[AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

[AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Boa noite pessoal.
Preciso de uma ajuda, desde o domingo passado o meu gol foi perdendo força, tipo: estava esticando as marchas ai qdo engato a 3ª começo a acelerar e o carro continua a desenvolver, mas ai acelero um pouco mais, mas ele não desenvolvia... No decorrer da semana foi piorando, cada vez ele desenvolvia menos, em lomba então só em 1ª e se atochar o pé ele vai enfraquecendo até morrer... Quinta-feira a noite liguei ele e fui acelerar lá no carburador para tentar analisar o que tinha errado, qdo eu acelerava forte, ao invés de afinar o barulho do motor qdo sobe o giro, ele ficava com o barulho mais fechado e tipo "embolando", parecia que o barulho vinha do carburador e ia até filtro de ar... e se continuar acelerando ele apagava... Sexta levei no mecânico, ai fui acelerar na frente dele e a praga do carro não deu um sinal do problema... Mesmo assim ele verificou as velas, o carro estava com o 1º cilindro falhando... Na quinta não estava pq havia testado... O mecânico retirou todas velas, limpou elas (estavam pretas), soldou um fio do centro a ponta do rotor (diz que melhora a faísca). Ai ele disse para mim andar com o carro e ver se havia melhorado algo, caso não melhorasse ele iria verificar o carburador. Andei com o carro sexta e sábado, realmente ficou uns pouco melhor do que estava... Mas hoje liguei o carro e manobrei no pátio de casa para limpar o interior dele, deixei um tempo na lenta e fui sair com ele, subindo a lomba de casa senti que ele perdia força, qdo terminou a lomba e era um plano o carro apagou... Fiz pegar no tranco lomba a baixo parei na frente de casa e resolvi tentar sair para o outro lado que a lomba é menor, mas ele apagou e não ligou mais. Depois de alguns minutos pegou e qdo fui entrar em casa ele apagou na metade do portão... Tive que empurrar para dentro de casa... Alguém já viu esses sintomas? Desculpa o livro que escrevi, mas tentei especificar todos sintomas para ficar mais claro o problema.
Abraço.
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por vinymetal »

Gabriel_CHT, blz?


Esse é o PIOR tipo de problema que pode acontecer, pois pode ser tanto ignição quanto alimentação.
É chato descobrir esse defeito! Ainda mais porque tu disse que as velas estão carbonizadas, que é um sintoma de excesso ou mistura rica mas perde força que é um sintoma de falta ou até problema de ignição.

Se ele custa pegar quando frio, falha, dá solavancos ao acelerar em subidas quase sempre é vela no fim da vida. (Trocar velas ou regular folga dos eletrodos);

Se ele pega, tem marcha lenta lisa mas ao acelerar perde força, pode ser falta. (Nível da boia muito baixo, pouco curso da boia, injetor de aceleração rápida entupido ou diafragma furado, mangueira dobrada, filtro de gasolina entupido, agulha travando fechada ou entupimento na sede);

Se ele pega bem quando frio mas ao aquecer a lenta fica irregular e ao sair dá umas engasgadas e depois dispara pode ser excesso. (nível da boia muito alto vaza gasolina pelos difusores em marcha lenta, curso da boia muito longo e alto consumo com cheiro forte de combustível, agulha travando aberta);

Mas uma vez aconteceu exatamente isso com o meu cht e fui ver, a mangueira de combustível que vem do tanque para a bomba estava dobrada, bloqueando parcialmente a passagem da gasolina e a cuba demorava para encher, não custa dar uma olhada.

Eu começaria pelo carburador, no teu caso.

Abraço!
Gol 1000 93/94 - Vendido
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Viny valeu pelas orientações, to tentando fazer o carro pegar para ir até o mecânico que é próximo de casa... Tentei ligar ele hoje pela manhã e pra me ajudar a bateria estava morta (ontem gastei ela tentando virar arranque...). Ai resolvi fazer ele pegar no tranco dentro do pátio mesmo e só eu empurrando e pulando pra dentro :glare: ... Ai na 2 vez ele pegou, mas digamos que tava quadrado o funcionamento, não respondia direito ao acelerador... Fiquei dando umas pisadas no acelerador para ele não morrer e tentar firma lenta, mas não deu... Porém nesse momento até o ruido do motor era diferente, resolvi olhar em baixo do carro com ele ligado... O escape está mal parafusado na emenda do 1º cano com o catalizador, e notei que por ali pingou bastante água e parou qdo o carro apagou...
Resolvi tirar a tampa do carburador pra tentar ver algo... Encontrei um pouco borra de óleo na tampa (provavelmente vem do suspiro da tampa de válvulas e antichamas), e notei que havia um pouco de água na tampa do carburador e mangueira que vai até o filtro de ar. Tbm estava saindo fumaça pelo carburado... Me parece que qdo acelero o carro a compressão volta pelo carburado ou coisa parecida pelo ruido que dá e o tanto que parece forçar o filtro de ar...
Alguém tem mais algum palpite baseado nesses sintomas que falei agora?
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Bill »

Gabriel_CHT,


Beleza ???


Esse seu motor ferveu ??? Parece ser junta do cabeçote zuada hein ....
Tem certeza que era água ??? Seu carro é a alcool ou gasolina ???
O distribuidor esta bem fixado ??? Não pode ter pulado algum dente da coreia dentada não ??? Ela esta boa ????


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Oi Bill.

Não vi o carro ferver, luz do painel não acendeu em momento nenhum (só o padrão até virar arranque e sair da lenta). Nivel da água achei mais baixo essa semana. O carro é a gasolina CHT 1.000. Distribuidor bem fixado (conferi). Corrente do comando batia um pouco as vezes). Resumindo reboquei até o mecânico, como o carro parecia "soprar" ao invés de aspirar o ar, resolvemos tirar o cabeçote pra ver a encrenca... Cabeçote poder de borra (provavelmente mistura de óleo sintético com mineral), tenho o carro a uns 3 ou 4 meses, e não tinha dado manutenção alguma (só trocado óleo e filtro). A junta do cabeçote tinha uma leve indicação de queima, mas qdo fomos retirá-la se partiu toda, completamente podre... Agora vou mandar o cabeçote para retifica, fazer assentamento das valvulas, trocar o kit da distribuição (corrente e tensor), trocar óleo e filtro e o que mais for necessário.
Obrigado pela ajuda amigos, posto novidades qdo tiver.
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por vinymetal »

Gabriel_CHT,


Putz, queimou junta... já aconteceu isso com o meu, o óleo ficou com uma borra branca e quando acelerava saía muita água no escape, aí tirei a termostática fora para aliviar a pressão da água para o motor funcionar e levei até a casa do meu pai (180km de distância) para fazer o cabeçote. Gastei 350 pila.

Sorte aí no conserto meu, abraço!
Gol 1000 93/94 - Vendido
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Bill »

É Gabriel_CHT,


Pelos sintomas era junta mesmo .....
Mas agora ele vai ficar zerado, né .....
Seria legal mandar dar uma taxadinha nesse cabeçote, já que vai mandar pra retífica mesmo, né ....
Deixa ele com uns 9:1 de taxa que vai ficar legal .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Obrigado pelo apoio amigos, a tarde vou com o mecânico tudo que precisarei comprar, vou aproveitar e dar umas manutenções que já estavam na hora: kit distribuição, rolamento de rodas e mais um detalhezinhos que faltavam parar o carro pra fazer.
Bill tem ideia de qto devo pedir para baixar na retífica? Sei que é difícil "chutar" isso, que o certo seria calcular a taxa atual e a partir dai analisar e tal... Mas pela experiência que tem, qto devo pedir na retífica supondo que o cabeçote nunca foi aplainado?
Obrigado e abraço!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Bill »

Gabriel_CHT,


Nem precisa esquentar com isso, pede na retífica para eles deixarem com essa taxa e eles fazem o trampo todo, calculam e rebaixam .....
Geralmente vc dá uma de leigo e enche a bola dos caras, dizendo que falaram para rebaixar 1 mm, outro falou em 2 mm, mas como ta cheio de palpiteiros por aí e sei que vcs trabalham com isso todo dia e sabem muito bem o que estão fazendo, peço para me deixarem o cabeçote com 9:1 de taxa, o que vcs acham ??? Vai ficar bom ??? kkkk
Aí o cara vai fazer na boa e deixá-lo com essa taxa !!!!


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por vinymetal »

Bill, tudo blz?

O CHT a gasolina já tem 9:1 de taxa original, porém lembro que o Gabriel disse no tópico "Receita para motores CHT", que havia passado todo para 1.6 e colocado cabeçote do XR3. Esse cabeçote é de motor a álcool, então pode ser que a taxa já esteja no limite mesmo com os pistões "cavados".

Tem que medir o volume da câmara de combustão do cabeçote como vc disse, a espessura da junta e também o rebaixo do pistão para saber a taxa.


Gabriel,

Caso faça a medição, conta aí quanto é o volume da câmara desse pistão pois preciso desse número para saber quanto tem exatamente de taxa o meu motor. Ele tem o kit do 1.6 gasolina também.

Abraço!
Gol 1000 93/94 - Vendido
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Oi Viny você acabou confundindo... Na verdade tenho 2 gols, ambos pratas:
um é 95 1000 (todo feito pra 1.6) c/ ar quente, limpador e desembaciador traseiro, tinha painel satélite e instrumentos do GTI, bancos recaro em curvin, rodas 17, maçaneta de santana, lampadas diamont vision phillips no farol... Tenho a 4 anos e meio mas foi furtado dia 26/01 e encontrado depois de 10 dias faltando: capô, portas, parabrisa e vidros laterais, rodas, pinças de freio, cilindro mestre, instrumentos do GTI, console, bancos, faróis e piscas (eram zero arteb), ignição eletrônica, distribuidor, alternador, radiador, carburador, reservatório de água do limpador dianteiro, palhetas dos limpadores... Só não levaram a tampa traseira c/ vidro pq não conseguiram abrir (mais tinha marca no vidro de terra com a pegada do indivíduo que forçou por dentro para tentar abrir a tampa).
Esse estou remontando ele... Era apegado demais no carro e o motor tá com 2.000 km só.
Mas após eu recuperar o carro, meu tio por parte de mãe, resolveu me dar o gol dele com a condição que eu vendesse o meu para o ferro velho e desse o valor que pegasse pra ele (relutei pq sei a dificuldade que ele teve para conseguir comprar o gol que era o 1º carro bom que ele comprou). Enfim carro dado e no meu nome, ia remontar o meu e vender o dele e devolver em R$, assim ele não perderia tanto, porém ele não aceitou e já conseguiu até comprar um Corsa 97 e pagou a vista... Resumindo fiquei com 2 gols e sem o compromisso de vender eles.
Esse segundo gol é 95/96 1000, mas é totalmente pelado, porém um carro bem inteiro e original (estou mantendo assim).
Foi esse segundo que tá na oficina, porém o mecânico já tá montando e não terei como verificar a taxa que fico, tbm não foi pedido nada na retífica pq qdo fui falar com o mecânico, ele já tinha levado na retífica (já havia autorizado antes). O carro se manterá tudo original. O mecânico é bom e de confiança, mas já tem uma certa idade e não é muito adepto das coisas que fogem a originalidade, até faz se mandar mas fica meio incrédulo do resultado.

Vou postar uma foto de como era o meu carro antes do furto, depois que começar a montá-lo abrirei um tópico na galeria para os dois.
Imagem
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por vinymetal »

Gabriel,

Agora sim explicou tudo! :D

Tava achando estranho o motor ferver sendo novinho, era o outro gol!

Nossa cara que dó terem feito isso com teu carro, era bonito mesmo!

Abraço!
Gol 1000 93/94 - Vendido
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Pois é Viny tá um dó mesmo, qdo vi o carro no pátio do deposito parecia sacanagem comigo até chamar de Carro... Mas agora já tá melhor, comprei umas portas no dia que tirei ele do depósito, comprei: capo, jogo de bancos Recaro detalhes amarelo do GTI (encosto de cabeça vazado), console e capa dos instrumentos do painel satélite, alternador 90h, pinças de freio, discos, flexiveis, pastilhas, carburador, radiador, distribuidor... Falta motor tudo isso no carro e comprar os vidros traseiro e o parabrisa... A intenção é deixar o carro no mesmo nível que estava ou até melhor.
Agora quanto a outro gol vou buscar antes do meio-dia no mecânico e digo para vcs como ficou...

Abraço.
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Pessoal peguei o carro sábado a tarde, o defeito não era a junta do cabeçote, apesar de um leve indício de queima não era ela... O mecânico montou o carro e o problema continuava, então tirou novamente o cabeçote e fez novamente o assentamento das válvulas do 1º cilindro que era o que estava ocasionando o problema. Válvulas assentadas e o problema resolvido, porém agora o motor ficou "batendo" a parte de baixo... Sabem me dizer o que pode ter acontecido para o motor começar a bater biela, sendo que não foi mechido em nada na parte de baixo? Talvez já estivesse batendo um pouquinho, mas não notava pois ele batia muita valvula... Mas ele tá batendo muito agora, não sei o que pode ter acontecido, a menos que o mecanico tenha esquecido e ligado o carro sem óleo já que ele trocando, mas de qualquer maneira ele nunca me dirá o que aconteceu pra bar a parte de baixo assim...
Avatar do usuário
Glaucio Silva-Missões RS
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1086
Registrado em: 06 Ago 2009, 17:11
Carro: Não Tenho
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

de repente com a junta nova e as valvulas bem assentadas, a compressão ficou maior, e daí estourou no que estava mais fraco, no caso, as bronzinas de biela, por ex.
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Obrigado pela ajuda Glaucio. Será que trocando as bronzinas eu conseguiria diminuir a bateção? No meu outro carro antes de fazer o motor tranquei ele 2 vezes e na 3ª soltou um parafuso da "capa" da biela e ela desencaixou do virabrequim e amassou... Então pra andar com carro assim tá me deixando preocupado parece que vai trancar a qualquer momento... To sem grana pra fazer o motor, será que só colocando umas bronzinas novas não consigo prorrogar mais uns meses a retifica desse motor?
Avatar do usuário
Glaucio Silva-Missões RS
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1086
Registrado em: 06 Ago 2009, 17:11
Carro: Não Tenho
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

bah cara, aí já não manjo.

falei aquilo antes porque em fevereiro retifiquei o cabeçote do meu gol, e o pessoal me aconselhou já trocar as bronzinas de biela, mas acabei não fazendo.

até agora não aconteceu nada, mas de repente meu motor estava melhor que o seu, e aí a parte de baixo não sofreu tanto ainda.

ah, o meu é ap.
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Bill »

Gabriel_CHT,


Beleza ???


O mehor aí seria abrir a parte de baixo e ver o estado das bronzinas, se já estiverem gastas comepnsa sim troca-las e deve resolver seu problema, agora se elas estiverem boas, o melhor seria fazer esse vira e colocar as bronzinas da próxima medida .....
E, uma dica boa seria aproveitar que vai abrir e trocar a bomda de óleo tambem .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
Carro:
Localização: Viamão/RS

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Gabriel_CHT »

Valeu a orientação Bill! A situação é a seguinte, estou sem grana e não tenho interesse em ficar com o carro pois to terminando de montar o outro que é o meu "Xodó", além do outro estar com o motor com apenas 2.000km, ter ar quente e etc... A intensão é vender logo esse carro daqui uns 3 meses, então queria apenas manter o motor funcionado para vender o carro, pois se o motor trancar vão querer pagar muito pouco e se eu fizer o motor não tirarei o valor nunca... Então se com as bronzinas novas conseguisse diminuir as batidas, deixando similar do que era antes, para assim vende-lo e deixar o novo dono consciente que terá que fazer o motor, mas não que não será tão breve, assim deixando o valor do carro no meio termo, abaixo do valor de mercado, mas tbm não tão baixo do que estivesse com o motor estourado... Vou pensar no que faço, no outro gol eu mesmo troquei 2x as bronzinas por baixo só tirando o cárter, vou avaliar com o mecânico qto ele cobra para fazer isso e ver na retifica qto seria para dar um passe no motor todo... Vamos ver o que compensa, mas agradeço a ajuda e orientação que estão me dando.
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [AJUDA] Gol 1000 sem força e apagando

Mensagem por Bill »

Gabriel_CHT,


Nesse caso então eu acosnelho vc trocar só as bronzinas e bomba e já era .....
Ou então apenas as bronzinas para não gastar muito, se bem que uma bomba deve estar uns 50 mangos, né .....

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”