[AJUDA] Motor Some agua do reservatório.
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
JuulinxD
- Membro

- Carro: Gol CL 1988 - AP 1.6
[AJUDA] Motor Some agua do reservatório.
Fala gente, to sumido ... Vida corrida.
Bom vamos lá, meu carro me deu um dilema de natal.
É o seguinte a agua some do reservatório não e bem que some mais volta pela tampa. Mais isso só acontece com carro rodando, na lenta fica normal.
Parece que com o carro em movimento cria pressão lá dentro e joga agua pra fora.
Vamos lá já troquei reservatório. Tampa (3x e marcas diferentes ), braçadeiras.
Continuo abaixando, óleo esta normal com medo eu efetuei a troca a uns 7 dias, e ta normal não mudo nada.
Carro não falha, e o painel não marca temperatura alta. Achei que era problemas nessa sistema fui lá encostei o fio no motor ponteiro foi lá talo e fico piscando sem parar. Eu tenho um manômetro de temperatura também e açontece o seguinte,
Eu andando com o carro as vezes o ponteiro do painel nem esta lá no meio e a ventoinha arma o ponteiro tem hora que fica no meio hora fica bem pra baixo do meio nunca passou do meio, mais já no manômetro marcava em torno de uns 96°C. Fiquei na duvida desse manômetro retirei ele por medo de ta dando interferência no sistema original do carro porem o painel continua marcando estranho. Exemplo na cidade a 40km/h o ponteiro não chega a ir no meio e a ventoinha arma mesmo assim. Primeira duvida tem alguma falha aqui ? Seria cebolinha ? Foi trocada faz uns 3 meses.
Outra coisa quando eu desligo o carro o reservatório faz barulho de borbulhos mesmo com aditivo.
Outro fator e o seguinte no meu respiro tava saindo uma gosma café com leite. Passei em 3 mecânicos 2 disseram normal pois carro e a álcool, outro falou que era motor cansado na parte de baixo, e que era hora de retifica ( Motor foi retificado a 3 anos. Suponho que e quase impossível uma retifica pois carro ta praticamente original. )
Mais depois que a agua começou a sumir essa espuma parou de aparecer simplesmente sumiu.
Outro fator é velas sujas de óleo principalmente o 1 cilindro, o 3 também suja um pouco, tampa de válvulas vaza um pouco também já troquei a junta 2x.
Ali na tampa do óleo sai ar como se o motor tivesse jogando pressão pra fora ( segundo o mecânico que falou que já precisa de uma nova retifica o carro não pode ter aquela pressão ali )..
Outro fator é a uns 7 meses foi feita a troca de junta do cabeçote e eu descobri que a que estava colaram ela no cabeçote não entendi o porque, o mecânico falou que não havia necessidade de plainar era só trocar a junta. Assim foi feito
A poucos dias passei nele e conversei e falei oque esta acontecendo ele falou que só abrindo motor todo pra descobrir...
Resolvi passar numa oficina de um amigo pra ele me orientar ele fez os testes de pressão durante 10 minutos com o carro parado ele mantem a pressao
Ele colocou o carro no elevador levantou um pouco e colocou primeira e acelerou e rapidinho a agua começou a voltar no reservatório saindo pela tampa. Na lenta fica exatamente normal.
Sera junta de cabeçote mesmo ?
Se for apenas fazer uma retifica no cabeçote resolve o problema ?
Outro fato e o seguinte o carro subindo fica fazendo um barulho tec,tec,tec ... Hora parece válvula batendo, hora parece pinos batendo...
E perde muito rendimento quando isso acontece e se afunda o pé carro não desenvolve.
Ficou grande mais acho que deu pra detalhar bem se alguem poder me dar uma luz fico grato.
Bom vamos lá, meu carro me deu um dilema de natal.
É o seguinte a agua some do reservatório não e bem que some mais volta pela tampa. Mais isso só acontece com carro rodando, na lenta fica normal.
Parece que com o carro em movimento cria pressão lá dentro e joga agua pra fora.
Vamos lá já troquei reservatório. Tampa (3x e marcas diferentes ), braçadeiras.
Continuo abaixando, óleo esta normal com medo eu efetuei a troca a uns 7 dias, e ta normal não mudo nada.
Carro não falha, e o painel não marca temperatura alta. Achei que era problemas nessa sistema fui lá encostei o fio no motor ponteiro foi lá talo e fico piscando sem parar. Eu tenho um manômetro de temperatura também e açontece o seguinte,
Eu andando com o carro as vezes o ponteiro do painel nem esta lá no meio e a ventoinha arma o ponteiro tem hora que fica no meio hora fica bem pra baixo do meio nunca passou do meio, mais já no manômetro marcava em torno de uns 96°C. Fiquei na duvida desse manômetro retirei ele por medo de ta dando interferência no sistema original do carro porem o painel continua marcando estranho. Exemplo na cidade a 40km/h o ponteiro não chega a ir no meio e a ventoinha arma mesmo assim. Primeira duvida tem alguma falha aqui ? Seria cebolinha ? Foi trocada faz uns 3 meses.
Outra coisa quando eu desligo o carro o reservatório faz barulho de borbulhos mesmo com aditivo.
Outro fator e o seguinte no meu respiro tava saindo uma gosma café com leite. Passei em 3 mecânicos 2 disseram normal pois carro e a álcool, outro falou que era motor cansado na parte de baixo, e que era hora de retifica ( Motor foi retificado a 3 anos. Suponho que e quase impossível uma retifica pois carro ta praticamente original. )
Mais depois que a agua começou a sumir essa espuma parou de aparecer simplesmente sumiu.
Outro fator é velas sujas de óleo principalmente o 1 cilindro, o 3 também suja um pouco, tampa de válvulas vaza um pouco também já troquei a junta 2x.
Ali na tampa do óleo sai ar como se o motor tivesse jogando pressão pra fora ( segundo o mecânico que falou que já precisa de uma nova retifica o carro não pode ter aquela pressão ali )..
Outro fator é a uns 7 meses foi feita a troca de junta do cabeçote e eu descobri que a que estava colaram ela no cabeçote não entendi o porque, o mecânico falou que não havia necessidade de plainar era só trocar a junta. Assim foi feito
A poucos dias passei nele e conversei e falei oque esta acontecendo ele falou que só abrindo motor todo pra descobrir...
Resolvi passar numa oficina de um amigo pra ele me orientar ele fez os testes de pressão durante 10 minutos com o carro parado ele mantem a pressao
Ele colocou o carro no elevador levantou um pouco e colocou primeira e acelerou e rapidinho a agua começou a voltar no reservatório saindo pela tampa. Na lenta fica exatamente normal.
Sera junta de cabeçote mesmo ?
Se for apenas fazer uma retifica no cabeçote resolve o problema ?
Outro fato e o seguinte o carro subindo fica fazendo um barulho tec,tec,tec ... Hora parece válvula batendo, hora parece pinos batendo...
E perde muito rendimento quando isso acontece e se afunda o pé carro não desenvolve.
Ficou grande mais acho que deu pra detalhar bem se alguem poder me dar uma luz fico grato.
Re: [AJUDA] Motor Some agua do reservatório.
Não entendi direito. .. teste de pressão do sistema de arrefecimento, ou você quis dizer teste de compressão?
Para saber se um motor precisa de retifica é só fazer o teste de compressão dos cilindros. Esse teste é muito simples e eu tenho um compressimetro e paguei uns 200,00 reais. Eu fiz um tópico sobre como é um teste de compressão.
Seu caso me parece sintoma de junta de cabeçote queimada, e deve ter empenado o cabeçote. Para confirmar tire as velas e desligue o cabo da bobina e peça para alguém dar a partida, se você observar saindo água pelo buraco da vela é porque queimou a junta de cabeçote e está entrando água na câmara de combustão. Aconteceu exatamente isso com meu carro, logo que dei a partida saiu um jato forte de agua. Tive que retificar o cabeçote.
Para saber se um motor precisa de retifica é só fazer o teste de compressão dos cilindros. Esse teste é muito simples e eu tenho um compressimetro e paguei uns 200,00 reais. Eu fiz um tópico sobre como é um teste de compressão.
Seu caso me parece sintoma de junta de cabeçote queimada, e deve ter empenado o cabeçote. Para confirmar tire as velas e desligue o cabo da bobina e peça para alguém dar a partida, se você observar saindo água pelo buraco da vela é porque queimou a junta de cabeçote e está entrando água na câmara de combustão. Aconteceu exatamente isso com meu carro, logo que dei a partida saiu um jato forte de agua. Tive que retificar o cabeçote.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
- Membro - Gold

- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Boa Noite JuulinxD !
E aí cara ! Tudo bem com vocé !?
Para descobrir se é a sua Junta Danificada eu sei de um teste bem prático, que aprendi, é só ir e funcionar o carro com a tampa do reservatório aberta, se no mesmo instante que você der a partida no motor já começar imediatamente as borbulhas, e quanto mais você acelera mais o líquido borbulha, então é a junta danificada, ou o cabeçote do seu Golzinho está empenado.
Se não ocorrer isso que falei acima de dar as borbulhar logo ao dar a partida, então vamos para a próximo passo.
Amigo, essas borbulhas no reservatório do sistema de arrefecimento e manômetro "doido", aparenta ser Ar no sistema.
Deixe o reservatório sem a tampa, dê a partida, se depois de algum tempo começar a dar algumas borbulhas, e o nível do líquido for abaixando é o ar saindo das mangueiras, do radiador e do motor.
Aí depois que parar de borbulhar, tampe, dê um rolê e volte a fazer o mesmo processo para garantir que está beleza !
Essa gosma que sai no respiro, fique tranquilo que ela é normal, e se forma em Motores a Álcool.
Isso acontece porque o Álcool tem muita água, e quando ele é queimado, acontece uma simples condensação, e vai um pouquinho de água para o cárter, aí quando o motor esquenta ela sobre pelo respiro, e forma essa gosma aí.
No óleo não se encontra gosma, porque é muito pouca agua, e ela consegue subir.
Recomendo você a tirar a tampa de válvulas, o Anti-Chamas, que é o respiro, e dar um banho com querosene nessas peças. Na tampa para não entragar a puntura da parte de fora, é só passar querosene com cuidado ali jogando na telinha do respiro que fica na parte interna da tampa.
E no Anti-Chamas, é só dar um banho nele mesmo.
Retire aquelas mangueirinhas que vão para o carburador, retire elas do carro e lave elas na parte interna com querosene também.
Esse Tec Tec Tec, aparentemente é tucho desregulado, basta fazer uma regulagem bacana neles, e vai ficar show !
Digo para fazer regulagem porque eles são mecânicos, e precisam dela. Já os Hidráulicos dos AP Injetados esses não necessitam de regulagens.
Abraço !
E aí cara ! Tudo bem com vocé !?
Para descobrir se é a sua Junta Danificada eu sei de um teste bem prático, que aprendi, é só ir e funcionar o carro com a tampa do reservatório aberta, se no mesmo instante que você der a partida no motor já começar imediatamente as borbulhas, e quanto mais você acelera mais o líquido borbulha, então é a junta danificada, ou o cabeçote do seu Golzinho está empenado.
Se não ocorrer isso que falei acima de dar as borbulhar logo ao dar a partida, então vamos para a próximo passo.
Amigo, essas borbulhas no reservatório do sistema de arrefecimento e manômetro "doido", aparenta ser Ar no sistema.
Deixe o reservatório sem a tampa, dê a partida, se depois de algum tempo começar a dar algumas borbulhas, e o nível do líquido for abaixando é o ar saindo das mangueiras, do radiador e do motor.
Aí depois que parar de borbulhar, tampe, dê um rolê e volte a fazer o mesmo processo para garantir que está beleza !
Essa gosma que sai no respiro, fique tranquilo que ela é normal, e se forma em Motores a Álcool.
Isso acontece porque o Álcool tem muita água, e quando ele é queimado, acontece uma simples condensação, e vai um pouquinho de água para o cárter, aí quando o motor esquenta ela sobre pelo respiro, e forma essa gosma aí.
No óleo não se encontra gosma, porque é muito pouca agua, e ela consegue subir.
Recomendo você a tirar a tampa de válvulas, o Anti-Chamas, que é o respiro, e dar um banho com querosene nessas peças. Na tampa para não entragar a puntura da parte de fora, é só passar querosene com cuidado ali jogando na telinha do respiro que fica na parte interna da tampa.
E no Anti-Chamas, é só dar um banho nele mesmo.
Retire aquelas mangueirinhas que vão para o carburador, retire elas do carro e lave elas na parte interna com querosene também.
Esse Tec Tec Tec, aparentemente é tucho desregulado, basta fazer uma regulagem bacana neles, e vai ficar show !
Digo para fazer regulagem porque eles são mecânicos, e precisam dela. Já os Hidráulicos dos AP Injetados esses não necessitam de regulagens.
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
-
JuulinxD
- Membro

Isso mesmo Rodox teste de pressão no sistema de arrefecimento. Compressão eu não fiz.
Vou mandar retificar o cabeçote mesmo era a ultima opção. Dó de abrir meu motor
Só a duvida que ficou o ar quente que sai na tampa do óleo quando remove é normal então ? Aquela pequena pressão do motor jogando pra fora ?
To ate agora tentando entender oque aquele mecânico falou de meu motor já esta cansado
Valeu João E Rodox.
Vou mandar retificar o cabeçote mesmo era a ultima opção. Dó de abrir meu motor
Só a duvida que ficou o ar quente que sai na tampa do óleo quando remove é normal então ? Aquela pequena pressão do motor jogando pra fora ?
To ate agora tentando entender oque aquele mecânico falou de meu motor já esta cansado
Valeu João E Rodox.
Isso que ele disse de motor cansado que acabou de ser retificado é picaretagem... quer te enrolar.JuulinxD escreveu: "To ate agora tentando entender oque aquele mecânico falou de meu motor já esta cansado"
Meu carro está melando de óleo o pistão do 1º cilindro, então não sabia se teria que retificar o bloco, pois achava que estava com anéis gastos ou cilindro ovalizado ou se seria retentor de válvulas.
Para tirar a dúvida comprei um medidor de compressão, paguei R$ 260,00 em um da PLANATC (MC 1000).
Meu carro é um Gol 1.8AP a Gasolina - ano 1990, e o resultado do teste foi 150 psi em cada cilindro, sendo que o recomendado é 147 a 176 psi. nada mal para um motor com 225.000 km.
Assim, não fiquei na mão de mecânico que poderia me empurrar uma retífica a toa... como aconteceu a alguns anos ... iria desembolsar R$ 3.500,00 em uma retífica completa, pois o pilantra só tirou uma vela e disse que "Está subindo óleo para vela... o motor está cansado, vai ter que fazer retífica... vai ficar em R$ 3.500,00".
Assim o problema de melar a cabeça do pistão é causado pelo retentor de válvula que está gasto... depois peço pra arrumar isso... nada grave.
Veja o tópico no link abaixo de Teste de Compressão de Cilindros - Medindo a saúde do seu motor:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... ess%C3%A3o
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 23 Dez 2016, 05:53, em um total de 1 vez.
Rodox
Ar quente que sai quando abre a tampa de óleo com motor desligado??? Você não quis dizer que seria ar quente que sai quando abre a tampa do reservatório d'água (reservatório de expansão) com o motor desligado?JuulinxD escreveu: "Só a duvida que ficou o ar quente que sai na tampa do óleo quando remove é normal então ? Aquela pequena pressão do motor jogando pra fora ?"
Rodox
- João Victor AP
- Membro - Gold

Dicas do Rodox foram bacanas.JuulinxD escreveu:Isso mesmo Rodox teste de pressão no sistema de arrefecimento. Compressão eu não fiz.
Vou mandar retificar o cabeçote mesmo era a ultima opção. Dó de abrir meu motor![]()
To ate agora tentando entender oque aquele mecânico falou de meu motor já esta cansado![]()
Valeu João E Rodox.
Faça os testes que eu disse para saber se está escaoando compressão para o sistema de arrefecimento. Se não estiver retire o ar do sistema.
Aquela gosma na tampa é normal em Motores a Álcool.
E essa pequena pressão na tampinha de abastecimento de óleo do motor, se ela acontece com o motor ligado, é normal !
-
JuulinxD
- Membro

Na verdade Rodox to falando da tampa do óleo mesmo, tipo na lenta você tira sai um ar quente ali, tipo motor soprando pra fora como faz o respiro.Rodox escreveu:Ar quente que sai quando abre a tampa de óleo com motor desligado??? Você não quis dizer que seria ar quente que sai quando abre a tampa do reservatório d'água (reservatório de expansão) com o motor desligado?JuulinxD escreveu: "Só a duvida que ficou o ar quente que sai na tampa do óleo quando remove é normal então ? Aquela pequena pressão do motor jogando pra fora ?"
Segundo o mecânico que falou que meu motor já ta cansado nessa tampa não pode ter essa pressão
E sim João ta vazando compressão dos cilindros para o reservatório, acho que e ate por isso a doideira do ponteiro.
Vo parar o carro e mandar cabeçote pra retifica.
Deve acontecer só na segunda feira não sei se eles vão trabalhar semana que vem kkk.
Agora uma outra duvida.
Respeito dos aditivos uns falam que ele mesmo estraga juntas, principalmente o rosa.
O azul e menos nocivo, e mais recomendado.
Olhando alguns rótulos os de coloração, Rosa,vermelho, amarelo são os orgânicos geralmente.
Já os verdes, azul etc... São os sintéticos.
No motor AP recomendado orgânico ou sintético ? E realmente nocivo ou não?
Atualmente uso o Rosa que a Fiat produz. Esqueci nome dele depois posto.
E válvula termostática muita gente saca ela fora roda sem. O ideal e mante-la ou retirar ela tanto faz tanto fez ?
- bleidao
- SUPORTE

- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Fala ai, JuulinXD...
Mano...
Fiz questão de ler cada uma das suas palavras e imagino que possam ser duas coisas.
Primeira: A válvula termostática (se estiver presente) pode estar apresentando deficiência em seu funcionamento.
Você disse que está utilizando o líquido de arrefecimento com aditivo. Se antes disso o seu motor estava apenas com água, a sua bomba d'água ou a válvula termostática podem estar apresentando problemas por conta disso. Não que o aditivo seja prejudicial. É que andar com água no radiador prejudica essas peças além dos selos do motor.
Segunda: Pode estar vazando compressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento. Isso é comum ocorrer quando se tem o cabeçote empenado pela queima da junta anterior ou simplesmente porque queimou a junta atual em alguma parte que vaze para o sistema de arrefecimento a compressão do cilindro, fazendo com que, com o motor puxando a carga, envie para o sistema a compressão fazendo com que aumente muito a pressão.
Detalhe... não li as respostas anteriores... creio que o João Victor tenha dado uma resposta legal de uma provável situação.
Mano...
Fiz questão de ler cada uma das suas palavras e imagino que possam ser duas coisas.
Primeira: A válvula termostática (se estiver presente) pode estar apresentando deficiência em seu funcionamento.
Você disse que está utilizando o líquido de arrefecimento com aditivo. Se antes disso o seu motor estava apenas com água, a sua bomba d'água ou a válvula termostática podem estar apresentando problemas por conta disso. Não que o aditivo seja prejudicial. É que andar com água no radiador prejudica essas peças além dos selos do motor.
Segunda: Pode estar vazando compressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento. Isso é comum ocorrer quando se tem o cabeçote empenado pela queima da junta anterior ou simplesmente porque queimou a junta atual em alguma parte que vaze para o sistema de arrefecimento a compressão do cilindro, fazendo com que, com o motor puxando a carga, envie para o sistema a compressão fazendo com que aumente muito a pressão.
Detalhe... não li as respostas anteriores... creio que o João Victor tenha dado uma resposta legal de uma provável situação.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- bleidao
- SUPORTE

- Contato:
Outro cuidado que não me atentei anteriormente é que pode ser ar no sistema de arrefecimento.
Só se completa o líquido com o motor em movimento. Isso faz com que, com a bomba d'água em movimento, o ar do sistema saia pela tampa do reservatório... muito comum isso acontecer. Então faça isso com o motor em funcionamento, apertando as mangueiras com as mãos para o ar subir. Deixe esquentar bastante que, por não ter pressão nenhuma no sistema, demora um pouco mais a armar a ventoinha.
Outra coisa... cuidado com esses mecânicos picaretas.
Esse cara está querendo te meter a faca para garantir uma grana para o final de ano. Nada de retificar um motor sem necessidade disso.
Só se completa o líquido com o motor em movimento. Isso faz com que, com a bomba d'água em movimento, o ar do sistema saia pela tampa do reservatório... muito comum isso acontecer. Então faça isso com o motor em funcionamento, apertando as mangueiras com as mãos para o ar subir. Deixe esquentar bastante que, por não ter pressão nenhuma no sistema, demora um pouco mais a armar a ventoinha.
Outra coisa... cuidado com esses mecânicos picaretas.
Esse cara está querendo te meter a faca para garantir uma grana para o final de ano. Nada de retificar um motor sem necessidade disso.
Gol Plus 1986 Cinza:
Esse mecânico é um imbecíl ou um chalatão... fuja dele! Na tampa de óleo é normal sair vapor quando o motor está funcionando... errado seria não sair, pois esse vapor são os gases de exaustão do cárter de óleo, se não sair ocorre estouro de retentor de óleo ou vazamento de óleo por algum lugar devido ao excesso de pressão no cárter de óleo.
Rodox
-
JuulinxD
- Membro

Obrigado bleidao pelas respostas mais infelizmente amigo é compressão dos cilindros mesmo. Eu já estava usando aditivo desde a última queima da junta. Acho que o erro foi não ter mandado pra retifica logo, o famoso " Barato que saiu caro ".bleidao escreveu:Fala ai, JuulinXD...
- bleidao
- SUPORTE

- Contato:
Era só o cabeçote que precisava plainar.JuulinxD escreveu:Obrigado bleidao pelas respostas mais infelizmente amigo é compressão dos cilindros mesmo. Eu já estava usando aditivo desde a última queima da junta. Acho que o erro foi não ter mandado pra retifica logo, o famoso " Barato que saiu caro ".bleidao escreveu:Fala ai, JuulinXD...
Gol Plus 1986 Cinza:
- João Victor AP
- Membro - Gold

Então você dá a partida e já começa as borbulhas ???? Então está mesmo escapando compressão dos cilindros e passando para o sistema de arrefecimento !JuulinxD escreveu:Obrigado bleidao pelas respostas mais infelizmente amigo é compressão dos cilindros mesmo. Eu já estava usando aditivo desde a última queima da junta. Acho que o erro foi não ter mandado pra retifica logo, o famoso " Barato que saiu caro ".bleidao escreveu:Fala ai, JuulinXD...
Aditivo não é bem assim mano...JuulinxD escreveu: Na verdade Rodox to falando da tampa do óleo mesmo, tipo na lenta você tira sai um ar quente ali, tipo motor soprando pra fora como faz o respiro.
Segundo o mecânico que falou que meu motor já ta cansado nessa tampa não pode ter essa pressão.
E sim João ta vazando compressão dos cilindros para o reservatório, acho que e ate por isso a doideira do ponteiro.
Vo parar o carro e mandar cabeçote pra retifica.
Deve acontecer só na segunda feira não sei se eles vão trabalhar semana que vem kkk.
Agora uma outra duvida.
Respeito dos aditivos uns falam que ele mesmo estraga juntas, principalmente o rosa.
O azul e menos nocivo, e mais recomendado.
Olhando alguns rótulos os de coloração, Rosa,vermelho, amarelo são os orgânicos geralmente.
Já os verdes, azul etc... São os sintéticos.
No motor AP recomendado orgânico ou sintético ? E realmente nocivo ou não?
Atualmente uso o Rosa que a Fiat produz. Esqueci nome dele depois posto.
E válvula termostática muita gente saca ela fora roda sem. O ideal e mante-la ou retirar ela tanto faz tanto fez ?
Se o seu motor antigamente andava apenas com água no arrefecimento, foi formando ferrugem no bloco, nos selos, um pouco de ferrugem na junta do cabeçote, nas galerias de água do cabeçote, na carcaça da bomba d' água, etc, em tudo que a água passava ela enferrujava. E o aditivo remove ferrugem, então se colocar em um motor que não usava aditivo, e não está preparado (com o sistema livre de ferrugem) para usar o aditivo, e colocar ele agora vai limpar toda a ferrugem, e vai furar os selos, levar ferrugem para o reservatório, etc.
Se quer usar aditivo, faça uma limpeza no seu sistema, e depois sim use o aditivo, ele irá evitar a água ferver e de formar ferrugem.
O aditivo orgânico é bem melhor, dura bem mais e são biodegradáveis. Já o aditivo sintético dura menos que o orgânico.
Sobre as cores você está certo. Orgânicos são das cores vermelha, amarelo e o rosa que é o mais comum. Já o aditivo sintético são das cores verde ou azul. Esse rosa que a Fiat produz é bom, ele é orgânico.
Mano, entre ter a válvula ou não ter a válvula, eu prefiro a ideia de ter ela, é melhor ter a válvula termostática, pois, quando o líquido está quente ela abre e deixa ter uma circulação de água no radiador, e quando a temperatura da água está baixa, ela fecha, e a água para de ir no radiador. Se não usar ela, sempre terá água saindo do motor e passando no radiador, e assim o motor demora mais a esquentar.
bleidao escreveu:Era só o cabeçote que precisava plainar.JuulinxD escreveu:Obrigado bleidao pelas respostas mais infelizmente amigo é compressão dos cilindros mesmo. Eu já estava usando aditivo desde a última queima da junta. Acho que o erro foi não ter mandado pra retifica logo, o famoso " Barato que saiu caro ".bleidao escreveu:Fala ai, JuulinXD...
Acho que é só questão de plaina de cabeçote ou no máximo retífica de cabeçote... muito difícil ter que fazer uma retífica completa do motor. O meu quando superaqueceu foi só retífica de cabeçote e troca da junta.
Se tem também que investigar por que o motor superaqueceu, porque senão vai queimar novamente a junta e cabeçote e até empenar o cabeçote também.
Você sabe porque o seu motor superaqueceu?
Rodox
- bleidao
- SUPORTE

- Contato:
Engenheiros estudam anos e pesquisam durante anos para desenvolver uma válvula capaz de travar no motor o líquido até que o mesmo atinja uma determinada temperatura e vêm alguns caras e a retiram dizendo que ela que faz queimar a junta.
A válvula termostática tem seu período de vida e utilizando o líquido de arrefecimento com aditivo é crucial para a sua durabilidade.
Jamais eu indico a não utilização da válvula termostática. Ela serve para que o motor mantenha sua temperatura ideal de funcionamento num engarrafamento quilométrico no calor de 45º do RJ ou você sem forçar o motor numa velocidade constante de 100km/h no frio do RS...
Quanto à fuga de compressão, estou aqui torcendo para que o seu mecânico seja honesto e não te faça gastar à toa com retífica da parte de baixo.
A válvula termostática tem seu período de vida e utilizando o líquido de arrefecimento com aditivo é crucial para a sua durabilidade.
Jamais eu indico a não utilização da válvula termostática. Ela serve para que o motor mantenha sua temperatura ideal de funcionamento num engarrafamento quilométrico no calor de 45º do RJ ou você sem forçar o motor numa velocidade constante de 100km/h no frio do RS...
Quanto à fuga de compressão, estou aqui torcendo para que o seu mecânico seja honesto e não te faça gastar à toa com retífica da parte de baixo.
Gol Plus 1986 Cinza:
- João Victor AP
- Membro - Gold

Concordobleidao escreveu:Engenheiros estudam anos e pesquisam durante anos para desenvolver uma válvula capaz de travar no motor o líquido até que o mesmo atinja uma determinada temperatura e vêm alguns caras e a retiram dizendo que ela que faz queimar a junta.
Válvula termostática está lá, ela tem uma função, então deve ser usada.
-
JuulinxD
- Membro

Opa galera obrigado a todos.
Sim bleidao vai ser só uma plaina e limpeza do cabeçote. Já irei pedir para conferir o selos e os retentores.
Eu acho que meu carro ta sem válvula, já comprei assim vou colocar ela no lugar, se saiu no carro e porque alguma função tem ne...
Então Rodox o mecânico me disse que na verdade a junta se foi por um erro meu mesmo.
Dessa vez eu mudei de mecânico to levando num colega meu que faz Gaiolas, o erro foi a junta já havia queimado na primeira ocasião foi devido ao carro ter usado só agua e eu meter aditivo se foi a junta rs. E quando isso ocorreu eu não mandei plainar o cabeçote so troquei a junta mesmo, esse mecânico falou que como o cabeçote já devia ter empenado foi a causa dessa junta ter queimado. O carro também rodou fora de ponto e contribuiu pra isso. Meu antigo mecânico colocou carro no ponto no famoso olhometro e ainda colocou em 18°.
Meu motor foi feito a 3anos atrás, tudo novo, desde o eixo as velas.
Mais desde a primeira queima da junta to rodando com aditivo mecânico disse que foi isso que ajudou a manter o motor com temperatura boa mesmo com junta queimada. Meu ponteiro nunca passou do meio chega no meio ventoinha arma ele retorna.
Mais obrigado a todos por sanarem as minhas duvidas, assim que ficar pronto eu posto aqui, vo pedir mecânico pra tirar foto do motor aberto e tudo.

Sim bleidao vai ser só uma plaina e limpeza do cabeçote. Já irei pedir para conferir o selos e os retentores.
Eu acho que meu carro ta sem válvula, já comprei assim vou colocar ela no lugar, se saiu no carro e porque alguma função tem ne...
Então Rodox o mecânico me disse que na verdade a junta se foi por um erro meu mesmo.
Dessa vez eu mudei de mecânico to levando num colega meu que faz Gaiolas, o erro foi a junta já havia queimado na primeira ocasião foi devido ao carro ter usado só agua e eu meter aditivo se foi a junta rs. E quando isso ocorreu eu não mandei plainar o cabeçote so troquei a junta mesmo, esse mecânico falou que como o cabeçote já devia ter empenado foi a causa dessa junta ter queimado. O carro também rodou fora de ponto e contribuiu pra isso. Meu antigo mecânico colocou carro no ponto no famoso olhometro e ainda colocou em 18°.
Mais desde a primeira queima da junta to rodando com aditivo mecânico disse que foi isso que ajudou a manter o motor com temperatura boa mesmo com junta queimada. Meu ponteiro nunca passou do meio chega no meio ventoinha arma ele retorna.
Mais obrigado a todos por sanarem as minhas duvidas, assim que ficar pronto eu posto aqui, vo pedir mecânico pra tirar foto do motor aberto e tudo.
- João Victor AP
- Membro - Gold

Não sei se você leu minha respostas ali...JuulinxD escreveu:Opa galera obrigado a todos.
Mais obrigado a todos por sanarem as minhas duvidas, assim que ficar pronto eu posto aqui, vo pedir mecânico pra tirar foto do motor aberto e tudo.![]()
![]()
![]()
Mas se usar aditivo em carro que nunca usou, e não está preparado para usar, ele vai corroer muitas peças, pois irá limpá-las e aí muitas peças se danificam, como os selos, juntas, etc.
Agora o jeito, é fazer uma limpeza completa nesse sistema de arrefecimento completo, retirar a carcaça bomba d' água e deixar de banho no ferrox, trocar o cavalete de água, montar todo o motor, e fazer a limpeza do sistema de arrefecimento.
E assim estará preparado para receber o aditivo.
-
JuulinxD
- Membro

É João eu já fiz essa limpeza na primeira vez que a junta queimou, irei fazer de novo e na mesma hora que montar o motor vou colocar o aditivo e passar rodar com aditivo. Acredito que ate quarta tenho o resultado completo posto aqui pra vocês.João Victor AP escreveu:Não sei se você leu minha respostas ali...JuulinxD escreveu:Opa galera obrigado a todos.
Mais obrigado a todos por sanarem as minhas duvidas, assim que ficar pronto eu posto aqui, vo pedir mecânico pra tirar foto do motor aberto e tudo.![]()
![]()
![]()
Mas se usar aditivo em carro que nunca usou, e não está preparado para usar, ele vai corroer muitas peças, pois irá limpá-las e aí muitas peças se danificam, como os selos, juntas, etc.
Agora o jeito, é fazer uma limpeza completa nesse sistema de arrefecimento completo, retirar a carcaça bomba d' água e deixar de banho no ferrox, trocar o cavalete de água, montar todo o motor, e fazer a limpeza do sistema de arrefecimento.
E assim estará preparado para receber o aditivo.