[DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
henrique.viel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 368
Registrado em: 11 Jan 2010, 22:51
Carro:
Localização: Osasco SP - CdGQ! filial Z/O

[DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por henrique.viel »

Galera,

Hoje estou turbinando um voyage 89 versão GLS, quando estava comprando as peças para ele já coloquei na lista a troca das pinça e disco de freio pelo kit Ventilado do santana 2.0, porem o mecanico ( não é o que esta montando meu carro) que eu levava antes disse que as pinças originais do meu carro ( voyage gls) davam para usar, só trocando os discos solidos pelos ventilados do santana.

Achei essa informação mtu sem pé nem cabeça, por isso gostaria de saber com o pessoal do clube se essa informação é veridica, não cheguei a medir, mas comparei o tamanho da pinça do meu carro com as do santana e parecem ser do mesmo tamanho.

Agora fiquei na duvida, é ou não é igual?

valeu pessoal...
HenriquE...[OvelhA]
Voyage Gls T forged
CdGQ! Filial Z/O
O mundo maravilhoso de OZ City

Projeto Gol G4 DT-B ...
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por Bill »

henrique.viel,


Beleza ???


Não conheço essas pinças, mas teoricamente uma pinça usada em disco sólido tem menos espaço para colocar as pastilhas do que uma que use discos ventilados, pois esses são mais grossos, entende ????
A não ser que a pastilha seja mais fina para compensar o aumento da espessura do disco .....
Uma idéia para saber se a pinça é a mesma seria achar as pastilhas de cada modelo num catálogo que tenha as medidas delas, que tal hein ???


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
henrique.viel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 368
Registrado em: 11 Jan 2010, 22:51
Carro:
Localização: Osasco SP - CdGQ! filial Z/O

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por henrique.viel »

E ai Bill blz...

então cara pensei justamente nesse caso do tamanho do disco, ele falou que tem como "limar" as minhas pinças para colocar o disco ventilado, acho que isso é mtu trabalho de porco e como estou turbinando o carro, todo detalhe principalmente nos freios podem ser perigosos.

Acho que vou dar um tempo e comprar o kit do santana completo mesmo, assim é mais seguro.

a minha maior duvida era se a pinça era do mesmo tamanho, vou consultar na net se acha alguma coisa das pastilhas.

vlw pela ajuda!
HenriquE...[OvelhA]
Voyage Gls T forged
CdGQ! Filial Z/O
O mundo maravilhoso de OZ City

Projeto Gol G4 DT-B ...
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por Bill »

henrique.viel,


Beleza ???


Eu tb acho que esse papo de limar eu tb não quero nem ouvir falar !!!!
Dá uma olhada aqui ó:

http://www.cobreq.com.br/produtos_linha ... VOLKSWAGEN


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
ricardoCL
Membro
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 26 Out 2008, 10:41
Carro:
Localização: Franca-SP - Filial CDGQ!

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por ricardoCL »

cara eu já troquei as pinças dianteiras do meu ex voyage, as pinças do santana são bem maiores e o diametro do disco tbm é maior vai ter que mecher no suporte das pinças e tal, acho q não compensa vc ficar mexendo nas astilhas não, até prq a pinça de nossos quadrados por ser menor não vai pressionar os discos com a mesma força que as pinças do santana e já que vai comprar os discos msm já compra as pinças tbm nos dismanches daki é 200 conto essas pinças com disco e pastilha...
Imagem
GTS 1.8/90/Prata
CHT POWER
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 18 Set 2008, 20:20
Carro:
Localização: Rio de Janeiro

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por CHT POWER »

ricardoCL escreveu:cara eu já troquei as pinças dianteiras do meu ex voyage, as pinças do santana são bem maiores e o diametro do disco tbm é maior vai ter que mecher no suporte das pinças e tal, acho q não compensa vc ficar mexendo nas astilhas não, até prq a pinça de nossos quadrados por ser menor não vai pressionar os discos com a mesma força que as pinças do santana e já que vai comprar os discos msm já compra as pinças tbm nos dismanches daki é 200 conto essas pinças com disco e pastilha...
Não precisa mexer em suporte nenhum. só tirar o original e espetar o do Santana
MarcosD
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jan 2011, 19:26
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por MarcosD »

Seguinte: Tem os freios dos Santana até 88, que são iguais aos dos Gol, Voyage e Passat (Flash e Pointer) com motor 1.8 (discos sólidos de 239mm, êmbolos de 48mm e pastilhas Teves banana de 19mm de espessura). A partir de 89, Santana ( e depois o Versailles e Gol GTi) passaram a usar discos ventilados de 239mm, pinças com êmbolos de 48mm e pastilhas banana de 15mm de espessura, para compensar a maior espessura do disco. O cavalete tem também a fenda onde encaixa o disco maior. As pinças são as mesmas. A partir do Santana novo (93 ou 94, não lembro), passaram a usar aro 14", pois os novos freios não cabiam nas 13", com discos de 256mm, pinças com êmbolos de 54mm, e pastilhas banana maiores, e sistema Teves. Mais tarde, também para Santana (e Gol bola), surgiu o sistema Varga (que não gosto), com os mesmso discos de 256mm, porém com cavalete, pinças e pastilhas diferentes (com grampos). Freio é Teves, deixe a Varga com discos, cilindros-mestre e burrinhos...
Resumindo, as pinças banana Teves (Gol, Voyage, Saveiro, Parati e Passat 1.8, Santana antigo) podem ser utilizadas com discos ventilados de 239mm, desde que o seu cavalete tenha a sua fenda aumentada para que entre o disco de maior espessura. Não tem segredo, é só botar o cavalete na morsa, marcar quanto desbastar e meter a serra! Fiz isso há uns 20 anos atrás em um Passat 84 que tinha pinças do 1.8 e coloquei discos ventilados.
Ah, tem tambérm as pinças Teves banana dos Gol Bola, não lembro a partir de que ano (tem que caçar catálogos Ferodo, Cobreq, Ecopads para ter certeza), que usam disco de 239mm, mas com pinças e pástilhas Teves banana para êmbolo de 54mm (se quiser manter rodas 13").
Agora, qual vai usar (239 ou 256) depende de como você utiliza o carro. Se faz frenagens fortes repetidas em alta velocidade, esqueça os de 239. Se utiliza os freios de maneira normal, sem exageros, mesmo com motor turbo, pode até ser o original.
Avatar do usuário
henrique.viel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 368
Registrado em: 11 Jan 2010, 22:51
Carro:
Localização: Osasco SP - CdGQ! filial Z/O

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por henrique.viel »

Marcos, valeu pela ajuda...um abraço!
HenriquE...[OvelhA]
Voyage Gls T forged
CdGQ! Filial Z/O
O mundo maravilhoso de OZ City

Projeto Gol G4 DT-B ...
MarcosD
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jan 2011, 19:26
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por MarcosD »

Disponha!
Avatar do usuário
michel resende
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 982
Registrado em: 02 Set 2012, 10:07
Carro: voyage ls-uno turbo
Localização: SAO JOAO DEL REI

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por michel resende »

henrique.viel escreveu:Marcos, valeu pela ajuda...um abraço!
....to na duvida em que turbina usar no meu projeto....50 na parte fria eu já decidi,agora na quente .58 pulsativa,ou .63 mono,ou 70 pulsativa, ou 50 mono?da 1 olhada no meu tópico que tem a foto de 1 turbina holset que talvez use... Qual sua opinião??
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... &start=820
gol gl 1.8 turbo 1991/450 cv-uno turbo 1.4 1994/200cv.
proximo projeto-voyage ls 1982/63.00km rodados-????? Cv
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DUVIDA]Pinças de freio Voyage GLS = do Santana 2.0?

Mensagem por Bill »

michel resende,


Beleza ???


Essa eu não entendi, vc quer colocar uma turbina no freio ???
E essa turbina iria onde ???? E seria no freio do Voyage GLS ou no do Santana 2.0 ????
Tem alguma coisa errada aí não tem não ????


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”