CHT 1.6 up
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 20 Out 2016, 22:40
- Carro: Gol cht 1994
CHT 1.6 up
Boa tarde Galera,
Recentemente comprei um moto MD270 e troquei por um cht 1.6
Meu gol é um gol 1000 bem rodado, tentei colocar somente o cabeçote do 1.6 em casa e tive problemas...
resolvi trocar tudo para 1.6 e deixar a caixa do 1.0.
queria algumas dicas de alguns UP's para melhorar o desempenho.
Tenho vontade de colocar um AP, mas ainda está distante...
também gostaria de ver se alguem já fez um cofre clean no gol com CHT, acho que tem muitos fios e isso me incomoda um pouco..
Recentemente comprei um moto MD270 e troquei por um cht 1.6
Meu gol é um gol 1000 bem rodado, tentei colocar somente o cabeçote do 1.6 em casa e tive problemas...
resolvi trocar tudo para 1.6 e deixar a caixa do 1.0.
queria algumas dicas de alguns UP's para melhorar o desempenho.
Tenho vontade de colocar um AP, mas ainda está distante...
também gostaria de ver se alguem já fez um cofre clean no gol com CHT, acho que tem muitos fios e isso me incomoda um pouco..
Gol 1000
94 - Branco
94 - Branco
- lucascht
- Membro
- Mensagens: 116
- Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
- Carro: Voyage 1.6 1992
- Localização: Chapecó - SC
Re: CHT 1.6 up
E aí cara, blz? olha, motor CHT na ultima fase em q foi usado, já da pra ser considerado um "motor preparado", pois foram feitas várias atualizações e melhorias ao longo dos anos, desde a época em q tinha 1,4 litros e era usado nos Renault, além disso, o foco do motor CHT é suavidade de funcionamento, torque em baixas rotações e principalmente economia, pontos onde o motor CHT é superior ao aclamado AP (fanáticos preferem desprezar o CHT, infelizmente). Tivemos o primeiro Escort XR3 com motor CHT, esse tinha um carburador diferente e um comando de válvulas mais bravo, e chegava a 87 cv (álcool), mas o torque demorava mais para vir e o consumo era mais alto (depois o XR3 passou a usar o motor AP, no período de Autolatina). A maior preparação era na tal Formula Ford, onde os motores atingiam mais de 100 cv, porem era apenas para a competição, ou seja, a vida útil desses motores era muito menor. Realmente fazer um CHT mais forte é difícil pois n encontramos muitas peças para ele, e o mais simples e objetivo é turbinar e deu. Porem para uma preparação aspirada, inspirada nos carros da Formula Ford, o recomendado seria trocar o comando, pelo do XR3, trocar o carburador por um do XR3 também (ou injetar, mas é mais difícil), escape dimensionado, tirar umas gramas do virabrequim e do volante do motor, rebaixar o cabeçote (na Formula Ford, o processe era o alivio de peso e balanceamento de todas as peças, ou seja, pistões, bielas, tudo tinha o mesmo peso e eram mais leves, virabrequim tinha cerca de 1 kg a 2 kg a menos de peso, volante tinha 0,5 a 1 kg a menos. Você pode ariscar aliviar o peso dos componentes, porem deve ser feito por especialista, para não reduzir a vida útil do motor, pois se n for retirado material das partes corretas, pode haver superaquecimento e quebras). Essas informações eu tirei de uma matéria da época, e tem na internet... Quanto ao cofre clean, conhecido como Wire Tuck, eu ja vi alguns projetos, mas não finalizados, inclusive aqui no fórum tem alguns projetos, se vc fizer um Wire Tuck, com certeza ficará muito bom e quase "exclusivo".
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: CHT 1.6 up
Excelente resposta essa do Lucas !
Ele explicou tudo
Ele explicou tudo

Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- lucascht
- Membro
- Mensagens: 116
- Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
- Carro: Voyage 1.6 1992
- Localização: Chapecó - SC
Re: CHT 1.6 up
ValeuJoão Victor AP escreveu:Excelente resposta essa do Lucas !
Ele explicou tudo

-
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 20 Out 2016, 22:40
- Carro: Gol cht 1994
Re: CHT 1.6 up
lucascht escreveu:E aí cara, blz? olha, motor CHT na ultima fase em q foi usado, já da pra ser considerado um "motor preparado", pois foram feitas várias atualizações e melhorias ao longo dos anos, desde a época em q tinha 1,4 litros e era usado nos Renault, além disso, o foco do motor CHT é suavidade de funcionamento, torque em baixas rotações e principalmente economia, pontos onde o motor CHT é superior ao aclamado AP (fanáticos preferem desprezar o CHT, infelizmente). Tivemos o primeiro Escort XR3 com motor CHT, esse tinha um carburador diferente e um comando de válvulas mais bravo, e chegava a 87 cv (álcool), mas o torque demorava mais para vir e o consumo era mais alto (depois o XR3 passou a usar o motor AP, no período de Autolatina). A maior preparação era na tal Formula Ford, onde os motores atingiam mais de 100 cv, porem era apenas para a competição, ou seja, a vida útil desses motores era muito menor. Realmente fazer um CHT mais forte é difícil pois n encontramos muitas peças para ele, e o mais simples e objetivo é turbinar e deu. Porem para uma preparação aspirada, inspirada nos carros da Formula Ford, o recomendado seria trocar o comando, pelo do XR3, trocar o carburador por um do XR3 também (ou injetar, mas é mais difícil), escape dimensionado, tirar umas gramas do virabrequim e do volante do motor, rebaixar o cabeçote (na Formula Ford, o processe era o alivio de peso e balanceamento de todas as peças, ou seja, pistões, bielas, tudo tinha o mesmo peso e eram mais leves, virabrequim tinha cerca de 1 kg a 2 kg a menos de peso, volante tinha 0,5 a 1 kg a menos. Você pode ariscar aliviar o peso dos componentes, porem deve ser feito por especialista, para não reduzir a vida útil do motor, pois se n for retirado material das partes corretas, pode haver superaquecimento e quebras). Essas informações eu tirei de uma matéria da época, e tem na internet... Quanto ao cofre clean, conhecido como Wire Tuck, eu ja vi alguns projetos, mas não finalizados, inclusive aqui no fórum tem alguns projetos, se vc fizer um Wire Tuck, com certeza ficará muito bom e quase "exclusivo".
Opa.
Até passou pela cabeça turbinar, mas o investimento é muito alto para não ter grande retorno (potencia)..
vou dar uma pesquisada referente a aliviar essas peças, ou começar só pelo volante do motor..
Pelo que conversei com o Rapaz que comprei o motor, o comando é um já preparado 276° comprado no Marcelinho Special Parts, mas tenho minhas duvidas por não ter visto o comando fora do carro...
também tenho um carburador 2e para colocar, mas meu mecanico falou que é muito carbura para pouco motor, ai fico na duvida..
valeu pelas dicas que deu..



Gol 1000
94 - Branco
94 - Branco
- DanielGT
- Membro - Silver
- Mensagens: 2111
- Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
- Carro: Gol GTi 1990
- Localização: Ipatinga-MG
Re: CHT 1.6 up
2E não é tão grande quanto pensam. o weber 460 do escort xr3, é maior que um 2e e alimenta um CHT 1.6 aspro de fábrica.
Os gicles originais do 2E são grandes para um CHT original mesmo, mas ai tem que ir testando até adaptar. talvez usar a mesma giclagem do chevetinho 1.6s que usou 2E, deve ficar boa no CHT!
Os gicles originais do 2E são grandes para um CHT original mesmo, mas ai tem que ir testando até adaptar. talvez usar a mesma giclagem do chevetinho 1.6s que usou 2E, deve ficar boa no CHT!
-
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 20 Out 2016, 22:40
- Carro: Gol cht 1994
Re: CHT 1.6 up

Carro "Finalizado" voltei a usar o carbura original mesmo, está dando falta de combustível.
Mesmo assim digo deu muita diferença no carro.
Super satisfeito, próximo passo vai ser a troca da bobina, colocando a bobina do MI e a troca dos cabos de vela..
Gol 1000
94 - Branco
94 - Branco
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: CHT 1.6 up
Show demais mano 

Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: CHT 1.6 up
Aí está uma modificação que eu gosto!
Eu só colocaria uma Weber 460 para alimentar legal e colocaria a caixa de marchas do 1.6 porque a do 1000zinho morre logo. O carro fica com um torque maneiro mas infelizmente morre cedo.
Eu só colocaria uma Weber 460 para alimentar legal e colocaria a caixa de marchas do 1.6 porque a do 1000zinho morre logo. O carro fica com um torque maneiro mas infelizmente morre cedo.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
-
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 20 Out 2016, 22:40
- Carro: Gol cht 1994
Re: CHT 1.6 up
Fala Galera,
estou na duvida referente ao carburador...
estou trocando cabo de vela e velas, as velas que estavam estavam bem escuras e parece uma crosta de "barro".
conversei com um mecanico, ele me falou que o problema do meu carro é excesso de gasolina, e não falta.
O motivo ele falou que foi porque tirei o desborbulhador.
Quero saber se eu colocar um dosador, aqueles que usam em carro turbo/aspro iria resolver meu problema...
Agradeço.

estou na duvida referente ao carburador...
estou trocando cabo de vela e velas, as velas que estavam estavam bem escuras e parece uma crosta de "barro".
conversei com um mecanico, ele me falou que o problema do meu carro é excesso de gasolina, e não falta.
O motivo ele falou que foi porque tirei o desborbulhador.
Quero saber se eu colocar um dosador, aqueles que usam em carro turbo/aspro iria resolver meu problema...
Agradeço.


Gol 1000
94 - Branco
94 - Branco
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13371
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: CHT 1.6 up
Vou te ser bem sincero!Alexandre Drees escreveu:Fala Galera,
estou na duvida referente ao carburador...
estou trocando cabo de vela e velas, as velas que estavam estavam bem escuras e parece uma crosta de "barro".
conversei com um mecanico, ele me falou que o problema do meu carro é excesso de gasolina, e não falta.
O motivo ele falou que foi porque tirei o desborbulhador.
Quero saber se eu colocar um dosador, aqueles que usam em carro turbo/aspro iria resolver meu problema...
Agradeço.![]()
Se você retirar o desborbulhador e apresentar problemas de excesso, é sinal de que o carburador está precisando de uma assistência!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
-
- Membro
- Mensagens: 1
- Registrado em: 25 Jul 2017, 20:04
- Carro: Gol CL 93 1.6
Re: CHT 1.6 up
Cara, belo cofre, motor ta bonito! Parabéns, te perguntar, eu tenho um motor do mesmo desse, 1.6 a gasolina, as modificações que fez, se restringiram a que? Somente o comando e bobinas e velas? deu alguma diferença? E o consumo, aumentou? e o combustível, é gasosa ainda?
Obrigado.
Obrigado.
Alexandre Drees escreveu:
Carro "Finalizado" voltei a usar o carbura original mesmo, está dando falta de combustível.
Mesmo assim digo deu muita diferença no carro.
Super satisfeito, próximo passo vai ser a troca da bobina, colocando a bobina do MI e a troca dos cabos de vela..
-
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 20 Out 2016, 22:40
- Carro: Gol cht 1994
Re: CHT 1.6 up




Finalizado, mandei fazer o carbura, trocar tudo....
agora está filé, dei alguns puxões ao decorrer dos meses e começou a fumar, acredito seja Anel.

Gol 1000
94 - Branco
94 - Branco
-
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 20 Out 2016, 22:40
- Carro: Gol cht 1994
Re: CHT 1.6 up
o consumo na cidade ficou na media de 7 / 8 km/l na gasolinamatheusalipio escreveu:Cara, belo cofre, motor ta bonito! Parabéns, te perguntar, eu tenho um motor do mesmo desse, 1.6 a gasolina, as modificações que fez, se restringiram a que? Somente o comando e bobinas e velas? deu alguma diferença? E o consumo, aumentou? e o combustível, é gasosa ainda?
Obrigado.
Alexandre Drees escreveu:
Carro "Finalizado" voltei a usar o carbura original mesmo, está dando falta de combustível.
Mesmo assim digo deu muita diferença no carro.
Super satisfeito, próximo passo vai ser a troca da bobina, colocando a bobina do MI e a troca dos cabos de vela..
ainda nao troquei bobina, somente o comando que foi colocado do formula e a caixa é do 1.0.
Gol 1000
94 - Branco
94 - Branco