Esquema Elétrico do Motor de Partida

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
carlosfm1987
Membro
Membro
Carro:

Esquema Elétrico do Motor de Partida

Mensagem por carlosfm1987 »

O esquema elétrico normalmente é dado em forma de diagramas e, cada montadora utiliza um método diferente de apresentar seus esquemas, como este aí acima.

Descubra de uma forma simples como é ligado o MP.

Nos motores de partida utilizavam-se três cabos:

1. alimentação que vem direto do positivo da bateria,
2. a linha 50 que aciona o motor de partida e
3. a linha 15A que é um auxiliar Já nos motores mais novos, elimina-se novamente a linha 15A.

Já as cores, variam de acordo com a montadora.

1. normalmente temos vermelho para a linha 30,
2. preto para a linha 15 e
3. preto com uma faixa colorida para a linha 50.

Não existe uma norma que obriga todas as montadoras utilizarem o mesmo tipo de diagrama e cores de fios. Cada um monta do seu jeito. E pode variar até em um memso modelo de veículo.

Abaixo o esquema elétrico de forma desenhada. É mais simples fazer a leitura, porém, levaria muito tempo para se desenvolver todo o circuito elétrico para montar os manuais.

A figura mostra o esquema de forma simplificada, sem a linha 15 ou qualquer relé que possa a existir no sistema:
Fonte:http://escolademecanica.wordpress.com/2 ... e-partida/

Imagem[url]http:
Observação: si vc quiser acionar o motor de partida ...para testalo ou
si vc n tive um acionamento do motor de partida na chave , faça somente a linha 30...coloque um cabo do positivo da bateria ,ate o motor de partida ,ou seja linha 30, e no tem onde era conectado a linha
50 no MP...coloque uma chave de fenda entre eles esses dois terminais
,ou seja , coloque a chave entre o terminal que é alimentado com 12 volts da bateria e o outro terminal de acionamento da MP , e ñ si esqueça de ter o massa -terra na lata ..nahora que vc coloca a chave entre eles
vai sair uma faisquinha nada de maissss lol ligação direta no MP si eu estiver errado me consertem fooii sou meio noob na elétrica ainda mais chego lá

Imagem
ligação direta do MP

http://escolademecanica.wordpress.com/2 ... e-partida/
Papel
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Papel »

Na parte de traz do motor de arranque tem 2 cabos com parafuso grandão..
eh soh liga a chave de fenda entre um e outro???
Gol CHTzão! 1.6!!
Wellis
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Wellis »

Papel escreveu:Na parte de traz do motor de arranque tem 2 cabos com parafuso grandão..
Papel neste esquema o motor de arranque vai virar independente da chave estar virada e se ela estiver virada ou um fio positivo da bobina ligado no positivo da bateria o carro vai pegar.
Gol CL 1.6 CHT'esão 93 Verde

[X] Painel G3
[X] Farol 100W c/ Relê
[ ] Injeção Eletrônica
[ ] Rodas Golf GTI
Papel
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Papel »

Wellis eh assim ele liga =D

MAis tenho q descobri o qq eh mano =/
tem um negocio o brindex alguem sabe qq isso?
me falaram q pode ser ele ....
vlw pessoal...
Gol CHTzão! 1.6!!
Wellis
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Wellis »

Papel o meu carro tava assim, não ligava na chave testei o comutador e nada, resolvi testar desta maneira ae ele pegava, conversei com um eletrecista e ele me disse que era o automatico do arranque e mandou que eu trocasse tambem as escovas ficou R$56,00 o automatico e R$8,60 as escovas eu mesmo troquei e agora vira rapidão, quanto ao bendix e uma peça do arranque que vai pra frente quando o arranque gira fazendo o carro pegar, pra saber se é o bendix é facil tipo assim o arranque faz barulho que ta girando mas o motor não vira, qualquer dúvida grita ae.
Gol CL 1.6 CHT'esão 93 Verde

[X] Painel G3
[X] Farol 100W c/ Relê
[ ] Injeção Eletrônica
[ ] Rodas Golf GTI
Papel
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Papel »

HUmm achu q no fds vou leva na outra auto-eletrica q tem por aqui..
naum sei se tem a ver mas agr o som tah piscando... tbm... =/
com o carro ligado ai quando desliga e liga de novo ele naum pega... achu q eh algum fio aqui...
Detalhe meu som não liga junto com a partida....
Vou eh levar pra benser o carro...
uauhAHUHUHAUHUHAh

Vlw galera..
Gol CHTzão! 1.6!!
FelF
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por FelF »

Papel escreveu:Na parte de traz do motor de arranque tem 2 cabos com parafuso grandão..
num eh bem ai, olha no eskema q o negocio eh em otro lugar
num desses parafusos grandes vem o cabo da bateria direto, no otro eh o da bobina do motor de arranke
o q vc tem q jumpear (ligar com a chave de fenda) eh o q vem direto da bateria com o de acionamento do automatico ( eh o q tem o fio mais fido, akele q vem da chave de igniçao)
Papel
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Papel »

Obrigado a a td a galera q ajudo....
O problema era a bateria, coisa q ninguem imaginou... ela colou as plaquetas ai tinha hr q ligava ora naum!!!!!

vlw msm heim...!!!! :banana:
Gol CHTzão! 1.6!!
FelF
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por FelF »

Papel escreveu:O problema era a bateria, coisa q ninguem imaginou...
Ninguem imajinou? vlw brow
kkkkkkkkkk zuera
sorte q resolvel o/
Papel
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Papel »

Ohh Felipe vc flw sim.... mas eu falei ninguem do pessoal aki q tava mexendo no carro.. tipo pelos sintomas a gnt penso em muita coisa menos bateria..\ahuAHHAHUAUH
vlw mano!!!!
Gol CHTzão! 1.6!!
Felipe Giulian
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

Mensagem por Felipe Giulian »

Favor alterar o titulo do tópico para que seja enquadrado nas regras.

Utilize antes do titulo os seguintes exemplos de textos [AJUDA] [DÚVIDA] [DICAS] [PROCEDIMENTO] no caso de anuncios utilize [COMPRO] [VENDO] todos em letra maiuscula.

Não utilize palavras em letra maiuscula após as chaves e tambem frases apelativas como ME AJUDEM POR FAVOR, SOCORRO...
Tudo isso em prol da ordem no forum e para auxiliar na identificação do seu tópico.

Regras: http://www.golquadrado.com.br/forum/man ... 13764.html

Atenciosamente

Equipe CdGQ!
Imagem
Gol Cl 1.8 1993
Fórum Revista Fullpower!
rodrigolopes
Membro
Membro
Carro: gol ls

Re: Esquema Elétrico do Motor de Partida

Mensagem por rodrigolopes »

Olá pessoal, tudo bem .... comprei um motor de partida novo e verifiquei que ao contrário do que eu usava antes, esse novo não possui entrada para os cabos 15 e 50 ! no lugar existe apenas uma conexão para terminal elétrico...

A minha dúvida é se é assim mesmo nos atuais motores de arranque e qual cabo conecto nessa entrada.. 15 ou 50 ??? ...e o outro ficaria inativo pelo jeito ???

Até a entrada e diferente, em vez de entrada redonda para parafuso a entrada é em forma de fenda, provavelmente terei que colocar um terminal elétrico no cabo em vez de usar o atual conector redondo com furo para parafuso.

Teria mais alguma alteração a fazer ???
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

rodrigolopes escreveu:Olá pessoal, tudo bem .... comprei um motor de partida novo e verifiquei que ao contrário do que eu usava antes, esse novo não possui entrada para os cabos 15 e 50 ! no lugar existe apenas uma conexão para terminal elétrico...

A minha dúvida é se é assim mesmo nos atuais motores de arranque e qual cabo conecto nessa entrada.. 15 ou 50 ??? ...e o outro ficaria inativo pelo jeito ???

Até a entrada e diferente, em vez de entrada redonda para parafuso a entrada é em forma de fenda, provavelmente terei que colocar um terminal elétrico no cabo em vez de usar o atual conector redondo com furo para parafuso.

Tem fotos?
rodrigolopes
Membro
Membro
Carro: gol ls

Mensagem por rodrigolopes »

bleidao escreveu:
rodrigolopes escreveu:Olá pessoal, tudo bem .... comprei um motor de partida novo e verifiquei que ao contrário do que eu usava antes, esse novo não possui entrada para os cabos 15 e 50 ! no lugar existe apenas uma conexão para terminal elétrico...

Tem fotos?
Fotos do meu pc não deu pra anexar, mas achei no link abaixo um parecido ao que eu comprei:

Imagem

Repare que tem na 4ª foto, uma conexão prateada pra colocar um plugue creio eu.... e no meu arranque tem duas conexões fêmeas para parafuso ...
pelo que pesquisei na net das minhas duas entradas uma vai na bobina(15) e outra no comutador pra ligar (50).... mas como pode esse novo ter uma entrada apenas ?
é marca multiqualita euro o novo, e o antigo era wapsa...
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

tem tópicos ensinando a postar fotos
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Bom dia !

No terminal 15, é ligado corrente pós-chave, que deve sair direto do terminal 15 que tem lá no comutador. O comutador fica atrás do miolo de ignição, quando você gira a chave, você gira o comutador.
No terminal 50 é a corrente de partida, que deve sair do terminal 50 do comutador e ir direto ao motor de arranque/partida.

E também tem o terminal 30, que é corrente direta da bateria, o fio sai dos terminais de corrente 30 da caixa de fusíveis, e vai para o arranque.
Tenho tutoriais que mostram o esquema elétrico dos VW Quadrados. Na parte 2 eu falo sobre o motor de arranque.
A ligação é a mesma, para motores de arranques antigos e modernos, o que muda é que os modernos usam conectores.
Tutorial : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37125
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”