Como Transformar Motor CHT 1000 em CHT 1.3?

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Bill
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Mensagem por Bill »

Galera,


Ví que ainda tem muita gente com duvidas sobre essa transformação hein .....
Vamos lá, vc tem que trocar o pistão, e a camisa, para isso tem que abrir o motor, tirar o vira fora e montar com a nova camisa e pistão, vc NÃO vai perder nenhuma retífica não, pois estará colocando um novo kit, com camisas e pistão standard !!! Eles serão a primeira medida, portanto vc não perderá nada !!!! O vira terá sim que retirar fora para poder instalar a nova camisa e pistão !!! O câmbio não precisará ser trocado, pois o motor não sofrerá um aumento absurdo de potência e nem mudará muito a faixa utilizável, (momento de troque máximo X momento potência máxima), se fosse assim os turbos precisariam muito mais dessa troca, acho qu é isso, se tiverem mais algumas dúvidas gritem aí que se eu souber ajudo, ok ??
Alías na época em que lançaram esse kit a cofap dizia que o carro ficava mais econômico e mais potente ( isso eles que falavam !!!) rsrsrsr



Abraços galera !!! :cool:
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Rnaldo
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Mensagem por Rnaldo »

Bill escreveu:Galera,
......... para isso tem que abrir o motor, tirar o vira fora e montar com a nova camisa e pistão.........
Cara posso estar equivocado, mas pra trocar camisa e pistão não precisa soltar o vira não....

mas sim, a mão de obra cobrada é a de abrir o motor!!
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Bill
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Mensagem por Bill »

Rnaldo,


Beleza ???


Meu, vai ter que tirar o vira sim, porque o pistão só sai por baixo, o pistão é preso a biela pelo pino, não é ?? Pois então, vc tem que tirar o vira e puxar os pistões por baixo, aí vc vai retirar as camisas, colocar as novas, montar os pistões novos e proceder da maneira inversa da desmontagem, não é mesmo ?? E, fazendo isso vc ainda aproveita e checa as bronzinas e se for o caso já troca e deixa o bicho novinho !!!!


Não é isso ???


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Eoveye
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motor CHT

Mensagem por Eoveye »

Olá, sou novo no forum, gosto muito do GOL quadrado e já tive vários, de 1.0 a 1.8, atualmente não tenho nenhum, mas já estou com um em vista... Li as discussões sobre as transformações do motor CHT, e como entendo um pouquinho do assunto, pois tb tenho um corcel, gostaria de dar umas "dicas".

O motor em questão deriva de um projeto Renault, e chegou no brasil no corcel, inicialmente com 1289 cm3, ou 1.3. Usava um girabrequim de 77 mm de curso. Nessa época muitos reclamavam que o motor era fraco para o tamanho do carro, e foi lançado no mercado um Kit para adaptação de pistões de 77 mm de diametro, que montado no girabrequim original de 77mm tb, resultava em 1.440 cm3. Era o chamado Kit Bino, também vendido pela Bino-Samdaco e também por outras oficinas. Resultava num motor quadrado, com bom compromisso entre potencia e torque. Recebia dupla carburação e comando mais bravo, e cabeçote com valvulas maiores e taxa entre 8,5 e 9:1, resultando em cerca de 90 HP na época nos motores de rua, contra 68 do 1.3. Os motores "de pista" da equipe bino chegavam a mais de 120 HP.
Em 72 a Ford resolveu aumentar a cilindrada do original, e com pistões maiores, a cilindrada chegou a 1.372 cm3, ou 1.4 e 75 HP, mantendo o girabrequim de 77 mm. Em 79, surgiu o 1.6. Para isso a ford adotou pistões de 77 mm e um girabrequim de curso longo. Quando surgiu o CHT, essas medidas foram mantidas no 1.6, mas para o 1.3 (na verdade 1340 cm3) a ford fez o inverso. Manteve o girabrequim de curso longo do 1.6 e reduziu o tamanho dos pistões. Depois, para chegar no 1000, manteve os pistões do 1.3 e reduziu o curso do girabrequim.

Portanto, o Kit de pistões a venda, seja o que a Cofap chama de 1.3 ou o original do CHT 1.6 (que resulta em maior taxa), não treansforma o motor em 1.6, ficando próximo de 1.3 litros, mas também não é o 1.3 original de fabrica, que tem curso longo.

Com girabrequim de curso curto o motor atinge rotações mais elevadas, e com curso longo tem mais torque. Talvez a receita mais interessante seja a intermediária usada pela Bino naquela época, 77x77 mm ou 1440 cm3. Com cabeçote e comando do XR3 e um carburador 2E. Resta saber se o girabrequim dos antigos corcel 1.3 ou 1.4 poderia ser usado sem grandes modificações no CHT mais moderno. abs
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Rnaldo
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Mensagem por Rnaldo »

Bill escreveu:Rnaldo,


Beleza ???


Meu, vai ter que tirar o vira sim, porque o pistão só sai por baixo, o pistão é preso a biela pelo pino, não é ?? Pois então, vc tem que tirar o vira e puxar os pistões por baixo, aí vc vai retirar as camisas, colocar as novas, montar os pistões novos e proceder da maneira inversa da desmontagem, não é mesmo ?? E, fazendo isso vc ainda aproveita e checa as bronzinas e se for o caso já troca e deixa o bicho novinho !!!!


Não é isso ???


Abraços !!!! :cool:
Blz!!

então, tenho quase certeza q não precisa demontar o vira.... qndo troquei os meus, nas minhas visitas, o vira nunca foi desmontado... e com bielas, pistoes e camisas desmontados...

Os pistões são preso por pino sim, o mecanico disse q dá um certo trampo pq tem q esquentar pra poder encaixar!

Lembro com comprei as bronzinas... de biela e de mancal, e pedi pra trocar, e o mecanico disse q não trocaria as de mancal pq não iria desmontar o motor todo....
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Rnaldo
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Mensagem por Rnaldo »

Bill escreveu:Galera,


Ví que ainda tem muita gente com duvidas sobre essa transformação hein .....
Vamos lá, vc tem que trocar o pistão, e a camisa, para isso tem que abrir o motor, tirar o vira fora e montar com a nova camisa e pistão, vc NÃO vai perder nenhuma retífica não, pois estará colocando um novo kit, com camisas e pistão standard !!! Eles serão a primeira medida, portanto vc não perderá nada !!!! O vira terá sim que retirar fora para poder instalar a nova camisa e pistão !!! O câmbio não precisará ser trocado, pois o motor não sofrerá um aumento absurdo de potência e nem mudará muito a faixa utilizável, (momento de troque máximo X momento potência máxima), se fosse assim os turbos precisariam muito mais dessa troca, acho qu é isso, se tiverem mais algumas dúvidas gritem aí que se eu souber ajudo, ok ??
Alías na época em que lançaram esse kit a cofap dizia que o carro ficava mais econômico e mais potente ( isso eles que falavam !!!) rsrsrsr



Abraços galera !!! :cool:
Muito bom hein!! o texto ficou legal!!!

Sobre esse kit cofap, sei q existe... andei procurando, mas não encontrei não... ai coloquei o de 1.6 mesmo!
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Eoveye
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Mensagem por Eoveye »

Rnaldo escreveu:
Bill escreveu:Galera,


Ví que ainda tem muita gente com duvidas sobre essa transformação hein .....
Vamos lá, vc tem que trocar o pistão, e a camisa, para isso tem que abrir o motor, tirar o vira fora e montar com a nova camisa e pistão, vc NÃO vai perder nenhuma retífica não, pois estará colocando um novo kit, com camisas e pistão standard !!! Eles serão a primeira medida, portanto vc não perderá nada !!!! O vira terá sim que retirar fora para poder instalar a nova camisa e pistão !!! O câmbio não precisará ser trocado, pois o motor não sofrerá um aumento absurdo de potência e nem mudará muito a faixa utilizável, (momento de troque máximo X momento potência máxima), se fosse assim os turbos precisariam muito mais dessa troca, acho qu é isso, se tiverem mais algumas dúvidas gritem aí que se eu souber ajudo, ok ??
Alías na época em que lançaram esse kit a cofap dizia que o carro ficava mais econômico e mais potente ( isso eles que falavam !!!) rsrsrsr



Abraços galera !!! :cool:
Muito bom hein!! o texto ficou legal!!!

Sobre esse kit cofap, sei q existe... andei procurando, mas não encontrei não... ai coloquei o de 1.6 mesmo!
tanto no Kit da Cofap quanto no Kit 1.6 da Ford, os pistões tem aproximadamente 77 mm de diâmetro. O que mudava no cofap é um trabalho na cabeça dos pistões para que a taxa de compressão ficasse igual a do motor 1000, enquanto que, com o original 1.6, a taxa aumenta, pois o cabeçote do 1.000 tinha pequena diferença nas camaras em relação ao 1.6. Mantendo o virabrequim original do 1.000, a cilindrada será aproximadamente 1.3 nos dois casos. Mas o motor deverá atingir uma rotação maior que o CHT 1.3 de fábrica (que aliás nunca equipou o Gol, só uns poucos Escort e Corcel II).

Não acho necessário mesmo mexer no cambio, mas uma relação final mais longa provavelmente deixaria o carro um pouco mais econômico e veloz. Talvez um pneu de maior raio dinâmico seja suficiente para um pequeno aumento da relação final.

abs
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golpreto
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Mensagem por golpreto »

cara...interessante a receita....

tenho o 1.6 cht...motor feito inteiro com pecas a alcool....ta fileh...

mas qro melhorar um pouco..
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Bill
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Mensagem por Bill »

Gol preto,


Beleza ??


Como o seu carro já é 1.6 e vc quer melhorar um pouco, não sei o quanto seria um pouco pra vc, mas acho que vc poderia colocar um escape dimensionado e mudar a carburação, se quiser mais um pouco vai atrás de um comando tb .....


Abraços !!! :cool:
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Eoveye
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Mensagem por Eoveye »

Se o seu motor já é CHT a alcool, acho que a receitinha basica melhor é cabeçote, comando do Xr3 ou superior, e carburador 2E ou parte interna igual a do XR3. Mais um trabalhinho "basico" nesse cabeçote...O Gol é bem mais leve, provavelmente andaria bem mais que o XR3.
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Leaum.ufpa
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Mensagem por Leaum.ufpa »

Eoveye, li em algum lugar que o curso do CHT ford 1,3 é 73,50 x 77 mm e do CHT 1,6 ford / AE é de 77 mm x 83,50 mm
entaum pra deixa o motor quadrado tem q usar o pistão do CHT / AE 1,6 com o virabrequim do Ford CHT 1,3 neh ? 77 x 77 mm .
Bom esse CHT 1,3 eh dos antigos corcel 1 ou dos ford escort de 83 à 86 ?

Esse virabrequim de 77 mm entra no motor VW cht 1.0 ? e o Virabrequim do cht 1,6 de 83,50 mm ?

qual eh a diferença entre CHT e AE ? e os CHT da ford tem alguma diferença ? na epoca da autolatina era tudo a mesma coisa ? :amd:

Braço aew !
Marcello
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Mensagem por Marcello »

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Eoveye
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Mensagem por Eoveye »

Leaum.ufpa escreveu:Eoveye, li em algum lugar que o curso do CHT ford 1,3 é 73,50 x 77 mm e do CHT 1,6 ford / AE é de 77 mm x 83,50 mm
entaum pra deixa o motor quadrado tem q usar o pistão do CHT / AE 1,6 com o virabrequim do Ford CHT 1,3 neh ? 77 x 77 mm .
Bom esse CHT 1,3 eh dos antigos corcel 1 ou dos ford escort de 83 à 86 ?

Esse virabrequim de 77 mm entra no motor VW cht 1.0 ? e o Virabrequim do cht 1,6 de 83,50 mm ?

qual eh a diferença entre CHT e AE ? e os CHT da ford tem alguma diferença ? na epoca da autolatina era tudo a mesma coisa ? :amd:

Braço aew !
77 mm era o curso do virabrequim dos primeiros motores 1.3 (1289cc) e "XP" 1.4(1372cc) do corcel I da década de 70. O que variava era o diametro da Camisa, 73 mm para o 1.3 e 75,3mm para o "XP" 1.4. Na época, a CIMA e a VICSA passaram a oferecer Kits com 77 mm de diametro, o que elevava a cilindrada para 1440cc e deixava o motor com configuração "quadrada" e bom torque. Esse kit era usado pela Bino Samdaco (Corcel Bino), Pozzi e outros preparadores, acrescidos de comando especial, dupla carburação, cabeçote trabalhado, etc, obtendo 90 HP ou mais. Quando a Ford criou o motor 1.6 (1555cc) usou esse diâmetro de 77mm (exatos 76,96mm) x virabrequim com 83,5 mm de curso. No CHT 1.6 esses valores foram mantidos. Para criar o CHT 1.3 (1340cc), fo mantido o virabrequim de 83,5 mm de curso, mas foram colocados pistões de 70,3mm de diametro. E por fim, para transformar esse motor em 1.0 (997cc), manteve-se os pistões de 70,3 mm e usou-se um virabrequim de curso bem reduzido, 64,2mm. Assim, não se confunde o motor Renault 1.3 (1289cc) com o CHT 1.3 (1340cc, já bem perto da cilindrada do XP 1.4) pois tem valores de diametro e curso bem diferentes. Mas, pelo menos teoricamente, dá prá "brincar" com estes pistões e virabrequins. Quando colocamos pistões do CHT 1.6 no motor 1.0, por exemplo, mas mantemos o vira de curso curto a cilindrada deste fica entre 1.2 e 1.3. Um virabrequim de curso curto resulta teoricamente em maior capacidade de giro. Por fim, AE era a denominação dada pela VW para o CHT. Que eu saiba, a VW só deu uma reforçada na corrente de comando, não mexeu em mais nada. Mas o CHT 1.6 comum sofreu uma pequena modificação da própria Ford nas curvas de torque e potência (possivelmente com uso de um comando diferente) ainda nos anos 80, visando principalmente deixá-lo ainda mais econômico.
walter
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ola me tirem um duvida

Mensagem por walter »

caros colaboardores, fui fazer meu 1000 1.3 so que meu vira
naõ deu retifica aproveitei e comprei logo a do 1.6, so estou com duvida
se usar kit 1.6+vira+bielas,e usar cabeçote do 1000 da certo?

pois queria usar o mesmo pra ficar barato.

se alguem ja fez ou usa motor com esta configuração me ajude

agradeço
Gol CHT 1000 convertido 1.6
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Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

Eoveye escreveu:Se o seu motor já é CHT a alcool, acho que a receitinha basica melhor é cabeçote, comando do Xr3 ou superior, e carburador 2E ou parte interna igual a do XR3. Mais um trabalhinho "basico" nesse cabeçote...O Gol é bem mais leve, provavelmente andaria bem mais que o XR3.
na verdade só arrancaria na frente, por causa do peso(do XR3, pq os escort's mais simples são leves igual ao gol e arrancariam igual), mas o escort de qualquer maneira teria uma velocidade final maior por causa da aerodinamica que é muito melhor...
walter escreveu:caros colaboardores, fui fazer meu 1000 1.3 so que meu vira
naõ deu retifica aproveitei e comprei logo a do 1.6, so estou com duvida
se usar kit 1.6+vira+bielas,e usar cabeçote do 1000 da certo?

pois queria usar o mesmo pra ficar barato.

se alguem ja fez ou usa motor com esta configuração me ajude

agradeço
não vai causar nenhum risco ao seu motor usar esse cabeçote no seu carro, pode usa-lo tranquilamente
walter
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agradecimento

Mensagem por walter »

obrigado, pois vou deixar este neste modo. pois aqui
o cabeçote novo de 1.6 custa 900,00 contos

+ como o meu vira não deu retifica comprei lo um

vira 1,6
biela 1,6
pistão 1,6

so vou usar o cabeçote 1000.
igua Fujiwara contou que não da prob. vou deixar assim

a cilidrada fica 1,6 ou muda pra menos ou +?
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Fujiwara

Re: agradecimento

Mensagem por Fujiwara »

walter escreveu:obrigado, pois vou deixar este neste modo. pois aqui
o cabeçote novo de 1.6 custa 900,00 contos

+ como o meu vira não deu retifica comprei lo um

vira 1,6
biela 1,6
pistão 1,6

so vou usar o cabeçote 1000.
igua Fujiwara contou que não da prob. vou deixar assim

a cilidrada fica 1,6 ou muda pra menos ou +?
a cilindrada fica em exatamente 1555cc (que é a mesma do CHT de fábrica)
walter
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agradecimentos

Mensagem por walter »

valeu,o meu goleta esta fazendo , assim que fizer e testar, escrevo
as mudans e vantagens, ok,inté
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Shandres do Valle
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Olá

Mensagem por Shandres do Valle »

Cara, coloca o carburador do 1.6, vc vai gastar menos pra instalar e o carro vai andar mais. :glare:
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