Ajuda sobre válvula termostática

Area para os Focados em Originalidades e agora a partir de 2010 a famosa PLACA PRETA.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
maniac
Membro
Membro
Carro: Gol CL 1.6/91 Azul

Ajuda sobre válvula termostática

Mensagem por maniac »

Boa noite galera do fórum! Eu tenho um gol cl 91 gasolina. Prezo muita pela originalidade . Dias atrás descobri que ele não tem a válvula termostática.
Li alguns artigos que falam da sua importância para manter a correta temperatura de trabalho do motor e para economia de combustível.
Vou comprar e colocar a válvula. Só que a minha dúvida é: qual a marca é original e sua referência ? Já me falaram em MTE e Whaler. Sendo MTE codigo 248-78
ou 248-87 ou whaler 309787. Qual a temperatura correta para abertura da válvula ?
Quem tiver estas informações e puder me ajudar desde já agradeço!
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992

Re: Ajuda sobre válvula termostática

Mensagem por madson »

Antes de colocar um adaptação desta, diga-me, qual a temperatura média de sua cidade?
Já pensou na hipótese de o resultado piorar o trabalho do motor?
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
mirosa
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Carro:

Mensagem por mirosa »

a valvula termostatica certa depende do combustivel mte-288/80 (gasolina) o 80 é a temperatura de trabalho da valvula, a valvula permite que o motor esquente mais rapido, não deixando a agua circular, essa valvula faz mais falta mesmo em carros a alcool. mte é marca original...
a vida é uma só e vou viver como eu quiser...

Imagem
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por vinymetal »

maniac escreveu:Boa noite galera do fórum! Eu tenho um gol cl 91 gasolina. Prezo muita pela originalidade . Dias atrás descobri que ele não tem a válvula termostática.
Li alguns artigos que falam da sua importância para manter a correta temperatura de trabalho do motor e para economia de combustível.
Vou comprar e colocar a válvula. Só que a minha dúvida é: qual a marca é original e sua referência ? Já me falaram em MTE e Whaler. Sendo MTE codigo 248-78
ou 248-87 ou whaler 309787. Qual a temperatura correta para abertura da válvula ?
Quem tiver estas informações e puder me ajudar desde já agradeço!
maniac, blz?

Respondendo ao madson, aqui no Rio Grande do Sul, 0°C no inverno é normal!

Segundo o catálogo da MTE (Original) o código seria o VT 248.77 para o AE1600 a gasolina, abre em 77°C.

http://www.mte-thomson.com.br/site//wp- ... ratura.pdf

Abraços!
Gol 1000 93/94 - Vendido
cabral
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por cabral »

normalmente a valvula é igual pra alcool e gasolina, oque muda é o interruptor do radiador(cebolão), que nos motores AP a gasolina costuma ser 87º e no alcool 92º.

é muito importante ter a válvula termostática, o sintoma de carros sem essa válvula é que a ventoinha não desliga quase nunca, só quando a temperatura estiver lá embaixo, oque força muito o motor da ventoinha, ja vi até queimar em alguns casos.

outro problema é o descontrole da temperatura, o motor não chegará a temperatura ideal de funcionamento, isso é ruim para o óleo, o consumo e até mesmo a durabilidade do motor, o qual foi feito para trabalhar aquecido, os manuais recomendam maneirar no acelerador enquanto o motor estiver frio.

não caiam na conversa de mecânicos se por acaso algum deles falar que vai tirar a válvula, se o carro estiver superaquecendo o problema, deve ser solucionado sem a retirada da válvula, a menos que a valvula esteja travada fechada, oque é muito difícil, pra ser sincero nunca vi isso acontecer, é comum ela travar aberta.
voyage GL 1.8 MI - 1990
azul indigo metálico
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

Cara, quando comprei meu gol estava com a válvula travada, o motor superaquecia em questão de 15 minutos.
Comprei a MTE e funciona normal. Irmão, se ligue em colocar água com aditivo AZUL (não é o orgânico ROSA), pois outro aditivo estraga o motor, o aditivo azul é para motores de ferro fundido como o nosso, o rosa é para motores de alumínio, manjou? outro detalhe é se ligar em outros dois sensores, o cebolão MTE (que fica no radiador, vc encontra fácilnho como trocar na internet) comprei o de menor temperatura e ele acionava o radiador em 3/4 de temperatura, isso reduz a vida útil do motor, troquei mais umas duas vezes esse cebolão até atingir a temperatura de acionamento um pouco acima da metade (melhor que isso só testando todos cebolões da auto peça kkk); o outro sensor é o de temperatura, este foi o meu mecânico que trocou então não sei te dizer muito, só sei dizer que está funcionando :y:

Espero ter te ajudado com esse texto :fiu:

Abraços Bueno
loganzao
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por loganzao »

eu tenho um Voyage a álcool e descobri que ele não tem válvula termostática. nunca fez falta nem atrapalhou o funcionamento dele. se esta funcionando sem problemas. pra que mexer?
Buenocdgq
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Buenocdgq »

por que é ela quem mantém seu motor trabalhando na temperatura ideal de 90° e quem permite seu motor chegar a essa temperatura de forma mais rápida, não danificando precocemente as peças de seu motor.
Responder

Voltar para “Originalidade / Colecionadores”