Ar quente para caixa de ar.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Daigou
Membro
Membro
Carro: Gol 1000 1995 CHT

Ar quente para caixa de ar.

Mensagem por Daigou »

Boa noite :D
Primeira postagem aqui no cdgq, dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada sobre...

Tenho um Gol 1000 CHT 1995 e um "mechânico" teve que mexer no motor porque ele ferveu, e nessa manutenção ele me tirou uma peça que tinha ligado na caixa do filtro de ar ao coletor de escape.
O cara tirou até a conexão dessa mangueira no coletor e não sei qual o nome dela ou se é junto com o coletor.

Bom, espero que me ajudem. :**
gabcarletti
Membro
Membro
Carro: Parati Gl 1.6 88

Re: Ar quente para caixa de ar.

Mensagem por gabcarletti »

deve ser uma mangueira usada para pegar o calor do escape e esquentar o ar que vai pro carburador, se for isso, relaxa, o carro funciona normalmente sem.
Daigou
Membro
Membro

Mensagem por Daigou »

gabcarletti escreveu:deve ser uma mangueira usada para pegar o calor do escape e esquentar o ar que vai pro carburador, se for isso, relaxa, o carro funciona normalmente sem.
Funciona, mas como moro na Serra do RS demora bastante pra esquentar o carro.

A peça que to falando é a de metal ali no escapamento.
Imagem

E fuçando vi que a portinha dentro da caixa de ar não ta abrindo.
unife
Membro
Membro
Carro: Parati 1.6 AP 95

Mensagem por unife »

No seu caso acho que:
existe uma válvula chamada Thermac que controla a passagem do ar quente e frio pelo duto com destino a caixa do filtro, é bem provável que sua válvula não estava funcionando corretamente e como esta válvula nova é difícil de achar para comprar é um dos motivos que levam o mecânico a retirar este duto que capta ar quente proveniente da região do coletor de escapamento, na fase fria do motor é bom que a mistura receba uma quantidade de ar quente...porém na fase quente do motor o ar ambiente ou "frio" é mais eficiente visando rendimento.

qnt a demora em esquentar seu carro é bem mais provável que sua válvula termostática não esteja no lugar ou travada aberta, ao verificar esta válvula também verifique o interruptor de acionamento do ventilador do radiador(cebolão) pois ambos trabalham em conjunto seguindo uma regra de temperatura (graus).

no meu caso eu mesmo retirei este duto em questão após fazer uma pesquisa sobre densidade do ar, também retirei a tubulação de ar quente que sai da tampa de válvulas e entra na caixa do filtro, ainda estou em fase de testes de rendimento...inclusive com aquecimento do etanol para partida à frio, em breve postarei o resultado...

Porque retirar este duto ?
pelo que pesquisei esta relacionado com a densidade do ar ( quente ou frio ), sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio a idéia é deixar entrar somente ar frio ( temperatura ambiente );

Mas porque ?
a mistura de ar menos denso com combustível não é tão eficaz, diminuindo o rendimento;
por exemplo, num carro com controle de injeção eletrônica quem faz isso são os sensores que enviam dados para a central e ela por sua vez controla a quantidade de combustível a injetar com base nos dados recebidos, se o ar ambiente estiver mais denso a central injeta menos combustível se estiver menos denso injeta mais combustível a fim de homogenizar a mistura;
Como os carburados não tem esta inteligência, não conseguem decidir por si próprio é preciso que alguém faça isso mecanicamente.

Abs !
Daigou
Membro
Membro

Mensagem por Daigou »

unife escreveu:No seu caso acho que:
existe uma válvula chamada Thermac que controla a passagem do ar quente e frio pelo duto com destino a caixa do filtro, é bem provável que sua válvula não estava funcionando corretamente e como esta válvula nova é difícil de achar para comprar é um dos motivos que levam o mecânico a retirar este duto que capta ar quente proveniente da região do coletor de escapamento, na fase fria do motor é bom que a mistura receba uma quantidade de ar quente...porém na fase quente do motor o ar ambiente ou "frio" é mais eficiente visando rendimento.

qnt a demora em esquentar seu carro é bem mais provável que sua válvula termostática não esteja no lugar ou travada aberta, ao verificar esta válvula também verifique o interruptor de acionamento do ventilador do radiador(cebolão) pois ambos trabalham em conjunto seguindo uma regra de temperatura (graus).

no meu caso eu mesmo retirei este duto em questão após fazer uma pesquisa sobre densidade do ar, também retirei a tubulação de ar quente que sai da tampa de válvulas e entra na caixa do filtro, ainda estou em fase de testes de rendimento...inclusive com aquecimento do etanol para partida à frio, em breve postarei o resultado...

Porque retirar este duto ?
pelo que pesquisei esta relacionado com a densidade do ar ( quente ou frio ), sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio a idéia é deixar entrar somente ar frio ( temperatura ambiente );

Mas porque ?
a mistura de ar menos denso com combustível não é tão eficaz, diminuindo o rendimento;
por exemplo, num carro com controle de injeção eletrônica quem faz isso são os sensores que enviam dados para a central e ela por sua vez controla a quantidade de combustível a injetar com base nos dados recebidos, se o ar ambiente estiver mais denso a central injeta menos combustível se estiver menos denso injeta mais combustível a fim de homogenizar a mistura;
Como os carburados não tem esta inteligência, não conseguem decidir por si próprio é preciso que alguém faça isso mecanicamente.

Abs !
Interessante isso sobre a densidade!

No caso esse sistema foi utilizado no Gol para garantir que tenha queima do combustível e não haja condensação dentro do motor quando estiver frio, consequentemente ele utiliza menos combustível pra funcionar "frio" e não da aqueles engasgos e de quebra ajuda o motor esquentar mais rápido.

Teria como eu testar a válvula Thermac?
E consigo encontrar o suporte do duto que vai em cima do escapamento? Queria saber o nome dele pra procurar pela região.

EDIT:
Como bom curioso pesquisei sobre a valvula Thermac e vi que a portinhola não tava abrindo, com o carro ligado comecei a tirar as mangueiras e vi que não tinha vácuo indo pra ela, retirando as mangueiras e testando encontrei isto:

Imagem

Tirei essa bolinha da mangueira e a portinhola se abriu facilmente! :D
Só não sei se ela vai se fechar...
unife
Membro
Membro
Carro: Parati 1.6 AP 95

Mensagem por unife »

o ar quente na fase inicial de aquecimento do motor ajuda na evaporização da mistura e como consequência uma melhor combustão com menos poluição ambiental.

para que não ocorra condensação é importante que o coletor de admissão esteja aquecido (pelo menos 90º), o aquecimento do coletor depende de alguns sistemas funcionando corretamente: válvula termostática, ligações das mangueiras do arrefecimento no coletor de admissão e no tubo homogenizador.

para testar a Thermac, na caixa do filtro, ligue um secador de cabelo e direcione na válvula observe se a portinhola do duto movimenta-se sozinha, se sim, funcionando corretamente; vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=V9QXt18mDh8)

se chama lata do coletor de ar quente, encontrar uma peça nova acho pouco provável, talvez em lojas de peças usadas.

olhando assim parece ser uma esfera, vou chutar, pois não tenho certeza: esta esfera pode fazer parte internamente da Thermac, pode ser que sua função seja tampar o vácuo ou liberar o vácuo para abertura da portinhola

abs !
Daigou
Membro
Membro

Mensagem por Daigou »

Ontem procurei a chapa defletora aqui na minha cidade e não encontrei, hoje procurando no mercado livre encontro a dita cuja nesse link. :D
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”