[AJUDA] 049G (câmbio curto/longo) - Experiências pessoais
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro:
[AJUDA] 049G (câmbio curto/longo) - Experiências pessoais
Pessoal, sou novo aqui.
Possuo uma Parati GLS 92/93 desde 1998, peguei com 13 mil rodados e hj tem 120mil. Só não tem DH.
Ela tem 049G e cambio curto (5a marcha 0,80:1) e não gosto desse câmbio, pois na estrada fica muito beberrão, faz 10/1 de álcool e o giro alto acima de 100km/h deixa o carro barulhento.
Alguém aí tem um VW caixa com câmbio longo (5a 0,68/1) e 049G, aspirado?(motor turbo não serve como exemplo).
Tô querendo colocar o cambio longo no meu carro pra ver se ele fica mais silencioso e econômico tbm na estrada. Eu acho tão inútil o câmbio curto que a 50km/h eu engato a quinta e o carro anda normal, na cidade. É um saco ficar passando tanta marcha em percursos curtos.
O grande lance é o seguinte, penso eu: no Brasil, sempre tivemos carros fracos em relação aos outros países. O câmbio curto e comando um pouco mais bravo dá a sensação que o carro é forte, pois em quinta marcha é só pisar que o carro anda, mas na prática, isso é meio inútil em alguns casos.
Eu andei olhando o manual do meu carro e vi que a parati 1.8 sem o 049G anda mais que a parati com o 49G. Provavelmente, o comando manso manda torque mais cedo que o 049G.
Já vi testes na revista Oficina Mecânica, de um Kadett GS, que foi lançado com cambio longo e a perda na aceleração foi desprezível em relação ao GS com câmbio curto (meio segundo), mas em compensação, andando a 120km/h, o carro ficou mais silencioso e bebeu menos.
A maior diferença é que o carro com câmbio longo sempre precisa de uma redução de marcha paro o motor acordar e o brasileiro, de modo geral, não gosta disso. Eu não ligo, desde que o carro fique mais silencioso.
Alguém tem alguma coisa a dizer? Por favor, não mandem respostas tipo: "Eu acho que... blablabla". Preciso saber de alguém que tem algum carro nessa situação REAL, ou que tinha e mudou por alguma coisa.
É muito normal o pessoal trocar somente o comando dos gol cl e gl 1.8 e não mudar o câmbio, pois isso encarece demais o veneno. Por isso que mandei a pergunta.
Abraços e muita paz nas nossas vidas!
:bailajesus:
Possuo uma Parati GLS 92/93 desde 1998, peguei com 13 mil rodados e hj tem 120mil. Só não tem DH.
Ela tem 049G e cambio curto (5a marcha 0,80:1) e não gosto desse câmbio, pois na estrada fica muito beberrão, faz 10/1 de álcool e o giro alto acima de 100km/h deixa o carro barulhento.
Alguém aí tem um VW caixa com câmbio longo (5a 0,68/1) e 049G, aspirado?(motor turbo não serve como exemplo).
Tô querendo colocar o cambio longo no meu carro pra ver se ele fica mais silencioso e econômico tbm na estrada. Eu acho tão inútil o câmbio curto que a 50km/h eu engato a quinta e o carro anda normal, na cidade. É um saco ficar passando tanta marcha em percursos curtos.
O grande lance é o seguinte, penso eu: no Brasil, sempre tivemos carros fracos em relação aos outros países. O câmbio curto e comando um pouco mais bravo dá a sensação que o carro é forte, pois em quinta marcha é só pisar que o carro anda, mas na prática, isso é meio inútil em alguns casos.
Eu andei olhando o manual do meu carro e vi que a parati 1.8 sem o 049G anda mais que a parati com o 49G. Provavelmente, o comando manso manda torque mais cedo que o 049G.
Já vi testes na revista Oficina Mecânica, de um Kadett GS, que foi lançado com cambio longo e a perda na aceleração foi desprezível em relação ao GS com câmbio curto (meio segundo), mas em compensação, andando a 120km/h, o carro ficou mais silencioso e bebeu menos.
A maior diferença é que o carro com câmbio longo sempre precisa de uma redução de marcha paro o motor acordar e o brasileiro, de modo geral, não gosta disso. Eu não ligo, desde que o carro fique mais silencioso.
Alguém tem alguma coisa a dizer? Por favor, não mandem respostas tipo: "Eu acho que... blablabla". Preciso saber de alguém que tem algum carro nessa situação REAL, ou que tinha e mudou por alguma coisa.
É muito normal o pessoal trocar somente o comando dos gol cl e gl 1.8 e não mudar o câmbio, pois isso encarece demais o veneno. Por isso que mandei a pergunta.
Abraços e muita paz nas nossas vidas!
:bailajesus:
- gl1992
- Membro
- Carro:
Acho que a diferença entre os cambios PS (longo) e PV (curto) é somente a 5* marcha que é mais curta nos PV. Então nao tem diferença de 1* a 4*.
Gol GL 1.8 1992
Injeção Eletrônica Mi;
Escape 4x1 de 2";
Comando 49G;
Orbitais 15"...
VENDIDO!!!
Agora de Saveiro Sportline,
2006, 1.8Flex 23Mil rodada...
Injeção Eletrônica Mi;
Escape 4x1 de 2";
Comando 49G;
Orbitais 15"...
VENDIDO!!!
- lukinhas.killer
- Membro - 1.6
- Carro:
- gmarchezetti
- Membro - 1.6
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
Se eu trocar só a quinta, sem mudar o resto, fica um lixo. A quarta do meu carro é quase a terceira do câmbio longo. Vai ficar um buraco na aceleração...lukinhas.killer escreveu:troca só o anel sincronizador da 5ª, não deve passar 30 conto...agora o que pode pesar é mão de obra...mas você deixa o cambio como você quer...
[]s
Uma alternativa seria eu usar a caixa do gol 1.6, com a quinta 0,73:1, mas já descartei a idéia.
A caixa longa é na verdade um câmbio de 4 marchas reais e quinta de economia e a caixa curta são 5 marchas reais, tanto que a quinta marcha do câmbio curto tem relação próxima à quarta do câmbio longo.
A caixa mais parecida com a minha é a do 1.6, onde 1a, 2a e 3a são iguais e só 4a e 5a mudam...
Por isso que perguntei se alguém aqui tá usando a configuração 049G com câmbio longo. "Achismo" não ajuda.
Mas obrigado pelas dicas....

-
- Membro
- Carro:
Seu carro tem câmbio original? O câmbio curto só saiu nos gol GTS/GTI, Parati gls 91 em diante, voyage Sport e se não me engano, em alguns VW 1.8 com ar condicionado. Esses VW com ar possuem o 049G, mas não lembro se usam c6ambio curto. Mas devem usar para compensar o peso maior do carro (quase 100kg), mais o consumo de potência do ar qdo ligado, uns 3 a 5 CV.gmarchezetti escreveu:como eu faço para descobrir qual eh o meu cambio?
eu tenho o 49g
Se o seu for gl 1.8 original, é provável que seja câmbio longo. Acho que na caixa tem um código identificador do câmbio. Em algumas caixas aparecem as letras Pxxx, em outras, não.
Vc usa contagiros? Se usar, qtos RPM marca qdo vc tá a 120km/h? Teu carro é álcool ou gasolina?
Um amigo meu tinha uma parati 1.8 com comando bravo e câmbio longo, mais forte que o 049G, e o carro realmente não tava bom, pq da terceira em diante, o giro demorava a subir, por falta de torque em baixa...
Vc pegou seu carro já com o 49G ou vc mandou colocar? Sentiu muita diferença? Se ele era original e sem ar, com certeza era câmbio longo, pois o câmbio curto com o comando manso fica ruim, pq a relação de marcha e rotação do motor fica muito descasada.
-
- Membro
- Carro:
Só a primeira é igual... o resto muda tudo.gl1992 escreveu:Acho que a diferença entre os cambios PS (longo) e PV (curto) é somente a 5* marcha que é mais curta nos PV. Então nao tem diferença de 1* a 4*.
No seu caso, com injeção eletrônica, não deve fazer muita diferença, pq a injeção compensa os buracos que existem qdo o carro usa carburador.
-
- Membro
- Carro:
- gmarchezetti
- Membro - 1.6
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
O GL tem mais arrancada. Final o GTS tem mais, mas as diferenças são mínimas. Coisa de meio segundo nas arrancadas e 3 km/h na final.Homer escreveu:Velocidade final neh?maverick_v8 escreveu:Eu tenho sérias dúvidas se vale à pena manter o 049G no carro. O comando manso tem curva de torque mais plana, apesar de menos CV.
O Gol GL anda mais que o GTS, se for 100% original...
Retomada é que eu não sei... Teoricamente, o GL teria que retomar mais rápido, já que o torque é pouca coisa maior e a curva é mais plana. Mas dever ser mixaria de diferença.
Minha única preocupação é meter o cambio longo na parati e achar ela fraca em baixa rotação, por causa do 049G.
-
- Membro - 2.0
- Carro:
Titulo Editado conforme as Regras de Postagem do Fórum CdGQ!
[DÚVIDAS] [SUGESTÕES] [INFORMAÇÕES] [AJUDA]
Regras: http://www.golquadrado.com.br/forum/man ... 13764.html
Atenciosamente
Equipe CdGQ!
[DÚVIDAS] [SUGESTÕES] [INFORMAÇÕES] [AJUDA]
Regras: http://www.golquadrado.com.br/forum/man ... 13764.html
Atenciosamente
Equipe CdGQ!
- gl1992
- Membro
- Carro:
Bom, Acho que não pois já andei de gts e logo depois andei no meu gol com essa configuração que está descrita aki debaixo da minha foto... Foi a mesma coisa!!!. Gts é superior, mesmo sendo carburado. Esse gts em que andei estava original, e olha só o que meu gol tem que ter para andar "igual" a um Gts... Creio que o cambio mais curto faz a grande diferença.maverick_v8 escreveu:Eu tenho sérias dúvidas se vale à pena manter o 049G no carro. O comando manso tem curva de torque mais plana, apesar de menos CV.
O Gol GL anda mais que o GTS, se for 100% original...
Gol GL 1.8 1992
Injeção Eletrônica Mi;
Escape 4x1 de 2";
Comando 49G;
Orbitais 15"...
VENDIDO!!!
Injeção Eletrônica Mi;
Escape 4x1 de 2";
Comando 49G;
Orbitais 15"...