Motor ap aspirado
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro: Parati 94 Parati 96
Motor ap aspirado
Depois de pesquisar muito acho q encontrei a receita certa pra preparar minha parati.
Vamos la como ja comentei aki no forum tenho uma parati 94 1.6 a gasolina muito original e quero mecher no motor pra ficar mais forte.
comando de válvulas de 276
carburador 3E
coletor de escape dimensionado 4x1
escapamento 2 polegadas ate o fim
jogo de velas frias
cabos de vela de silicone 10mm
polia regulavel
O q vcs acham devo mudar alguma coisa? Vai andar bem no dia a dia?
Vamos la como ja comentei aki no forum tenho uma parati 94 1.6 a gasolina muito original e quero mecher no motor pra ficar mais forte.
comando de válvulas de 276
carburador 3E
coletor de escape dimensionado 4x1
escapamento 2 polegadas ate o fim
jogo de velas frias
cabos de vela de silicone 10mm
polia regulavel
O q vcs acham devo mudar alguma coisa? Vai andar bem no dia a dia?
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Re: Motor ap aspirado
Acho que sua receita está mal planejada e não foi bem estudada, carburação não é idela, comando muito grande.
Carburador 3E ?
Pra que um carburador desse em 1.6 Aspirado ?
Esse carburador é muita coisa, usado em Motores AP de Santana e Opalas, até nesses carros é difícil de conseguir um bom acerto.
Em 1.6 usar um 3E é um exagero, e vai complicar seu acerto.
E mano, trocar Weber 450 (Mini-Progressivo, sua Parati provavelmente usa ele) por 2E, 3E, TLDZ não te trará ganhos de potência. O que trás ganhos é um bom acerto.
Em alguns casos, quando algum carro Turbo ou Aspirado usa um 2E e é passado para 3E, é feito isso para alimentar bem o motor, porque o carburador antigo não estava mais conseguindo alimentar o motor.
Só com carburadores esportivos, como Weber 40, Solex 40, que te trará ganhos de potência.
Comando use o 049G mesmo.
Esse 276 desloca a faixa de torque, para um 1.6 mais cascudo, é bom, mas no seu caso, eu acho grande.
Coletor 4x1 é bom, opte pelos 4x1 fórmula é o legítimo modelo de coletor dimensionado para AP usado em carros Aspirados de competição.
Só que com esse fórmula, você não poderá usar a bomba de direção hidráulica e nem o conpressor do Ar-Condicionado, ou seja, não terá Ar e nem direção hidráulica.
Caso tenha, ou pretenda ter futuramente Ar ou direção hidráulica, use um modelo de 4x1 que é o curto, mas ele não é muito bom como o 4x1 fórmula.
Não deve ser usado velas mais frias cara !
Se usa velas frias quando aumenta a taxa de compressão do motor.
Se você tem um Aspirado, com taxa bem alta, é usado vela mais fria.
Se você tem um Turbo, ele é destaxado, mas com o funcionamento da Turbina, a pressão nos cilindros aumenta, por isso se usa velas frias.
Se não vai elevar muito a taxa, não vai Turbinar, ou se nem vai mexer no cabeçote... use velas corretas de acordo com as tabelas da NGK ou BOSCH.
Cabos de vela não tem necessidade de ser de 10mm. E nem tem necessidade de ser de silicone, use de silicone se quiser.
Use cabos de vela 8mm.
Polia regulável... não !
Já te expliquei em um tópico anterior que ela não é um item de estética, e sim para enquadrar comandos acima de 290°.
Um 49G, nem de enquadrar precisa.
Mas se quiser colocar uma, apenas ali, para estética, caso ache bonito, entào coloque !
Carburador 3E ?
Pra que um carburador desse em 1.6 Aspirado ?
Esse carburador é muita coisa, usado em Motores AP de Santana e Opalas, até nesses carros é difícil de conseguir um bom acerto.
Em 1.6 usar um 3E é um exagero, e vai complicar seu acerto.
E mano, trocar Weber 450 (Mini-Progressivo, sua Parati provavelmente usa ele) por 2E, 3E, TLDZ não te trará ganhos de potência. O que trás ganhos é um bom acerto.
Em alguns casos, quando algum carro Turbo ou Aspirado usa um 2E e é passado para 3E, é feito isso para alimentar bem o motor, porque o carburador antigo não estava mais conseguindo alimentar o motor.
Só com carburadores esportivos, como Weber 40, Solex 40, que te trará ganhos de potência.
Comando use o 049G mesmo.
Esse 276 desloca a faixa de torque, para um 1.6 mais cascudo, é bom, mas no seu caso, eu acho grande.
Coletor 4x1 é bom, opte pelos 4x1 fórmula é o legítimo modelo de coletor dimensionado para AP usado em carros Aspirados de competição.
Só que com esse fórmula, você não poderá usar a bomba de direção hidráulica e nem o conpressor do Ar-Condicionado, ou seja, não terá Ar e nem direção hidráulica.
Caso tenha, ou pretenda ter futuramente Ar ou direção hidráulica, use um modelo de 4x1 que é o curto, mas ele não é muito bom como o 4x1 fórmula.
Não deve ser usado velas mais frias cara !
Se usa velas frias quando aumenta a taxa de compressão do motor.
Se você tem um Aspirado, com taxa bem alta, é usado vela mais fria.
Se você tem um Turbo, ele é destaxado, mas com o funcionamento da Turbina, a pressão nos cilindros aumenta, por isso se usa velas frias.
Se não vai elevar muito a taxa, não vai Turbinar, ou se nem vai mexer no cabeçote... use velas corretas de acordo com as tabelas da NGK ou BOSCH.
Cabos de vela não tem necessidade de ser de 10mm. E nem tem necessidade de ser de silicone, use de silicone se quiser.
Use cabos de vela 8mm.
Polia regulável... não !
Já te expliquei em um tópico anterior que ela não é um item de estética, e sim para enquadrar comandos acima de 290°.
Um 49G, nem de enquadrar precisa.
Mas se quiser colocar uma, apenas ali, para estética, caso ache bonito, entào coloque !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
-
- Membro
Vlw ai por me ajudar agora to entendendo como aspirar certinho.
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Opa,
Acho que faltou um item básico aí hein ....
Rebaixar esse cabeçote
Se vai continuar usando gasolina, pode deixar com 9,3:1 de taxa que fica bacana hein
Abraços !!!
Rebaixar esse cabeçote

Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
- João Victor AP
- Membro - Gold
Bill tem razãoBill escreveu:Opa,
Rebaixar esse cabeçoteSe vai continuar usando gasolina, pode deixar com 9,3:1 de taxa que fica bacana hein
Abraços !!!

Caso queira rebaixar o cabeçote, você irá ganhar taxa, e assim terá um leve ganho de potência, mas que já é bom.
Mas lembrando que toda vez que se retira o cabeçote é recomendado trocar os prisioneiros.
Pode usar eles até 2X se não tiver condição, com certeza você não irá saber quantas vezes esse cabeçote foi retirado (a não ser, que o carro é seu desde que quando era 0Km), então já é bom trocar.
-
- Membro
João Victor AP escreveu:Bill tem razãoBill escreveu:Opa,
Rebaixar esse cabeçoteSe vai continuar usando gasolina, pode deixar com 9,3:1 de taxa que fica bacana hein
Abraços !!!![]()
Caso queira rebaixar o cabeçote, você irá ganhar taxa, e assim terá um leve ganho de potência, mas que já é bom.
Mas lembrando que toda vez que se retira o cabeçote é recomendado trocar os prisioneiros.
Pode usar eles até 2X se não tiver condição, com certeza você não irá saber quantas vezes esse cabeçote foi retirado (a não ser, que o carro é seu desde que quando era 0Km), então já é bom trocar.
Essa aki seria a receira certa pra aspirar
sou leigo no assunto por isso tenho muitas duvidas.
Comando 049g
Carburador mini-progressivo (original do carro)
Cabos de vela 8mm (seria o original)
Coletor 4x1 e escapamento de 2 polegadas ate o final
Rebaixar o cabecote em quantos mm?
Se rebaixar o cabecote uso o comando 049g ou outro?
-
- Membro
Bill escreveu:Opa,
Abraços !!!
Quantos mm fica bom rebaixar o cabecote? Se rebaixar o cabecote qual comando usar 049g ou outro tipo?
Vlw e um abraco!
- jeansouto
- Membro
- Carro: Gol CL 92 1.8 Álcool
- Contato:
Usa o 049g e rebaixa uns 0,5mm ou 0,8mm fica bem legal
Gol CL 1992 1.8 Álcool +upgrades fase#01
Gol CL 1991 1.6 Cht Original
Gol CL 1991 1.6 Cht Original
- João Victor AP
- Membro - Gold
Relaxa mano !Joao victor mendes escreveu: Essa aki seria a receira certa pra aspirar
sou leigo no assunto por isso tenho muitas duvidas.
Comando 049g
Carburador mini-progressivo (original do carro)
Cabos de vela 8mm (seria o original)
Coletor 4x1 e escapamento de 2 polegadas ate o final
Rebaixar o cabecote em quantos mm?
Se rebaixar o cabecote uso o comando 049g ou outro?
Pode perguntar a vontade !
Cabos de vela 8mm é o padrão do AP, pode comprar os comuns ou de silicone.
Sobre quanto rebaixar o cabeçote... nosso amigo Jean já respondeu !
Pode sim usar o 049G, independente de ter o cabeçote na altura original, ou rebaixado.