Carburador 3E ? Lista de Perguntas - Desafio Lançado

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

adriano ricardo
Membro
Membro
Carro:

Carburador 3E ? Lista de Perguntas - Desafio Lançado

Mensagem por adriano ricardo »

Olá pessoal, conto com a ajuda de vocês, estou com algumas dúvidas referente ao carburador, meu gol é ano 86, mas pelo que percebo foi desmontado um Santana pra montar ele, esta com um motor 2.0 e um carburador 3E, gostaria de saber mais a respeito pois até então só entendo de fusca rsrs:

1- o carburador 3E é o padrão do 2.0 ou é considerado um carburador esportivo?
2- alguém sabe me explicar a diferença deste carburador para o 2E? (Embora não conheça o 2E também).
3- Alguém saberia me dizer onde encontrar o chicote elétrico do Gol 86 (TODINHO, aquele que vai pra caixa de fusíveis), alguém conhece algum site legal que venda?
4- O chicote elétrico dele teria que ser do Gol ou do Santana devido o motor estar trocado?
5- Este motor bem regulado teria que fazer quantos por litro? Não saberia dizer exatamente que ano é o motor, até então só sei que é um 2.0 do Santana com carburador 3E
6- Alguém saberia me dizer que existe algum vídeo ensinando a regular este modelo de carburador? Procurei em sites como youtube e vímeo, mas não encontrei.

Vocês devem estar se perguntando porque quero um chicote elétrico novo... O carro foi levado no mecânico para fazer alguns reparos, este mecânico era de confiança, fez a parte dele, depois teve que fazer parte de funilaria e ele não entendia então indicou um fdp, este fdp na hora de montar o carro novamente simplesmente esqueceu o chicote que sai da bateria em cima do escapamento, resultado, queimou TODINHA a fiação, obviamente logo mandei arrumar, mas como não encontrei o chicote montado, foi preciso trocar fio por fio queimado, até que o serviço ficou bom, mas queria mesmo o chicote novo, não consigo confiar, pego muita estrada com este carro.

Portanto toda vez que levar seu carro em um funileiro, não esqueça de conferir este item antes de ligar o carro!!! Outra coisa, ele tentou me roubar o estepe! ¬¬'

Conto com a ajuda de vocês pessoal, se souberem apenas 1 das perguntas responda por favor, um grande abraço pessoal!
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Contato:

Re: Carburador 3E ? Lista de Perguntas - Desafio Lançado

Mensagem por JorgeLuizFilho »

Quer uma dica .... Use o 2E, o 3E é complicado para regulagem !!! Dificil acertar um 3E ...

Ja o 2E é mais facil de acerto !!! Mais facil vc achar para comprar, e mais barato que um 3E !!!

Uso um 2E no meu carro Turbo, e ja é o suficiente para alimenta-lo ..

Boa Sorte !
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
djgledson
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por djgledson »

JorgeLuizFilho escreveu:Quer uma dica .... Use o 2E, o 3E é complicado para regulagem !!! Dificil acertar um 3E ...

Ja o 2E é mais facil de acerto !!! Mais facil vc achar para comprar, e mais barato que um 3E !!!

Uso um 2E no meu carro Turbo, e ja é o suficiente para alimenta-lo ..

Boa Sorte !

amigo eu tenho uma caixa de fusivel com alguns cabos se interessar entre em contato
"Pequenos gestos fazem um grande homem + pequenos motores nunca farão um grande carro" 1.8 sim! Pq se fosse pra economizar eu andava a pé!!!Tel: 7300-6574 vivo
100*70453 id nextel
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

adriano ricardo,

Beleza ???

Vamos ver no que posso te ajudar ....
O bura 3E é conhecido como o original dos opalas, mas tivemos muitos AP's que saíam com ele sim !!!!
Vários motores ap 2.0, dos santanas, quantuns, logus, versailes e mais alguns outros .....
Se vc quiser posso te passar a tabela de giclagem para vc conferir o seu ....
Quanto ao chicote eu acho que o melhor procedimento, se for bem feito é claro, seria mesmo a substituição fio por fio, assim vc saberá que cada fio é novo e esta em bom estado, não dando dor de cabeça, um chicote que vc venha a comprar esta dúvida sempre existirá, pois o chicote já terá alguns anos em uma posição, qdo vc for retirar para colocar no seu carro, pode ter fios já bem duros que poderão se partir e aí começa a dor de cabeça ....
Qto ao consumo fica dificil opinar, pois vc não disse se ele é a alcool ou gasolina ....
Qto a regulagens do bura não tem muito mistério não, vc teria como regulagem a marcha lenta e umas outras poucas coisinhas, como altura de bóia e regulagem de ar, coisas bem simples de se resolver .... seu bura esta com algum problema específico ???
Bom, acho que a princípio é isso aí, qualquer coisa grita aí .....

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Contato:

Mensagem por JorgeLuizFilho »

Ae Adriano, o Bill ae é fera no assunto de carros !!!

Com certeza consequira tirar e sanar suas duvidas !!!

Ja vi varios outros tópicos com soluçoes do Bill no qual a galera realizou e teve 101% de aproveitando e satisfaçao !!!

Abços Galera!
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Valeu JorgeLuizFilho,

Estamos aqui pra isso mesmo, né .....
Ajudar e ser ajudado !!!!

Abraços amigo !!! :cool:
MarcosHolanda
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosHolanda »

Acabei de comprar um 3e brosol mas não estou conseguindo regular a marcha lenta

antes usava tldz e possuía uma vista explodida do tldz que dava pra identificar todas as peças do mesmo

Agora não encontro a vista explodida do 3e brosol alguém tem ?, preciso identificar estes componentes abaixo
as medidas eu tenho.

sei que na tampa superior existem três um com fenda e dois sem

Giclê principal 1° 2°
Giclê de ar 1° 2°
Giclê marcha lenta Tubo injetor 1° 2°
Válvula da boia
Respiro da marcha lenta
Válvula máxima
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Taxa 14.69:1
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
[X] Escape Direto sem catalizador 3"
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

MarcosHolanda,

Beleza ???

Dá uma olhada nesse site aqui, acho que tem muito mais do que vc precisa kkkkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep- ... rosol.html

MarcosHolanda
Membro
Membro
Carro:

Bill escreveu:MarcosHolanda,

Beleza ???

Dá uma olhada nesse site aqui, acho que tem muito mais do que vc precisa kkkkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep- ... rosol.html

Valeu Bill, estou com muita dificuldade de ligar o carro a lenta não estabiliza e esta dando back fire pelo carburador
não sei dizer se é excesso ou falta, você sabe dizer quais parafusos e o procedimento para regular este carburador carburador.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

MarcosHolanda,

Beleza ???

O seu carro esta ligando, ou nem liga ???
O ponto de ignição esta legal ??? Tenta atrasar/adiantar um pouco para ver se consegue pelo menos deixá-lo ligado, para depois regular o ponto certinho ....
A bóia esta legal ?? A cuba não esta secando ??? Vc limpou esse bura ??? Não tem entrada de ar falsa pela base ???
De um modo geral para regular a lenta vc tem que apertar o parafuso de aceleração, aquele que esta próximo do mecanismo de aceleração e o parafuso do ar que geralmente esta próximo a base e possui a ponta como uma agulha ..... vc achou esses dois ???

MarcosHolanda
Membro
Membro
Carro:

Beleza ???

O seu carro esta ligando, ou nem liga ???
O ponto de ignição esta legal ??? Tenta atrasar/adiantar um pouco para ver se consegue pelo menos deixá-lo ligado, para depois regular o ponto certinho ....
A bóia esta legal ?? A cuba não esta secando ??? Vc limpou esse bura ??? Não tem entrada de ar falsa pela base ???
De um modo geral para regular a lenta vc tem que apertar o parafuso de aceleração, aquele que esta próximo do mecanismo de aceleração e o parafuso do ar que geralmente esta próximo a base e possui a ponta como uma agulha ..... vc achou esses dois ???

Com dificuldade ele liga mas fica falhando muito ai vou acelerando pelo pedal suavemente até ele limpar se acelerar acima de 3000rpm segura legal mas se soltar o pé apaga o fogo

O ponto esta aferido com pistola 9° antes do PMS não vou mexer porque não tenho experiencia com este procedimento. antes de colocar o 3e o tldz estava funcionando então descarto problema no ponto

Este carburador é recondicionado comprado no mercado livre aparentemente esta tudo novo vou desmontar e verificar as peças internas

Quando abri vou verificar se a cuba não eta seca

Não limpei porque veio novo

Não verifiquei se tinha entrada de ar pela base

Com o carro frio tinha que apertar o parafuso da lenta depois de quente tinha que folgar

O parafuso de ar mesmo apertando ou folgando não vi mudança na aceleração
Editado pela última vez por MarcosHolanda em 25 Abr 2012, 12:54, em um total de 1 vez.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

MarcosHolanda,

Pelo o que vc falou, parece ser entrada de ar falsa ....
Vc consegue deixar ele ligado ??? Se conseguir joga WD por fora perto da base, se ele acelerar, então tem entrada de ar por ali, aí teria que plainar a base ....

MarcosHolanda
Membro
Membro
Carro:

Pelo o que vc falou, parece ser entrada de ar falsa ....
Vc consegue deixar ele ligado ??? Se conseguir joga WD por fora perto da base, se ele acelerar, então tem entrada de ar por ali, aí teria que plainar a base ....

com muito custo e após o motor esta quente consigo deixar ele ligado e acelerado em 2800rpm, hoje a tarde vou tentar ligar ele e jogar wd40 e descobrir se possui entrada de ar falsa, a base do carburador é plainada e flange é zero
vou tentar regular este carburador estou ficando louco com este carro preciso acerta ele, agradeço a ajuda.
Editado pela última vez por MarcosHolanda em 25 Abr 2012, 12:52, em um total de 1 vez.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

MarcosHolanda,

Tá muito estranho isso hein amigo .....
Vc já reparou se a borboleta do segundo estágio esta bem fechada ???
Se ela tiver com uma abertura mínima já é o suficiente para zuar tudo .....

MarcosHolanda
Membro
Membro
Carro:

Tá muito estranho isso hein amigo .....
Vc já reparou se a borboleta do segundo estágio esta bem fechada ???
Se ela tiver com uma abertura mínima já é o suficiente para zuar tudo .....

Bill ontem abrir o carburador esta com todos os giclês na medida original, somente o giclê de marcha lenta
que possui na cabeça a numeração 140 e no tubo 80, e o giclê de ar B110 orignal é B95

Giclê principal 1° estagio 140 2°estagio 152,5
Giclê de ar 1° estagio B110 2°estagio D 105
Giclê marcha lenta 1°estagio 140-80 2°estagio 90
Tubo injetor 70
Válvula da boia 2,5
Respiro da marcha lenta
Válvula máxima

A borboleta do 2° estagio esta fechada

Depois que desmontei o carburador verifiquei que a boia não estava descendo completamente, e que a arruela de encosto da válvula da boia estava estragada, concertei estes dois defeitos, colei o flange no coletor para evitar entrada de ar falsa.

Liguei o carro e regulei o máximo que consegui coloquei wd 40 e não vi entrada de ar ,mas continua sem baixa
pra sair com o carro é preciso ficar injetado pra não apagar o fogo.

Quando tampei o furo do giclê de marcha lenta o que fica no topo do carburador com uma arame a baixa ficou bem melhor, estou pensando em comprar outro giclê de marcha lenta menor que o 140-80 e testar, como também comprar giclê principal e ade ar menor e maior para testar.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
Fernando Caio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Fernando Caio »

Adriano, o que vou escrever aqui é a minha experiência e conhecimento, apenas, não é a verdade absoluta...

1- o carburador 3E é o padrão do 2.0 ou é considerado um carburador esportivo? Tanto o 2E quanto o 3E são peças padrão nos motores 2.0L AP.
2- alguém sabe me explicar a diferença deste carburador para o 2E? (Embora não conheça o 2E também). Diâmetro dos difusores de ar. Não lembro os valores, mas no 3E os dois difusores são 1 mm maiores que no 2E.
3- Alguém saberia me dizer onde encontrar o chicote elétrico do Gol 86 (TODINHO, aquele que vai pra caixa de fusíveis), alguém conhece algum site legal que venda? Recomendo procurar em desmanche junto com a caixa de fusíveis dos Gols 91 para frente. Eu desmontei um Gol 94 e tenho tudo isso, se interessar, no link http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =3&t=24533.
4- O chicote elétrico dele teria que ser do Gol ou do Santana devido o motor estar trocado? Do Gol, o do Santana é maior e irá sobrar, já o do Gol é Plug&Play.
5- Este motor bem regulado teria que fazer quantos por litro? Não saberia dizer exatamente que ano é o motor, até então só sei que é um 2.0 do Santana com carburador 3E. Dependo do acerto e do pé, mas a minha Quantum a álcool faz 10,0 na estrada e uns 7,0 na cidade (Lembre que a Quantum é um carro mais pesado) com o 3E, fazia o mesmo com o 2E antigo.
6- Alguém saberia me dizer que existe algum vídeo ensinando a regular este modelo de carburador? Procurei em sites como youtube e vímeo, mas não encontrei. O segredo de todo carburador está na parte das vedações. Se houver alguma junta ruim, mal colocada e/ou base empenada o carburador não dá regulagem. Mande uma MP para mim com um email que eu te mando um manual de carburadores e a vista explodida do 2E/3E.

Espero ter ajudado!

Abraço,
Fernando Caio
adriano ricardo
Membro
Membro
Carro:

Pessoal, muito obrigado pela atenção de todos, vocês foram show de bola, agradeço de verdade, desculpem a demora na resposta é que fiquei sem internet daquela madrugada até hoje pela manhã ¬¬’

Meus problemas com carburador foram resolvidos e a explicação esta na resposta ao Bill.

- JorgeLuizFilho – Fica complicado pra eu trocar de carburador nesta altura do campeonato, comprei o carro a pouco tempo, um carburador 2E aqui na região não fica por menos de R$600,00.
- Djgledson – Vi que respondeu JogeLuizFilho, mas sua resposta entra também em meu problema, você chega a ter o chicote completo? A caixa de fusíveis eu tenho aqui, só não tenho o chicote que gostaria que fosse novo e com as cores corretas.

Bill – Entendi, mas pra conseguir um chicote daqueles somente usado? Será que é muito difícil de encontrar um novo? Aaaa... me desculpe, meu Gol é Álcool. Sobre os problemas do carburador, levei em um mecânico de confiança e ele descobriu de cara o problema, na verdade o ponto do motor que estava completamente errado! O carro chegou a não pegar em um dia de frio, isso que é 2.0. Ele me falou que o problema não era tão perceptível porque o motor é 2.0. Ele ajustou o ponto e fez uma pequena regulagem no carburador e pronto, ficou perfeito! Lindo de verdade! Antes ele parecia ficar dando excesso, se pisava muito forte ele até dava umas pipocadas, na estrada era difícil de passar dos 100, parecia que o motor estava sofrendo (de certa forma afogando) e fazendo muito barulho no escapamento. Agora o barulho diminuiu bastante, consigo passar dos 100 com facilidade, parece que o barulho no motor esta mais uniforme. Única coisa que antes era melhor, é que ele saia até de terceira, agora tenho que levantar um pouco o giro e sair de primeirinha mesmo hehe. Percebi também que ficou muito mais econômico, viajei esta fds e percebi no ponteiro o desempenho, praticamente o dobro.

CURIOSIDADE – Enquanto estava editando a resposta a vocês deu saudade do chapolim e fui lá dar uma partida nele pra ver se tinha melhorado mesmo, e surpresa, não pegou! Moro em uma cidade BEM FRIA, mas antes deste carro ser meu eu já andava com ele, as vezes saia de madrugada no frizão e dava uns 3 giros de motor e pegava belezinha, não é problema de frio não, então antes de arriar a bateria resolvi fuçar, resolvi limpar os contatos dos cabos de vela e rotor e SURPRESA, um cabo de vela partido! Então cortei um pedacinho da ponta (da borracha/plastuco =S), deixei aquela pontinha de fio limpa e coloquei de volta (apenas uma gambi pra poder ir comprar outro cabo) então tentei dar partida já com pouca bateria, deu uns 4 giros e pegou beleza!

Deve ser por isso que o óleo não baixava e parecia estar mais limpo a cada conferida =S. É álcool indo pro motor ¬¬’ (me corrijam se eu estiver errado)

mais uma vez valew de verdade pessoal!
adriano ricardo
Membro
Membro
Carro:

Desculpe Fernando Caio, não tinha visto que a página de resposta já havia virado, vocês são incríveis, estão me ajudando muito, ainda mais agora com esta lista de resposta perfeita, valew mesmo!

Hummm gostei... por quanto você vende o chicote, outra coisa, o Bill me alertou sobre estar ressecado os fios dai pode partir na hora que ele sair de sua posição “padrão”? Outra coisa, você também tem aquele reservatório de água do radiador? Pode ser daquele modelo do Santana que fica do “lado de fora” “em cima do paralama”, o do 86 ainda é aquele que fica naquele compartimento junto ao motor do limpador. Também precisava daquele reservatório de água dos “brucutu” acho que é este o nome, que limpa os vidros.

Já estou mandando a MP com e-mail, vai ser de grande ajuda aprender a regulagem!

Quanto ao consumo depois da regulagem do ponto e um pequeno ajuste no carburador, passou a economizar muito mais, percebi no ponteiro, nem precisei verificar tamanha foi a diferença, depois que comprei o carro estou sempre pegando estrada por isso percebi a diferença, faço um trecho de 110km mais ou menos.

Nossa, de fusca entendo muita, muita coisa mesmo, no Gol muda muito, principalmente a parte de motor (ainda mais com o motor trocado rsrs).

Valew Fernando !!!
MarcosHolanda
Membro
Membro
Carro:

Bill,

Ontem consegui ligar o carro aumentei o giclê principal do 1° estagio de 140 para 152,5, mesmo sem baixa sai pra da uma volta tinha que ficar segurando em 2000rpm se não apagava o fogo coloquei a 1 dei umas injetadas e pisei fundo no acelerador o carro ficou fritando e a frente sambando pra um lado pra outro, tome segunda e continuou fritando
o bicho ta forte mesmo estou ficando animado com o resultado, este carburador falta somente acertar a baixa, sábado vou levar ele pro mecânico.

Antes de chegar em casa fiquei parado no engarrafamento e a aguá do radiador ferveu e derramou um pouco pelo reservatório, desliguei o carro e esperei esfriar e cheguei em casa, não sei se foi devido eu ter ficado acelerando o carro parado no engarrafamento pra não morrer, a bomba d'água é zero valvular cebolinha de 85° estou usando somente aguá no radiador, só vou colocar fluido quando acertar o carro.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

adriano ricardo,

Que bom que conseguiu arrumar hein ....
Com o ponto atrasado realmente o carro vai dar excesso mesmo, pois a mistura não será queimada corretamente, vc estará literalmente jogando dinheiro pelo ralo, no caso pelo escape !!! kkkkk
Quanto ao chicote, vc poderia pegar um multímetro e testar fio a fio para ver se ele esta íntegro .....

Responder

Voltar para “Carburadores”