[AJUDA] Motor CHT 1.6 - Projeto

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

[AJUDA] Motor CHT 1.6 - Projeto

Mensagem por luizedmundo »

Galera, :yahoo: :yahoo:
Comprei um golzin 92 cht 1.6 agora na metade do ano , e esses tempo ai deu um probleminha e agora meu carro ta fumando quinem bob marley rsrs.
Entao, nesses meses ai eu ja mexi numas coisas: botei escape esportivo e abaixei um pouco.
Só que minha minha vontade nao é de ter carro rebaixado, e sim de ter carro forte. E agora com esse problema que deu , eu terei que fazer retifica do motor todo, e ai que eu tenho duvida. Sei que mexer em motor tem varias forma, mas queria opiniao de voces para mim começar.
Tipo, compensa fazer retifica e depois faz os tramites. (bobina MI, filtro esportivo, 4x1),se compensa forjar o motor , rebaixar cabeçote..
Deppois edito e posto as foto do meu gol.
De qualquer forma eu agradeço ... é nois galera !
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro: Gol GTi 1990

Re: [AJUDA] Motor CHT 1.6 - Projeto

Mensagem por DanielGT »

luizedmundo escreveu:Galera, :yahoo: :yahoo:
Comprei um golzin 92 cht 1.6 agora na metade do ano , e esses tempo ai deu um probleminha e agora meu carro ta fumando quinem bob marley rsrs.
Entao, nesses meses ai eu ja mexi numas coisas: botei escape esportivo e abaixei um pouco.
Só que minha minha vontade nao é de ter carro rebaixado, e sim de ter carro forte. E agora com esse problema que deu , eu terei que fazer retifica do motor todo, e ai que eu tenho duvida. Sei que mexer em motor tem varias forma, mas queria opiniao de voces para mim começar.
Tipo, compensa fazer retifica e depois faz os tramites. (bobina MI, filtro esportivo, 4x1),se compensa forjar o motor , rebaixar cabeçote..
E ai luiz? tb estou querendo melhorar a potencia do meu gol², mas nunca participei de preparação de motor, por mais que tenha lido muito sobre isso na internet. Não quero por turbo tb. Se for de seu interesse um kit turbo de padaria mais bobina Mi deve ser um bom custo benefício e alguem do forum que curte deve falar algo, a não ser se vc for fã de aspros como eu. Eu pretendo trocar o motor por um AP. como agora meu carro é de fds, pretendo não mais colocar um AP 1.6 e aspirar mais colocar um 2.0 e aspirar. Acho que sai mais barato vc colocar e legalizar um AP 2.0 em bom estado + caixa de marchas de ap do que retificar o cht. e o AP é um motor mais torcudo. e muuuuiito mas MUITO mais fácil de mexer.
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

DanielGT escreveu:
E ai luiz? tb estou querendo melhorar a potencia do meu gol², mas nunca participei de preparação de motor, por mais que tenha lido muito sobre isso na internet. Não quero por turbo tb. Se for de seu interesse um kit turbo de padaria mais bobina Mi deve ser um bom custo benefício e alguem do forum que curte deve falar algo, a não ser se vc for fã de aspros como eu. Eu pretendo trocar o motor por um AP. como agora meu carro é de fds, pretendo não mais colocar um AP 1.6 e aspirar mais colocar um 2.0 e aspirar. Acho que sai mais barato vc colocar e legalizar um AP 2.0 em bom estado + caixa de marchas de ap do que retificar o cht. e o AP é um motor mais torcudo. e muuuuiito mas MUITO mais fácil de mexer.
Fala , Daniel ! :D
Eu acho essa ideia de trocar o motor muito valida, mas o que me desmotiva é tem que legalizar.
vou continuar pesquisando na net, mas nao existe lugar mais adequado do que nesse forum.
bom , espero que venha mais pessoas dar opiniao. FIRMEZA, DANIEL !
Richard Thiago
Membro
Membro
Carro: Voyage CL 1992

Mensagem por Richard Thiago »

Acompanhando o tópico,também tenho um CHT 1.6 e gostaria de dar uma ''melhorada'' no desempenho.
Abraço.
Robert Tavares
Membro
Membro
Carro: CHTzeiro! 1.0 94/95

Mensagem por Robert Tavares »

Fala galera!
Sou meio leigo nessas coisas...
Fica caro colocar um motor AP 2.0 e legalizar??
Meu CHT 1000 tá com o motor zeradinho, não penso em mecher agora, só beem mais pra frente...
Projeto!
[x] Molas Esportivas
[x] Xenon 8000K nos Milhas
[x] Vidros Elétricos
[x] Travas Elétricas

[ ] Roda 15" Rallye
[ ] Motor 2.0 Mi Turbo

Imagem
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

Richard Thiago escreveu:Acompanhando o tópico,também tenho um CHT 1.6 e gostaria de dar uma ''melhorada'' no desempenho.
Abraço.
Fala richard, tbm to ansioso mano. kk
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

Robert Tavares escreveu:Fala galera!
Sou meio leigo nessas coisas...
Fica caro colocar um motor AP 2.0 e legalizar??
Meu CHT 1000 tá com o motor zeradinho, não penso em mecher agora, só beem mais pra frente...
É meio chatinho, porque tem que trocar motor e cambio, né.. mas nada que um pouquinho de tempo ($$) nao resolva.
fmz, Robert !!!
Robert Tavares
Membro
Membro
Carro: CHTzeiro! 1.0 94/95

Mensagem por Robert Tavares »

Bom, quando eu tiver tempo ($$$), talvez eu faça, vou indo com o milzinho mesmo... :good:
Projeto!
[x] Molas Esportivas
[x] Xenon 8000K nos Milhas
[x] Vidros Elétricos
[x] Travas Elétricas

[ ] Roda 15" Rallye
[ ] Motor 2.0 Mi Turbo

Imagem
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver

Mensagem por DanielGT »

pelo que andei pesquisando, achei aqui na minha região motor 2.0 a álcool de santana ano 90\91 em bom estado por 2mil ainda tem que comprar alternador e carburador coloca mais uns 500 para um 2e álcool no ML e mais uns 300 pra alternador de AP flex (muiiiito melhor). e mais uns 500 pro cambio. no caso do CHT teria que trocar o agregado por um de gol ap. mais uns 200 reais. só de peça já deu 3,5 mil. ainda tem mão de obra do mecânico e peças pequenas como velas correia nova bomba de oleo e agua e tals. estou colocando pra cima (melhor sobrar do que faltar) uns 5mil reais total. OU tb vi motor de santana 2002 2.0 Mi completo por 3,5mil ai coloca mais 500 pra caixa de marcha e mão de obra. sai uns 5,5mil e acho que compensa muito. Já o caso de Ap 1.6 e 1.8 é mais barato, uns 500 reais a menos e e costuma vir motor completo. ai vc gasta mais 500 de cx e mais mão de obra, coloca ai 3,5 mil.

Eu estou juntando para daqui alguns anos colocar. Enquanto isso vou empurrando o cht 1.0 manco. talvez até mude de ideia até la. Já pensei tb em carro de leilão. pegar um gol g4 1.8 flex e usar mecânica completa dele.
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

DanielGT escreveu:pelo que andei pesquisando, achei aqui na minha região motor 2.0 a álcool de santana ano 90\91 em bom estado por 2mil ainda tem que comprar alternador e carburador coloca mais uns 500 para um 2e álcool no ML e mais uns 300 pra alternador de AP flex (muiiiito melhor). e mais uns 500 pro cambio. no caso do CHT teria que trocar o agregado por um de gol ap. mais uns 200 reais. só de peça já deu 3,5 mil. ainda tem mão de obra do mecânico e peças pequenas como velas correia nova bomba de oleo e agua e tals. estou colocando pra cima (melhor sobrar do que faltar) uns 5mil reais total. OU tb vi motor de santana 2002 2.0 Mi completo por 3,5mil ai coloca mais 500 pra caixa de marcha e mão de obra. sai uns 5,5mil e acho que compensa muito. Já o caso de Ap 1.6 e 1.8 é mais barato, uns 500 reais a menos e e costuma vir motor completo. ai vc gasta mais 500 de cx e mais mão de obra, coloca ai 3,5 mil.

Eu estou juntando para daqui alguns anos colocar. Enquanto isso vou empurrando o cht 1.0 manco. talvez até mude de ideia até la. Já pensei tb em carro de leilão. pegar um gol g4 1.8 flex e usar mecânica completa dele.
Eee , Daniel que voce sente o carro acelerar , voce vê que o dinheiro nao importa. Mas que vai dinheiro vai ! Alguns valores que voce falou sao bem altos, mas tem que gastar mesmo, comprar peças baratas é mesma coisa de dar tiro no pé.
Tem uns que gostam de mola pequena e roda grande, tem outros que gostam de som, e os que gostam de motor, que é o caso do povo daqui rsrs.
Essa semana vai entrar um dinheirinho aqui e vou ver se consigo mudar algo no meu gol. Se mudar posto pra voces.
FMZA DANIEL !
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver

Mensagem por DanielGT »

Sentir um carro acelerar é gostoso demais! mas tem que ser manual, e com um ronco bom! nada de Omega zero que é um baita de um v6, mas é automático e silencioso. isso é sem graça. na minha opinião é claro, tem muita gente que curte. e vale a pena investir em um projeto mais bem feito e ter garantia do carro ficar do jeito que vc quer, do que economizar e ficar um serviço porco.
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

DanielGT escreveu:Sentir um carro acelerar é gostoso demais! mas tem que ser manual, e com um ronco bom! nada de Omega zero que é um baita de um v6, mas é automático e silencioso. isso é sem graça. na minha opinião é claro, tem muita gente que curte. e vale a pena investir em um projeto mais bem feito e ter garantia do carro ficar do jeito que vc quer, do que economizar e ficar um serviço porco.
concordo contigo !
agora haja coraçao pra juntar dinheiro. se pa só ano que vem vou ter uma quantia significativa, mas de pouco em pouco vou fazendo meu carro !
matefv
Membro
Membro
Carro: Gol CL 1.6 1994

Mensagem por matefv »

Opa beleza, também sou dono e fã de CHT, a respeito de forjar o motor creio que não valha a pena, fiz uma cotação na Romaq, camisas, bielas, pistões e pinos saem R$5000,00, e tem gente que diz que as camisas deles racham, mas também tem gente que tem a tempos e nunca teve problema, as bielas do CHT aguentam de boa seus 200cv sem forjar nada, desde que não exagere na pressão, e mais que isso é arriscado no CHT mesmo forjado.
Dá pra fazer o básico, bobinas, cabos, velas iridiun, taxa, carburação ou injeção, 4x1.
Mas uma coisa que você poderia aproveitar que vai ter que abrir o motor, é trocar o comando(já pensando no futuro aspro ou turbo), se pretende turbinar futuramente(como eu), recomendo colocar pistões a gasolina, para não ter que abrir de novo pra trocar pistões, o meu está com 10,5:1 de taxa, rodando na gasol até eu turbinar, quem sabe quando eu for colocar o cabeçote(tenho um com dutos trabalhados) para turbinar, eu dou uma reavaliada nessa taxa.
O vinnit aqui do fórum trabalha com várias graduações de comando, tem o 288 que é muito bom, se não o melhor, para Aspro de rua, e tem o 276 que é bom para turbo.
Mas vamos trocando experiências ai, o meu projeto vai demorar um pouco, estou querendo fazer um coletor multiponto com plenum, mas faz pouco tempo que estou em SC e não conheço ninguém para fazer os cortes curvas e soldas que eu quero.
O escape ainda estou projetando um coletor tubular, mas ainda me falta $$, mas um dia sai.
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

matefv escreveu:

Opa beleza, também sou dono e fã de CHT, a respeito de forjar o motor creio que não valha a pena, fiz uma cotação na Romaq, camisas, bielas, pistões e pinos saem R$5000,00, e tem gente que diz que as camisas deles racham, mas também tem gente que tem a tempos e nunca teve problema, as bielas do CHT aguentam de boa seus 200cv sem forjar nada, desde que não exagere na pressão, e mais que isso é arriscado no CHT mesmo forjado.
Dá pra fazer o básico, bobinas, cabos, velas iridiun, taxa, carburação ou injeção, 4x1.
Mas uma coisa que você poderia aproveitar que vai ter que abrir o motor, é trocar o comando(já pensando no futuro aspro ou turbo), se pretende turbinar futuramente(como eu), recomendo colocar pistões a gasolina, para não ter que abrir de novo pra trocar pistões, o meu está com 10,5:1 de taxa, rodando na gasol até eu turbinar, quem sabe quando eu for colocar o cabeçote(tenho um com dutos trabalhados) para turbinar, eu dou uma reavaliada nessa taxa.
O vinnit aqui do fórum trabalha com várias graduações de comando, tem o 288 que é muito bom, se não o melhor, para Aspro de rua, e tem o 276 que é bom para turbo.
Mas vamos trocando experiências ai, o meu projeto vai demorar um pouco, estou querendo fazer um coletor multiponto com plenum, mas faz pouco tempo que estou em SC e não conheço ninguém para fazer os cortes curvas e soldas que eu quero.
O escape ainda estou projetando um coletor tubular, mas ainda me falta $$, mas um dia sai.
firmeza, mano ?
eu nao tenho muito experiencia nesse assunto.. To pegando agora.
Bom, eu pretendo aspirar, porque na minha opinião é melhor, porque nao gasta tanto e da para fazer por partes.
Sobre comando só pesquise por cima, mas ja sei que meu proximo passo e por um 4x1. provavelmente esse ano .
Mano, brigadao pela ajuda.
Occy
Membro
Membro
Carro: Saveiro CL 1.8 95

Mensagem por Occy »

Então, eu ja tive CHT 1.6 e fui muito feliz com ele! Economico, peças baratas aos montes, motor robusto, confiável.

Vai uma receitinha que acho legal:

- Pistao 1.6 alcool balanceado;
- virabrequim 1.6 balanceado;
- volante aliviado;
- biela do Clio RT 1.6 até 98/99 balanceada;
- cabeçote preparado e taxado até 11:1, 12:1 no maximo! aumenta valvulas de admissao e escape;
- comando 292 SamCams nacional do XR3;
- dimensionado 2" com um abafador turbo;
- carburação weber 460 com giclagem, ou weber mini-progressiva arrumadinha com filtro esportivo.

Todo o conjunto biela+pino+pistão deve ter o mesmo peso! Isso deve dar uma lenta a 800, 900 RPM sem dificuldade.
Fora isso toda uma atenção com a igniçao. Bobinas, velas, cabos, rotor, alternador carregando 14,5v...

Acredito que o custo não chegue a 3.500. Ache um mecanico pra desmontar e montar só, e vc corre atraz das pecas pra ele.

Gosto do CHT. Essa seria a minha receita se tivesse um na garagem hoje.

Bom trabalho pra vcs!!!
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

Occy escreveu:Então, eu ja tive CHT 1.6 e fui muito feliz com ele! Economico, peças baratas aos montes, motor robusto, confiável.

- volante aliviado;
- cabeçote preparado e taxado até 11:1, 12:1 no maximo! aumenta valvulas de admissao e escape;
- carburação weber 460 com giclagem, ou weber mini-progressiva arrumadinha com filtro esportivo.

Todo o conjunto biela+pino+pistão deve ter o mesmo peso! Isso deve dar uma lenta a 800, 900 RPM sem dificuldade.
Fora isso toda uma atenção com a igniçao. Bobinas, velas, cabos, rotor, alternador carregando 14,5v...

Acredito que o custo não chegue a 3.500. Ache um mecanico pra desmontar e montar só, e vc corre atraz das pecas pra ele.

Bom trabalho pra vcs!!!
Eae occy, inferno mlk !
só me diz, esse cht fazia perdeu mta economia ?
pq o bom do cht é isso. voce ja deu qts km ?
Occy
Membro
Membro
Carro: Saveiro CL 1.8 95

Mensagem por Occy »

luizedmundo escreveu:
Occy escreveu:Então, eu ja tive CHT 1.6 e fui muito feliz com ele! Economico, peças baratas aos montes, motor robusto, confiável.

- volante aliviado;

Bom trabalho pra vcs!!!
Eae occy, inferno mlk !
Fala luizedmundo!! Blz?!?
Olha, não cheguei a andar com um motor com essa configuração, mas acredito que ele consuma um pouco mais sim pela característica do comando. Nada absurdo. Acredito que faça de 7... 8... km/l. Mas é só um palpite.
Final vai depender de roda, cambio,... uma serie de fatores... mas um palpite acho que 180Km/h ele alcançaria, ou até mais!
luizedmundo
Membro
Membro
Carro:

Occy escreveu:
luizedmundo escreveu:

- volante aliviado;

Bom trabalho pra vcs!!!
Eae occy, inferno mlk !
Fala luizedmundo!! Blz?!?
Olha, não cheguei a andar com um motor com essa configuração, mas acredito que ele consuma um pouco mais sim pela característica do comando. Nada absurdo. Acredito que faça de 7... 8... km/l. Mas é só um palpite.
Final vai depender de roda, cambio,... uma serie de fatores... mas um palpite acho que 180Km/h ele alcançaria, ou até mais!
Fala mlk !
Eu to ficando é doido. Mta gente detona cht, outro idolatram.
Eu adoro meu motor, economico e ainda anda bem, mas fiquei mto confuso. Creio que vou mexer no cht mesmo.
Aqui na minha cidade nego só gosta de preparar AP, vou me esforçar e fazer um CHT brabo !
Essa receita ai é o caos ! vo usa varias coisa dai e umas outra que peguei de outros usuarios.
Jaja posto atualizaçoes.
Valeu mano !
Vavah14
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol CHT 91 Branco

Mensagem por Vavah14 »

I ae Brother acabou mexendo no CHT? Abraço
Projeto Wire Tuck CHT - Preparação e Injeção Eletronica!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=34543
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”