[Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros)
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
[Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros)
Fala rapazeada!
Estou com algumas dúvidas sobre coletores de admissão, sou leigo no assunto.
E vi que tem uma certa carência de posts sobre o assunto aqui no fórum. Vou enumerar minhas dúvidas para que fique mais fácil pra vocês responderem.
1) Gostaria de saber se os coletores de admissão só existem em injetados?
2) Também gostaria que partilhassem seus conhecimentos sobre quais existem no mercado, suas vantagens, desvantagens, características, quais dão mais performance, quais dão um melhor consumo.
3) Vi que alguns possuem corpo que de borboletas... pra que serve? Qual o diferencial disso?
4) Throttle body? Esse me despertou muita atenção pela beleza estética. Qual o diferencial desse coletor?
5) Existe algum tipo de coletor ideal para cada tipo de projeto (turbo ou aspirado)?
Estou com algumas dúvidas sobre coletores de admissão, sou leigo no assunto.
E vi que tem uma certa carência de posts sobre o assunto aqui no fórum. Vou enumerar minhas dúvidas para que fique mais fácil pra vocês responderem.
1) Gostaria de saber se os coletores de admissão só existem em injetados?
2) Também gostaria que partilhassem seus conhecimentos sobre quais existem no mercado, suas vantagens, desvantagens, características, quais dão mais performance, quais dão um melhor consumo.
3) Vi que alguns possuem corpo que de borboletas... pra que serve? Qual o diferencial disso?
4) Throttle body? Esse me despertou muita atenção pela beleza estética. Qual o diferencial desse coletor?
5) Existe algum tipo de coletor ideal para cada tipo de projeto (turbo ou aspirado)?
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
1 - Coletor de admissão é onde vai o corpo de borboleta ou carburador. Então é para os dois.
2 - Cada tipo de injeção ou carburador requer o seu coletor específico.
3 - Corpo de borboleta é o nome dado à parte da TBI onde é admitido o ar para a câmara de combustão. Controlada por uma borboleta.
4 - Throttle Body nada mais é do que uma injeção eletrônica muito utilizada em preparações pesadas. Em veículos que exigem uma alimentação absurda. Vale lembrar que não é aconselhável utilizar em carro que não for de competição, pois não tem como utilizar o filtro de ar, reduzindo consideravelmente a vida útil do motor.
5 - não... existe um coletor ideal para o sistema de alimentação que você escolher.
2 - Cada tipo de injeção ou carburador requer o seu coletor específico.
3 - Corpo de borboleta é o nome dado à parte da TBI onde é admitido o ar para a câmara de combustão. Controlada por uma borboleta.
4 - Throttle Body nada mais é do que uma injeção eletrônica muito utilizada em preparações pesadas. Em veículos que exigem uma alimentação absurda. Vale lembrar que não é aconselhável utilizar em carro que não for de competição, pois não tem como utilizar o filtro de ar, reduzindo consideravelmente a vida útil do motor.
5 - não... existe um coletor ideal para o sistema de alimentação que você escolher.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Bleidão, no meu caso, pretende montar um motor 1.9 com comando 049 e FT250 e não sei qual o melhor coletor de admissão para esse projeto.
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
TBI do Gol MI...
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Vai de coletor Mi que da e sobra!
Estudar e investir, em voce mesmo
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Isso aí... muito usado para veículos com motor original e também preparados!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Qual a diferença do TBI do Gol Mi pro TBI do Gol GTI?
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
A TBI do Gol MI é propícia para a injeção MI, com uma Flauta para os bicos e, a do GTi é para a Injeção EFI, com os bicos alojados no cabeçote, não tem sensor MAP (apenas o MAF que é aquele sensor de fluxo que vai na caixa do filtro). Há mais diferenças mas essas são as principais.stevefoi escreveu:Qual a diferença do TBI do Gol Mi pro TBI do Gol GTI?
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
bleidao a do gti nao tem 2 bocas? e aquela ovalada ne? Eu iria com TBI do gol Mi, e muito mas simples de adaptar e ja tem quanta gente que usa? 100? 1000? 10000? Quem usa sabe que o TBI do Mi e bom mesmo. Se precisa de mais fluxo e so retirar material interno na curva que ele tem antes da borboleta que impide a entrada de ar dos dois lados da borboleta ate o acelerador nao passar de 70% TPS aberto (acho que era assim posso estar errado)bleidao escreveu:A TBI do Gol MI é propícia para a injeção MI, com uma Flauta para os bicos e, a do GTi é para a Injeção EFI, com os bicos alojados no cabeçote, não tem sensor MAP (apenas o MAF que é aquele sensor de fluxo que vai na caixa do filtro). Há mais diferenças mas essas são as principais.stevefoi escreveu:Qual a diferença do TBI do Gol Mi pro TBI do Gol GTI?
Estudar e investir, em voce mesmo
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Então, Meison...
Se você quer uma preparação tão forte assim, vai de Throttle Body, pois aí você não terá um carro para o dia a dia.
Se você quer uma preparação tão forte assim, vai de Throttle Body, pois aí você não terá um carro para o dia a dia.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Entao o coleto MI eu ja vi andar com 500hp, ta sobrado para qualquer projeto "leve" e "medio", eu entendo que otros coletores ou borboletas sao melhores, pero mais barato que coletor Mi e a eficacia que ele tem acho que nao ha comparaçao! Eu vou de coletor Mi no meu projeto, imaginableidao escreveu:Então, Meison...
Se você quer uma preparação tão forte assim, vai de Throttle Body, pois aí você não terá um carro para o dia a dia.
Estudar e investir, em voce mesmo
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Eu acho um bom projeto ir de MI logo.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Não, essa peça que liga o carburador do seu GTS até o cabeçote é um coletor de admissão.stevefoi escreveu:Fala rapazeada!
Estou com algumas dúvidas sobre coletores de admissão, sou leigo no assunto.
E vi que tem uma certa carência de posts sobre o assunto aqui no fórum. Vou enumerar minhas dúvidas para que fique mais fácil pra vocês responderem.
1) Gostaria de saber se os coletores de admissão só existem em injetados?
Independente se o motor é carburado ou injetado, ele sempre terá um coletor de admissão.
Para motores AP :stevefoi escreveu:2) Também gostaria que partilhassem seus conhecimentos sobre quais existem no mercado, suas vantagens, desvantagens, características, quais dão mais performance, quais dão um melhor consumo.
Tem os coletores de admissão para carburadores, cada carburador usa um coletor de admissão diferente.
Tem os coletores de admissão para injeções monoponto.
Coletor de admissão EFi, para usar com a Injeção Le-Jetronic, ou com injeções programáveis.
Coletor de admissão Mi, para usar com a Injeção Mi, ou com injeções programáveis.
Coletor de admissão tipo Throttle Body que são borboletas individuais, motor com coletor assim só é gerenciado por injeções programáveis.
Coletor de admissão da Kombi AP Diesel, usada em motores AP a Gasolina e Álcool mesmo, só que é colocada uma borboleta no coletor, motor AP com coletor desse modelo só é gerenciado por injeções programáveis.
Coletores de admissão para carros Turbo de arrancada, como os FuelTech.
Todo coletor de admissão de motor injetado deve ter uma borboleta para entrada de ar. Já em carburados a borboleta já é no carburador.stevefoi escreveu:3) Vi que alguns possuem corpo que de borboletas... pra que serve? Qual o diferencial disso?
4) Throttle body? Esse me despertou muita atenção pela beleza estética. Qual o diferencial desse coletor?
No caso das Throttle Body, são borboletas individuais, imitando os carburadores Weber IDF ou DCOE, assim o motor respira de forma melhor, mas seu uso é mais voltado para pistas, pois, como o vácuo produzido no coletor é baixo, o freio fica menos eficiente, e deve-se usar sistemas de freio diferente.
Se for um coletor de admissão para carburador, o motor pode ser original, turbo ou aspirado. Ele pode ser Turbo sim, mas desde que use apenas um carburador e com uma mufla (não existe coletor original Volks para dois carburadores, o único coletor desse tipo que tenho conhecimento é o coletor para se usar duas Weber's IDF ou DCOE, e coletores de admissão que tem a disposição para usarem mais de um carburador são usados apenas em motores aspirados).stevefoi escreveu:5) Existe algum tipo de coletor ideal para cada tipo de projeto (turbo ou aspirado)?
Coletores de admissão para uso com injeção monoponto, o motor pode ser original, turbo ou aspirado.
Se for coletores de admissão usados em motores voltados para uso com injeção eletrônica, o motor pode ser original, turbo ou aspirado.
Se for coletor de admissão Throttle Body, o uso dela é apenas em motores Aspirados.
E no coletor de admissão da Kombi Diesel, seu uso é voltado para carros com motores aspirados
Motor original também é aspirado... mas na lista acima quando escrevi "aspirado" me referi aos motores Aspirados Preparados, com o uso voltado para performance.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- eddye.getsemani
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 12 Mai 2018, 16:20
- Carro: GOL GL 1.8
Re: [Dúvida] Coletor de admissão :?: (throttle body e outros
Opa boa noite.
Desculpem ressuscitar o tópico, mas estou com um problema justamente com uma admissao com duas deitadas.
O que posso fazer para melhorar o freio? Voce comentou sobre sistemas diferentes de frenagem. O q seria?
Obrigado.
Desculpem ressuscitar o tópico, mas estou com um problema justamente com uma admissao com duas deitadas.
O que posso fazer para melhorar o freio? Voce comentou sobre sistemas diferentes de frenagem. O q seria?
Obrigado.