unife escreveu:No seu caso acho que:
existe uma válvula chamada Thermac que controla a passagem do ar quente e frio pelo duto com destino a caixa do filtro, é bem provável que sua válvula não estava funcionando corretamente e como esta válvula nova é difícil de achar para comprar é um dos motivos que levam o mecânico a retirar este duto que capta ar quente proveniente da região do coletor de escapamento, na fase fria do motor é bom que a mistura receba uma quantidade de ar quente...porém na fase quente do motor o ar ambiente ou "frio" é mais eficiente visando rendimento.
qnt a demora em esquentar seu carro é bem mais provável que sua válvula termostática não esteja no lugar ou travada aberta, ao verificar esta válvula também verifique o interruptor de acionamento do ventilador do radiador(cebolão) pois ambos trabalham em conjunto seguindo uma regra de temperatura (graus).
no meu caso eu mesmo retirei este duto em questão após fazer uma pesquisa sobre densidade do ar, também retirei a tubulação de ar quente que sai da tampa de válvulas e entra na caixa do filtro, ainda estou em fase de testes de rendimento...inclusive com aquecimento do etanol para partida à frio, em breve postarei o resultado...
Porque retirar este duto ?
pelo que pesquisei esta relacionado com a densidade do ar ( quente ou frio ), sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio a idéia é deixar entrar somente ar frio ( temperatura ambiente );
Mas porque ?
a mistura de ar menos denso com combustível não é tão eficaz, diminuindo o rendimento;
por exemplo, num carro com controle de injeção eletrônica quem faz isso são os sensores que enviam dados para a central e ela por sua vez controla a quantidade de combustível a injetar com base nos dados recebidos, se o ar ambiente estiver mais denso a central injeta menos combustível se estiver menos denso injeta mais combustível a fim de homogenizar a mistura;
Como os carburados não tem esta inteligência, não conseguem decidir por si próprio é preciso que alguém faça isso mecanicamente.
Abs !
Interessante isso sobre a densidade!
No caso esse sistema foi utilizado no Gol para garantir que tenha queima do combustível e não haja condensação dentro do motor quando estiver frio, consequentemente ele utiliza menos combustível pra funcionar "frio" e não da aqueles engasgos e de quebra ajuda o motor esquentar mais rápido.
Teria como eu testar a válvula Thermac?
E consigo encontrar o suporte do duto que vai em cima do escapamento? Queria saber o nome dele pra procurar pela região.
EDIT:
Como bom curioso pesquisei sobre a valvula Thermac e vi que a portinhola não tava abrindo, com o carro ligado comecei a tirar as mangueiras e vi que não tinha vácuo indo pra ela, retirando as mangueiras e testando encontrei isto:
Tirei essa bolinha da mangueira e a portinhola se abriu facilmente!
Só não sei se ela vai se fechar...