[SUSPENSÃO] Ajuste de Câmber e Cáster
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
[SUSPENSÃO] Ajuste de Câmber e Cáster
Galera, o Gol Quadrado possui ajuste de câmber e de cáster? Se não, alguém indica o uso de macaco hidráulico para ajustar? Quais os valores mínimos e máximos para câmber e cáster no Gol?
Valeu!
Valeu!
-
- Membro
- Carro: Gol Furgão
Re: [SUSPENSÃO] Ajuste de Câmber e Cáster
De fabrica não tem. O pessoal tem comprado o camber plate na parte superior da suspensão dianteira o que permite regulagem do câmber e um pouco de cáster.MacLeod escreveu:Galera, o Gol Quadrado possui ajuste de câmber e de cáster? Se não, alguém indica o uso de macaco hidráulico para ajustar? Quais os valores mínimos e máximos para câmber e cáster no Gol?
Valeu!
Conforme site da loja Noopcar: http://www.netserv32.com/ecommerce_site ... e-Quadrado
Tenho a parte da regulagem do manual do Gol GTS:

Valeu Jefferson! Mas pelo que já li fica muito ruim de rodar com camber plate na rua. Ou não?
As especificações do manual para cambagem eu já tinha anotado, porém não consigo encontrar em lugar nenhum os valores admissíveis para cáster.
As especificações do manual para cambagem eu já tinha anotado, porém não consigo encontrar em lugar nenhum os valores admissíveis para cáster.

-
- Membro
Não sei se seria o caso de mecher no cáster do Gol.
Tenho alguma informação no meu blog retirada da internet: http://arrancadabr.com/2013/03/06/caste ... inhamento/
Tenho alguma informação no meu blog retirada da internet: http://arrancadabr.com/2013/03/06/caste ... inhamento/
MacLeod escreveu:Valeu Jefferson! Mas pelo que já li fica muito ruim de rodar com camber plate na rua. Ou não?
O problema é que eu conferi em duas lojas de alinhamento diferentes e o cáster está um pouco negativo. Sei que o normal é positivo, mas quanto?
Em tempo, muito bacana seu blog.
Em tempo, muito bacana seu blog.

-
- Membro

Comparando com o Gol G2 (bola) as especificações de Camber e Caster não estão muito fora do Gol Quadrado.
A Convergência com rodas não comprimidas é pouca coisa a menos e a divergência com rodas a 20º é igual.
A Cambagem pode ser mais negativa chegando a -1º 10' até -30' (entre menos um grau e dez minutos e menos trinta minutos) e a tolerância (diferença) entre um lado e outro também é maior (acredito pela cambagem mais negativa das rodas dianteiras)
E Consta Caster de 1º 15' a 2º 45' (entre um grau e quinze minutos e dois graus e quarenta e cinco minutos).
Acredito que dê para servir de referência para o alinhamento do Gol Quadrado. visto que deve mudar muito do valor original de Caster ou ter diferença entre um lado e outro caso tenha recebido uma pancada na roda como por exemplo pular meio fio ou lombada ou buraco (empeno)
Vídeo Youtube ferramenta de correção de Caster.
http://www.youtube.com/watch?v=Z2EPONX0WSE
Valeu! Não sabia que nos manuais dos Gols no exterior constava informação sobre alinhamento do cáster. Aproveitei sua ideia e encontrei um manual do Voyage G1 fabricado na Argentina (http://www.gacelysenda.com/descargas.html), no qual consta que o cáster deve ficar entre 1º20' a 2º00'.
Sobre a correção, já li que os fabricantes não recomendam o uso do macaco hidráulico. O mecânico onde eu pretendo fazer a correção afirmou que o macaco hidráulico realmente costuma danificar os componentes da suspensão, mas que ele possuía um gabarito eletrônico que poderia fazer o serviço sem problemas.
O que você acha?

Sobre a correção, já li que os fabricantes não recomendam o uso do macaco hidráulico. O mecânico onde eu pretendo fazer a correção afirmou que o macaco hidráulico realmente costuma danificar os componentes da suspensão, mas que ele possuía um gabarito eletrônico que poderia fazer o serviço sem problemas.
O que você acha?
-
- Membro
Bem teria que ver qual a situação dos componentes da suspensão. Normalmente ângulos de cáster e camber muito fora dos padrões originais se devem a empenos ocorridos em alguma peça. Seja bandejas, no agregado ou até mesmo na estrutura do carro em casos mais graves. O macaco hidráulico serve apenas para correções menores pois se estiver muito fora seja o câmber ou cáster utilizando tais ferramentas hidráulicas o risco de danificar peças e não conseguir o resultado esperado aumenta significativamente.
Há poucos meses troquei a suspensão quase toda, mas não sei se o mecânico verificou as peças como devia. De qualquer forma, mudei de mecânico e pedirei uma reavaliação. Se houver novidades eu dou notícia.
Valeu!
Valeu!

Galera, fiz a correção de cáster e câmber num mecânico que possuía um gabarito eletrônico e posso afirmar que o carro ficou muito mais estável em alta velocidade. Agora só faltam as barras anti-torção para conter a rolagem lateral.