[AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

[AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por ERocha »

Pessoal,

já estou começando a fase de planejamento para turbinar a Parati.
1.6 álcool original, com injeção 1.6MI AVP, AC e DH
Defini 160cv pois acho que tá de muito bom tamanho para um carro de 1989, e porque é de uso diário.
Já acho o carro bem forte depois da injeção, arranca rápido, mas gostaria de pisar menos e andar mais.
E acima de 140km/h demora um pouco para subir a velocidade.
Não que eu ande acima disto, mas numa ultrapassagem, toda velocidade rapidamente obtida é segurança.
Então pensei numa turbina pequena e que se comportasse como os turbos originais, sem barulho (tshhhh).

O cabeçote quero colocar o do 2.0 tucho hidráulico, para o carro ficar mais silencioso.

Será que preciso mesmo trocar as rodas ? atualmente 13" 175/65 - gosto delas, embora cantem fácil se eu acelerar muito ao arrancar.

Freios já tenho de santana duplo ventilado (236mm se não me engano), que é o máximo que coube nas minhas 13", não sei se preciso mais que isto?

Quais as recomendações para a parte da turbina?
kit turbo compro de onde?

Minha bomba externa "de gti" (paralela) já está roncando, portanto quero trocar por uma já adequada para o turbo.

Desde já agradeço as ajudas!
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por André Pinheiro »

Cara ... Bomba vc pode usar uma de mercedes que é muito boa ( compra na Haltech ... fala com o Shico ). Quanto ao seu kit pode comprar na Turbo Anhaguera que é super em conta, comprei o meu lá. Ai pede uma válvula sem espirro e faz o retorno dela na boca da turbina, o meu é assim tb e parece carro original.
Os seu freios são 256 mm e não 236 mm como vc mencionou, e os seus pneus 13" vão cantar fácil e vc perderá tração, além de ficar bem mais perigoso, pois seu carro deverá ter melhor estabilidade, ai umas rodas aro 15" cairiam como luva. Quando for escolher opte por rodas leves, pois muitas pesam muito e comprometem o desempenho do carro, as minhas são antigas da Binno, que pesam 5 quilos contra 8/9 das trakfield e quase 10 quilos das orbitas. Pneu usa os 195/55 15, pois os 195/50 15 comprometem o conforto além das 55 alongarem um pouco a sua relação.
O seu kit deverá ser para baixo pois tem ar e direção e a instalação é tranquilo. Procure alguem que entenda do assunto para não gastar duas vezes, sei bem o que é isso, ok ...
Vc vai ter que comprar um módulo suplementar ou rampear sua injeção.fica a sua escolha.
Boa sorte ai no projeto.

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Daniluh
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 01 Set 2010, 13:42
Carro:
Localização: Santo André - SP

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por Daniluh »

Fala Eroha, belezão?!

Você já avaliou a possibilidade de aspirar teu gol, ao invés de turbinar?

Segue minha opinião pessoal ok, não fique bravo comigo, eu só quero tentar ajudar!rs

Acho um sincero desperdício de grana você montar turbo para 160 cavalos!!!

O meu motor era igualzinho o teu, dá uma olhada no meu tópico cara, tem mta informação lá! Assim, o meu carro com miolo forjado rendeu 135cv/18kgmf de torque num 1.6 ainda aspirado com peças forjadas (mais pesadas).

O teu carro já tem injeção, é 1/2 caminho andado!!!

Se você quer mais velocidade, o meu motor quando aspirado batia 191km/h de velocidade final (NO GPS!), acho que você sinceramente não deve precisar mais do que isso para fazer qualquer ultrapassagem viu. (DETALHE: Meu carro usava ainda escape original do 1.6, chegou a fazer 7km/l na cidade e quase 10km/l na estrada, e na estrada eu esticava mto. O teu pode fazer mais, pela injeção original com sonda lambda!!)

Faz isso meu... Segue uma receita, que você vai gastar bem menos e vai ter o resultado pretendido sem torrar a cabeça com turbo e suas manutenções e cuidados:
+ Cabeçote Original 1.6
+ Comando 49G (Original c/ levante 10,8mm)
+ Pistões e bielas originais (que serão muito mais leves que as minhas na época)
+ Taxadinha de leve: 12,8:1 ~ 13,2:1 (ou muito mais radical de 14:1, não recomendo para o seu caso!)
+ Trabalho leve de cabeçote: 2 Ângulos de válvulas
+ Um razoável esquema para captação de ar, com um filtro esportivo descente, para a longevidade do teu motor
+ UM ÓTIMO ACERTO, COM UM PREPARADOR DESCENTE (ISSO É O MAIS IMPORTANTE, DE LONGE!)

Aqui você consegue chegar nos 135CV Fácil, com um acerto descente. Isso se não ultrapassar! Meu carro conseguiu isso com miolo forjado e 13,2:1 de taxa, e só.

Opcionais:
+ Polia regulável = +5CV nessa configuração
+ 4X1 com escape no diâmetro certo = +5CV ou pouquinho a mais nessa configuração

Lembrando que a polia regulável joga a curva de torque/potência para mais altas ou mais baixas RPM, dependendo se vc atrasa ou adianta. Mais adiantado você tem mais torque/potência em baixa, mais atrasado você tem mais torque e pouco mais de potência em altas RPM.

Você pode conseguir até mais se vacilar viu!

Um trabalho completo só de cabeçote num AP 1.6 a alcool, com escape chega aos 166CV, considere isso uma verdade absoluta, ok!


Agora... Se você realmente quer turbo... A gente tem bastante papo pela frente! kkkkkkkkkkk
Pensa aí, e depois eu volto aí pra conversar mais!
Volkswagen Gol CL 89 AP 1.6 TURBO FORJADO
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por ERocha »

Daniluh, li seu tópico inteiro, aliás é minha grande diversão ler os tópicos das reformas dos quadrados.
Mas o "turbo" é sempre um sonho de todo mundo, assim como o meu.
Acho que iria ser muito trabalho para extrair 160cv do 1.6 aspirado, e, até onde eu sei, o consumo acaba piorando bastante.
Bom, isto é o que eu li por aí.

Já estou com um escape da 1.8 ou um pouco mais grosso.
Tinha que passar meu carro no dyna para ver com quantos "pôneis malditos" já estou.

E hoje achei um cabeçote 2.0 tucho hidráulico que tanto queria.

Mas falei em 160 cv no turbo, pois penso em pressão baixa para reduzir risco de quebras, tipo original mesmo, como o punto 1.4 turbo que tem 150 cv, na mesma proporção penso em 160-170 para meu 1.6.

Vou procurar um preparador e trocar uma idéia, mas queria já chegar com alguns detalhes, turbina, bico auxiliar?
o que é "rampear" a injeção?

Meu mecânico daqui trabalha numa ccs vw e sabe montar toda parte do turbo, mas ele não tem equipamento para ajuste (faz serviço em casa). O que é necessário para ajuste?
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
Daniluh
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 01 Set 2010, 13:42
Carro:
Localização: Santo André - SP

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por Daniluh »

Fala aew, belezão?!

Rapaz, acho que o As da questão você não compreendeu! rs

Para a questão de ultrapassagens você não irá necessitar de turbo! kkkkk

Se você não gosta de correr eu tenho certeza que ficará muito contente com uma média de 140cv!

140CV dá para conseguir sem mexer no seu consumo!!! Agora turbo eu garanto, com todos os dentes da minha boca, se você montar com o que você tem você vai perder consumo!

Vai perder porque com o turbo você precisa de um escape dimensionado, o coletor de escape + escapamento são de fluxo maior que os originais, isso implica em um menor enchimento da câmara em baixas rotações (devido ao overlap original do seu comando), resultando em menos torque em baixa e maior consumo!

O meu carro tem muita coisa rapaz... É taxadíssimo para um turbo, tem MSD-AL2, bobina MSD tbm, tem bicos injetores siemens 80lbs (não retrabalhados, que se perde leque e consequentemente consumo)... E mesmo assim o meu consumo aumentou!!!!!

Na verdade eu até posso conseguir um consumo um pouquinho melhor... Posso enquadrar o comando em 0º e fazer uma linha de combustível só para baixa, com bicos originais, vazão original e leque original (perfeitos *-*)... Mas mesmo assim o consumo não vai melhorar muuuuuuuito.


Aliás, vamos acertar uma coisa: Se você quer acelerar mais rápido você precisa de TORQUE, não potência.

Potência = velocidade máxima
Torque = aceleração

Me responda uma pergunta Eroha:

Qual é a velocidade máxima que você quer chegar com o teu carro?

Responde essa aí a gente vai ter um bom ponto de vista pra te ajudar!
Volkswagen Gol CL 89 AP 1.6 TURBO FORJADO
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por ERocha »

mas ela já acelera rápido! preciso de mais força em velocidade.
Ex: 120, chegar rápido a 160-170 para ultrapassar com segurança.

Não vou manter 170, até pq este carro não foi feito para tal, sem abs, airbag, etc... e mesmo com abs/airbag/etc 170 é bastante!!!

Não quero me incomodar por pouco nem com idiotas que não sabem que é crime previsto no CTB prejudicar ultrapassagens! ex: hj com meu outro carro fui ultrapassar um uno 1.0 que estava a 120, numa semi-descida. O idiota pisou o máximo que podia, para dificultar.
É neste tipo de situação que não quero me incomodar.

Piso fundo e bye.

E outra, o prazer de dirigir um carro mais potente é OUTRO!
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
carloseduardo
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 02 Ago 2010, 07:30
Carro: Gol GTS 94/94
Localização: FOZ DO IGUAÇU

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por carloseduardo »

eroha escreveu:mas ela já acelera rápido! preciso de mais força em velocidade.
Ex: 120, chegar rápido a 160-170 para ultrapassar com segurança.

Não vou manter 170, até pq este carro não foi feito para tal, sem abs, airbag, etc... e mesmo com abs/airbag/etc 170 é bastante!!!

Não quero me incomodar por pouco nem com idiotas que não sabem que é crime previsto no CTB prejudicar ultrapassagens! ex: hj com meu outro carro fui ultrapassar um uno 1.0 que estava a 120, numa semi-descida. O idiota pisou o máximo que podia, para dificultar.
É neste tipo de situação que não quero me incomodar.

Piso fundo e bye.

E outra, o prazer de dirigir um carro mais potente é OUTRO!

Amigo, como vc quer o turbo e não aspirado, compre um Kit turbo e sobre turbo ou aspirado, eu iria de turbo, o prazer é outro!

Seu kit é composto por váviras peças, mais o coletor e turbina são os dois principais influenciadores.
O coletor pode ser o comum para trás , que é orrivel, demora para responder, mais a turbina fica bem escondida ou o TMW14 da SPA que é pulsativo para ar + dh, tem ótimo fluxo, é mais bonito e deixa seu carro com muito mais resposta.

Pegue o seu kit com uma turbina que tenha com refluxo e seja pulsativa podendo ser uma apl240 ou uma apl525 + o cabeçote 2.0L que vc falou com válvula 40X33 + comando 048H ou 027.7 + Polia regulável + barra de torção inferior (mesmo lugar que faz a confecção do escape), escape de 2,5" com um abafador mustang no meio + um silencioso de monza 2,5" no final (é feito) vai parecer original.
Coloque 0,6Kg para dia a dia (os seus 150Cv) e um booster para 1,2Kg (200Cv) assim você tem um ótimo, econômico e seguro carro para o dia a dia com dirigibilidade e tem o booster (on/off) para alguma ultrapassagem que assim que vc terminar volta ao estado "original" de pressão.
OBS: recomendo um para qq preparação (turbo ou aspirada) a substituição das molas originas por esportivas, pode ser da marca Alipert que são boas e baratas.

Produre um bom preparador, como o amigos "André Pinheiro" e "Daniluh" disseram: Já gastei 2x por não buscar alguém de confiança, pois só fui pela reputação de pista e saiba: Pista não tem nada a ver com rua!

Carro de rua é para o seu uso ou racha
Carro de pista é esforço extremo e quando chega é desmontado inteiro, revisto tudo e montado de novo.

Sobre seu projeto, veja o que esta mais ponderável com o SEU GOSTO e não do preparador ou influenciadores, pois é você quem vai dirigir e também é você quem vai pagar!

Vai de turbo e seja feliz.
Jesus existe e ele ama você. Não espere nada mudar ou você melhorar, venha como esta.
________________________________________________________________________________
Peças a venda: http://migre.me/fAAhR
Dúvidas? Inbox, a lista pode estar desatualizada.
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por ERocha »

carloseduardo

até sorri lendo sua resposta.
Você captou o que eu busco.

Quanto a rebaixar, eu não gosto muito. Na verdade nem queria trocar a roda dela, pq, apesar dos seus >20 anos de "defasagem" quanto a modelo de carro, eu ainda acho a Parati linda, do jeito que ela está. Por isto a reformei e deixei igualzinha o dia que saiu da ccs.
Afinal Jetta TSI, Audi A3 turbo (mesmo os velhos), Passat importado turbo, etc ... não são rebaixados.
Então ainda estou pensando se a roda 14 com 185/60 (modelo BBS, que saiu na época) já não ficaria bom.

Minha simulação:
Imagem
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
carloseduardo
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 02 Ago 2010, 07:30
Carro: Gol GTS 94/94
Localização: FOZ DO IGUAÇU

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por carloseduardo »

eroha escreveu:carloseduardo

até sorri lendo sua resposta.
Você captou o que eu busco.

Quanto a rebaixar, eu não gosto muito. Na verdade nem queria trocar a roda dela, pq, apesar dos seus >20 anos de "defasagem" quanto a modelo de carro, eu ainda acho a Parati linda, do jeito que ela está. Por isto a reformei e deixei igualzinha o dia que saiu da ccs.
Afinal Jetta TSI, Audi A3 turbo (mesmo os velhos), Passat importado turbo, etc ... não são rebaixados.
Então ainda estou pensando se a roda 14 com 185/60 (modelo BBS, que saiu na época) já não ficaria bom.

Minha simulação:
Imagem
eroha
Amigo fique tranquilo pois a mola só abaixa de 1 a 2cm no max 3 cm coisa MUITO pouca, mais pela densidade ela vai proporcionar mais estabilidade.

Sobre as BBS, pode colocar que vai ficar SHOWWW!!!!!

Posta mais fotos dela ae...

Abs, Carlos.
Jesus existe e ele ama você. Não espere nada mudar ou você melhorar, venha como esta.
________________________________________________________________________________
Peças a venda: http://migre.me/fAAhR
Dúvidas? Inbox, a lista pode estar desatualizada.
Avatar do usuário
carloseduardo
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 02 Ago 2010, 07:30
Carro: Gol GTS 94/94
Localização: FOZ DO IGUAÇU

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por carloseduardo »

E ae alguma novidade??

Abs, Carlos.
Jesus existe e ele ama você. Não espere nada mudar ou você melhorar, venha como esta.
________________________________________________________________________________
Peças a venda: http://migre.me/fAAhR
Dúvidas? Inbox, a lista pode estar desatualizada.
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: [AJUDA] montando turbo 1.6 álcool 160cv uso diário

Mensagem por ERocha »

carloseduardo escreveu:E ae alguma novidade??
A novidade é ESTA: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=26623

Como tou sem grana sobrando, embora com a faca e o queijo na mão, "congelei" a idéia de turbinar agora. Infelizmente.
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”