[AJUDA] Como chegar aos 150cv?

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
JancyoH
Membro
Membro
Carro: Gol 94

[AJUDA] Como chegar aos 150cv?

Mensagem por JancyoH »

Senhores, vocês já devem ter notado que eu sou chato e curioso, mas esses assuntos me interessam.
Acabo de ler um tópico do Sr Rodox que fala sobre vida útil do motor turbinado (http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 37&t=35714)
Eu acabei de fazer meu AP 1.8 álcool, minha caixa de marcha (original) e colocar um carburador 2E. Na minha 'preparação' eu rebaixei o cabeçote 1mm e mudei o comando de válvulas para um 0.27.7, todo resto é original, segundo meu mecânico devo ter uns 110cv. Minhas prox. modificações são: polia regulável, filtro de ar esportivo (que já está a caminho), suspensão de rosca e o coletor esportivo. Eu uso meu carro no cotidiano e quero de chegar aos 150cv, mas, visto que ando bastante, o carro não pode ser mt beberrão e o motor tem que durar. O que os senhores me recomendam? Turbo? Aspirado? Grato desde já!
Jâncyo H. - GOL CL PRATA 94 1.8 AP Álcool[align=right][/align]
Imagem
Lucianosm
Membro
Membro
Carro: Gol AP 1.8 89

Re: [AJUDA] Como chegar aos 150cv?

Mensagem por Lucianosm »

JancyoH escreveu:Senhores, vocês já devem ter notado que eu sou chato e curioso, mas esses assuntos me interessam.
Acabo de ler um tópico do Sr Rodox que fala sobre vida útil do motor turbinado (http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 37&t=35714)
Eu acabei de fazer meu AP 1.8 álcool, minha caixa de marcha (original) e colocar um carburador 2E. Na minha 'preparação' eu rebaixei o cabeçote 1mm e mudei o comando de válvulas para um 0.27.7, todo resto é original, segundo meu mecânico devo ter uns 110cv. Minhas prox. modificações são: polia regulável, filtro de ar esportivo (que já está a caminho), suspensão de rosca e o coletor esportivo. Eu uso meu carro no cotidiano e quero de chegar aos 150cv, mas, visto que ando bastante, o carro não pode ser mt beberrão e o motor tem que durar. O que os senhores me recomendam? Turbo? Aspirado? Grato desde já!

JancyoH

Creio que é meio dificil mecher na potência do carro sem ter uma alteração no consumo e na vida útil dele , eu na minha opinião recomendo aspirado.
Turbo é o capeta , voce nao vai ter um carro turbo pra andar em rotação de transito normal né kkk acelera cos 2 pé

Você no caso só mandou rebaixar o cabeçote ou você mandou redimensionar o tamanho do fluxo de ar dele tbm para o coletor?

Porque sinceramente eu acho inutil trocar o coletor sem redimensionar o fluxo de ar .

Só nesse conjunto de CABEÇOTE/ FLUXO DE AR CABEÇOTE COM COLETOR 4X1 / POLIA REGULAVEL / FILTO ESPORTIVO / CARBURADOR / COMANDO voce ja ganha uns 50 cv minimos
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

o nosso colega luciano mencionou bem,
além de rebaixar cabeçote e trocar comando, é interessante retrabalhar os dutos de ar e potência gera gasto... aspirado com duto retrabalhado é possível andar
com até 2500 rpm num mesmo gasto que hoje tem, mas depois disto abri o caminho que lá vem gasosa kkk

deixar a mistura um pouco mais rica auxilia também.

Polia regulável pode te dar potência ou torque, se ganhar de um lado, perderá de outro, como está com comando 277, talvez na polia não consiga extrair muita potência, se não embaralha a lenta dele.

o filtro esportivo lhe garante aí uma boa aspiração, mas o mais importante é o retrabalho no fluxo de ar.

a ignição também é necessária estar em dia, se não não há potência, velas, cabos, tampa distribuidor, rotor do distribuidor (eu usava do CHT e não sabia, a potência gerada era menor :/ ) bobina também, eu uso bobina MI 2 pinos com chicote TC1005.

dê uma olhada nos rolamentos de roda, parece estranho, mas eles interferem e muito na economia e no quanto seu carro consegue andar rs'
JancyoH
Membro
Membro

Mensagem por JancyoH »

Eu to entrando agora nessa questão de preparação...
O que eu sei é: estou usando velas b8 com rosca longa, os cabos de vela, a tampa e o rotor do distribuidor são novos mas não são esportivos (nem sei se existe isso esportivo).
A bobina Mi tbm é um plano pra futuro próximo. E sobre os rolamentos da roda, como melhorar o funcionamento deles?
Eu não estou muito animado para o turbo não, visto que é 'uma tacada só' ($$$) e essas pequenas alterações que num conjunto geram potencia a gente vai fazendo de pouquinho...
Cara, essa questão de retrabalhar o fluxo de ar eu nunca ouvi falar... Como faz?
Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Mensagem por Rodox »

Se você usa muito o carro, como uns 10.000 km por ano, então sugiro não aumentar muito a potência, pois quanto mais potente maior é o consumo.

Tanto faz se vai ser só aspirado ou turbo, o que faz mal é:
- o motor não estar preparado com as peças necessárias para a potência desejada;
- como eu já disse ter, não ter bons hábitos com carro turbo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

então, o rolamento você não altera nem nada, só substitui pq ele também tem vida útil e aumenta e muito atrito de rolamento, é só um detalhe que as vezes passa despercebido, o mecânico avalia rápido se precisa ou não trocar.

quanto a retrabalhar o fluxo de ar é o seguinte: atualmente o teu carro consegue passar uma quantidade de volume de ar pelos dutos, retrabalhar seria pegar o cabeçote e abrir o diâmetro e talvez a forma desses dutos, aumentando assim a quantidade de volume de ar, mas LEMBRE-SE retrabalhar cabeçote necessita retrabalhar COLETOR, não adianta nada seu coletor ter um fluxo menor que o do cabeçote, ele irá restringir a passagem de ar.

a bobina mi eu comprei na tubarão auto peças em minas gerais, é magneti marelli 2 pinos e precisará do chicote TC 1005 para colocar na bobina sem gambiarra quanto aos fios
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Quanto ao rolamento da roda, segundo o Plano de Manutenção do Gol GL 1990, a cada 40.000 km se deve desmontar os rolamentos, limpar e trocar a graxa.

Eu só troco rolamento quando ele ronca, que é sinal que vai quebrar/travar.
Rodox

Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

Rodox escreveu:Quanto ao rolamento da roda, segundo o Plano de Manutenção do Gol GL 1990, a cada 40.000 km se deve desmontar os rolamentos, limpar e trocar a graxa.

Eu só troco rolamento quando ele ronca, que é sinal que vai quebrar/travar.
olha só, essa eu não sabia Rodox, você ainda tem esse plano de manutenção? tem como enviar no meu email? lucasmecanica93@yahoo.com.br
o meu já está roncando há uns dois meses, agora está roncando nas retas, antes era nas curvas, vou parar e trocar mes que vem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Lucas,

Ponha o rolaquento SKF ou FAG.

O Plano de Manutenção depois te paço.

Saudações,
Rodox

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Lucas,

Ponha o rolamento SKF ou FAG.

O Plano de Manutenção depois te paço.

Saudações,
Editado pela última vez por Rodox em 21 Jan 2015, 15:28, em um total de 1 vez.
Rodox

Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

é SKF que uso rs
e já está encaminhado eu comprá-lo, obg :)

passa sim, será importante, pq praticamente estou restaurando o goletão
gabcarletti
Membro
Membro
Carro: Parati Gl 1.6 88

Mensagem por gabcarletti »

bom depois de tantas dicas, vai de aspirado, dá menos manutenção, e precisa de menos atenção, eu disse menos e não que pode largar o motor a Deus dará.
JancyoH
Membro
Membro

Mensagem por JancyoH »

Senhores, MUITO BOM tudo isso que vc's me passaram. Muito Obrigado. Quando fazer a suspensão (talvez aproveite e faça a revisão dos rolamentos, que devem estar um lixo) to pensando em levar no dinamômetro pra ver como tá, e as modificações que precisa pra chegar onde eu quero. Em fim Obrigado, mas o fórum tá aberto a mais dicas, estamos aqui.
Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

JancyoH escreveu:Senhores, MUITO BOM tudo isso que vc's me passaram. Muito Obrigado. Quando fazer a suspensão (talvez aproveite e faça a revisão dos rolamentos, que devem estar um lixo) to pensando em levar no dinamômetro pra ver como tá, e as modificações que precisa pra chegar onde eu quero. Em fim Obrigado, mas o fórum tá aberto a mais dicas, estamos aqui.
Como você vai mexer na suspensão, então leia o tópico Como rebaixar sem risco de trincar a estrutura:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 18&t=35731

Saudações,
Rodox

JancyoH
Membro
Membro

Mensagem por JancyoH »

Vlw parceiro!
Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Disponha
Rodox

Lucas92
Membro
Membro
Carro: Voyage Sport 93'

Mensagem por Lucas92 »

Se tiver condições de injetar é o muito melhor. Fora isso ja começou bem, esse comando é "pequeno" usa o 276° que é a opção mais equilibrada, de consumo, potencia, conforto. Se vc ganhar em potencia estabilidade e frenagem, seu conforto só diminui cada vez mais. afinal o carro é projeto para um desempenho equilibrado, e quando quebramos esse equilibrio devemos redimensionar tudo. Absolutamente todas as idéias possiveis estao aqui no forum, e claro sempre pergunte. polia regulavel +276°+ 4x1 + Escape + bobina + velas iridium + cabos bosch + mi ou se possivel programavel. Suspensao rosca é bem dura mesmo, seja qual escolher barra inferior é indispensavel, a superior ajuda. Hallmeter manometro de pressao do oleo e combustivel tbm pra monitorar tudinho
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”