vamos ao tutorial
o que você vai precisar
Kit de trava automática de porta ou motor de trava de porta eu comprei um kit 4 portas pq vou por nas portas e um pro porta-malas
Quem quiser compra ta aqui o Link
o kit é esse aqui
Eu fiz em um Voyage mas acho que serve pra gol e parati também só conseguir adaptar o motor direitinho
Primeiro tire a tampa do porta malas e remova a trava
a trava é assim
a alavanca ali em baixo é ela q o motor deve puxar para isso vamos furar ela para poder passar a haste metalica
Muito cuidado nessa etapa para n estragar fure bem no centro com uma broca de 4mm, e use algo para apoiar a alavanca para ela nao quebrar
apos você furar coloque a haste e ficara assim
agora vamos a parte chata, o motor deve ser preso no sentido contrario da trava para que ele puxe a haste e destrave o porta malas, teste com sua mao travar e puxar a alavanca para destravar
fixe o motor com a aste no lugar passando pro buraco do trinco, o motor deve ser preso na lateral usando a barra furada metálica que veio (eu não parafusei a barra na tampa do porta malas por preguiça mas se quiser fazer é legal, mas faça depois que tiver tudo certo e funcionando para não ter problema)
apos fixado o motor você vai notar que a haste é bem grande ela devera ser dobrada e cortada, ajuste ela com o motor totalmente aberto pois ele vai puxar qualquer coisa você pode soltar os parafusos do motor e puxar ele mais pro lado (por isso não mandei furar e fixar ele na tampa assim pode dar os ajustes finais)
dobre a haste em C sendo que ela fique do lado do trinco normal (chave), corte o excesso pois quando o motor puxar não pode bater na lata
Passe o fio por dentro da lata junto com o fio da luz da placa, recomendo deixar o engate dos fios meio solto pois se o motor der problema voce so tira e troca o motor não precisa passar todo o fio ficando assim
Feito isso pegue o trinco e prenda a haste metálica na alavanca dele e parafuse no lugar, esta praticamente pronto agora vamos pros ajustes
como podem ver eu coloquei aroelas embaixo da trava, o motivo foi que ela estava dura para abrir e o motor fazia muita força ai com esse espacinho ele deixo o motor trabalhar mais livre, mas isso é com vocês vê o que ficar melhor
De volta pro carro abra o cabo e coloque a tampa em cima do motor agora vamos testar o funcionamento do sistema
o meu veio com fio azul e verde, por ser um motor não tem polaridade dependendo de como ligar ou ele empurra ou ele puxa no meu caso ficou o azul como negativo e o verde como positivo, veja seu motor qual posição ele é, teste ele direto na bateria do carro, trave o trinco e encoste os fios na bateria, ele tem q destravar, se fizer isso perfeito o sistema ta pronto, se ele travar pode ser o que eu falei das aroelas ou tem q ver se o motor esta conseguindo puxar se ele puxa mas não abre pode ser que não esteja alcançando, solte o motor e parafuse mais pro lado esticando a aste pra ele conseguir puxar melhor. faça os ajustes ate conseguir q funcione direitinho feito isso, so parafusar a porta no lugar e vamos passar os fios e por o botão
o fio negativo do motor pode ser preso na lata mesmo no meu porta-malas tem um parafuso do lado do step amarrei ele ali e ta ótimo, tem uma foto abaixo
para o fio positivo vamos passar ele ate a frente do carro, precisaremos de um botão desse de push ( apertou ele aciona soltou ele para ) esse meu eu tinha jogado aqui coloquei em uma tampinha do painel e ficou legal, o fio que vem do motor positivo você liga em um polo do botão e outro polo do botão você liga ate o positivo da bateria e ta pronto
so apertar e pronto o porta-malas abre, liguei direto na bateria pq assim você não precisa virar a chave para abrir, se quiser faça como eu tire o miolo da chave passe massa e pronto um miolo a menos pra vagabundo tenta roubar
precisarem de ajudar so comentar galera