Bom dia/tarde/noite!
Seguinte, tenho um gol GL 1.8 a álcool, e ele está rajando então vou ter que abrir e pra fazer a parte e baixo.
E tenho um motor ap 1.8 a gasolina do Logus (ainda carburado).
Eu peguei o motor a gasolina pra por no gol, mas pra mim seria mais vantagem usar o meu bloco original, é ai que vem a dúvida:
As medidas do virabrequim e bielas do 1.8 a gasolina do logus seria a mesma do a 1.8 álcool do gol?
Galerias de agua e óleo tambem?
Os pistões sao da mesma largura ou teria que mecher na camisas?
Será que posso tirar tudo do bloco do motor a gasolina e passar pro meu bloco plug and play, sem ter que retificar nada?
Obs: Só quero usar o bloco do gol, virabrequim, biela, bomba de oleo, cabeçote, comando, pistões e etc vou usar tudo do logus...
[ Dúvida ] Bloco AP 1.8 Álcool/Gasolina
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro: Gol CL 90
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Re: [ Dúvida ] Bloco AP 1.8 Álcool/Gasolina
Boa Tarde !Felipe GQ90 escreveu:Bom dia/tarde/noite!
Seguinte, tenho um gol GL 1.8 a álcool, e ele está rajando então vou ter que abrir e pra fazer a parte e baixo.
E tenho um motor ap 1.8 a gasolina do Logus (ainda carburado).
Eu peguei o motor a gasolina pra por no gol, mas pra mim seria mais vantagem usar o meu bloco original, é ai que vem a dúvida:
As medidas do virabrequim e bielas do 1.8 a gasolina do logus seria a mesma do a 1.8 álcool do gol?
Amigo, se os dois motores estiverem nas mesmas medidas.
O Virabrequim, pistão, casquilhos, de todos AP's 1.8 são iguais, mas se todos estiverem originais na mesma medida
Tem as medidas que são :
STD = medida original, peça que nunca passou por retífica.
0,25 = primeira retífica.
0,50 = segunda retífica.
0,75 = terceira retífica.
Caso os dois virabrequim's sejam da mesma medida seria só trocar, retirar de um, e colocar no outro.
Mas caso seja da mesma medida, ao meu ver, nem compensa trocar, melhor mandar o virabrequim do Gol para a retífica e quando o Virabrequim original do AP do seu Gol não suportar mais retíficas você usa o virabrequim do Logus.
Se o Virabrequim do Logus estiver em na medida STD (ou mais próxima da STD), e o virabrequim do Gol já não suporta mais retíficas, aí sim, compensa trocar, aí é trocado o Virabrequim e os Casquilhos.
Caso seja possível, mande para a retífica esse virabrequim do Gol e deixe ele "novo de novo".
Já as bielas, todas as bielas do AP simples (cabeçote fluxo unilateral), usam bielas de 144mm.
Sim !Felipe GQ90 escreveu:Galerias de agua e óleo tambem?
As Galerias de óleo do AP 1.8 do Gol á Álcool, com o AP 1.8 do Logus á Gasolina, são 100% iguais.
O bloco é exatamente o mesmo.
Pistões são da mesma largura se os dois forem da mesma medida (STD, 025, 050, 075)Felipe GQ90 escreveu:Os pistões sao da mesma largura ou teria que mecher na camisas?
Mas não é bom usar pistão do AP do Logus á Gasolina no Motor AP a Álcool do Gol.
Pois, o Logus é a Gasolina e usa pistão cavado para reduzir a taxa de compressão.
Já o motor do seu Gol é a Álcool e usa um pistão de cabeça plana para aumentar a taxa.
Não é correto usar pistão de AP a Gasolina em um Motor á Álcool e vice-versa.
Cara !Felipe GQ90 escreveu:Será que posso tirar tudo do bloco do motor a gasolina e passar pro meu bloco plug and play, sem ter que retificar nada?
Obs: Só quero usar o bloco do gol, virabrequim, biela, bomba de oleo, cabeçote, comando, pistões e etc vou usar tudo do logus...
Pensando bem, o correto é comprar pistões á Álcool na medida certa novos para seu motor, bronzinas novas, compre peças novas necessárias para uma excelente retífica no Motor AP do Gol

Eu recomendo também fazer a retífica completa do seu motor, fazer só a parte de baixo é "fria" pois, logo logo será necessário fazer a parte de cima. Então faça retífica completa.
Meu tio tem um Fiat 147 Fiasa 1300, ele cuida muito bem do carro, mês passado ocorreu um problema com uma bronzina da biela do motor dele, ao abrir o motor foi verificado que tudo tudo era original, mas já que o motor iria para a retífica ele já aproveitou e mandou fazer uma retífica completinha para o motor ficar top novamente e durar mais 30 anos.
E caso seja possível, mande para a retífica esse virabrequim do Gol e deixe ele "novo de novo", pois, usar o virabrequim do Logus eu recomendo apenas se o Virabrequim do Logus estiver em uma medida menor (o Gol com virabrequim 0,25 e o Logus com um STD, como exemplo).
Lembrando que os pistões não podem serem "transplantados" desse AP do Logus, para o AP do Gol !
Também não é bom usar o cabeçote do Logus no Gol, o cabeçote do Logus é de motor á Gasolina e é mais alto, cabeçote do Gol é do AP á Álcool e por isso é mais rebaixado, só compensa a troca de cabeçote caso o cabeçote do Gol estiver na última medida e o cabeçote do Logus já passou por retíficas e está bem rebaixado.
Troca de comando só compensa também caso o comando do Logus seja mais bravo (pelo jeito devem ser os mesmos comandos).
E lembre-se de comprar anéis de segmentos novos.
Compre as Bronzinas de bielas novas.
Compre uma Boba de óleo nova, não use essa do Logus, é melhor uma nova que assim irá te garantir segurança, essa bomba do Logus já está cansada e se ela travar por estar cansada irá dar falta de lubrificação e o barato acaba saindo caro.
É bom também, levar seu bloco na retífica para fazerem o serviço de brunimento na parede dos cilindros.
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
-
- Membro
- Carro: Gol CL 90
Muito obrigado, foi bem esclarecedor.
No caso eu nao expliquei muito bem meu projeto, pois estou trabalhando e escrevo meio na correria e no celular que não ajuda muito.
É o seguinte, esse motor a gasolina eu tenho parado em casa mas não tenho a nota dele, pois foi tirado de um carro batido e o dono nao deu baixa.
E tenho também uma injeção monoponto (sei que ninguém indica ela mas é a que eu tenho) e o modulo dela é a gasolina...
Eu pensei em pegar um modulo a alcool mas já nao é de hoje que quero rodar na gasolina, mas nunca fiz pois não queria fazer a adaptação de um a gasolina em cima do meu a álcool.
Então minha idéia atual seria usar SÓ o bloco "limpo" do motor a alcool, pois ja está cadastrado no meu carro (acredito que ainda seja o motor original dele) e jogar todos os outros componentes do motor a gasolina nele e rodar na gasolina e mais pra frente instalar a injeção.
No caso minha dúvida era se o bloco seria idêntico de ambos os motores ou se teria alguma diferença, pra não ter o risco de abrir o motor e ter uma surpresa na hora de montar os componentes do motor a gasolina no bloco do motor a álcool, e caso tudo desse certo eu ja iria aproveitar que está tudo desmontado e fazer a retifica e troca do que fosse necessário.
No caso eu nao expliquei muito bem meu projeto, pois estou trabalhando e escrevo meio na correria e no celular que não ajuda muito.
É o seguinte, esse motor a gasolina eu tenho parado em casa mas não tenho a nota dele, pois foi tirado de um carro batido e o dono nao deu baixa.
E tenho também uma injeção monoponto (sei que ninguém indica ela mas é a que eu tenho) e o modulo dela é a gasolina...
Eu pensei em pegar um modulo a alcool mas já nao é de hoje que quero rodar na gasolina, mas nunca fiz pois não queria fazer a adaptação de um a gasolina em cima do meu a álcool.
Então minha idéia atual seria usar SÓ o bloco "limpo" do motor a alcool, pois ja está cadastrado no meu carro (acredito que ainda seja o motor original dele) e jogar todos os outros componentes do motor a gasolina nele e rodar na gasolina e mais pra frente instalar a injeção.
No caso minha dúvida era se o bloco seria idêntico de ambos os motores ou se teria alguma diferença, pra não ter o risco de abrir o motor e ter uma surpresa na hora de montar os componentes do motor a gasolina no bloco do motor a álcool, e caso tudo desse certo eu ja iria aproveitar que está tudo desmontado e fazer a retifica e troca do que fosse necessário.
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Aí sim fica legal !Felipe GQ90 escreveu:Muito obrigado, foi bem esclarecedor.
Mano, os blocos do 1.6 Álc/Gas & 1.8 Álc/Gas são exatamente iguais.
Se você quer transformar o AP do seu Gol atual que roda no Álcool e deixá-lo rodando na Gasolina, basta pegar os pistões do Motor AP 1.8 do Logus, colocar no seu Motor AP que está no seu Gol, ou comprar pistões novos MetalLeve do AP 1.8 Gasolina.
Caso você queira aproveitar os pistões usados do Logus, a única coisa que você deverá verificar é a medida dos pistões e cilindros dos dois motores. Por exemplo : se um desses Motores AP tiver uma medida de cilindros menor (STD ou que seja uma mais próxima a STD), e o outro AP já passou por mais retíficas nos cilindros e a medida do cilindro ficou maior e o pistão também ficou, esse pistão não vai encaixar no bloco com medida menor (mais próxima a STD ou que seja um STD).
E o último passo para converter o AP á Álcool para Gasolina, é colocar o cabeçote do AP do Logus.
A única diferença, a única mesmo, que um cabeçote de um motor AP á Álcool tem de diferente do Motor AP á Gasolina tem, é a altura do cabeçote.
O cabeçote do Motor á Álcool é mais rebaixado, isso porque o Álcool exige mais taxa de compressão (por isso o pistão dele é de cabeça plana), e aguenta altíssimas taxas.
E o cabeçote do Motor á Gasolina é mais alto, isso porque a Gasolina não precisa de taxa alta, e caso tenha ocorre problemas, gasolina é um combustível que não suporta alta taxa de compressão (por isso o pistão do motor a Gasolina tem a cabeça cavada, para reduzir a taxa) !
Virabrequim do AP 1.8 á Álcool em comparação com o AP 1.8 Gasolina é o mesmo Virabrequim !
Para transformar motor AP á Álcool para Gasolina é só trocar Pistão e trocar o Cabeçote.
Para transformar motor AP á Gasolina para Álcool é só trocar Pistão e rebaixar o Cabeçote.
Legal saber que você vai fazer retífica completa, assim garante um motor que irá durar mais tempo !
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Opa, irmão... difícil os dois motores estarem na mesma medida...
O motor do Logus está ruim?
Se estiver bom é mais fácil tirar um e colocar o outro.
O motor do Logus está ruim?
Se estiver bom é mais fácil tirar um e colocar o outro.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571