Duvida

Espaço destinado para dúvidas, informações e curiosidades sobre som automotivo.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Julio18
Membro
Membro
Carro: Voyage

Duvida

Mensagem por Julio18 »

Galera Eu tenho 2 matador de 12 800 watts rms bobina dupla,2 cornetas selenium d200 e 2 st d200 tbm,tudo selenium.Gostaria que alguém me ajudasse na questão de modulo,qual modulo seria necessário para tocar 100% meus produtos?.
thiagofellipe26
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Voyage GL 1.8

Re: Duvida

Mensagem por thiagofellipe26 »

Bom dia Julio18
tranquilo?

Bom, pra usar 100%, vamos lá;
Modulo Mono 1600 Rms (Stetsom, Taramps... o que preferir) - ligado na caixa com os 2 Subs
Modulo Stereo 1000w Rms " " - Ligado nas 2 cornetas e nos dois super tweeter's

Ligue em série, ao invés de ligar em paralelo. mesmo os subwoofers. Segue esquema de ligação em série da bobina dupla
Imagem

Qualquer dúvida, pergunte aqui antes de ligar;
filipe_rafael23
Membro
Membro
Carro: Gol GTS

Mensagem por filipe_rafael23 »

Qual a impedancia do seus Matador? se for 4 ohms com a ligação que o thiago passou um modulo de 1600 w RMS não vai fazer nem cosquinha,ai vc teria que usar um modulo mais forte, te recomendo uma Taramps 2.7 que tem 2700 w RMS,modulo exelente que não dar tanto problema,sabendo usar e claro.
Ja se os Matador for de 2 ohms ai um modulo de 1600 w RMS toca,mas ainda te recomendo uma taramps 2.7 ou então uma taramps t2000 ou outro semelhante.E sempre bom ter um modulo um pouco mais forte que os sub's para não forçar nem sub nem modulo,e para cornetas e st tre recomendo uma taramps T400 de preferencia 4 canais ou ate uma B.Buster 2400 msm tocaria file.
Mas alem de modulos prepare pelo menos uma bateria de 150 Ah no minimo,com um alternador de vectra de 120 Ah para alimentar todo seu set e não te deixar na mão.
Com isso vc ira tirar 100% do seu som,e outra coisa,não recomendo modulos da marca Stetson,por não suportar baixa alimentação e queimar.
qualquer duvida so da um grito
:good:
Ah outra coisa se vc não sabe mexer com som e melhor levar em alguem que saiba fazer a instalação e regulagem para o som tocar file.
Quando (-) se torna (+)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 75#p399775

Não importa nem a marca nem o ano,e sim o tanto que seu carro te faz feliz
thiagofellipe26
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Voyage GL 1.8

Mensagem por thiagofellipe26 »

Esqueci da questão da impedância. bem lembrado Filipe; Agora tem outro X na questão. Quer tocar 100% o sistema ou colocar o som pra Gritar? no caso, se for 2ohms o recomendável é no máximo o dobro em RMS para um som limpo (com a ligação em série).

Se o módulo fornecer uma potência muito acima da suportada pelo Sub, você corre o risco de derreter a bobina dele, e se por outro lado, for muito abaixo, você gastou uma grana a toa, ele não vai ter força pra bater seu Sub, e acabará prejudicando o sistema de som.

Quanto á Bateria, de inicio, não precisa trocar, mas não ligue o som com o motor do carro desligado. Enquanto está ligado, o alternador segura, senão sua bateria vai descarregar mesmo, mas o alternador aguenta sim, Meu gol tem um som básico, e só ouço com o motor ligado, andando. Assim que der comprarei uma bateria, e trocar o alternador, essas baterias "preparadas" são caras, e um alternador, "novo" é bem caro também.

Agora, segue um exemplo pra entenderem o que falei de ligar o Sub no máximo com o dobro da potência;
Segue especificações de um Sub Bravoxx Endurance 800W RMS:

Especificações:
Potência máxima: 1800W
Potência RMS: 900W
Impedância: 4+4 (ohms)
Sensibilidade: 87 (dB/W/m)

Agora, o que deve considerar;

1º – Casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo Módulo.

2º – Obedecer a impedância mínima especificada pelo Módulo.

Subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS: O Módulo ideal aqui é um que forneça 150 a 250W RMS a 4 Ohms. A impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms.

Subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS: Você precisa de um Módulo que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms.

Subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS: Aqui o ideal é um Módulo que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms.

Dois Swoofers de 4 Ohms que suportam 300W RMS: você precisa de um Módulo que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms.

Dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina): Você vai precisar de um Módulo que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms.

Dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina): O ideal aqui é um Módulo que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms.

Qualquer dúvida, pergunte antes de fazer a compra dos equipamentos, e/ou ligá-los.
Julio18
Membro
Membro
Carro: Voyage

Mensagem por Julio18 »

Galera Obrigado pelas dicas,é que eu não entendo nada de som,mesmo vcs me explicando tudo direitinho eu n tenho a minima ideia do que é impedância e tbm não sei se é possivel um sub ter 8 ohms,pois meus drives e meus sts são de 8 ohms,pelomenos é o que diz na especificação deles.
Responder

Voltar para “Som Automotivo - Duvidas e Informações”