[Dúvida] qual bomba usar??

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

[Dúvida] qual bomba usar??

Mensagem por tico »

E ae GOLERA!!! blz????
É o seguinte... To montando minha Parati turbo :banana: mas surgiu uma dúvida (uma por enquanto rsrsrs), vou usar uma pressão de 0,5 até amaciar o motor que ainda é novo (2.000 km rodados) a configuração é essa:
MOTOR: 1.6 moderno (ap600)
PISTÕES: Gasolina, primeira retífica 0,50
TURBINA: master Power .42.48
PRESSÃO: 0,5 (até amaciar) e 1,2kg após amaciar
A dúvida inicial é: Bomba de Kadett agüenta empurrar 1,2kg? ou tem que ser de a de GTI mesmo??
Por que achei bomba de kadett por $80,00 e de GTI por 135,00 ambas similares,genericas,paralelas ou como conhecerem melhor.
sei que não é aconselhavel para este tipo de trampo mas estou tentando economizar ao maximo! rsrsrs
vou usando este tópico para tirar duvidas,
agradeço ae galera!! :D
VISITE, ELOGIE ou critique É DE GRAÇA!!!
8) http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21667 8)
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Re: [Dúvida] qual bomba usar??

Mensagem por André Pinheiro »

Cara pode ir de bomba de monza/Kadet se não for abusar na pressão, pois elas aguentam até 2,0 bar de pressão com uma boa vazão. Ando de weber com 1,5 quilinho e tenho uma dessas para a linha do burra e mais uma de GTI para os bicos, que não vai ser o seu caso. É claro que uma de GTI é muito melhor, só que estas de 130 contos não são boas e vai te deixar na mão, prefiro muito mais uma original de Monza/Kadet do que uma dessas chiniling. Uma GTI boa custa na casa dos 350 contos.
Uso tb as de Mercedes 12 Bar que tem muita vazão e presão e tem um excelente custo benefício.

Bom espero ter ajudado
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

Fmz andre. Vou usar ate 1,2 kg de pressao mesmo. Afinal nao vou forjar nada do motor. Entao... Achei a de monza original delphi por 120 pila, seria melhor? O preço ta bom? Essa de mercedes onde acho e qual o preço?
Valew e abraço.
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

eae galera mais alguém opina sobre colocar bomba de kadett com até 1,2 kg de pressão??
E alguém sabe o preço da bomba de mercedez?
Tourimn
Membro
Membro
Carro: Gol GTs 92

Mensagem por Tourimn »

a da Mercedes aki na minha cidade eu achei por R$350,00 na loja do Preparador. mas não sei até qdo fica esse preço.
até 1,5 de pressão no turbo vc pode usar a do monza, mas seja cauteloso nas pisadas. o ideal mesmo é a do GTI.
qto a configuração do seu carro. esse .42/.48 refere-se a quente e fria respectivamente ? se for ? aqui agente costuma usar ao contrário.
caracol quente maior q frio. eu recomendaria .50/.48
renderia uns belos cavalos com a pegada um pouco mais tardia, já q .42 pega mto rápido e só faz lixar pneu. o bom e ver o motor se encher de cavalos em alta rotações e ter a senssação de ser lançado no banco....
Bom eu faria assim.
Imagem
Pistão Iapel 83.5
Bielas PowerTech
FT 200
Turbo Prats .70/.70
Injection models: EFI (gol GTI)
Bicos: 220 lbs.
Comando: 304º/312º
Booster :1,2/2,8 bar
Tourimn
Membro
Membro

Mensagem por Tourimn »

a da Mercedes aki na minha cidade eu achei por R$350,00 na loja do Preparador. mas não sei até qdo fica esse preço.
até 1,5 de pressão no turbo vc pode usar a do monza, mas seja cauteloso nas pisadas. o ideal mesmo é a do GTI.
qto a configuração do seu carro. esse .42/.48 refere-se a quente e fria respectivamente ? se for ? aqui agente costuma usar ao contrário.
caracol quente maior q frio. eu recomendaria .50/.48
renderia uns belos cavalos com a pegada um pouco mais tardia, já q .42 pega mto rápido e só faz lixar pneu.
o bom e ver o motor se encher de cavalos em alta rotações e ter a senssação de ser lançado no banco....
Bom eu faria assim.
Imagem
Pistão Iapel 83.5
Bielas PowerTech
FT 200
Turbo Prats .70/.70
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

Então tourimn ja estou com o kit comprado akie, e minha parati é 4 marchas pra pista naum é boa o skema é arrancada mesmo rsrsrs valeu a opinião ae!!
abraço.
Tourimn
Membro
Membro

Mensagem por Tourimn »

Opá blz... se assim vai ficar boa mesmo....chega o pau...e posta umas fotos ai depois....
Abraço
Imagem
Pistão Iapel 83.5
Bielas PowerTech
FT 200
Turbo Prats .70/.70
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

Mais uma duvida galera.
pra eu ligar a bomba eletrica vou precisar ligar com rele? Se sim, alguém teria um esquema facil Ae?
obrigado
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

Galera é o seguinte...
comprei a bomba de combustivel de mercedes e um preparador de muito respeito disse que vou ter problemas com o carburador, que vai zuar a agulha e a boia direto pois a bomba é muito forte para carburado.
Essa informação procede?
E a respeito, estou tentando usar o pescador original do tanque e o retorno tbm, porém está dando muito ar no sistema, alguém sabe algo que me ajude?
não queria ter que fazer cash tank nem soldar nip no tanque mas em ultimo caso se nada resolver...
agradeço ae galera.
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Se usar dosador certo, não terá problema com a agulha/bóia
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

valeu sidney0,
instalei a bomba, tive que fazer a solda de dois niples de 9mm cada no fundo do tanque e ja instalei o rele aux. agora me falta testar pra ver se vai dar ar no sistema; se der ar, abandono... ae vou meter um cash tank se nada disso resolver. mas sidney qual dosador vc indica? estive vendo o dosador da spa turbo feito de composite ta saindo por 80$ segue link: http://www.spaturbo.com.br/joomla//comp ... /Itemid,1/
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Tico ...

Pode comprar qq dosadora HP, só que terá que trabalha-la, pois elas não conseguem pressãoes inferiores a 0,5 bar, como as Webers e os 2E/3E da vida trabalham com 0,22 bar, terá que fzer um trampo na dosadora.

Leva num torneiro e pede para ele aumentar a profundidade do berço da mola, fazendo ela ficar faceado com a borda. Entra nesse tópico que vai entender o que vc terá que fazer na sua HP, ok ...
http://clubdogol.net/forum3/viewtopic.php?f=88&t=3910

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

Fala andré,
Agora sei lá intão... fiz a linha de combustivel da seguinte maneira:
mangueiras de injeção eletronica de 7mm, sendo uma de alimentação e outra de retorno até o tanque, soldei 2 niples de 9mm no fundo do tanque para alimentação da bomba que recebe 9mm e depois envia para 7mm pra frente, pelo pouco que li do link, ja ta errado. só não entendi uma coisa: o lugar do dosador é la embaixo perto da bomba? embaixo do carro?
mas fmz vou conversar mais com o cara que vai afinar pra mim e comentar o que li neste tutorial e ver o que da no final; espirrando um pouquinho ja ta bom!
valeu as dicas ae André.
abraço
JrMatos
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por JrMatos »

Opa, tico... certamente vou enfrentar isso logo... pois também vou turbinar meu AP.
No meu caso, um 1.8 8v em um Gol box 87/88.

Vou acompanhar o caso.
Boa sorte colega. No que eu puder ajudar é só falar.

Abraços.
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

Boa noite jr matos,
só tenho as dicas de onde eu errei para lhe passar...
* Não tente usar o pescador original do tanque, pois ele é muito fino e estrangula a bomba; mande soldar dois niples de 9mm ou um de 1/2 polegada no fundo do tanque ou faça o cash tank logo que é bem melhor.
* Não use mangueiras menores do que 9mm para a linha de combustivel, eu preferi economizar e comprei as de 7mm e agora to passando mal pra acerta a linha toda;
* Pesquise antes de comprar as peças; tipo o dosador, procure um compativel com o seu projeto, consulte profissionais;
* Filtro é um dilema... comprei por indicação do preparador que vai acertar pra mim o filtro do gol mi do bico grosso mas tive idicação do pré-filtro da blazer.
* Bubina se não quiser gastar muito, coloque uma de MI;
* Velas também é outro dilema, estou usando as de RD 350 mas tem preparador que não gosta.
* se vc for montar em casa (como eu fiz) e for mandar soldar o cano de retorno do carter em algum funileiro, se vc reparar que a solda ficou meio "pipoca", ainda com o carter desmontado de preferencia, passe um durepoxi bem mole na solda pra vedar e deixe secar bem, pq no meu, vazou óleo e só fui avisado pelo preparador depois que montei! (osso).
Por enquanto é isso, e espero que seja só isso pq esta todo montado e quero botar logo pra andar!
abraço.
Carlos.Som
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Carlos.Som »

Em turbo não me arrisco a usar só uma bomba ainda sendo as de monza/kadett.

No minimo iria em uma GTI original 6 bar, ou então em uma de Mercedez 12 bar.

Caso queira investir o dinheiro em coisa boa, bombas da dinamica são muitos boas e ainda mais tem garantia de 1 ano, usei por mais de 1 ano 3x bombas de GTI 10 bar e sussegado.

1,2 kg de pressão com uma bomba só de monza eu não ponho muita fé, melhor previnir gastar mais R$200 reais em uma bomba boa que de deixe tranquilo, com margem de segurança e que já te deixe com folga para futuros upgrades.
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Num sei pra que tanta preocupação com bomba de combustível.
No meu g3 1.6 turbo, continuo com a original, que dá e sobra pra mais de 200cv.

Meu amigo usa uma de GTi no CL dele, deu 225cv e tmb sobra bomba. andando com 1.6kgf/cm² no turbo
Carlos.Som
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Carlos.Som »

É.... antes previnir do que remedir, minha opinião é essa amigo!

Um erro, uma falta de alimentação, uma bomba com pouca vazão e todo seu motor vai embora

Eu usava 3 bombas de GTI 10 bar da dinamica com mangueiras da GoodYear de diametro de 12,7mm tanto de linha de combustivel como de retorno. Já cheguei a usar 3,3kg de pressão em uma HX40 com Weber 40 e 4 bicos de 40lbs e nunca passei apertado.

Para se dimensionar bem qual bomba comprar, quantas comprar tudo isso é matemática, e não achismo. No achismo é melhor comprar a mais do que a menos....
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por tico »

Isso ae galera, coloquei a de mercedes e estou passando um caso... eu tinha reduzido a entrada da bomba de combustivel para poder usar o pescador original e a bomba ficava "rateando", como se estivesse entrando ar, falei com dois preparadores e eles me disseram que estava faltando combustivel na entrada da bomba acabei por fazer dois niples de 9mm no fundo do tanque e mangueira de 9mm na entrada da bomba mesmo com a bomba de mercedes sendo bico de entrada de 1/2 pol. o preparador me disse pra dar uma alargadinha na mangueira de 9mm e colocar ela mesma... fiz tudo isso e a bomba continua rateando, será que a bomba que comprei novinha está ruim?? :uia: um preparador cogitou de o dosador ser de injeção, o outro cogitou de a pressão estar demais na agulha ae fica dando esses picos de pressão... se alguém tiver uma idéia do que seja ajuda ae...
agradecido.
Editado pela última vez por tico em 27 Dez 2011, 20:18, em um total de 1 vez.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”