Conversão Monoponto para Multiponto
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Conversão Monoponto para Multiponto
Fala galera.
Estou convertendo meu Gol G2 atlanta 1.8, de monoponto para multiponto, e colocando uma Fueltech.
Vou compartilhar os problemas e dicas para quem quiser fazer o mesmo.
Por hora tenho uma dúvida bem simples.
O monoponto assim como o carburado tem uma saida de água do cabeçote para o coletor e o multiponto não tem.
Para que fez essa conversão, como devo tampar essa saida ? existe uma flange ? ou é um selo ? ou tem que levar numa retifica para tampar mesmo ?
Estou convertendo meu Gol G2 atlanta 1.8, de monoponto para multiponto, e colocando uma Fueltech.
Vou compartilhar os problemas e dicas para quem quiser fazer o mesmo.
Por hora tenho uma dúvida bem simples.
O monoponto assim como o carburado tem uma saida de água do cabeçote para o coletor e o multiponto não tem.
Para que fez essa conversão, como devo tampar essa saida ? existe uma flange ? ou é um selo ? ou tem que levar numa retifica para tampar mesmo ?
- bleidao
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
Bom... você já deve saber que o TBI é completamente diferente, bem como coletor de admissão.edisongoncalez escreveu:Fala galera.
Estou convertendo meu Gol G2 atlanta 1.8, de monoponto para multiponto, e colocando uma Fueltech.
Vou compartilhar os problemas e dicas para quem quiser fazer o mesmo.
Por hora tenho uma dúvida bem simples.
O monoponto assim como o carburado tem uma saida de água do cabeçote para o coletor e o multiponto não tem.
Para que fez essa conversão, como devo tampar essa saida ? existe uma flange ? ou é um selo ? ou tem que levar numa retifica para tampar mesmo ?
A melhor Multi Ponto que temos para os motores APs é a MI, que já vem o corpo completo e coletor.
Então.. como você disse, há uma diferença no coletor, que não tem essa passagem de água. Essa passagem vai ser tampada por um selo ou algo assim. O restante é só ir montando.
Compartilhe conosco. Vou tentando te ajudar na medida do possível.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
Certo, vou tentar remover o coletor atual e medir o orificio para saber a medida do selo. Devo fazer isso logo. e tentar colocar o tampão.
Para quem interessar, o que fiz até o momento.
- Comprei a Fueltech 250 , com o chicote que o fabricante fornece.
- Comprei um coletor de Gol MI usado. com a flauta metálica, diz ser melhor que a de plástico.
- Tem um cara no youtube que fabrica o chicote sobre encomenda. pois o que vem na fueltech é incompleto.
https://www.youtube.com/channel/UCoPmzt ... YNQWcbWRqA
- Eu não comprei, pois já comprei todos os conectores, Talvez seja melhor comprar com ele, pois voce gasta muito nesses conectores, pagar correio etc.
- na conversão para a fueltech, voce tem que retirar o sensor MAP do coletor multiponto e colocar um sensor de temperatura de ar do Palio / Uno novo. tem que mandar fazer uma rosca. quem precisar da dica tem no youtube. é bem simples.
- O distribuidor da monoponto deve funcionar com a fueltech, mas no manual diz para voce indicar o tamanho da janela. Não sei se é igual da multiponto, pois já achei relatos no youtube que são diferentes.
- Para ligar a sonda lambda no fueltech, somente se voce for ligar ela em um computador para gerar o gráfico de utilização. O certo é voce ligar um HallMeter, para medir a mistura. e com as medidas ajustar o mapa da fueltech. Pode colocar um no painel e medir em tempo real. Comprei um da ODG. Tem dicas no youtube como fazer. Quando eu chegar nesse ponto eu posto.
http://www.odginstruments.com.br/pdf/man_hallmeter.pdf
o da Fueltech achei muito caro. Diz o manual que a sonda original não dá muita precisão, teria que ser uma de banda larga ( bem cara ) , então achei melhor comprar um hallmeter mais barato.
- comprei uma bobina de tres fios do gol MI, pois a bobina original do monoponto não funciona com a fueltech. Cuidado, diz que as paralelas não funciona direito. comprei uma magnet mareli.
- comprei os bicos do GOL GTI , 2.0 , IWP024, diz que tem um fluxo maior que o Gol MI 1.8.
Bom , por hora é só. Vou esperar uma semana mais tranquila para desmontar e passo o que rolou.
abraços a todos, pau no gato.
Para quem interessar, o que fiz até o momento.
- Comprei a Fueltech 250 , com o chicote que o fabricante fornece.
- Comprei um coletor de Gol MI usado. com a flauta metálica, diz ser melhor que a de plástico.
- Tem um cara no youtube que fabrica o chicote sobre encomenda. pois o que vem na fueltech é incompleto.
https://www.youtube.com/channel/UCoPmzt ... YNQWcbWRqA
- Eu não comprei, pois já comprei todos os conectores, Talvez seja melhor comprar com ele, pois voce gasta muito nesses conectores, pagar correio etc.
- na conversão para a fueltech, voce tem que retirar o sensor MAP do coletor multiponto e colocar um sensor de temperatura de ar do Palio / Uno novo. tem que mandar fazer uma rosca. quem precisar da dica tem no youtube. é bem simples.
- O distribuidor da monoponto deve funcionar com a fueltech, mas no manual diz para voce indicar o tamanho da janela. Não sei se é igual da multiponto, pois já achei relatos no youtube que são diferentes.
- Para ligar a sonda lambda no fueltech, somente se voce for ligar ela em um computador para gerar o gráfico de utilização. O certo é voce ligar um HallMeter, para medir a mistura. e com as medidas ajustar o mapa da fueltech. Pode colocar um no painel e medir em tempo real. Comprei um da ODG. Tem dicas no youtube como fazer. Quando eu chegar nesse ponto eu posto.
http://www.odginstruments.com.br/pdf/man_hallmeter.pdf
o da Fueltech achei muito caro. Diz o manual que a sonda original não dá muita precisão, teria que ser uma de banda larga ( bem cara ) , então achei melhor comprar um hallmeter mais barato.
- comprei uma bobina de tres fios do gol MI, pois a bobina original do monoponto não funciona com a fueltech. Cuidado, diz que as paralelas não funciona direito. comprei uma magnet mareli.
- comprei os bicos do GOL GTI , 2.0 , IWP024, diz que tem um fluxo maior que o Gol MI 1.8.
Bom , por hora é só. Vou esperar uma semana mais tranquila para desmontar e passo o que rolou.
abraços a todos, pau no gato.
- João Victor AP
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
Vai ter que trocar tudo...
Retirar toda a sua injeção monoponto, como central, coletor, TBi, etc.
E instalar toda a injeção multiponto.
O furo de passagem de água, é para aquecimento do coletor.
Injeção multiponto do motor AP, tanto a Mi, quanto a EFi, não usam, então esse furo deve ser tampado com solda.
Provavelmente seu cabeçote é aquele sem furos para os bicos, se sim, você deve usar a injeção Mi, que é a mais moderna, na Mi os bicos vão direto no coletor.
Retirar toda a sua injeção monoponto, como central, coletor, TBi, etc.
E instalar toda a injeção multiponto.
O furo de passagem de água, é para aquecimento do coletor.
Injeção multiponto do motor AP, tanto a Mi, quanto a EFi, não usam, então esse furo deve ser tampado com solda.
Provavelmente seu cabeçote é aquele sem furos para os bicos, se sim, você deve usar a injeção Mi, que é a mais moderna, na Mi os bicos vão direto no coletor.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
Certo, conforme disse, já comprei "tudo", a dúvida é "como" tapar o orifício. Como eu vou trocar o comando no futuro, vou tirar o cabeçote somente quando for fazer a troca do comando. Por hora vou fazer uma rosta ali e colocar um tampão rosqueado. Depois na geral que pretendo dar no cabeçote, faço uma solda descente. Valeu.João Victor AP escreveu:Vai ter que trocar tudo...
Retirar toda a sua injeção monoponto, como central, coletor, TBi, etc.
E instalar toda a injeção multiponto.
O furo de passagem de água, é para aquecimento do coletor.
Injeção multiponto do motor AP, tanto a Mi, quanto a EFi, não usam, então esse furo deve ser tampado com solda.
Provavelmente seu cabeçote é aquele sem furos para os bicos, se sim, você deve usar a injeção Mi, que é a mais moderna, na Mi os bicos vão direto no coletor.
- bleidao
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
O correto é mandar "trabalhar o cabeçote". Eles tampam esse furo pra você. O negócio é... não compensa você utilizar o comando novo nesse cabeçote que você tem?
Tem cara que mexe em tudo. Até em ângulo das válvulas.
Tem cara que mexe em tudo. Até em ângulo das válvulas.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
Pra tampar é com solda mesmo.edisongoncalez escreveu:Certo, conforme disse, já comprei "tudo", a dúvida é "como" tapar o orifício. Como eu vou trocar o comando no futuro, vou tirar o cabeçote somente quando for fazer a troca do comando. Por hora vou fazer uma rosta ali e colocar um tampão rosqueado. Depois na geral que pretendo dar no cabeçote, faço uma solda descente. Valeu.
O coletor de admissão será removido, e vai ter espaço para fazer uma solda ali no cabeçote.
Tem que secar em o local, com um soprador mesmo dá pra tirar a água.
E pra realizar a troca do comando, não precisa retirar o cabeçote não, basta retirar a tampa do comando de válvulas, e terá acesso aos mancais que prendem o comando.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
Excelente!
Mas precisa lembrar também que a solda precisa ser feita por um bom profissional para que não estoure e funda o motor por problemas no arrefecimento.
Mas precisa lembrar também que a solda precisa ser feita por um bom profissional para que não estoure e funda o motor por problemas no arrefecimento.
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- João Victor AP
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
Isso aíbleidao escreveu:Excelente!
Mas precisa lembrar também que a solda precisa ser feita por um bom profissional para que não estoure e funda o motor por problemas no arrefecimento.
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- bleidao
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Re: Conversão Monoponto para Multiponto
O amigo acima não falou mais nada.
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