Boa tarde Galera,
Desde que desmontei meu carburador pela primeira vez à algumas semanas atrás, gostei muito do assunto e estou tentando aprimorar meus conhecimentos. Ando pesquisando muito na internet sobre o assunto, principalmente sobre os carburadores Weber.
Gostaria de se possível vocês esclarecerem algumas dúvidas que ainda tenho.
Entrada de ar falsa.
Quando detectamos que o carburador está com entrada de ar falsa, quais os sintomas no carro?
Para solucionar deve-se fazer o embuchamento correto? este procedimento só deve ser feito por profissionais da carburação?
Base empenada.
A base empenada seria quando a base do carburador não está mais plana, correto? Quais os sintomas no carro?
Mistura.
Quando bombamos o pé no freio e o giro do motor aumenta a mistura está rica? E quando o giro do motor cai e chega a morrer, significa que a mistura está pobre?
E por último, quando podemos condenar um carburador?
[Dúvida] Ajuda geral Carburadores
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro:
- madson
- Membro - 1.6
- Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Re: [Dúvida] Ajuda geral Carburadores
Olá, vou tentar responder por perguntas separadamente:felipekadet escreveu:Boa tarde Galera,
Desde que desmontei meu carburador pela primeira vez à algumas semanas atrás, gostei muito do assunto e estou tentando aprimorar meus conhecimentos. Ando pesquisando muito na internet sobre o assunto, principalmente sobre os carburadores Weber.
Gostaria de se possível vocês esclarecerem algumas dúvidas que ainda tenho.
Entrada de ar falsa.
Quando detectamos que o carburador está com entrada de ar falsa, quais os sintomas no carro?
Para solucionar deve-se fazer o embuchamento correto? este procedimento só deve ser feito por profissionais da carburação?
Base empenada.
A base empenada seria quando a base do carburador não está mais plana, correto? Quais os sintomas no carro?
Mistura.
Quando bombamos o pé no freio e o giro do motor aumenta a mistura está rica? E quando o giro do motor cai e chega a morrer, significa que a mistura está pobre?
E por último, quando podemos condenar um carburador?
1 - Entrada de ar falsa -> Sintoma: oscilação da marcha lenta. Caso seu gol tenha conta-giro será mais fácil ainda perceber este sintoma, pois o ponteiro não estabiliza. Caso não tenha conta-giro, abra o capô e veja se o motor vibra de forma aleatória, ou seja, uma hora tá firme e outra hora parece que vai "morrer".
2 - Nem sempre apenas o embuchamento resolve todos os problemas do carburador, mas o principal motivo para embuchamento é quando a borboleta não fecha ou abre adequadamente, porém se a entrada de ar é por uma base empenada o embuchamento pode não adiantar nada. Embuchamento só se faz em oficinas especializadas em carburação, nem mesmo oficinas que só mexem com injeção conseguem fazer embuchamento, ou seja, tem que ser especializada em carburação e injeção ou só carburação (difícil encontrar hoje em dia).
3 - Base empenada por ser quando não está mais plana a base do carburador, mas também pode acontecer do carburador estar perfeito e o empenho ser no encaixe dele. O sintoma será a tal famosa entrada de ar e má queima, portanto ocorrerá no motor o que foi dito no item 1.
4 - Alguns gols possuem interligações de mangueiras de vácuo que interagem com o sistema do hidrovácuo, o qual, atua diretamente no freio do carro, portanto por algum motivo, quando vc pisa no freio acaba alterando mangueiras de vácuo que chegam ou saem do carburador, daí ocorre esta desregulagem descrita acima na mistura de combustível. Mas nesta situação será difícil discernir se a mistura está rica ou pobre e o exato momento em que isto ocorre durante a catucada no freio.
5 - Condenar um carburador é muito difícil, tanto é que, quando alguém supostamente "condena" o seu carburador lhe oferece um carburador retificado "novinho", daí vc sai da oficina feliz da vida de carburador "novo", então ele pega seu carburador "velho" embucha a borboleta, desempena a base, dá um banho de ácido, dá uma boa polida e em seguida, oferece um carburador "novo" retificado ao outro proprietário de gol que aparece na loja. Em síntese, carburador condenado de verdade é quase uma lenda...
Espero que tenha ajudado.
Abraço,
Madson.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Viva à graxa!!!
-
- Membro
- Carro:
Valeu madson,
Muito mais que esclarecidas as dúvidas.
Detalhe que vale destaque é o último item, os mexanicos que querem ser mais espertos que os clientes. Alguns dizem que é o preço do saber, mais eu particularmente já acho que cara desonesto ou aquele que se acha muito esperto vai levar uma rasteira ainda.
Muito mais que esclarecidas as dúvidas.
Detalhe que vale destaque é o último item, os mexanicos que querem ser mais espertos que os clientes. Alguns dizem que é o preço do saber, mais eu particularmente já acho que cara desonesto ou aquele que se acha muito esperto vai levar uma rasteira ainda.

-
- Membro
- Carro:
Aproveitando o tópico para não abrir outro, estou com uma dúvida no meu carburador Weber 460.
Meu carro depois de quente fica acelerado, mas é um problema intermitente, não é um problema contínuo, ele fica tão acelerado que nesse momento não preciso nem acelerar o carro, só soltar a embreagem que o carro pega uma boa velocidade.
Poderia ser a marcha lenta desregulada, mas por não ser um problema contínuo me gerou esta dúvida.
Meu carro depois de quente fica acelerado, mas é um problema intermitente, não é um problema contínuo, ele fica tão acelerado que nesse momento não preciso nem acelerar o carro, só soltar a embreagem que o carro pega uma boa velocidade.
Poderia ser a marcha lenta desregulada, mas por não ser um problema contínuo me gerou esta dúvida.

- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
felipekadet,
Beleza ???
Parece que o seu cabo do acelerador esta enrroscando de vez em qdo hein .....
Dá uma olhada nele e tb lá no bura, de repente alguma coisa esta travando o retorno da mola ....
Abraços !!!
Beleza ???
Parece que o seu cabo do acelerador esta enrroscando de vez em qdo hein .....
Dá uma olhada nele e tb lá no bura, de repente alguma coisa esta travando o retorno da mola ....
Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil