Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

kurikako
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2016, 10:12
Carro: gol 93

Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por kurikako »

Bom dia pessoal, sei que é um pouco chato esse tipo de pergunta mas vamos lá.
Tenho um gol 93 cht 1.0, a ideia é montar 1.8 turbo com 1kg ou talvez 2 (dependerá do bolso hahha).
Mas a dúvida é:
1: Freios, quais usar?
Há necessidade de discos na traseira?
Terei que trocar toda a tubulação, reservatório, hidrovácuo, adaptações?
2: Suspensão?
Molas esportivas, amortecedores de outro modelo?

Este é meu primeiro projeto.
Quero fazer algo de qualidade, mesmo que tenha que ser uma coisa por ano hahaha.
A parte de suspensão e freios originais estão acabados e terei que fazer de qualquer maneira, então optei por fazer isso de imediato, antes mesmo de colocar a mecânica no papel.

É isso aí, obrigado pessoal :)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por João Victor AP »

kurikako escreveu: 1: Freios, quais usar?
Há necessidade de discos na traseira?
Terei que trocar toda a tubulação, reservatório, hidrovácuo, adaptações?
Cara ! Um bom freio para usar é o freio do Santana de 256mm.
Se for passar dos 300cv use disco na traseira.
No caso do Freio do Santana basta trocar pinça, disco e pastilhas e o flexível se necessário.
kurikako escreveu:Molas esportivas, amortecedores de outro modelo?
Use molas esportivas da Macaulay que rebaixam 5cm, compre o amortecedor encurtado pra não ficar ''quicando''
kurikako
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2016, 10:12
Carro: gol 93

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por kurikako »

Beleza, 256mm na dianteira.
E na traseira a tambor, usa do santana também ou esses originais do cht 1.0?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por bleidao »

Amigo... se for realmente colocar um turbo, terá que investir em freios. Os dos quadrados não são seguros para alta performance.

A disco na traseira só há necessidade se você for fazer um carro muito bruto.

Quanto à suspensão, carro baixo e turbo não combinam. Você não pode ter um carro turbo para andar nas estradas brasileiras com ele baixo.

O ideal é baixar apenas um pouco. Mande preparar os amortecedores e as molas. Isso é o mais correto. Não vai perder conforto.

Abraço!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por Rodox »

Entre no site da Power Brakes. ... lá tem kit freio a disco ventilados para as 4 rodas.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
kurikako
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2016, 10:12
Carro: gol 93

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por kurikako »

OK pessoal.
Vou dar uma olhada no site da power brakes e uma pesquisada por aí.
Esses do Santana me parecem uma boa mesmo e o pessoal usa bastante, porém há necessidade de colocar os freios a tambor dele na traseira também ou contínuo com os originais?
Com relação a suspensão vou baixar só um pouco mesmo, onde moro é complicado de andar mesmo.

Abraços a todos
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Amigo... se for realmente colocar um turbo, terá que investir em freios. Os dos quadrados não são seguros para alta performance.
A disco na traseira só há necessidade se você for fazer um carro muito bruto.
Quanto à suspensão, carro baixo e turbo não combinam. Você não pode ter um carro turbo para andar nas estradas brasileiras com ele baixo.
O ideal é baixar apenas um pouco. Mande preparar os amortecedores e as molas. Isso é o mais correto. Não vai perder conforto.
Abraço!
Eu disse acima para ele usar aquelas que rebaixam 5cm (ou três dedos KKKK)
Na sua opinião fica bom um carro turbo com 5cm baixo ????
Na minha opinião fica bom !
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por ednei.souza »

kurikako escreveu:Bom dia pessoal, sei que é um pouco chato esse tipo de pergunta mas vamos lá.
Tenho um gol 93 cht 1.0, a ideia é montar 1.8 turbo com 1kg ou talvez 2 (dependerá do bolso hahha).
Mas a dúvida é:
1: Freios, quais usar?
Há necessidade de discos na traseira?
Terei que trocar toda a tubulação, reservatório, hidrovácuo, adaptações?
2: Suspensão?
Molas esportivas, amortecedores de outro modelo?

Este é meu primeiro projeto.
Quero fazer algo de qualidade, mesmo que tenha que ser uma coisa por ano hahaha.
A parte de suspensão e freios originais estão acabados e terei que fazer de qualquer maneira, então optei por fazer isso de imediato, antes mesmo de colocar a mecânica no papel.

É isso aí, obrigado pessoal :)
Freios - Powerbrakes

Suspensão - Sempre fixa... Molas e amortecedores retrabalhados. Tudo vai depender de quantos cavalos terá seu projeto. Se voce simplesmente colocar mola esportiva e retrabalhar o amortecedor sem critério, na hora que voce acelerar o carro, a frente vai subir. A frente subindo, voce pode perder o controle do carro dependendo das irregularidades da rua que voce tiver acelerando. Por isso que dependendo da cavalaria, a pressão dos amortecedores muda.
Voyage GL 1.9Ti
kurikako
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2016, 10:12
Carro: gol 93

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por kurikako »

Conversei com um amigo que tem um gol igual ao meu, no caso dele ele colocou um AP 1.8 e mexeu um pouquinho. Ele colocou freios dianteiros do gol G4 e eixo e freios traseiro da parati G4.
Será que fica bom no meu caso que vai ser 1.8 com 1kg de turbo?

Desculpem a chatiassão kkkkkk
Mas é que fim de semana vou sair a procura dos ditos freios
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por bleidao »

Não precisa ser o freio do G4... coloca o disco ventilado e pinças de 256mm do Santana Pitbull com o cilindro mestre de Kombi. Seu carro vai se tornar uma âncora. Os freios traseiros é bom mexer, mas não é tão necessário assim. Até porque você não terá uma potência monstruosa.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por João Victor AP »

O disco de freio do Gol G4 Power é de 238,5mm
O disco de freio do Santana é de 256,0mm
Se você quer um freio forte use o disco do parente do Gol Quadrado.
Cilindro mestre, servo-freio e hidrovácuo não são necessários trocar.
Mas é como o Bleidão disse acima, se quiser uma frenagem mais rápida coloque o cilindro mestre da Kombi.
É necessário (claro) trocar as pinças e pastilhas (isso claro que precisa trocar, rsrsrs).
Se quiser troque o flexível.
E depois de trocar qualquer componente do freio realize a sangria para eliminar o ar do sistema.

Eu não sei se é permitido postar links de vídeos. Mas aqui vai um link que pode te ajudar.
Upgrade de Freio para Gol, Voyage, Parati Quadrado - DCVídeos : https://www.youtube.com/watch?v=um-lsGGkMgo

Flw e um forte abraço !
Boa sorte no seu projeto !
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 845
Registrado em: 20 Jan 2007, 17:20
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por Haruji_Sato »

Tambor traseiro do Gol tem diâmetro de 180mm e lonas com 30mm de largura. Se não e engano, o freio traseiro dos Gol g3, Parati e Saveiro são de diâmetro 200mm com lonas de 38,5mm de largura.
Sei também que tem diferenças de diâmetro nos cilindros de roda traseiros do Gol/Santana.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por bleidao »

Mas se for para colocar, coloca então freio a disco logo.
kurikako
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2016, 10:12
Carro: gol 93

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por kurikako »

Galera, obrigado. A idéia era mesmo receber opiniões variadas.
Inicialmente optei pelos freios 256mm na dianteira, originais na traseira, cilindro mestre original.
Na parte de suspensão continuarei com os amortecedores originais, molas esportivas Macaulay ou cangoorun (vi que Macaulay chega a ser 100 pila mais barato), trocarei pivôs, coxins e coifas.
A parte de freios está completa já e gastei cerca de 500 reais. Esperarei até comprar a suspensão para montar tudo de uma vez.

Obrigado mesmo a todos. Abraços
kurikako
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2016, 10:12
Carro: gol 93

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por kurikako »

Entrei no site da Macaulay e vi kit fixa: amortecedor e molas por 550. Para mim está bom o preço, mas os amortecedores são bons?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por Rodox »

O tipo de freio vai depender da velocidade que você vai atingir, por exemplo, veja como é o freio de um Audi A3 - 2.0 L - Turbo.... pois ele chega fácil a 240 km/h.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
kurikako
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2016, 10:12
Carro: gol 93

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por kurikako »

Fala galera, já está quase tudo pronto para montar. Falta apenas uma coisa, o cilindro mestre e hidrovacuo.
As pinças e discos que comprei são do Santana, coloco o cilindro mestre e hidrovacuo do mesmo? É só tirar um e por o outro?
Lembrando que o que está no carro é original do cht 1.0

Abraços
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por João Victor AP »

kurikako escreveu:Fala galera, já está quase tudo pronto para montar. Falta apenas uma coisa, o cilindro mestre e hidrovacuo.
As pinças e discos que comprei são do Santana, coloco o cilindro mestre e hidrovacuo do mesmo? É só tirar um e por o outro?
Lembrando que o que está no carro é original do cht 1.0

Abraços
Se quiser colocar o cilindro mestre e hidrovácuo do Santana 1995 o sistema de freio vai ficar muito bom.
Tem que retirar todo o hidrovácuo e cilindro mestre atual e colocar o do Santana. A montagem é simples, não é muito complicado.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por bleidao »

Mantenha a bomba original. Só coloca o cilindro mestre de Kombi que o carro já se torna uma âncora.
kurikako
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2016, 10:12
Carro: gol 93

Re: Ajuda na escolha dos freios e suspensão.

Mensagem por kurikako »

Obrigado, ficarei com o cilindro mestre da kombi 93 (mesmo ano do gol).
Agora o que está me deixando de cabeça quente é a questão da suspensão.
Estou querendo colocar amortecedores e molas preparadas.
Já usei molas CangooRun com amortecedores originais e nunca tive problemas, porém o carro era mais novo.
No gol sendo 93 com amortecedores originais achei melhor trocar para não me incomodar mais, só que pelos da Monroe. Pode dar fim de curso?
Nos preparados fiquei meio com o pé atrás, já que pode ser uma loteria.
O que vocês acham?
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”