Óleo p/ motor diesel

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Óleo p/ motor diesel

Mensagem por gusgol »

Senhores,
depois de conversar muito com um taxista e pesquisar na internet, resolvi colocar no motor do meu gol (motor ap 1.8 álcool com cabeçote com tuchos hidráulicos e injeção 1AVB) um óleo para motores diesel.
O manual do meu carro recomenda a utilização de óleo SAE30 20W40, que atenda às especificações API SE ou API SF. Após verificar os dados técnicos de vários óleos da petrobras, li que o óleo Lubrax Top Turbo, que possui as seguintes características:

Classificação: API CI-4/SL, ACEA E7-04 (atende e muito as exigências de nossos velhos motores)
Viscosidade: SAE 15W-40

Após uma lida no item "mitos sobre lubrificação", na própria página da petrobras, a pergunta 27 me animou mais ainda e não tive dúvidas sobre qual óleo utilizar:
"27. Posso usar óleo para motores diesel, como Lubrax Turbo, Extra Turbo e Top Turbo, em motores a gasolina ou álcool?
Para veículos que requeiram óleo de nível API SL, SJ ou inferior, Lubrax Extra Turbo e o Top Turbo podem ser usados, pois atendem simultaneamente aos níveis API CG-4 / SJ e API CI-4/SL, sendo óleos ideais para uso em frotas mistas (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina. (fonte: http://www.br.com.br)"

Comprei 4 litros (necessidade de 3,5 litros devido a troca do filtro de óleo e cada litro custou R$11,30) e percebi que o motor vibra um pouco menos. O detalhe é que a troca num caminhão mercedes ocorre em 45.000km, mas é lógico que no meu carro não esperarei tanto, trocarei todo ano (não chego a rodar 5.000km/ano).

Está dada a dica.
Abraços
Gol, uma paixão.
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Re: Óleo p/ motor diesel

Mensagem por Fets »

é que no caminhão male má o motor gira 3000 rpm em regime crítico, por isso trocar delongadas. a moto que chega a girar 10000 rpm as trocas ocorrerm a cada 1000km

toda essa informação é válida, só a parte do motor vibrar menos pode ser que se deva a outros fatores, como pode ser realmente por causa do óleo. é que quando chega a hora da troca o óleo ja não possui mais a eficiência que possui no início
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Óleo p/ motor diesel

Mensagem por gusgol »

Sempre troco o óleo no tempo certo (e adiciono molykote), visto que não chego a percorrer 3000km em menos de 1 ano. A cada troca de óleo sempre troco o filtro por vários motivos: é relativamente barato, simples de trocar e é a melhor opção. Fiz um teste com o manômetro em duas trocas de óleo. Quando trocado o óleo e o filtro não a pressão era x (já na temperatura nominal de trabalho do motor). Quando troquei o óleo e o filtro, a pressão era ligeiramente menor do que x, sinal de que embora eu ande pouco com o carro já é suficiente para que o filtro retenha sujeira e dificulte a passagem do óleo.
Quanto ao intervalo para troca de óleo nos motores mercedes, escrevi apenas para título de informação e curiosidade. Sei que as condições de trabalho são diferentes com o motor ciclo otto, mas devemos lembrar que nos motores a diesel turbo alimentado a temperatura nominal é muito mais crítica.
Minha observação quanto ao meu ver ainda é válida, principalmente pelos diversos testes que já realizei no motor. Recomendo e não esquecendo que a petrobras menciona que este óleo pode ser utilizado em motores a gasolina/álcool.
Sds

Fets escreveu:é que no caminhão male má o motor gira 3000 rpm em regime crítico, por isso trocar delongadas. a moto que chega a girar 10000 rpm as trocas ocorrerm a cada 1000km

toda essa informação é válida, só a parte do motor vibrar menos pode ser que se deva a outros fatores, como pode ser realmente por causa do óleo. é que quando chega a hora da troca o óleo ja não possui mais a eficiência que possui no início
Gol, uma paixão.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”