[DÚVIDA] Velocidade Máxima GOL AP 1.8 Original

Area destinada para tópicos diversos que ainda não tenha categoria especifica.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
miquimsauro
Membro
Membro
Carro:

[DÚVIDA] Velocidade Máxima GOL AP 1.8 Original

Mensagem por miquimsauro »

Pessoal, alguem ai sabe a velocidade máxima do gol ap 1.8 original??? E do GTI 2.0???

Vlws.
felipelipe
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por felipelipe »

BOA GAROTO..

TBM GOSTARIA DE SABER.

CARA.. MAIS SE NAO ME ENGANO..
AKI NO FORUM TEM A TABELA DE TODOS !

VO LAH VE SE TE MANDO O LINK
!!L!p3 !!

*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
felipelipe
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por felipelipe »

AEW PARCERO..
DA UMA OLHADA AI.

TEM TUDO QUE TU IMAGINA.

http://www.golquadrado.com.br/forum/tud ... t4979.html

ABRACOS
!!L!p3 !!

*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

exatamente eu não sei, só sei que não é mais do que 180 por hora, tanto pro GTS qto pro GTi
miquimsauro
Membro
Membro
Carro:

Eh que eu tava pensanu em comprar um goleta que apareceu aki...
eh 1.8 mais keria passah ele pra 2.1 aspirado... qto vcs axam que ele chegaria de velocidade???
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

miquimsauro escreveu:Eh que eu tava pensanu em comprar um goleta que apareceu aki...
eh 1.8 mais keria passah ele pra 2.1 aspirado... qto vcs axam que ele chegaria de velocidade???
cara, fica dificil te dizer exatamente quanto ficaria, pois varios fatores influenciam a velocidade maxima, quanta potencia tem o motor, qual cambio vc vai usar, o acerto que o seu preparador vai fazer e etc...

mas pode ter certeza que vai passar de 200 por hora...
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Rafael_SC »

Outra fator que influência na velocidade é a aerodinâmica! Não adianta só ter motor! Tipo um gol bola ap 1.8 anda bem mais de final doque um GTI 2.0 quadrado!
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

Rafael_SC escreveu:Outra fator que influência na velocidade é a aerodinâmica! Não adianta só ter motor! Tipo um gol bola ap 1.8 anda bem mais de final doque um GTI 2.0 quadrado!
ah sim, tem isso também, a aerodinamica do gol quadrado é uma porcaria, uma das piores do brasil, mesmo qdo o carro era novo...

não pus isso pq esse problema não tem jeito de resolver, só trocando de carro mesmo (ou colocando uma frente redonda no carro igual eu já vi fazerem em gol's quadrado de corrida, mas eu tenho certeza que ninguém vai querer fazer isso)
leandro.gomes
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:

Mensagem por leandro.gomes »

Fujiwara escreveu:
Rafael_SC escreveu:Outra fator que influência na velocidade é a aerodinâmica! Não adianta só ter motor! Tipo um gol bola ap 1.8 anda bem mais de final doque um GTI 2.0 quadrado!
ah sim, tem isso também, a aerodinamica do gol quadrado é uma porcaria, uma das piores do brasil, mesmo qdo o carro era novo...
A aerodinamica eh ruim, mas na estabilidade... eh umas das melhores que tem eh do quadrado...

respondendo a sua pegunta... o meu gol eh 1.8 ap gasolina e o max que eu consegui foi 170 km/h, mas com carburador 2E e segundo estagio mecanico, o resto eh original.

Agora se vc quer velocidade coloca um turbo pra vc ver a puxada do bixo..
Assiste este video pra vc ver o que eu estou falando. o golzim passou dos 240km/h... :D

http://www.youtube.com/watch?v=GnGAyLpX4Y0&feature=channel_page

Compra o gol que vc NUNCA irá se arrepender!!! :fiu:

Abraços
Leandro
miquimsauro
Membro
Membro
Carro:

Vlws... era + ou - de velocidade final que eu keria sabeh. Jah ouvi falar que a aerodinamica do gol quadrado eh uma bosta, mas mesmo assim, adoro esses goleta. Qto serah k eu gastaria pra fazeh essa alteração no motor? alguem ai sabe???
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

minhacasa escreveu:
Fujiwara escreveu:
A aerodinamica eh ruim, mas na estabilidade... eh umas das melhores que tem eh do quadrado...
mas estabilidade quem manda é o acerto da suspensão, se um carro sai da fabrica com uma estabilidade ruim, é muito facil ir lá e melhorar, só trocar algumas peças da suspensão e pronto...

mas um carro com aerodinamica ruim não tem remédio, vai ficar ruim pra sempre...
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Ricardo Máximo »

Realmente nosso quadrado é muito ruim, acho que não existia túnel de vento na época. Ele perde muita velocidade devido a baixa penetração no vento, e a estabilidade, acho que a do bola também é melhor.

Abraços,
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

Ricardo Máximo escreveu:Realmente nosso quadrado é muito ruim, acho que não existia túnel de vento na época. Ele perde muita velocidade devido a baixa penetração no vento, e a estabilidade, acho que a do bola também é melhor.

Abraços,
existir existia sim, pois todos seus concorrentes diretos à época foram projetados em túnel de vento...

vai ver teve a ver com redução de custos...
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por Fets »

beem mais não... um pouco mais... pq a resistência do vento não é linear, é exponencial, ela quadruplica a medida que a velocidade duplica!
e o gol bola não é tudo isso de aerodinâmica... discutimos isso na comu AP Turbo, e ficamos surpresos ao saber que o CX aerodinâmico da kombi era melhor que do SP2....
então não basta apenas o carro ter cantos arredondados pra ser aerodinâmico, e se vcs verem o gol G4, é bem retão na frente...
Agora um carro que tem MUUUITA aerodinâmica é o peugeo 206, esse tem, o 1.0 16v chega a 190...
Fujiwara escreveu:
Ricardo Máximo escreveu:Realmente nosso quadrado é muito ruim, acho que não existia túnel de vento na época. Ele perde muita velocidade devido a baixa penetração no vento, e a estabilidade, acho que a do bola também é melhor.

Abraços,
existir existia sim, pois todos seus concorrentes diretos à época foram projetados em túnel de vento...

vai ver teve a ver com redução de custos...
Naaada ver, acontece que desenharam o gol bola e o cara que dava as cartas disse: O QUÊ? ESSA PORCARIA FEIA DE PRÁSCO? DEIXA QUADRADO QUE TA BEM MAI LOKO! :D :banana:

aIEHEAhuaEHUAehiuhaEUIHAiuaEHIUAEHUI
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
H.Efraim
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por H.Efraim »

Eu vou contribuir um pouco, como assinante de 4 Rodas na época, as velocidades finais em testes eram as seguintes, Gol GL 1.8 gasolina em torno dos 168 km/h e o GTI sempre a gasolina, era entre 175km/h até 180km/h, variando da época, dos métodos de medição e até do comprimento das pistas de testes.

A resistência aerodinâmica, dentre todas as demais variáveis que contam para a velocidade final, é a que mais pesa.

Além do que já disseram a respeito de ser uma grandeza exponencial, não é apenas o coeficiente aerodinâmico (cx) do automóvel que conta, mas tão importante quanto, é a sua área frontal, que deve ser multiplicada pelo cx para se obter a eficiência aerodinâmica de cada automóvel.

Então tem carro que tem uma boa aerodinâmica mas a frente muito larga e/ou alta que acaba anulando a vantagem q poderia ter.

Por melhor aerodinâmica que um Peugeot tenha duvido que atinja 190 km/h com um motor 1.0 original.
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

190 KM/h reais eu tb duvido, de velocímetro não vale, pq aí até o gol quadrado chega a 200 por hora...

e esses testes da 4 rodas eu não confio muito, eu boto mais fé nos da Oficina Mecanica dos anos 80, que usavam aparelhos mais precisos pra monitorar o carro...

e sobre aerodinamica, eu não sabia que a aerodinamica do SP2 era pior que a da Kombi isso é bem impressionante...

e o carro com a melhor aerodinamica do mundo é o Chevrolet Calibra, junto com o Toyota Altezza, se não me engano o coeficiente deles é 0,27
Rodrigo Cezar
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Rodrigo Cezar »

cara eu consegui 190km/h +- experimenta tira o limitador , atraz do pedal do acelerador, mais deixa livre sem tapete sem nada, um mecanico falo tmb que se tira o filtro de ar e aquele disco de plastico, melhor a queima de combustivel ,ai o carro anda mais.
[x]Vidro e trava eletrica [ ]maçanetas santana
[x]Som e film [ ]painel do G3
[x]Rodas do g3 [ ]estofamento combinando
[x]comando 49g [ ] Turbo [ ]dinheiro
Imagem
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Ricardo Máximo »

Rodrigo Cezar escreveu:cara eu consegui 190km/h +- experimenta tira o limitador , atraz do pedal do acelerador, mais deixa livre sem tapete sem nada, um mecanico falo tmb que se tira o filtro de ar e aquele disco de plastico, melhor a queima de combustivel ,ai o carro anda mais.
Não aconselho a ninguem fazer isso!

Abraços,
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTI

Re: [DÚVIDA] Velocidade Máxima GOL AP 1.8 Original

Mensagem por MacLeod »

Olá. Sou proprietário de um GTI com orgulho, mas há pouco tempo, então ainda não tive oportunidade de testar a velocidade máxima. No entanto, curto bastante o tema, e como vi algumas informações desencontradas, acho que posso contribuir com alguns dados técnicos.

Antes de tudo, é preciso deixar claro que a velocidade indicada no painel não corresponde à velocidade real desenvolvida. A maioria dos painéis trabalha com uma margem de erro bem grande em altas velocidades. Assim, nada impede que o velocímetro marque acima de 200 km/h, ainda que o veículo não alcance efetivamente tal velocidade.

O que se pode afirmar sem dúvidas é que o manual do proprietário indica 181 km/h a 5600 rpm como a velocidade máxima do Gol GTI. No caso do Gol AP 1.8, a velocidade máxima descrita no manual é de 170 km/h a 5500 rpm (álcool) e 166 km/h a 5400 rpm (gasolina). E de fato, essas foram as marcas alcançadas pela imprensa especializada, ressalvadas variações mínimas decorrentes das condições externas (vento, pressão atosférica, inclinação da pista, etc).

A análise do câmbio do Gol AP 1.8 demonstra que, em teoria, seria possível se ultrapassar os 200 km/h. Contudo, essa marca não considera fatores ambientes e por isso é improvável de ser alcançada na prática. A simples mudança da capacidade cúbica do motor, de 1.8 para 2.1, garantiria no máximo um desempenho parecido com o do GTI. Para se alcançar os 200 km/h seriam necessários aproximadamente 150 cv, os quais somente seriam alcançados mediante um trabalho completo no motor, como a utilização de um comando de 288º de duração, carburador Weber 40, levantamento das válvulas e escapamento dimensionado.

Importante lembrar que os dados mencionados só valem para um carro completamente original. Qualquer mudança, mecânica ou estética, pode influenciar consideravelmente a aerodinâmica e o desempenho do carro como um todo. Por exemplo, um diâmetro total da roda/pneu maior que o original tende a afetar negativamente a velocidade máxima, enquanto uma suspensão rebaixada poderia melhorar a aerodinâmica e favorecer a velocidade máxima. Cabe observar também que altitudes muito elevadas influenciam bastante o desempenho de um carro.

Além disso, aparentemente o tacômetro é mais preciso que o velocímetro, e talvez seja melhor se calcular a velocidade máxima por ele. Seria interessante verificar a velocidade máxima aferida atráves de um bom GPS, para verificar a margem de erro do velocímetro.

Bem, espero ter contribuido para o esclarecimento do assunto, lembrando que sou apenas um entusiasta, e que o tema envolve fatores bem mais complexos que os apontados.

Até mais!

Mac
Responder

Voltar para “Principal”