Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

Depois de 6 meses parada, voltou a vida...

Meio cambaleante mas viva rs...

Falta organizar tudo, mas ja liga rs...

O chicote estava um lixo, live que corta ao meio e refazer, como faltou R$, ficou para a espera de material.

Este post foi de grande ajuda, tanks ao Fet's, não o conheço mas vi que ta sempre ajudando a galera.
Imagem
Parati 1.6i
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

mexell escreveu:Choi

Olha rapaz se sua centralz for a 1AVB , o cabo utilizado foi parecido com este modelo aqui :http://www.dealextreme.com/p/obdii-v600 ... koda-37633 so que ele tem os recursos p/a modelos do ano 2000 ate 2006, o protocolo e o KWP 2000 , se o seu for 1 AVB ( o protocolo e o KWP 1281 , no nosso caso ) nos precisamos de um cabo com sfotware que leia modelos de 1996 em diante ou ate mais antigo pois ai ele vai fazer os diagnosticos todos. Blza

To na pesquisa, mas creio que nao vou comprar agor pq com essa coisa de NATALz , tudo que e por correios ou shipping demora mais... deixa p/a Janeiro ai as coisas fluem com mais rapidez.

Se vc souber de algum que leia o Protocolo KWP 1281 Choi , vc me avise blza!
Blz Mexell

Apos pesquisas e pesquisas e muita leitura eu encontrei Praticamente nada kkkkkkkkkkk...

O diagrama mais "plausivel" que encontrei foi este

http://www.kozmers.com/blog/wp-content/ ... _RS232.jpg


Vou montar este esquema mais tarde e ver oque acontece, quanto a software não axo muitas informações, baixei varios

TurnerMS
TurnerPRO
Vagcom
Pcmscan
WinALDL
E um em alemão que nem sei o nome, vamos tentando..

Se eu falei algo errado favor corrir-me, sou só curioso, se tiver um eletronico ai, ajuda nóis..rs.

Sei que é mais facil comprar o cabo, mas o "faça você mesmo" é edificante..

T=.
Imagem
Parati 1.6i
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Choi meu filho

Procure VAG_COM versao 311.2 existe p/a baixar e le o KWP 1281 ( que e o nosso protocolo ) O cabo qualque que leia KWP 200 tb le o 1281, e ua questao de programa so isso.

Ahh nao se esqueça de alimentar o Pino 16 com positivo e o 4 se nao me engano ( o diagrama ali do conector diz ) com terra o 7 e o sinalz.

Pois o cabo nao tem alimentaçao externa.
Blza

Qualquer coisa da um grito aews!

O meu carro continua na mesma entre 1250 rpm e 1500 rpm ta dando uns solavancos ( tipo cortando ..seria o HAll ) essa e minha questao!

Cade o Alex Nichele ele tinha umas boas dicas deste sistema 1AVB..mas o cra sumiu!
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

o cabo azul comprei no ml (não tive paciência de esperar os 2 meses que as coisas do DX demoram para chegar aqui)
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item? ... =206761939

Está funcionando, leio vários parâmetros da injeção.

Eles indicam onde pegar uma versão 'de avaliação' do VAG-COM 409.1
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

eroha escreveu:o cabo azul comprei no ml (não tive paciência de esperar os 2 meses que as coisas do DX demoram para chegar aqui)
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item? ... =206761939

Está funcionando, leio vários parâmetros da injeção.

Eles indicam onde pegar uma versão 'de avaliação' do VAG-COM 409.1
Mande uns prints da tela quando tiver um time.

Att

Choi.
Imagem
Parati 1.6i
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

Olá, moçada... ando meio sumido por falta absoluta de tempo, mas não esqueço do tópico!!

Um comment sobre esse link: a literatura é bacana, mas a pinagem dos bicos da 1AVB está errada!!

Sempre comento isso, de todas as literaturas que tive acesso muitas tem erros primários, poucas são efetivamente boas e tem informações corretas. Posso citar uma delas: Injetronic, ou Doutor-IE, como queiram. Gostaria de conseguir uma versão mais atualizada, pois a minha tem uns bons anos já...

Abraços,
Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

mexell escreveu:Opa pessoalz

Aproveitando o gancho ai....

Passei meu carro p/a 2.0 L , uso uma injeçao 1AVB Gasolina (o carro roda no alcool ) com bicos IWP043 ( do motor AP 2.0L alcool MI ) ponto em 12º , uma coisa que to estranahando , qdo tiro o pe ou piso de leve ( o carro ficou com um torque mto forte , entao nao e necessario pisar tanto no acelerador p/;a andar a 50kmh ) as vezes o carro da uns solavancos tipo cortando ( naoe sempre) Ja troquei os cabos de velas, velas,rotor , tampa do distribuidor.... Uso um regulador de pressao de combustivel que vc pode regular a pressao por um parafuso que vai de 0.5 a 5 bar ... seria a pressao de combustivel ..ou pto mto avançado 12º ( vi aqui que o pessoal usa de 9 a 12º) experimentei baixar o pto mas o carro ficou meio lerdo ( ja vi usarem ate 15º ) ... um amigo me disse que poderia ser o sensor Hall do distribuidor (sera?) , queria eliminar isso dos solavancos ...seria possivel ?

A duvida e alimentaçao ou igniçao ... ou poderia ser a Sonda ???

Algem se manifeste aews!!! Vlws!
Eae. guri...

Testa o TPS!!

Abraço!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

nildosk8 escreveu:que chato..... :sad:
luciano.vermelho escreveu:injeçao avb até onde eu sei nao da pra colocar roda fonica.

Chato nada... coisa boa!! ehehehehe

Mas sério, menos bronca pra incomodar... só quem já passou por bronca com RF entende do que falo... dá vontade de sair correndo arrancando os cabelos... DO SACO!!!!!!!!! 8-)

Nas "minhas" amadas AVB/AVP é questão de projeto, o distribuidor com sensor de rotação e fase integrados cumprem ao que é necessário... PRONTO!!

Abraços, moçada!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Alex Meu filho bom reve-lo aqui denovo!!!


Seu conhecimento a repeito e sempre um " SOL" no fim do tunel kkkkk

O problema ta ocorrendo entre 1250 / 1500 RPM ..abaixo disso e acima disso para... estranho nao mas vou testar o TPS

Agora qto ao cabo Ehora ele nao da o autodiagnose pois os modelos de autos que tem la sao ( Polo, GoLf , Passat ) O Polo do meu pai leu tudo....
No meu carro ele procura varios endereços mas nao acha...

Qto aos parametros eu tb consegui... bom acho que por ai ja da um diagnostico ne....

Bom deixe passar as festas pois os correios nesta epoca ficam extremamente sobrecarregados... em Janeiro e mais Tranks...

Um abraço a todos , ahh Ehora qdo tiver tempo poe umas screens ai dos testes vlw.
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

mexell escreveu:Alex Meu filho bom reve-lo aqui denovo!!!


Seu conhecimento a repeito e sempre um " SOL" no fim do tunel kkkkk

O problema ta ocorrendo entre 1250 / 1500 RPM ..abaixo disso e acima disso para... estranho nao mas vou testar o TPS

Agora qto ao cabo Ehora ele nao da o autodiagnose pois os modelos de autos que tem la sao ( Polo, GoLf , Passat ) O Polo do meu pai leu tudo....
No meu carro ele procura varios endereços mas nao acha...

Qto aos parametros eu tb consegui... bom acho que por ai ja da um diagnostico ne....

Bom deixe passar as festas pois os correios nesta epoca ficam extremamente sobrecarregados... em Janeiro e mais Tranks...

Um abraço a todos , ahh Ehora qdo tiver tempo poe umas screens ai dos testes vlw.
Que exagero!!! Ou tu estás me confundindo com outra pessoa... hehehhe

Irmão, testa o TPS... tá com todo jeito... como é um sensor de arrasto (trilhas tipo sobrepostas) é um defeito bem comum, é uma espécie de potenciômetro... daí já viu.. se tem uma corrosãozinha, uma trilha meio ruim, já é o suficiente pra incomodar. E como essa é a parte onde ele mais atua (início de curso de acelerador), fecha todo o cenário de sintomas.

Boa sorte!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Blza Alex....

Sem exageros meu caro ..quem sabe , sabe .. e pt saudaçoes...ora!

Vou verificar isso... E dificil trocar tal sensor? Se for o caso eu mesmo posso substituir...

Vou fazer os testes aqui e passo os results....
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

mexell escreveu:Blza Alex....

Sem exageros meu caro ..quem sabe , sabe .. e pt saudaçoes...ora!

Vou verificar isso... E dificil trocar tal sensor? Se for o caso eu mesmo posso substituir...

Vou fazer os testes aqui e passo os results....
Tá bom, tá bom... ainda acho um pouco de exagero, mas tudo bem... hehehehe :D

Sobre o TPS: é aquele singelo e faceiro sensor que fica no eixo da borboleta. Seguramente, desde que tenhas uma chave torx na medida certa (4mm, se não me falha a memória...) e pronto. Só é "meio" sem jeito de trocar com a borboleta no lugar... eu mesmo me atrapalho todo, às vezes que precisei mexer nele algumas eu saquei a borboleta fora. Como uso uma graxinha na junta, o desmonte é fácil, e quase sempre remontar (com mais uma graxinha) é tranquilo... mas atenção ao ar-falso!! Que é uma outra espécie de dor-de-cabeça!!

Em caso de dúvidas, grite!! Só não grite alto pq eu me assusto fácil... hehehehe

Abraço!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

OK OK

Vou ver aqui gury e posto o Resultado!!
Perera
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1375
Registrado em: 16 Mai 2011, 16:50
Carro:
Localização: Mogi das Cruzes

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Perera »

Fala galera injetada....
sempre tive vontade de injetar meu gol, mas como não manjo nada de injeção queria tirar umas duvidas:
o kit IE do gol rallye serve no meu carro?
1.500 o kit completo ta caro?
fico no aguardo...valew
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Antes de trocar o sensor de posicionamento da borboleta verifique o funcionamento pelo scaner. Vá acelerando bem devagar direto na borboleta e analisando o seu posicionamento em graus.
AlexNichele escreveu:
mexell escreveu:Blza Alex....

Sem exageros meu caro ..quem sabe , sabe .. e pt saudaçoes...ora!

Vou verificar isso... E dificil trocar tal sensor? Se for o caso eu mesmo posso substituir...

Vou fazer os testes aqui e passo os results....
Tá bom, tá bom... ainda acho um pouco de exagero, mas tudo bem... hehehehe :D

Sobre o TPS: é aquele singelo e faceiro sensor que fica no eixo da borboleta. Seguramente, desde que tenhas uma chave torx na medida certa (4mm, se não me falha a memória...) e pronto. Só é "meio" sem jeito de trocar com a borboleta no lugar... eu mesmo me atrapalho todo, às vezes que precisei mexer nele algumas eu saquei a borboleta fora. Como uso uma graxinha na junta, o desmonte é fácil, e quase sempre remontar (com mais uma graxinha) é tranquilo... mas atenção ao ar-falso!! Que é uma outra espécie de dor-de-cabeça!!

Em caso de dúvidas, grite!! Só não grite alto pq eu me assusto fácil... hehehehe

Abraço!

Alex
Gol, uma paixão.
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

Fala Alex..

me tira algumas duvidas...

sensor de temperatura tem polaridade ou se invertewr nao tem problema?

hallmeter ligado na mesma sonda do modulo de injeçao faz o carro poluir mais?
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:Fala Alex..

me tira algumas duvidas...

sensor de temperatura tem polaridade ou se invertewr nao tem problema?

hallmeter ligado na mesma sonda do modulo de injeçao faz o carro poluir mais?
Vamos lá, tchê... até alguém melhor responder, vou tentar... hehehehe

Não tem polaridade. No esquemático do chicote da injeção tem posição certa dos pinos, e procuro obedecer. Tens dúvida quanto a isso? Num outro post tem o esquemático tirado da Injetronic, que é o gabarito certo.

Olha, até hoje só usei dois tipos/marcas de hallmeter (BeastRacing e HardwareCar), nenhum deles influencia na leitura do módulo original. Num pensamento teórico, não é pra acontecer... masssss... Por acaso estás passando por algum problema desse tipo que te leve a pensar ser causado pelo hallmeter?
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

é que to com problema de poluente na inspeçao municipal aqui de sao paulo, a tal da controlar, que registou 3,2 de indice de co, onde o limite do meu carro era de 3, isso em marcha lenta.

outra coisa que notei era o carro meio amarrado, mas eu tenho um motor 1.8 gasolina e meu modulo é 1600 gasolina, até achei que era por conta disso, o modulo talvez injetando menos combustivel por achar que o motor era 1.6. mas ai troquei minha sonda lambda por uma do gol 1.0 flex 2008 e notei o carro desenvolver mais, entao comecei a desconfiar do hallmeter, mas tambem to desconfiando da sonda, que nao deve ser a correta do meu carro, pois é o sistema plannar.
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:é que to com problema de poluente na inspeçao municipal aqui de sao paulo, a tal da controlar, que registou 3,2 de indice de co, onde o limite do meu carro era de 3, isso em marcha lenta.

outra coisa que notei era o carro meio amarrado, mas eu tenho um motor 1.8 gasolina e meu modulo é 1600 gasolina, até achei que era por conta disso, o modulo talvez injetando menos combustivel por achar que o motor era 1.6. mas ai troquei minha sonda lambda por uma do gol 1.0 flex 2008 e notei o carro desenvolver mais, entao comecei a desconfiar do hallmeter, mas tambem to desconfiando da sonda, que nao deve ser a correta do meu carro, pois é o sistema plannar.
Ah, entendi...

Bom, o método que já vi em alguns lugares é adicionar álcool na gasolina pra inspeção... dizem (eu disse DIZEM!!) que funciona... eu nunca testei, masssss... até faz certo sentido, visto que a mistura ficará mais pobre, etc, etc, etc...

Sobre a sonda: ser planar é até interessante, dependendo da injeção. Em Bosch Motronic 1.5.4 (GM Vectra, S10...) notei uma sensível diferença na velocidade de leitura que a sonda fornece à central, ou que a central lê a sonda... vice-versa...

Nas Magneti Marelli 1AVB/1AVP já instalei, já vi instalarem, e funcionou normal... não notei nada de graaaaaaandes diferenças como notei na Bosch.

Em teoria(!!) sondas narrow (comuns, ok?!) lêem uma faixa restrita pra mais e pra menos do valor estequiométrico ideal (lambda=1). Já as sondas wideband ou simplesmente wide (banda larga) são como antibióticos de amplo espectro... hehehehe - lêem com uma voracidade fdp uma faixa ampla pra mais e pra menos de lambda=1.

O grande lance é, além de uma sonda apropriada à injeção (nem toda sonda narrow funciona em qualquer injeção que usa sonda narrow!!!) é sacar quais sondas além das originais servem à aplicação sem sombra de riscos de problemas de leitura e afins.

Certa feita passei por uma situação que se não tivesse sido chata, teria sido engraçada. Um amigo, que antes dizia ser nostálgico, e por isso não usava injeção eletrônica (hoje tem dois carros antigos injetados... um deles a eletrônica foi eu quem fez... hehehehhe), encheu minha paciência por causa de uma sonda que peguei no ferrinho, de Golf mexicano, que era ela que estava dando erro na injeção, e que não era aquela sonda, e uma tormenta de reclamações. Eu falava, "teu carro tá com problema mecânico, não é na injeção...", mas não adiantava. Bom, resumo: tirei a sonda de um dos meus carros, original dos AP-MI, marca Bosch, e instalei no carro dele... como eu previa, não mudou NADA. Deixei a sonda no carro dele e usei a dele no meu, tudo certo. Tempos mais tarde ele teve que trocar o VB do motor e o comando secundário, que por folga de chaveta estava fora de soncronismo... ou seja, nada a ver com a sonda nem com a injeção.

Bom, voltando ao tópico: pega o catálogo da Bosch, por exemplo, e veja os modelos de sonda que são aplicáveis ao modelo de injeção que tu usas... depois tu vê quais outros carros usam esse(s) mesmo(s) modelo(s) de sonda... e daí tu tá bem calçado de informação segura e precisa, de fonte confiável.

Ótima sorte, irmão!

Abraço,

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

comprei uma sonda na crestana da marca ntk, porem com o logo da vw no corpo dela, coloquei no carro e ficou a mesma coisa da plannar, e diferente da antiga sonda que ja decretei estar lendo errado. agora preciso medir os gases antes da vistoria e ver oque vai dar...
Imagem
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”