
Dica nº 3:
Só faça banguela onde você conhece a estrada de cor e salteado.
Dica nº 4:
Mantenha a marcha-lenta bem regulada a ponto de nunca o motor morrer estando na banguela, ou seja, carro que não sustenta a rotação de marcha-lenta nunca pode fazer banguela.
Pois os riscos de o motor morrer ou desligar na banguela são:
a) perder a assistência do hidro-vácuo (obs.: não são todos os carros que tem essas assistência), então o freio fica duro e muito mais difícil de freiar, ou seja, o freio perde a performance de frenagem... o que era para se frear em 10 metros, sem o hidro-vácuo vai pra muito mais que isso, dependendo da capacidade de força da pessoa aplicar a força no pedal do freio... imagine então que de 10 metros pula para 15 metros... 5 metros podem fazer a diferença na hora da emergência;
b) o tempo de a pessoa ter que dar a partida para poder o motor ligar pode ocorrer um imprevisto e fatar a assistência do hidrovácuo em uma emergência, como por exemplo, um cavalo atravessando a pista do nada...
c) se a pessoa fizer pegar o motor no tranco em 5a. marcha sempre existe um grande risco de quebrar a correia dentada, desgastar embreagem, anéis sincronizadores, etc... sendo que com o motor em marcha-lenta o motor já está na inércia (950 rpm no caso do meu motor 1.8AP ano 1990), então o tranco ao engrenar a 5a marcha na banguela com o motor em marcha-lenta é muito mais brando do que com o motor desligado.
Dica nº 5:
Mantenha distância muito segura do carro a sua frente. Eu mantenho uma grande distância de segurança do carro a frente, tipo a regra dos 3 segundos porém mais conservadora... uns 5 segundos... o que dá mais ou menos uma distância de uns 5 carros ou mais do carro a minha frente.
Dica nº 6:
Com o bom senso se você perceber que a descida estiver exigindo muito dos seus freios para manter a velocidade máxima regulamentada da via ou para manter a distância segura do carro a sua frente, como por exemplo descida de serras muito longas que o carro embala muito ou descidas muito longas e muito incremes que o carro embala muito, então engrene a 5a marcha ou 4a marcha para poupar os freios, pois se eles superaquecerem você perderá o freio.
Assim tenha sempre o bom senso... quando notar que está sendo necessário freiar muitos metros nas decidas, pois os freios precisam de um certo tempo sem uso para esfriarem, então engrene a 5a marcha ou até a 4a marcha dependendo do caso para poupar os freios de risco de superaquecimento.
E ainda tem hora que a descida é tão forte que eu reduzo para a 3a marcha para o carro não passar do limite regulamentado da rodovia ou para manter a distância segura do carro a minha frente.
Dica nº 7:
Mantenha sempre o sistema de freio em perfeito estado de funcionamento, pois a banguela exige mais dos freios. Se for usar banguela tenha certeza que seu freio está em ordem... ou seja, sem vazar fluido, pastilhas boas, etc, sangre os freios a cada 2 anos pelo menos.
Dica nº 8:
De preferência não faça banguela nas curvas... só faça banguela nas curvas onde você conhece a estrada e em especial a curva de cor e salteado... pois as curvas são traiçoeiras e geralmente elas não permitem freiar quando se está dentro delas, então o prudente é não fazer banguela nas curvas, então freie antes de fazer a curva e entre nela engrenado.
Assim a velocidade de entrada na curva tem que ser compatível com a mesma, ou seja, a velocidade especificada nas placas de sinalização da estrada. Se a placa diz curva acentuada e a placa diz 50 km/h entre na curva engrenado com no máximo 50 km/h e não mais.
Dica nº 9:
A "banguela" dá multa!
"Código Nacional de Trânsito - Lei 9.503/1997.
Art. 231. Transitar com o veículo:
IX - desligado ou desengrenado, em declive:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo".
Fonte:
http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm
Saudações!
Opa... Nada como um bom embasamento...
Só não vejo o motivo de existir uma função como o cut-off por tanto tampo (tanto nos carburadores como nas injeções eletrônicas) se usar a banguela fosse tão melhor... rs
Para se ter uma idéia, nos carros mais modernos da VW (por exemplo) equipados com câmbio automático, incluíram mais uma função chamada "roda livre" que aliada à uma outra lógica de parâmetros, em determinadas situações "desacopla" o câmbio do motor e o faz funcionar com uma quantidade menor d combustível...
Mas é questão d gosto... eu nunca usei banguela e meus carros sempre tiveram uma ótima autonomia...
Abs
Rodrigo.nomolas
Gol CL 88/89 http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=32170
Voyage LS 85/86 http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=33916
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Re: Injeção Monoponto?
Muito obrigado!rodrigo.nomolas escreveu: Opa... Nada como um bom embasamento...
Só não vejo o motivo de existir uma função como o cut-off por tanto tampo (tanto nos carburadores como nas injeções eletrônicas) se usar a banguela fosse tão melhor... rs
Para se ter uma idéia, nos carros mais modernos da VW (por exemplo) equipados com câmbio automático, incluíram mais uma função chamada "roda livre" que aliada à uma outra lógica de parâmetros, em determinadas situações "desacopla" o câmbio do motor e o faz funcionar com uma quantidade menor d combustível...
Mas é questão d gosto... eu nunca usei banguela e meus carros sempre tiveram uma ótima autonomia...
Abs
Mas carburador não tem o recurso cutt-off...
Veja que essa roda livre eletrônica na verdade é como se fosse uma banguela.
Abraços,
Rodox
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Re: Injeção Monoponto?
Alguns carburadores tem a função cutoff sim amigo... ela só não é controlada eletronicamente, e sim pelo vácuo... não são todos, mas os mais "modernos" sim...Rodox escreveu:Muito obrigado!rodrigo.nomolas escreveu: Opa... Nada como um bom embasamento...
Só não vejo o motivo de existir uma função como o cut-off por tanto tampo (tanto nos carburadores como nas injeções eletrônicas) se usar a banguela fosse tão melhor... rs
Para se ter uma idéia, nos carros mais modernos da VW (por exemplo) equipados com câmbio automático, incluíram mais uma função chamada "roda livre" que aliada à uma outra lógica de parâmetros, em determinadas situações "desacopla" o câmbio do motor e o faz funcionar com uma quantidade menor d combustível...
Mas é questão d gosto... eu nunca usei banguela e meus carros sempre tiveram uma ótima autonomia...
Abs
Mas carburador não tem o recurso cutt-off...
Veja que essa roda livre eletrônica na verdade é como se fosse uma banguela.
Abraços,
Sobre a roda livre, realmente é "quase" como uma banguela, mas com o auxílio da eletrônica q faz o motor funcionar com menos combustível q em marcha-lenta e parado...
O exemplo da roda livre não dá p/ ser utilizado como um parâmetro muito "justo" pq é um recurso utilizado em motores bem mais modernos q os nossos bons e velhos AP...
Em um motor AP, com injeção eletrônica, o cutoff funciona melhor q a banguela... isso é fato... fato q pode ser percebido facilmente acompanhando a temperatura do motor q cái drasticamente ao descer a serra (por exemplo)...
Mas é como eu disse... é questão d gosto e crença...
Se funciona no seu caso, show d bola...
Rodrigo.nomolas
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Re: Injeção Monoponto?
Qual Gol Quadrado vem com esse carburador de cut-off? Seria o Brosol 3E?rodrigo.nomolas escreveu:
Alguns carburadores tem a função cutoff sim amigo... ela só não é controlada eletronicamente, e sim pelo vácuo... não são todos, mas os mais "modernos" sim...
Sobre a roda livre, realmente é "quase" como uma banguela, mas com o auxílio da eletrônica q faz o motor funcionar com menos combustível q em marcha-lenta e parado...
O exemplo da roda livre não dá p/ ser utilizado como um parâmetro muito "justo" pq é um recurso utilizado em motores bem mais modernos q os nossos bons e velhos AP...
Em um motor AP, com injeção eletrônica, o cutoff funciona melhor q a banguela... isso é fato... fato q pode ser percebido facilmente acompanhando a temperatura do motor q cái drasticamente ao descer a serra (por exemplo)...
Mas é como eu disse... é questão d gosto e crença...
Se funciona no seu caso, show d bola...
Rodox
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Re: Injeção Monoponto?
Poutz Rodox... aí vc me pegou... rsRodox escreveu:Qual Gol Quadrado vem com esse carburador de cut-off? Seria o Brosol 3E?rodrigo.nomolas escreveu:
Alguns carburadores tem a função cutoff sim amigo... ela só não é controlada eletronicamente, e sim pelo vácuo... não são todos, mas os mais "modernos" sim...
Sobre a roda livre, realmente é "quase" como uma banguela, mas com o auxílio da eletrônica q faz o motor funcionar com menos combustível q em marcha-lenta e parado...
O exemplo da roda livre não dá p/ ser utilizado como um parâmetro muito "justo" pq é um recurso utilizado em motores bem mais modernos q os nossos bons e velhos AP...
Em um motor AP, com injeção eletrônica, o cutoff funciona melhor q a banguela... isso é fato... fato q pode ser percebido facilmente acompanhando a temperatura do motor q cái drasticamente ao descer a serra (por exemplo)...
Mas é como eu disse... é questão d gosto e crença...
Se funciona no seu caso, show d bola...
Q eu saiba, 3E saiu apenas no Opala... mas posso estar enganado...
Como a quantidade de modelos de carburador 2E e 3E é muito grande (se não me engano tem bem mais d 100 modelos diferentes), fica complicado afirmar qual modelo de qual carro saiu com determinado carburador... hehehehe
Rodrigo.nomolas
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Re: Injeção Monoponto?
Mas você sabe de algum carro que tenha esse carburador cutt-off?rodrigo.nomolas escreveu:
Poutz Rodox... aí vc me pegou... rs
Q eu saiba, 3E saiu apenas no Opala... mas posso estar enganado...
Como a quantidade de modelos de carburador 2E e 3E é muito grande (se não me engano tem bem mais d 100 modelos diferentes), fica complicado afirmar qual modelo de qual carro saiu com determinado carburador... hehehehe
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Re: Injeção Monoponto?
Pelo q me lembro, os Gol, Voyage, Parati, Saveiro e outros carros Ford com motores CHT 1.6 com o carburador "eletrônico" possuem essa função...Rodox escreveu:Mas você sabe de algum carro que tenha esse carburador cutt-off?rodrigo.nomolas escreveu:
Poutz Rodox... aí vc me pegou... rs
Q eu saiba, 3E saiu apenas no Opala... mas posso estar enganado...
Como a quantidade de modelos de carburador 2E e 3E é muito grande (se não me engano tem bem mais d 100 modelos diferentes), fica complicado afirmar qual modelo de qual carro saiu com determinado carburador... hehehehe
Além desses, o Fiat Oggi foi o primeiro carro nacional que o carburador tinha o cut-off...
Acredito q existam vários outros já q desde 1983 já tínhamos um carros com esse sistema e a tecnologia evoluiu no sentido de economia de combustível e controle d emissões.
Outro ponto importante d ser lembrado é q, a injeção eletrônica foi uma evolução do carburador, ou seja, ela inicialmente fazia única e exclusivamente oq os carburadores já faziam... depois vieram suas melhorias...
Abs
Rodrigo.nomolas
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