Olá todos. Sou novato no assunto, e interessado na reforma de um Gol GTi. Gostaria de duas ajudas dos colegas do Forum!
Ajuda 1 - (A compra) Há alguns anúncios de GTis na minha cidade, o que mais me chamou atenção é de um GTi ano 90, azul Mónaco. As fotos mostram problemas na lataria, peças faltando, faróis traseiros quebrados, vidros com película, banco sem o tecido original, fora os problemas não visíveis. O carro tem as rodas originais, o que não vi em nenhum outro anúncio por aqui. Estou agendado uma visita, e gostaria de saber quais itens devo ficar mais atento para evitar aborrecimentos! A pedida é de 10 mil pelo carro, está caro? Quanto vale esse carro? Estou disposto a comprá-lo e reformá-lo de forma lenta.. a medida que a grana vá aparecendo.
Ajuda 2 - (Orçamento) Sei que é difícil orçar serviços no olho, mas gostaria de uma previsão de custos para itens como funilaria geral, pintura, bancos novos, revestimento das portas, motor orginal, suspensão...
Compra do carro:
Funilaria:
Pintura:
Bancos:
Forros:
Primeiro passo é olhar o coração da máquina e a estrutura. Olhar a longarina, o fundo, as caixas de ar, as caixas de rodas. Procurar por podres.
Por se tratar de um GTi com muito para fazer, acho que esses 10 mil poderiam ser reduzidos.
GTi Azul Mônaco é o mais tradicional de todos. Ainda mais com a frente capô alto, que é a mais linda!
Eu pegaria numa boa. Gosto desse carro. O resto, como você disse, só ir fazendo aos poucos. Já te adianto que você vai gastar de 2 a 6 mil para fazer esse carro.
Entrei em contato e o vendedor infelizmente me disse "talvez minha esposa ainda queira ficar com o carro"! Uma pena, vou ligar outro dia para tentar agendar pelo menos uma visita, e depois quem sabe apresentar uma proposta. Sobre o orçamento achava que ia gastar muito mais... pois bancos Recaro originais custam 3 mil no mercado livre... Funilaria + Pintura é outra facada. Faróis novos originais nem se fala. Vou planilhar tudo para me preparar.
Se não for esse vou garimpar os anúncios, o chato é que no nordeste não há muitos carros à venda como no Sul - Sudeste.
Achei caro pedir 8K no GT, pois ele tem muitas coisas para fazer.
Volante do CL ficou ridículo nele.
Tecido dos Recados do GT é lindo, aquele cinza com preto. Esse que ele colocou está Ridículo.
As setas têm que ser âmbar.
Toma cuidado, tem muuuuuita coisa para avaliar nesses carros, acessórios exclusivos que são o olho da cara, se for restaurar de verdade vai gastar mais de R$20.000,00 fácil !!! pra você ter uma ideia, na By Denny uma oficina conceituada e conhecidíssima para quem tem GTI , me falaram que cobram para uma restauração completa 30000,00 só a mão de obra !
Eu particularmente fiz a mesma coisa que vc pretende fazer, paguei 10000,00 em um para arrumar achando que ia gastar mais 10000,00 para deixa-lo impecável e te digo que teria gasto menos se tivesse levado na By Denny.
Agora se for só para dar um tapa e não se incomodar com barulhos e itens não originais pode ser que gaste menos.
Tem muita coisa pra avaliar em um Gol GTi.
Confira a distância das rodas em relação às abas dos pára-lamas. Veja se os eixos do Gol estão perfeitamente alinhados em relação à carroceria
Desconfie de ondulações e pequenos amassados na lataria. Caso existam diferenças nas quininhas do capô, é bastante provável que o carro tenha sido batido.
Entre no carro, dê a partida e acelere, verifique se não está saindo uma fumaça azulada do escape, essa fumaça indica uma queima de óleo.
Pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes, ou carpete mofado indicam problemas na vedação ou furos no assoalho.
A ventoinha deve girar de maneira uniforme, sem grandes vibrações e sem aquela barulheira.
E uma dica importante é verificar o número do chassi gravado perto do motor, nos vidros e na carroceria, veja se esses números batem com o do certificado do veículo.
Verifique o túnel do carro, é muito comum trincas no túnel do Gol GTi, essas trincas mostram problemas na estrutura.
Verifique a parte elétrica do carro.
E também olhe as longarina
Vou agora falar sobre o processo de restauração desse clássico Gol Quadrado GTi.
Eu estava querendo comprar um Gol GTi velo para reformar, mas os preços das peças são altos.
Vai aí uma lista que eu fiz:
PEÇAS VOLKSWGEN GOL QUADRADO GTi
*Para-choques originais VW (par)..........R$ 3.000,00 no ML; R$1.300 em desmanches
*Farol de milha Rossi (par)........... .........R$720,00 no ML; R$250,00 usados em bom estado nos desmanches ou ferro-velos
*Farol original .........................................Par Cibié novo R$600,00; Par Arteb novo (estoque antigo) R$580,00
*Pisca (par) Cibié ou Arteb novo............R$500,00
*Lanterna Traseira fumê Arteb................R$920,00 no ML ; R$300 usado em ótimo estado em desmanches
*Grade original VW preta.........................R$500,00 no ML ; R$200 usado em desmanches
*Guarda-fitas original GTi/GTS................R$330,00
*Banco Recaro tecido original.................R$3.500,00
*Forro de porta original GTi.....................R$1.000,00 no ML ; 355 usado em bom estado
*Console original GL / GTS / GTi............R$400,00 no ML ; 250 usado em bom estado
*Moldura placa original VW.....................R$400,00 novo de estoque de concessionária ; R$190 usado em bom estado
*Friso original usado...............................R$2.900 no ML, olx, etc ; R$1.500 em desmanches
PEÇAS DE MECÂNICA :
*Correia dentada VW ou Ford............... .R$100,00
*Comando de seta original.......................R$200,00
*Distribuidor original.................................R$250,00
*Pastila de freio + Disco..........................R$160,00
*Boia de cobustível..................................R$60,00
*Junta cabeçote original VW...................R$140,00
*Correia alternador..................................R$25,00
Tem muito mais peças do que essas que citei acima, ainda tem peças de mecânica, suspensão, elétrica e funilaria.
Funilaria e pintura completa fica por quase R$4.200 aqui na minha cidade, um banho de tinta fica por R$1.200,00. Não posso dizer o valor exato, porque varia de funilaria e região.
A restauração fica por mais de R$40.000,00.
Desculpe pela resposta muito grande, mas espero ajudar. Flw e aquele abraço !
Eitaaaaaa... nem sabemos ainda o que tem no carro. Não podemos julgar o quanto vai gastar. Dei uma média de gastos com alguns podres e pintura. É o que estou gastando no meu. Fora o resto.
Eu acho altos os preços do By Deni... mas a qualidade do trabalho fez o Denilson!
bleidao escreveu:Eitaaaaaa... nem sabemos ainda o que tem no carro. Não podemos julgar o quanto vai gastar. Dei uma média de gastos com alguns podres e pintura. É o que estou gastando no meu. Fora o resto.
Eu acho altos os preços do By Deni... mas a qualidade do trabalho fez o Denilson!
Eu falei o que deve ser avaliado no carro nas primeiras linhas, como túnel, motor, etc, e algumas peças que eu iria trocar no meu caso.
Eu estava pensando em comprar um GTi e eu iria precisar trocar essas peças e muitas outras.
Eu coloquei aquela tabela para ter apenas uma noção, não quer dizer que ele vai precisar trocar todas as peças do carro.
No meu caso, eu estou com o dinheiro curto e pensei em colocar peças usadas e mais barata possível e reformar as peças, no total deu mais de R$10.000,00. Se for colocar peças paralelas sai em torno de R$8.000,00 fora a pintura.
Mas eu disse no topo do tópico : Eu estava querendo comprar um Gol GTi velo para reformar, mas os preços das peças são altos.
Vai aí uma lista que eu fiz
Entendeu KKKK, eu fiz uma lista para vocês terem uma noção e mostrar que as peças são caras, hehehehe, mas tá de boa parceiro
Abraço !
Só disse da média que dei de uns 6K. Isso apenas com lataria ele gastaria entre lanternagem e uma boa pintura.
Eu estava pensando em junta uma grana, comprar um GTi e restaurá-lo, mas as peças originais são muito caras no Mercado Livre e são difíceis de achar algumas em desmanches e ferro-velhos. E na minha opinião não fica legal um GTi com todas as peças paralelas, o que você pensa sobre essas peças paralelas ????
Onde eu disse "restaurar" entendam "reformar". Como disse no primeiro tópico, sou novato no assunto. Acredito que o mais indicar é estudar muito antes de fazer qualquer coisa! Onde posso baixar os manuais dos Gtis? Fui na sessão especifica e os links não funcionam.
Onde eu disse "restaurar" entendam "reformar". Como disse no primeiro tópico, sou novato no assunto. Acredito que o mais indicar é estudar muito antes de fazer qualquer coisa! Onde posso baixar os manuais dos Gtis? Fui na sessão especifica e os links não funcionam.
Não sei se aqui no fórum posso postar links de outros sites, se for proibido alguém me avise !
Aqui vai os links :
Na minha infância meu pai teve dois Gols e dois Voyages no início da década de 90. O que mais lembro é um Gol 93 azul onde tive minhas primeiras aulas de direção, e um Voyage que meu pai . Depois de pesquisar muito todas as versões, me apaixonei por duas... O GT 84 Preto, e o GTi 89 Azul Mónaco...
O cara do anuncio do GTi Azul Mónaco não atende mais minhas ligações, acho que desistiu da venda, pois o anúncio é de Outubro do ano passado. Estou de olho agora num anúncio de um GT 84 vermelho, vou visitar esse carro esse final de semana. Garimpando nos anúncios das cidades vizinhas, achei um GOL COPA 94 lindão, mas sem preço anunciado. A cidade fica a 60km daqui, fica um tanto complicado olhar esse carro, vejam:
O orçamento de restauro do Gol GT 84 ficou inviável, pois o vendedor não vende por menos de 7k. Quando somo o preço de cada pecinha faltando do painel... O carro tem muitas peças originais faltando, e principalmente está sem o tecido original nos bancos. Esse tecido por sinal é mais raro que título do Náutico aqui em PE.
Entrei em contato com a CAAPE (http://www.caape.com.br/) e me listaram os melhores profissionais para restauro e os especializados em mecânica VW. Aqui o mercado não tem as dimensões do Sul/Sudeste, e acreditem, o mecânico que me aconselharam não tem oficina, não vive disso, trabalha em casa por hobby.
O Gol Gti tá difícil marcar para ver o carro pessoalmente, pois o proprietário vive dando plantão nos finais de semana, que é justamente quando eu tenho tempo. Recentemente apareceu um terceiro carro que entrou na minha mira: Um Voyage Sport 94 Cinza Spectrus, 130mil km, que pelas fotos está muito bem de lata, tendo apenas o banco revestido em couro.
Alias, onde encontro tecido original para o GT,Gti,GTS e o Voyage Sport?
Isso mesmo, é como o Bleidão disse, no Mercado livre tem bastante tecidos a vendas.
No Mercado Livre tem os tecidos originais retirados de bancos originais e tem tecidos paralelos vendidos por metro.
Existem lojas de peças para carros antigos, nessas lojas você encontra esses tecidos paralelos de alta qualidade muito parecido com os originais.
No Mercado Livre existem alguns vendedores que vendem uns tecidos que possuem a parte interna com uma camada de espuma, assim depois da montagem os bancos ficam ''balofos'' ou ''cheios'', então quando for comprar veja as fotos e pergunte ao vendedor se o tecido dele possui uma camada interna de espuma.
Os tecidos xadrex do GTS 1991 a 1994 são raríssimos de achar, nunca achei eles paralelos para vender, mas existem alguns originais em bom estado para vender.