bateria sem carga em minutos

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Riei
Membro
Membro
Carro: Voyage 84

bateria sem carga em minutos

Mensagem por Riei »

Bom galera estou com o seguinte problema.
encostei o carro em frente em casa para almoçar ( não ficou nem 1hr parado ) e quando voltei para dar a partida o carro estava completamente sem bateria. Pensei que tivesse esquecido o farol ligado, mais não estava desligado, como estava com pressa dei uma carga em uma oficina aqui perto, e voltou ao normal, porem se passou 1 semana e quando fui dar a partida pela manha estava sem bateria de novo, insistir em dar mais uma carga na bateria. porem notei que as partida estava meio arrastado, meio pesado apos a segunda carga. mais continuava virando o motor.
ate que no 3 dia o carro não pegava mais.
Fui ate o único auto elétrico que tem aqui próximo, o cara estava lotado de serviço não tinha nem como marca um dia pra levar o carro. tentei uma partida auxiliar para tentar chegar com o carro em outro auto elétrico porem não tive sucesso com a partida auxiliar e não to muito afim de gastar dinheiro em mais uma carga, e eu to afim de eu mesmo resolver esse problema. Sera que arrisco troca a bateria por uma nova, ou pode ser meu alternador?

o texto ficou um pouco grande, mais acredito que consegui relatar o problema. agradeço desde ja :good:

detalhes
bateira tem uns 13 meses que foi colocada
o carro não tem som, nem nada...
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Carro: GOL GTS 1990

Re: bateria sem carga em minutos

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

veja as condições do seu alternador ou até mesmo uma bateria nova.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Mensagem por Rodox »

Se o regulador de voltagem estiver ruim vai ascender uma luz no painel indicando o problema:

Imagem

Seria o ideal você testar o alternador em outro auto elétrico na cidade vizinha a sua. E se a bateria tiver acabado a vida útil compre uma de marca boa e se você não tiver som forte use uma de até 60 A.h, pois quanto maior a bateria maior é a vida útil. A minha última Moura de 60 A.h (Gol 1990 - 1.8AP - gasolina) durou 7 anos.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Amigo... com um multímetro você pode ver se o alternador está gerando normalmente.
Você tem? Caso tenha, te ensino a fazer os testes. Inclusive teste de fuga de carga.

Pode ser também a bateria com problemas ou até mesmo o motor de partida com problemas.

Quando você vira a chave, o arranque gira pesado e as luzes do painel apagam ou continuam acesas?
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8

Mensagem por Ricardo RCR »

A solução será uma nova bateria... Principalmente se for a álcool rsrsrs
No meu verde sigo em frente!!!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

É como os amigos disseram acima !
Verifique primeiramente se o alternador está gerando carga suficiente para recarregar sua bateria.
E também verifique o fio positivo do alternador, que é responsável por recarregar a bateria.
Para verificar basta ter um multímetro e colocar na escala de Volts, e medir a carga que seu alternador está gerando !

Você nos disse que tem 13 meses que colocou a bateria no carro, mas, se ela for de uma marca inferior, ela já pode estar velha e ruim.
Baterias boas como BOSCH, HELIAR, MOURA, duram bastante tempo, já outras costumam ter uma vida útil mais reduzido.

Abraço !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

pra ser sincero, não me apego a marcas de nome e minhas baterias sempre duraram de 2 anos pra lá... isso pq não uso som pesado.
Riei
Membro
Membro

Mensagem por Riei »

Salve galera.. como irei precisar do carro amanhã parti pra um método não muito convencional para dar a partida na base do tranco. Como ainda tinha um tempo livre, levei o carro até uma casa de bateria. o cara fez uns teste na bateria com um multímetro e disse o seguinte: seu alternador está gerando 13.3 ~ 13.5v, em seguida pegou um outro aparelho pra medir a "vida" da bateria e disse que aparentava está normal.
Logo pedi se era possível medir novamente a bateria, foi aí que surgiu o pulo do gato. Ele me disse que ia testa a bateria simulando uma partida. Foi quando a bateria começou a ter uma queda ( que segundo ele não era normal ). E era só trocar a bateria.

Não senti muita firmeza no diagnóstico feito
Riei
Membro
Membro

Mensagem por Riei »

bleidao escreveu:Amigo... com um multímetro você pode ver se o alternador está gerando normalmente.
Você tem? Caso tenha, te ensino a fazer os testes. Inclusive teste de fuga de carga.

Pode ser também a bateria com problemas ou até mesmo o motor de partida com problemas.

Quando você vira a chave, o arranque gira pesado e as luzes do painel apagam ou continuam acesas?
Bleidao, não tenho mais posso providenciar já que não é perdido, se puder ensinar como realizar os testes agradeço
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Opa... o teste de curto da bateria simula a partida...

Ela caiu muito é sinal que não armazena mais carga corretamente.
Riei
Membro
Membro

Mensagem por Riei »

Galera hj pela manhã fui dar a partida no carro. Como o carro é a álcool não gosto de injetar gasolina logo na 1° partida. para dar tempo da bomba de óleo lubrificar o motor. Assim que dei a partida girou normal, mais foi só injetar a gasolina e pronto o motor girou pesado... mais pegou. Fiquei pensando será que o motor de arranque está ruim tbm ou é consequência da bateria ruim
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Veja no vídeo abaixo como verificar se o alternador está bom:

[BBvideo 560,340]https://youtu.be/TkOPy39jesI[/BBvideo]
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Então... estou muito desconfiado do motor de arranque.

Por isso estou te falando dos testes.
Riei
Membro
Membro

Mensagem por Riei »

Bom encostei o carro nesse final de semana pra fazer uma geral nele... Comprei um multímetro e fiz o teste do vídeo acima e marcou 12,5 em seguida fiz o teste com multímetro em série https://m.youtube.com/watch?v=ypIJA8XAZTg
E deu 0.25, como o carro só tem um aparelho de som simples, parti pra ele e achei os mesmo 0.25 no fusivel. Desliguei o cabo do som e agora marca 0,00 tanto na bateria como no fuzivel. como já estava tarde resolvi para de mecher com o carro pra não fazer nenhuma besteira.

Vlw pelas dicas :good:
Riei
Membro
Membro

Mensagem por Riei »

bleidao escreveu:Então... estou muito desconfiado do motor de arranque.

Por isso estou te falando dos testes.
Que testes seria esses bleidao?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Riei escreveu:Bom encostei o carro nesse final de semana pra fazer uma geral nele... Comprei um multímetro e fiz o teste do vídeo acima e marcou 12,5 em seguida fiz o teste com multímetro em série https://m.youtube.com/watch?v=ypIJA8XAZTg
E deu 0.25, como o carro só tem um aparelho de som simples, parti pra ele e achei os mesmo 0.25 no fusivel. Desliguei o cabo do som e agora marca 0,00 tanto na bateria como no fuzivel. como já estava tarde resolvi para de mecher com o carro pra não fazer nenhuma besteira.

Vlw pelas dicas :good:
Está dando 12,5 V com o motor desligado, mas qual é a voltagem com o motor ligado?
Rodox

Riei
Membro
Membro

Mensagem por Riei »

entao com o motor ligado esta dando 13,8 nessa media
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Riei escreveu:entao com o motor ligado esta dando 13,8 nessa media
Se está dando 13,8 V com o motor ligado o seu alternador esta funcionando perfeitamente.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a corrente de fuga, o meu som se eu nãotirar aa frente dele a bateria descarrega em poucos dias.
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Amigo... os testes que falei foram exatamente esses.

Agora só nos resta desconfiar do arranque e ponto adiantado.

Terá que revisar numa auto elétrica.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Isso contando que a bateria está segurando carga numa boa.
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”