Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP
putz Luciano, ele é novo e um mês atras passei o carro no scanner e ele estava normal...
-
- Membro - 1.6
- Carro:
testou os bicos, pra ver se nao esta travando aberto?allanbg escreveu:putz Luciano, ele é novo e um mês atras passei o carro no scanner e ele estava normal...
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
Escrevi algumas coisas e o portal não envio minha mensagem...vamos lá e escrever novamente
Seguinte, você tem escaner? Estou desconfiado do seu sensor de temperatura. Caso seja problema com ele ou com o chicote a central assumirá a temperatura de -40ºC...na fase fria pode funcionar bem (que é o seu caso), mas logo que começa a esquentar o carro perde arrancada pelo excesso de combustível (aconteceu recentemente com o meu, havia um problema com uma emenda no chicote do sensor de temperatura, a sorte é que eu desconfiei e pluguei o cabo do vag-com e lá estava o erro do sensor).
Seu carro é originalmente a gasolina ou a álcool? Sempre foi a álcool e funcionava bem com o carburador (torque, potência e consumo)?
Supondo que todos os parâmetros estejam corretos da sua injeção (se o ponto está correto, se não tem entrada falsa de ar no coletor de admissão, se a vela é adequada para o uso da injeção e do combustível, se a compressão está correta e se não há bicos com vazões diferentes, etc) eu chutaria sensor de temperatura. Retire o sensor e verifique se há tensão nos terminais da tomada de 5V (aproximadamente). Caso haja o problema não é do chicote. Depois meça a resistência nos terminais do sensor na fase fria, na fase intermediária e na fase quente (acompanhe pelo termômetro do painel).
Seu motor tem válvula termostática? Ela é importantíssima no carro a álcool. Vale a pena ressaltar que para carros injetados a válvula termostática é diferente, deixa a água "passar" com uma temperatura maior que nos carburados, ou seja, o carro trabalha mais quente.
Sds
Seguinte, você tem escaner? Estou desconfiado do seu sensor de temperatura. Caso seja problema com ele ou com o chicote a central assumirá a temperatura de -40ºC...na fase fria pode funcionar bem (que é o seu caso), mas logo que começa a esquentar o carro perde arrancada pelo excesso de combustível (aconteceu recentemente com o meu, havia um problema com uma emenda no chicote do sensor de temperatura, a sorte é que eu desconfiei e pluguei o cabo do vag-com e lá estava o erro do sensor).
Seu carro é originalmente a gasolina ou a álcool? Sempre foi a álcool e funcionava bem com o carburador (torque, potência e consumo)?
Supondo que todos os parâmetros estejam corretos da sua injeção (se o ponto está correto, se não tem entrada falsa de ar no coletor de admissão, se a vela é adequada para o uso da injeção e do combustível, se a compressão está correta e se não há bicos com vazões diferentes, etc) eu chutaria sensor de temperatura. Retire o sensor e verifique se há tensão nos terminais da tomada de 5V (aproximadamente). Caso haja o problema não é do chicote. Depois meça a resistência nos terminais do sensor na fase fria, na fase intermediária e na fase quente (acompanhe pelo termômetro do painel).
Seu motor tem válvula termostática? Ela é importantíssima no carro a álcool. Vale a pena ressaltar que para carros injetados a válvula termostática é diferente, deixa a água "passar" com uma temperatura maior que nos carburados, ou seja, o carro trabalha mais quente.
Sds
Gol, uma paixão.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
vela de carburado e injetado é diferente?
essa eu nao sabia, teria a especificaçao da vela do injetado e saberia dizer qual a diferença e sintoma no carro?
essa eu nao sabia, teria a especificaçao da vela do injetado e saberia dizer qual a diferença e sintoma no carro?
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
A vela para carro injetado possui 3 eletrodos, abertura maior (1mm. A abertura maior se deve a maior tensão de saída da bobina) e resistência interna apropriada para não gerar ruído na injeção eletrônica. Para velas NGK, carros 1.6, 1.8 e 2.0Mi álcool o código é BUR7ETB-10. Para carros a gasolina o código é BUR5ETB-10.luciano.vermelho escreveu:vela de carburado e injetado é diferente?
Sds
Gol, uma paixão.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
putz, to andando de velas de carburado, de 1 eletrodo e nao sabia que tinha diferença.... em questao de funcionamento será que da problema?
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
Verifique a abertura da vela com um calibrador de lâminas. Espero que a sua vela não seja do tipo direta, pois as velas para vela carburado não tem (verifique se no código da vela tem a letra R).luciano.vermelho escreveu:putz, to andando de velas de carburado, de 1 eletrodo e nao sabia que tinha diferença.... em questão de funcionamento será que da problema?
Não sei estimar o quanto de desempenho seu carro terá com a nova vela, mas quanto maior a abertura dos eletrodos melhor será a queima (claro que tem um limite!).
Sds
Gol, uma paixão.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
nao lembro o codigo exato, mas tem o R sim e o grau é 5, porem um unico eletrodo.
costumo usar 0,7mm de abertura na vela
Senhores, obrigado pela ajuda, como estava como o carro na casa da minha namorada, eu não tinha ferramentas para testar e trocar o sensor de temperatura, apenas tirei e coloquei o plug e tirei o plug do modulo para "zerar" a falha...pois bem, vim agora com o carro pra casa e parece q está td ok, amanhã vou testar com calma o plug do chicote e talvez trocar o sensor....valew Gusgol e Luciano pela força! abraços..
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
De cara já aumente a abertura p/ 1mm. Este é o valor padrão para APs Mi.
Sds
Sds
luciano.vermelho escreveu:nao lembro o codigo exato, mas tem o R sim e o grau é 5, porem um unico eletrodo.
Gol, uma paixão.
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
Blz.
Quando dispuser de tempo teste com calma, pois problemas na injeção quando desaparecem do nada poderão reaparecer a qualquer momento. O ideal seria passar um scaner para verificar se há erros gravados.
Sds
Quando dispuser de tempo teste com calma, pois problemas na injeção quando desaparecem do nada poderão reaparecer a qualquer momento. O ideal seria passar um scaner para verificar se há erros gravados.
Sds
allanbg escreveu:Senhores, obrigado pela ajuda, como estava como o carro na casa da minha namorada, eu não tinha ferramentas para testar e trocar o sensor de temperatura, apenas tirei e coloquei o plug e tirei o plug do modulo para "zerar" a falha...pois bem, vim agora com o carro pra casa e parece q está td ok, amanhã vou testar com calma o plug do chicote e talvez trocar o sensor....valew Gusgol e Luciano pela força! abraços..
Gol, uma paixão.
Gussgol, tudo bem? Vi que em um uma das msgs vc comentou q tem o VAG COM, eu comprei o VAG (cabo azul 409) de uma empresa no ML, mas Ñ funcionou, tive tanta dor de cabeça tentando trocar q acabei nem trocando, o cabo está aqui, porém não consigo usar.
Vc tb teve dificuldade com essa ferramenta? o problema todo está na instalação, o software não reconhece o cabo, eu configurei a porta, mas o cabo não funciona nem a pau, tentei em várias versões de windows e Notes diferentes..o mais engraçado q no teste do led do cabo ele acende...
Caso vc tenha esse, agradeço muito se puder me dar umas dicas...
o link do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vo-usb-_JM
Valew...
Vc tb teve dificuldade com essa ferramenta? o problema todo está na instalação, o software não reconhece o cabo, eu configurei a porta, mas o cabo não funciona nem a pau, tentei em várias versões de windows e Notes diferentes..o mais engraçado q no teste do led do cabo ele acende...
Valew...
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
Eu utilizava outro tipo de cabo até uns meses atrás. Este seu cabo tb tenho, comprei direto da china por US$12,00, isto mesmo, 12 dólares já com o frete incluso.
Não tive dificuldades com o utilização, é bem simples.
Vc tem que instalar o driver do cabo. Após a instalação, insira o cabo e no painel de controle, ícone sistema, aba hardware e depois vá em gerenciador de dispositivos. Se eu não me engano, vá no item portas com e LPT e clique 2 vezes no item do cabo (usb serial card), aba "definições da porta", vá em "definições avançadas" e selecione uma porta no item "número de portas COM" da COM1 até a COM4, porque o programa vag-com só funciona com uma destas quatro portas. Depois de selecionada a porta, selecione esta no programa vag-com. Depois do vag-com configurado é só usar.
Mas lembre, que o primeiro passo é instalar o driver do cabo que vc comprou.
Sds.
Não tive dificuldades com o utilização, é bem simples.
Vc tem que instalar o driver do cabo. Após a instalação, insira o cabo e no painel de controle, ícone sistema, aba hardware e depois vá em gerenciador de dispositivos. Se eu não me engano, vá no item portas com e LPT e clique 2 vezes no item do cabo (usb serial card), aba "definições da porta", vá em "definições avançadas" e selecione uma porta no item "número de portas COM" da COM1 até a COM4, porque o programa vag-com só funciona com uma destas quatro portas. Depois de selecionada a porta, selecione esta no programa vag-com. Depois do vag-com configurado é só usar.
Mas lembre, que o primeiro passo é instalar o driver do cabo que vc comprou.
Sds.
allanbg escreveu:Gussgol, tudo bem? Vi que em um uma das msgs vc comentou q tem o VAG COM, eu comprei o VAG (cabo azul 409) de uma empresa no ML, mas Ñ funcionou, tive tanta dor de cabeça tentando trocar q acabei nem trocando, o cabo está aqui, porém não consigo usar.
Valew...
Gol, uma paixão.
Amigos mais uma vez repostei o meu post, pois não tive soluções..
bom, ja tenho um histórico de perguntas aqui no forum, e com as respostas eu consegui solucionar varios problemas, mas tem um em especial que não consegui solucionar e quero compartilhar com vcs pra ver se alguem consegue me ajudar...
instalei injeção mi no meu motor que era carburado,
troquei cabeçote mecanico, por hidraulico do motor 1.8 pronto da retifica, foi medido a compressão e o cara disse que esta otima.
REVISEI
bicos originais e revisados e com vazão igual parar todos
pressão de combustivel 3.5bar
tampa de distribuidor nova, mais caximbo
velas e cabos de vela, novos
bobina usada, mas testada e funcionando perfeita
modulo 1avb 1.8
chicote inteiro revisado, fio a fio
todos os sensores testados
correia dentada "colocando um dente pra cima ou pra baixo"
ponto do distribuidor 9º
e mesmo com tudo funcionando certinho o motor não responde como deveria na aceleração, e de vez em quando ele chega a desligar sozinho do nada morre..
eu ligo o carro e deixo ele na lenta, dai eu simplismente dou uma acelerada forte e carro engasga, intala, da estouros no coletor e depois sobe a rotação do motor.
se eu acelerar devagar, ele funciona normal
um técnico amigo meu de campinas dono de uma loja de injeção chamada ELETRO BOMBAS, ele trabalha com isso a mais de 12 anos, vive montando carro turbo e tals...ele me disse pra fazer um teste com os bicos iwp115, gostaria de saber o que vcs acham
consumo = eu coloco 50reais de gasolina e rodo em média de 130 a 150km depende do meu pé e quando a luz da reserva acende eu vou pro posto...
não sei mais o que fazer
detalhe, meu motor esta batendo saia de pistão, só que tres mecanicas diferentes em tres pontos da cidade disse que não tem nada haver o motor bater saia e interferir na injeção...
POR FAVOR ALGUME ME DE UMA LUZ..
bom, ja tenho um histórico de perguntas aqui no forum, e com as respostas eu consegui solucionar varios problemas, mas tem um em especial que não consegui solucionar e quero compartilhar com vcs pra ver se alguem consegue me ajudar...
troquei cabeçote mecanico, por hidraulico do motor 1.8 pronto da retifica, foi medido a compressão e o cara disse que esta otima.
REVISEI
modulo 1avb 1.8
ponto do distribuidor 9º
e mesmo com tudo funcionando certinho o motor não responde como deveria na aceleração, e de vez em quando ele chega a desligar sozinho do nada morre..
eu ligo o carro e deixo ele na lenta, dai eu simplismente dou uma acelerada forte e carro engasga, intala, da estouros no coletor e depois sobe a rotação do motor.
um técnico amigo meu de campinas dono de uma loja de injeção chamada ELETRO BOMBAS, ele trabalha com isso a mais de 12 anos, vive montando carro turbo e tals...ele me disse pra fazer um teste com os bicos iwp115, gostaria de saber o que vcs acham
consumo = eu coloco 50reais de gasolina e rodo em média de 130 a 150km depende do meu pé e quando a luz da reserva acende eu vou pro posto...
não sei mais o que fazer
detalhe, meu motor esta batendo saia de pistão, só que tres mecanicas diferentes em tres pontos da cidade disse que não tem nada haver o motor bater saia e interferir na injeção...
-
- Membro
- Carro:
Nildo,
Minha configuração é igual a sua, motor 1.8 com a parte de baixo do carburado retificada e cabeçote tucho hidraulico retificado, modulo 1AVB e sensores originais.Meu carro nao aceitava aceleração rapida e as vezes estourava o coletor. No rastreador ele sempre dava erros de sonda, acabei descobrindo que o chicote estava isolado no conector da sonda.Após acertar a sonda ele ainda falhava, ai era o ponto que estava em 15º graus. Posso estar falando besteira, mas se o seu motor esta batendo saia de pistão, não pode ser o sensor de detonação que manda sinal e a central atrasa o ponto?
Seu carro nao tem entrada de ar falsa? A flauta tem calços entre ela e o coletor.O meu kit veio sem os calços e o mecanico montou sem prestar atenção,ficava dando entrada de ar falso entre os bicos e o coletor.
Minha configuração é igual a sua, motor 1.8 com a parte de baixo do carburado retificada e cabeçote tucho hidraulico retificado, modulo 1AVB e sensores originais.Meu carro nao aceitava aceleração rapida e as vezes estourava o coletor. No rastreador ele sempre dava erros de sonda, acabei descobrindo que o chicote estava isolado no conector da sonda.Após acertar a sonda ele ainda falhava, ai era o ponto que estava em 15º graus. Posso estar falando besteira, mas se o seu motor esta batendo saia de pistão, não pode ser o sensor de detonação que manda sinal e a central atrasa o ponto?
Seu carro nao tem entrada de ar falsa? A flauta tem calços entre ela e o coletor.O meu kit veio sem os calços e o mecanico montou sem prestar atenção,ficava dando entrada de ar falso entre os bicos e o coletor.
nildosk8 escreveu:Amigos mais uma vez repostei o meu post, pois não tive soluções..
REVISEI
modulo 1avb 1.8
ponto do distribuidor 9º
não sei mais o que fazer
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
Nildo,
reforço o que o wellerson escreveu.
Mas um detalhe me chamou a atenção, vc mencionou bicos iwp115 e mais adiante vc disse que coloca R$50,00 de gasolina...é isso mesmo? Os bicos iwp são para veículos 1.6 e 1.8 álcool.
O seu motor é álcool ou gasolina originalmente? Chip p/ qual combustível? Seu distribuidor é para veículos 1.6/1.8 Mi?
Supondo que tudo acima está correto, faça como o wellerson descreveu, revise entradas de ar.
Vc tem cabo para vag-com?
Muitos anos atrás tive problemas com estouros na admisão e o problema era carro fora de ponto e taxa de compressão baixa (carro a álcool).
Aguardo retorno.
Sds
reforço o que o wellerson escreveu.
Mas um detalhe me chamou a atenção, vc mencionou bicos iwp115 e mais adiante vc disse que coloca R$50,00 de gasolina...é isso mesmo? Os bicos iwp são para veículos 1.6 e 1.8 álcool.
O seu motor é álcool ou gasolina originalmente? Chip p/ qual combustível? Seu distribuidor é para veículos 1.6/1.8 Mi?
Supondo que tudo acima está correto, faça como o wellerson descreveu, revise entradas de ar.
Vc tem cabo para vag-com?
Muitos anos atrás tive problemas com estouros na admisão e o problema era carro fora de ponto e taxa de compressão baixa (carro a álcool).
Aguardo retorno.
Sds
Wellerson01 escreveu:Nildo,
nildosk8 escreveu:Amigos mais uma vez repostei o meu post, pois não tive soluções..
REVISEI
modulo 1avb 1.8
ponto do distribuidor 9º
não sei mais o que fazer
Gol, uma paixão.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
meu carro é 1.8 gasolina original carburado e tuchos mecanicos, to usando bicos iwp 044 e ta certinho.
meu carro dava esses estouros, mas era fora de ponto e o distribuidor fora da posiçao correta, quando conferi pela marcaçao OT do volante, o carro parou de estourar, quando coloquei em 9°, ele melhorou, e quando coloquei o short plug que estava faltando, o carro ficou zerado. nao falha nem em motor frio mais.
uma pergunta a todos.
quando passaram de carburador para injeçao oque aconteceu com o desempenho? eu acho que meu carro ta meio fraco, mas nao sei se é por causa do modulo 1.6 que to usando ou pela falta de taxa para injeçao...
por outro lado, esta bem economico, coisa de 10 km/l eu estimo, pois ainda nao calculei.
meu carro dava esses estouros, mas era fora de ponto e o distribuidor fora da posiçao correta, quando conferi pela marcaçao OT do volante, o carro parou de estourar, quando coloquei em 9°, ele melhorou, e quando coloquei o short plug que estava faltando, o carro ficou zerado. nao falha nem em motor frio mais.
uma pergunta a todos.
quando passaram de carburador para injeçao oque aconteceu com o desempenho? eu acho que meu carro ta meio fraco, mas nao sei se é por causa do modulo 1.6 que to usando ou pela falta de taxa para injeçao...
por outro lado, esta bem economico, coisa de 10 km/l eu estimo, pois ainda nao calculei.
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
Luciano,
módulo 1.6 pra carro 1.8 não é preciso nem comentar, né?
Sds
Sds
luciano.vermelho escreveu:meu carro é 1.8 gasolina original carburado e tuchos mecanicos, to usando bicos iwp 044 e ta certinho.
uma pergunta a todos.
Gol, uma paixão.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
meu medo é comprar um modulo 1.8 e nao mudar nada...Luciano,
Sds
mas por uma lado é bom, anda igual 1.6 e tambem gasta igual a 1.6!
- gusgol
- Membro
- Carro:
- Contato:
Se não mudasse nada a vw usaria o mesmo módulo p/ carros 1.6 e 1.8, seria até mais econômico em grande escala.
luciano.vermelho escreveu:meu medo é comprar um modulo 1.8 e nao mudar nada...Luciano,
Sds
mas por uma lado é bom, anda igual 1.6 e tambem gasta igual a 1.6!
Gol, uma paixão.