(Finalizado) Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
cesar.cmfj
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 01 Abr 2015, 17:46
Carro: Gol 1000 -1996
Localização: Chapecó/SC

(Finalizado) Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por cesar.cmfj »

Boa tarde galera!
Então tenho um Gol 1000 1996, o bichinho já esta cmg a 3 anos, ele ja esta fumando bastate (140mill km),
ja está na hora de fazer o motor dele, aqui em minha cidade tem apenas um cara que confio para fazer o motorzinho dele, me passou um orçamento de R$ 4,000 pra fazer o motor deixando ele 1.4, como meu motor e o standart e não teve nenhuma retifica ainda não gostaria de trocalo, mas apimentalo um pouco.
Gostaria de sabe se com uns R$ 5.000 que seria o que posso gastar, conseguiria meter ele 1.6 Turbo mantendo o motor CHT, ele não e um carro que uso diariamente e mais nos fins de semana pois venho trabalhar apé e minha mulher tem carro tbm.
vi muitos projetos aqui de gol 1000 aqui no forum, mas muitas recomendações para a troca para o AP.
Sera que com essa grana vale mais apena trocar o motor?
vlw ai pessoal fico no aguardo da ajuda e vocês!
Editado pela última vez por cesar.cmfj em 11 Ago 2015, 15:13, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por DanielGT »

Eu estou vendo isso tb hehe

só uma correção, se vc colocar o pistão do 1.6 ele não vira 1.4 não, ele vira 1.2!!! pra passar ele pra 1.6 tem que trocar bielas e virabrequim também. AP 2.0 com cambio PV fica delicioso de andar. è a mecanica do GTi quadrado afinal. Já peguei estrada com ele e dirigi muito na cidade um GTi 1990 e digo é muito bom. olha, o Gol 16v turbo anda um pouco mais que o GTi mas tem menos torque. se vc pegar AP 2.0 e cambio curto acho que fica melhor que turbinar o CHT visto que um 1.0 16v é melhor que CHT. Eu vou de AP se der dinheiro. se não vou pegar um CHT 1.6 completo e colocar um Carburador 2E e manter o Cambio do 1.0 com 5ª longa ou colocar o Cambio PX com o Diferencial do 1.0 que é de 4.77:1 vai lendo ai pra decidir. Seria legar vc dirigir um CHt 1.6 e um AP 2.0 (se possivle um GTI) e um 16v turbo pra ter uma ideia de resultado. Eu ainda não dirigi o 1.0 16v Turbo dos outros sim =D abraços
Avatar do usuário
cesar.cmfj
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 01 Abr 2015, 17:46
Carro: Gol 1000 -1996
Localização: Chapecó/SC

Re: Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por cesar.cmfj »

DanielGT escreveu:Eu estou vendo isso tb hehe

só uma correção, se vc colocar o pistão do 1.6 ele não vira 1.4 não, ele vira 1.2!!! pra passar ele pra 1.6 tem que trocar bielas e virabrequim também. AP 2.0 com cambio PV fica delicioso de andar. è a mecanica do GTi quadrado afinal. Já peguei estrada com ele e dirigi muito na cidade um GTi 1990 e digo é muito bom. olha, o Gol 16v turbo anda um pouco mais que o GTi mas tem menos torque. se vc pegar AP 2.0 e cambio curto acho que fica melhor que turbinar o CHT visto que um 1.0 16v é melhor que CHT. Eu vou de AP se der dinheiro. se não vou pegar um CHT 1.6 completo e colocar um Carburador 2E e manter o Cambio do 1.0 com 5ª longa ou colocar o Cambio PX com o Diferencial do 1.0 que é de 4.77:1 vai lendo ai pra decidir. Seria legar vc dirigir um CHt 1.6 e um AP 2.0 (se possivle um GTI) e um 16v turbo pra ter uma ideia de resultado. Eu ainda não dirigi o 1.0 16v Turbo dos outros sim =D abraços
Obrigado DanielGT, Gostaria muito de andar em um GTi mesmo! hehehe
Mas seria em últimos casos pegar um AP 1.8 ou 2.0, gostaria de permanecer com meu motor CHT, só mesmo se for mais em conta trocalo.

Penso em algo como o projeto do Gabriel_CHT que vi aqui no forum:
"...Enfim qdo entortou a biela resolvi encostar de vez o carro e fazer o motor pra 1.6 c/ bielas 1.6, virabrequim 1.6 e tbm cabeçote do XR3. Usei kit 1.6 gasolina da Metal Leve, calibrei o meu carburador pela tabela do 1.6 e ficou perfeito. Achei o carro ótimo, mantive a caixa do 1.0 e usava rodas 17. O carro ficou bem forte, andava com pé só encostando no acelerador e antes de fazer o motor andava com o pé colado em baixo, então consumo me pareceu ter ficado igual e com muito mais potência... Gastei em torno de R$ 2.500,00 pra fazer o motor no capricho usando só peças de 1ª linha, trocando tbm bombas de óleo e água pra deixar tudo zerado. Achei que valeu cada centavo... Infelizmente antes de fechar 2.000km do motor, me roubaram o carro e depenaram todo..."

Me pareceu um arranjo muito bom! apenas adicionaria o Turbo nesse projeto que ele fez oque vocês acham? será que ficaria muito mais caro investir no CHT do que comprar um AP?
Não seria muito arriscado pegar um AP no ferro velho?

Vlw Galera!
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por Gabriel_CHT »

Olá Cesar! Conforme prometido, estou passando aqui para te dar algumas sugestões,

Quando comprei o carro, não entendia nada de carro e motorização. Só sabia que quanto maior a litragem, mais andava, porém mais bebia... Comprei o 1000 pelo estado de conservação, após olhar quase 10 carros diferentes (em menos de 1 mês). Foi disparado o melhor carro que encontrei, e o preço apenas pouco acima dos outros.

Após a compra comecei a visitar o fórum, conhecer os motores e as diferenças entre eles. Sempre despertou minha atenção o fato do CHT ter a cilindrada facilmente aumentada e sempre com o mesmo bloco (sem problemas c/ documentação), além do ser muito econômico, acho que poucos carros injetados de hoje, tem a mesma autonomia de um CHT bem regulado. Acabei virando um CHTZEIRO e defendo profundamente o motor, além do que acho que ele é extremamente injustiçado, em todas comparações que vejo, sempre querem comparar o CHT 1.6 com AP 1.8 ou 2.0, teriam é que comparar com AP 1.6, que ai a briga seria parelha....

Optei por transformar o motor em 1.6 e cabeçote do XR3, por ser uma receita pronta da fábrica, sem margem para dor de cabeça, baixo custo para montar, ter um consumo razoável e a certeza de um motor 100% zerado e confiável, além do que, por toda experiência que tive com o CHT é um dos motores mais resistentes que já vi, fácil e barato de dar manutenção, além de que as peças normais tem até em padaria, já as de performance encontra na internet com um custo próximo ao de AP, basta querer achar.

Tive a experiência com outro gol que estava com um motor MD com carburador 2E, que por 3 meses só empurrava a porcaria, acabei devolvendo ele e perdendo boa parte do R$ que paguei. É o motor do qual o AP foi desenvolvido, sinceramente não consegui acertar ele de maneira alguma. Já meu CHT, mesmo 3 anos parado, montei ignição e carburação (sem nem saber o que estava fazendo), acertei o ponto do distribuidor no chute e o motor pegou na 1ª beliscada da chave (assim como foi desde que era 1000), melhor que muito carro zero que já dirigi.

Para o meu gosto pessoal e para o uso que faço, prefiro mil vezes um CHT 1.6 original ou fuçado do que um AP qualquer. Nada contra um AP, até teria um se fosse para uso em pista (autódromo), mas pra uso na cidade é só pra jogar R$ fora. Não adianta ter 300cv para ficar parado no trânsito.

Atualmente o meu está 1.6 gasolina, cabeçote do XR3, escapamento 4x1, alternador 90amp de G3, faltando apenas decidir se monto com o carburador Weber 460 ou com a injeção monoponto que tenho (módulo megasquirt). Turbo seria legal, mas teria que ter um outro carro pro dia-a-dia, se não o bolso não aguenta.

Boa sorte ai!
Valter Dias
Membro
Membro
Mensagens: 123
Registrado em: 15 Dez 2012, 21:40
Carro: Gol CL1.6
Localização: São Paulo

Re: Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por Valter Dias »

Oi gabirel td bem o escapamento 4x1 melhorou muito o desempenho do motor ou mais o ronco msm

E quanto vc pagou vc lembra?

obrigado
Avatar do usuário
cesar.cmfj
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 01 Abr 2015, 17:46
Carro: Gol 1000 -1996
Localização: Chapecó/SC

Re: Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por cesar.cmfj »

Gabriel_CHT escreveu:Olá Cesar! Conforme prometido, estou passando aqui para te dar algumas sugestões,

Quando comprei o carro, não entendia nada de carro e motorização. Só sabia que quanto maior a litragem, mais andava, porém mais bebia... Comprei o 1000 pelo estado de conservação, após olhar quase 10 carros diferentes (em menos de 1 mês). Foi disparado o melhor carro que encontrei, e o preço apenas pouco acima dos outros.

Após a compra comecei a visitar o fórum, conhecer os motores e as diferenças entre eles. Sempre despertou minha atenção o fato do CHT ter a cilindrada facilmente aumentada e sempre com o mesmo bloco (sem problemas c/ documentação), além do ser muito econômico, acho que poucos carros injetados de hoje, tem a mesma autonomia de um CHT bem regulado. Acabei virando um CHTZEIRO e defendo profundamente o motor, além do que acho que ele é extremamente injustiçado, em todas comparações que vejo, sempre querem comparar o CHT 1.6 com AP 1.8 ou 2.0, teriam é que comparar com AP 1.6, que ai a briga seria parelha....

Optei por transformar o motor em 1.6 e cabeçote do XR3, por ser uma receita pronta da fábrica, sem margem para dor de cabeça, baixo custo para montar, ter um consumo razoável e a certeza de um motor 100% zerado e confiável, além do que, por toda experiência que tive com o CHT é um dos motores mais resistentes que já vi, fácil e barato de dar manutenção, além de que as peças normais tem até em padaria, já as de performance encontra na internet com um custo próximo ao de AP, basta querer achar.

Tive a experiência com outro gol que estava com um motor MD com carburador 2E, que por 3 meses só empurrava a porcaria, acabei devolvendo ele e perdendo boa parte do R$ que paguei. É o motor do qual o AP foi desenvolvido, sinceramente não consegui acertar ele de maneira alguma. Já meu CHT, mesmo 3 anos parado, montei ignição e carburação (sem nem saber o que estava fazendo), acertei o ponto do distribuidor no chute e o motor pegou na 1ª beliscada da chave (assim como foi desde que era 1000), melhor que muito carro zero que já dirigi.

Para o meu gosto pessoal e para o uso que faço, prefiro mil vezes um CHT 1.6 original ou fuçado do que um AP qualquer. Nada contra um AP, até teria um se fosse para uso em pista (autódromo), mas pra uso na cidade é só pra jogar R$ fora. Não adianta ter 300cv para ficar parado no trânsito.

Atualmente o meu está 1.6 gasolina, cabeçote do XR3, escapamento 4x1, alternador 90amp de G3, faltando apenas decidir se monto com o carburador Weber 460 ou com a injeção monoponto que tenho (módulo megasquirt). Turbo seria legal, mas teria que ter um outro carro pro dia-a-dia, se não o bolso não aguenta.

Boa sorte ai!
Concordo com você! gostaria de uma carro conforme você descreve o seu, não pretendo correr muito, mas gostaria de melhores arrancadas e retomadas nas curvas.

Então para mim poder transformar o meu Goleta 1000 em 1.6 eu iria precisar disso:

- Kit 1.6 (Metal Leve)
- Uma Bobina MI com cabos novos provavelmente (ou não)
- Bielas do 1.6
- Virabrequim do 1.6
- Cabeçote do XR3 1.6
- Carburador Weber 460

Seria isso?

Fazendo conversão para etanol consigo um aumento de potência considerável?

Tenho o sonho dez de pequeno, "Ter um carro Turbo", creio que não conseguiria abrir mão dele nesse projeto!
Não e um carro de uso diário para mim,
uso ele pouco no dia a dia e mais para dar um role com a minha esposa aos finais de semana,
ela também gosta de dirigir ele :D

fora as alterações no motor pretendo por as molas e os amortecedores esportivos, mas sem cortar ou rebaixar.
Tenho ja as Orbitais 15 não pretendo trocar elas.
E se um dia conseguir os bancos Recaro do GTi
Avatar do usuário
cesar.cmfj
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 01 Abr 2015, 17:46
Carro: Gol 1000 -1996
Localização: Chapecó/SC

Re: Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por cesar.cmfj »

UP! Ajuda ai pessoal :D

Quero começar logo o projeto.
Acham que se adicionar um coletor 4x1 tbm averia uma melhora?
vlww
Avatar do usuário
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 402
Registrado em: 06 Mai 2014, 22:54
Carro: Gol CHT 91 Branco

Re: Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por Vavah14 »

cesar.cmfj escreveu:UP! Ajuda ai pessoal :D

Quero começar logo o projeto.
Acham que se adicionar um coletor 4x1 tbm averia uma melhora?
vlww
Boa noite Cesar, trankilão?

Vc então é mais um fã de CHT como eu, comecei a pegar gosto tbm depois que tive que fazer o meu motor pois já tinham 220.000km e tava STD rsrsr. Pesquisando fui descobrindo melhoramentos para deixa-lo mais potente. Quanto ao melhoramento do desempenho do seu tem algumas opções boas a ser seguidas... quanto a mudança para 1.6 seriam:
- Kit 1.6 (Metal Leve)
- Bielas do 1.6
- Virabrequim do 1.6
- Cabeçote do XR3 1.6 - Letra D ou o do Gol 1.6 a gasolina Letra C.. pois possui valvulas grandes igual do XR3 - Pode até dar uma leve rebaixada pra ganhar mais compressão
- Carburador Weber 460

Já deixaria ele 1.6... algumas opções a serem consideradas também seriam:
- Comando do XR3 Formula que já ajudaria tbm
- Bobina Mi auxilia bastante na ignição
- O Coletor 4x1 seria uma boa pedida(com Termaltape para não passar muito calor pro cofre)
- Filtro esportivo

Ou tem o kit turbo, que sairia mais barato deixando ele 1.0... porém com essa modificações você já sentiria uma outra pegada
Daria mais ou menos o mesmo valor do kit turbo com essas modificações.. sem a mão de obra, mas se fizer as mod vai ficar melhor
ainda a resposta do kit turbo posteriormente que no caso já teria que vir acompanhada de Junta de aço, dosador e outro componentes

Da uma analisada e me avisa.... a proposito... entra no link da minha assinatura vai ver o projetinho que estou fazendo no meu. Conferi la...

Vou injetar em 4 bicos com Coletor Plenum, FT250, Comando 276, Cabeçote D, Iridium grau 8, Coletor Escape 4 x 1 e alguns outros apetrechos rsrsrrs

To investindo bem nele pq gosto muito do carro e quero dar um trato especial.

Vlw
Até mais
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Avatar do usuário
Bruno Ruiz Francisco
Membro
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 15 Set 2014, 20:31
Carro: Gol CL 1.6

Re: (Finalizado) Gol 1000 Cht para Cht 1.6 Turbo

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Esse projeto foi finalizado? Como ficou?
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”