[Duvida]Nova taxa
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro:
[Duvida]Nova taxa
Se eu não me engano a taxa de um motor ap 1.8 gasolina ano 91 eh 8,5:1
Se eu rebaixar 0,8mm do cabeçote e utilizar uma junta de 0,9mm qual sera a nova taxa?
Se eu rebaixar 0,8mm do cabeçote e utilizar uma junta de 0,9mm qual sera a nova taxa?
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
-BoKaO-
Beleza ???
A coisa não é tão simples assim não ....
O ideal e correto seria vc tirar o cabeçote fora e medir o volume dele e aí sim vc poderia saber qto de tax representa cada milimetro tirado ...
Esse procedimento tem que ser feito para cada cabeçote, pois temos algumas variáveis, tipo assentamento de válvulas e etc.
Abraços !!!
Beleza ???
A coisa não é tão simples assim não ....
O ideal e correto seria vc tirar o cabeçote fora e medir o volume dele e aí sim vc poderia saber qto de tax representa cada milimetro tirado ...
Esse procedimento tem que ser feito para cada cabeçote, pois temos algumas variáveis, tipo assentamento de válvulas e etc.
Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Então -BoKaO-,
Os caras da retífica até podem saber, mas qdo eu fui mandar rebaixar os meus eu sempre falo que quero com tanto de taxa e já era ....
No seu caso eu deixaria com 10:1 de taxa para andar na gasolina e boas .... lá eles fazem o que tem que ser feito e pronto ...
Abraços !!!
Os caras da retífica até podem saber, mas qdo eu fui mandar rebaixar os meus eu sempre falo que quero com tanto de taxa e já era ....
No seu caso eu deixaria com 10:1 de taxa para andar na gasolina e boas .... lá eles fazem o que tem que ser feito e pronto ...
Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
-
- Membro
- Carro:
Vlw ae pelas dicas mas o negocio é o seguinte...
O meu carro é original a gasolina mas to rodando no alcool com um 2e alcool de acordo com o antigo dono so foi trocado o bura....
Como a minha intenção é a daki um ano turbinar o carro eu nao gostaria de tirar muito do cabeçote e como estou querendo dar uma geral nele iria tirar apenas 0,8mm e talvez uma junta mais fina iria ajudar um pouco na taxa...
e tbm pretendo colocar um 49g velas de grau 6 e regular bura e ponto do carro....
se tiver dicas pode falar ae...
abraços!!
O meu carro é original a gasolina mas to rodando no alcool com um 2e alcool de acordo com o antigo dono so foi trocado o bura....
Como a minha intenção é a daki um ano turbinar o carro eu nao gostaria de tirar muito do cabeçote e como estou querendo dar uma geral nele iria tirar apenas 0,8mm e talvez uma junta mais fina iria ajudar um pouco na taxa...
e tbm pretendo colocar um 49g velas de grau 6 e regular bura e ponto do carro....
se tiver dicas pode falar ae...
abraços!!
- AlexNichele
- Membro - 1.6
- Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Olha, meu velho...
O que tu precisa é foco. Se vai turbinar, também é preciso planejar com que taxa e pressão de turbo tu vai montar teu projeto.
De absolutamente nada adianta tu gastar e mexer agora em aumento de taxa sendo que mais além tu quer turbinar e a taxa não pode ser muito alta.
O certo, na minha modesta opinião, é tu focar... ou mexe agora e dá taxa decente e roda com álcool (que o bom é trocar pistão, mas se chega a um meio termo só no cabeçote... mas tem que fatiar VALENDO!!!) ou deixa quieto e foca no projeto turbo.
Como diz um veterano de preparação... "magrão, quantas bundas tu tem? uma, né?! pois então... ou tu senta numa cadeira ou tu senta em outra... duas ao mesmo tempo não dá!!!"... hehehehe
Boa sorte!!
O que tu precisa é foco. Se vai turbinar, também é preciso planejar com que taxa e pressão de turbo tu vai montar teu projeto.
De absolutamente nada adianta tu gastar e mexer agora em aumento de taxa sendo que mais além tu quer turbinar e a taxa não pode ser muito alta.
O certo, na minha modesta opinião, é tu focar... ou mexe agora e dá taxa decente e roda com álcool (que o bom é trocar pistão, mas se chega a um meio termo só no cabeçote... mas tem que fatiar VALENDO!!!) ou deixa quieto e foca no projeto turbo.
Como diz um veterano de preparação... "magrão, quantas bundas tu tem? uma, né?! pois então... ou tu senta numa cadeira ou tu senta em outra... duas ao mesmo tempo não dá!!!"... hehehehe
Boa sorte!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
-
- Membro
- Carro:
Opa com certeza amigo....foco sempre!!!Olha, meu velho...
Boa sorte!!
Mas é que realmente estou precisando da uma geral no carro...digamos que seja apenas por manutenção e nao afim de preparação intende...
O 49g seria usado no turbo tbm, como quero apenas tirar 0,8mm do cabeçote acredito que a taxa seria ideal para se rodar no turbo depois... ja que a taxa original é de 8,5:1 e nao vo fazer um turbo ignorante...1,0Kg no max e uns 220vcs...
E sempre mantendo o foco já estou começando a junta a grana pra faze tudo direitinho depois e não fica com dor de cabeça....
E aceito mais dicas/sugestões e ideias ae pessoal...vlw pela ajuda
- AlexNichele
- Membro - 1.6
E aí, rapaz?! Belezinha?Opa com certeza amigo....foco sempre!!!
Mas é que realmente estou precisando da uma geral no carro...digamos que seja apenas por manutenção e nao afim de preparação intende...
O 49g seria usado no turbo tbm, como quero apenas tirar 0,8mm do cabeçote acredito que a taxa seria ideal para se rodar no turbo depois... ja que a taxa original é de 8,5:1 e nao vo fazer um turbo ignorante...1,0Kg no max e uns 220vcs...
E sempre mantendo o foco já estou começando a junta a grana pra faze tudo direitinho depois e não fica com dor de cabeça....
E aceito mais dicas/sugestões e ideias ae pessoal...vlw pela ajuda
Entendi. E espero que tu também entenda que por menos que tu queira aceitar isso, está faltando foco... e te digo com a experiência de mais de 15 anos de garagem e preparação de rua. Aprende-se muito sozinho, mas considerar os mais experientes também é super válido, tu vai aprender isso também. :y:
Se teu carro precisa de uma geral, beleza... dá a geral nele... na boa! hehehe
Jamais existirá parâmetro para "tirar Xmm de cabeçote dará Y:1 de taxa de compressão". Isso é folclore, meu caro. É imprecisão total. Pra medir e ajustar taxa só tem um jeito, que é buretar as câmaras e calcular o quanto tem e daí se chegará ao quanto precisa tirar para chegar na taxa de compressão desejada. Não sou eu quem está afirmando, mas a física e a engenharia, ok?

Por fim, com essa previsão de 220cv num 1.8 de rua, com apenas 1bar de pressão... olha, não vou dizer que é impossível, mas é improvável. É uma estimativa muito otimista, mas muito mesmo. :uia:
Pra teres uma idéia, com 0,9bar num 1.8 semi-original (peças originais, porém específicas, nada forjado mas com tudo calculado e pensado, comando 049G e 9,5:1, álcool) chegamos a 155cv na roda, e algo em torno de 170~180cv no volante. E te digo, ficou muito, mas muito bom. Divertido e confiável. :lala:
Observa esses números e acredito que terás noção de que muita coisa que se fala por aí em fóruns e listas de discussão, algumas revistas também, é ilusão ou "semi-verdades"... hehehehehe
Boa sorte mesmo, meu caro amigo... é um vício danado essa tal de preparação... ainda mais quando entra uma turbina no meio... :fiu:
Abraço!!
Alex
-
- Membro
- Carro:
AlexNichele agradeço a sua ajuda e idéias...
Garanto-lhe que meu foco é turbo....e sempre vou considerar a ajuda dos mais experientes
e a pergunta que eu faço no inicio é porque eu acompanhei todo o tópico [PREPARAÇÃO] Custo/Benefício das preparações aspiradas e me lembro que em certa parte do mesmo houve uma discussão relacionada a taxa e justamente sobre se retirar 0,8mm e usar junta mais fina....inclusive lembro me também que entro em discussão a espessuras das antigas juntas e o quanto elas encolhem apos o aberto e achei que alguém poderia me dizer se fez o procedimento, se fico bom ou quais foram os resultados...apenas pra min ter uma idéia
Agora em relação aos resultados em um 1.8 turbo rodando com 1Kg creio que as possibilidades são infinitas e com certeza estou sendo otimista em querer 220cv’s e ficaria muito feliz rodando com essa cavalaria...mas não vamos entrar em discussão aki para não desviar o assunto do tópico
Agradeço novamente a ajuda de todos
Abraços
Garanto-lhe que meu foco é turbo....e sempre vou considerar a ajuda dos mais experientes
e a pergunta que eu faço no inicio é porque eu acompanhei todo o tópico [PREPARAÇÃO] Custo/Benefício das preparações aspiradas e me lembro que em certa parte do mesmo houve uma discussão relacionada a taxa e justamente sobre se retirar 0,8mm e usar junta mais fina....inclusive lembro me também que entro em discussão a espessuras das antigas juntas e o quanto elas encolhem apos o aberto e achei que alguém poderia me dizer se fez o procedimento, se fico bom ou quais foram os resultados...apenas pra min ter uma idéia
Agora em relação aos resultados em um 1.8 turbo rodando com 1Kg creio que as possibilidades são infinitas e com certeza estou sendo otimista em querer 220cv’s e ficaria muito feliz rodando com essa cavalaria...mas não vamos entrar em discussão aki para não desviar o assunto do tópico
Agradeço novamente a ajuda de todos
Abraços
- AlexNichele
- Membro - 1.6
Sempre às ordens!!-BoKaO- escreveu: AlexNichele agradeço a sua ajuda e idéias...
Ótimo pra ti e pra todos que assim julgarem agir.-BoKaO- escreveu: Garanto-lhe que meu foco é turbo....e sempre vou considerar a ajuda dos mais experientes
Entendo. E é aí justamente que se questionam as preparações aspiradas, pois a relação custo/CV é muito alta comparado com a preparação turbo, por exemplo.-BoKaO- escreveu: e a pergunta que eu faço no inicio é porque eu acompanhei todo o tópico [PREPARAÇÃO] Custo/Benefício das preparações aspiradas e me lembro que em certa parte do mesmo houve uma discussão relacionada a taxa e justamente sobre se retirar 0,8mm e usar junta mais fina....
Eu só refiro à questão de tirar 0,8mm de algo sem parâmetro e acabar ficando com a taxa muito alta pro projeto turbo, entende? É isso somente que chamo a atenção quando se fala em sair baixando cabeçote sem saber em que ponto se está no cálculo da taxa.
A junta metálica é mais fina do que as antigas, com certeza. Além de serem melhores em vários aspectos.
Sim, entendo. As juntas metálicas são mais finas que as antigas, as populares "juntas de amianto". E essas deformam bastante após o aperto, tanto que era arriscado remontar o cabeçote com a mesma junta de tanta deformação. As de metal também deformam, mas é bem mais tranquilo de remontar com a mesma junta do que com as antigas, nem dá pra comparar. Já abri motor umas 4 vezes e usei a mesma junta, e cada vez com um "cavaco" a mais de pressão.-BoKaO- escreveu: inclusive lembro me também que entro em discussão a espessuras das antigas juntas e o quanto elas encolhem apos o aberto e achei que alguém poderia me dizer se fez o procedimento, se fico bom ou quais foram os resultados...apenas pra min ter uma idéia
E quem não ficaria? hehehehe-BoKaO- escreveu: Agora em relação aos resultados em um 1.8 turbo rodando com 1Kg creio que as possibilidades são infinitas e com certeza estou sendo otimista em querer 220cv’s e ficaria muito feliz rodando com essa cavalaria...
Opa... teria algum problema de conversarmos sobre isso aqui ou em algum outro lugar do forum? Até agora estava pensando que estava tudo certo e que a conversa era totalmente voltada à troca de idéias e experiências, no sentido de ajudar quem pediu orientação (tu), mas paro por aqui... não quero ser inconveniente nem tampouco ferir alguma regra do forum.-BoKaO- escreveu: mas não vamos entrar em discussão aki para não desviar o assunto do tópico
Peço desculpas por algo que tenha dito e que possa ter ofendido a alguém ou alguma regra do forum. A intenção sempre foi de auxiliar, ajudar a quem precisar.-BoKaO- escreveu: Agradeço novamente a ajuda de todos
Abraços
- cavanhasm
- Membro
- Carro:
cara faz o seguinte em vez de baixar o cabeçote, manda fazer angulo nas valvulas e dar uma limpadinha nos dutos... vai ter um bom resultado e não compromete o cabeçote para o futuro turbo... monta com a junta fina bota o G, PONTÃO!!!já q vc roda no álcool... carburação bem acertadinha e já era!!
abraço
abraço
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
-
- Membro
- Carro:
Então AlexNichele,
tudo beleza??
Acho que vc me entendeu errado...só disse que não vamos entrar em discussão aki pois o assunto sobre resultados em um carro turbo é extenso e iria disvirtuar totalmente do proposito deste topico..para isso pode se criar um novo topico
e outra, sua opnião sempre sera bem vinda...
Voltando a minha pergunta então...qual deveria ser a nova taxa retirando apenas 0,8mm do cabeçote std? Issu condenaria o mesmo? Alguem já o fez??
E ae cavanhasm,
beleza??
Então provavelmete já sera feita uma limpeza geral, eu so queria saber sobre a taxa para não comprometer no turbo depois e sobre angulos e talz, talvez eu possa fazer quando montar o turbo em alguem especializado para melhorar o fluxo do cabeçote e talz e vlw pela dica ae...
abraços pessoal...
tudo beleza??
Acho que vc me entendeu errado...só disse que não vamos entrar em discussão aki pois o assunto sobre resultados em um carro turbo é extenso e iria disvirtuar totalmente do proposito deste topico..para isso pode se criar um novo topico
e outra, sua opnião sempre sera bem vinda...
Voltando a minha pergunta então...qual deveria ser a nova taxa retirando apenas 0,8mm do cabeçote std? Issu condenaria o mesmo? Alguem já o fez??
E ae cavanhasm,
beleza??
Então provavelmete já sera feita uma limpeza geral, eu so queria saber sobre a taxa para não comprometer no turbo depois e sobre angulos e talz, talvez eu possa fazer quando montar o turbo em alguem especializado para melhorar o fluxo do cabeçote e talz e vlw pela dica ae...
abraços pessoal...
- cavanhasm
- Membro
- Carro:
no caso a limpadinha q eu quiz dizer seria abrir de leve os dutos sem exageros e polir...
ângulo qualquer retifica boa faz... e dá um ótimo resultado!
e a taxa se ker turbinar depois, na boa esquece...
abraço
ângulo qualquer retifica boa faz... e dá um ótimo resultado!
e a taxa se ker turbinar depois, na boa esquece...
abraço
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Suspenção Recalibrada
-
- Membro
- Carro:
Opa e ae cavanhasm,
tranquilo?
então sobre o trabalho no cabeçote vou deixar para ser feito na fase turbo mesmo mas vlw pela dica ae....em relação a taxa andei fazendo algumas pesquisas e calculos e provavelmete a taxa não vai passar de 9,5:1 e acredito que issu não ira comprometer no turbo já que não pretendo utilizar muita pressão e utilizar uma injeção mi....
abraços
tranquilo?
então sobre o trabalho no cabeçote vou deixar para ser feito na fase turbo mesmo mas vlw pela dica ae....em relação a taxa andei fazendo algumas pesquisas e calculos e provavelmete a taxa não vai passar de 9,5:1 e acredito que issu não ira comprometer no turbo já que não pretendo utilizar muita pressão e utilizar uma injeção mi....
abraços