Como Transformar Motor CHT 1000 em CHT 1.3?
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- Bill
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Galera,
Ví que ainda tem muita gente com duvidas sobre essa transformação hein .....
Vamos lá, vc tem que trocar o pistão, e a camisa, para isso tem que abrir o motor, tirar o vira fora e montar com a nova camisa e pistão, vc NÃO vai perder nenhuma retífica não, pois estará colocando um novo kit, com camisas e pistão standard !!! Eles serão a primeira medida, portanto vc não perderá nada O vira terá sim que retirar fora para poder instalar a nova camisa e pistão !!! O câmbio não precisará ser trocado, pois o motor não sofrerá um aumento absurdo de potência e nem mudará muito a faixa utilizável, (momento de troque máximo X momento potência máxima), se fosse assim os turbos precisariam muito mais dessa troca, acho qu é isso, se tiverem mais algumas dúvidas gritem aí que se eu souber ajudo, ok ??
Alías na época em que lançaram esse kit a cofap dizia que o carro ficava mais econômico e mais potente ( isso eles que falavam !!!) rsrsrsr
Abraços galera !!!
Ví que ainda tem muita gente com duvidas sobre essa transformação hein .....
Vamos lá, vc tem que trocar o pistão, e a camisa, para isso tem que abrir o motor, tirar o vira fora e montar com a nova camisa e pistão, vc NÃO vai perder nenhuma retífica não, pois estará colocando um novo kit, com camisas e pistão standard !!! Eles serão a primeira medida, portanto vc não perderá nada O vira terá sim que retirar fora para poder instalar a nova camisa e pistão !!! O câmbio não precisará ser trocado, pois o motor não sofrerá um aumento absurdo de potência e nem mudará muito a faixa utilizável, (momento de troque máximo X momento potência máxima), se fosse assim os turbos precisariam muito mais dessa troca, acho qu é isso, se tiverem mais algumas dúvidas gritem aí que se eu souber ajudo, ok ??
Alías na época em que lançaram esse kit a cofap dizia que o carro ficava mais econômico e mais potente ( isso eles que falavam !!!) rsrsrsr
Abraços galera !!!
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- Bill
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Rnaldo,
Beleza ???
Meu, vai ter que tirar o vira sim, porque o pistão só sai por baixo, o pistão é preso a biela pelo pino, não é ?? Pois então, vc tem que tirar o vira e puxar os pistões por baixo, aí vc vai retirar as camisas, colocar as novas, montar os pistões novos e proceder da maneira inversa da desmontagem, não é mesmo ?? E, fazendo isso vc ainda aproveita e checa as bronzinas e se for o caso já troca e deixa o bicho novinho
Não é isso ???
Abraços
Beleza ???
Meu, vai ter que tirar o vira sim, porque o pistão só sai por baixo, o pistão é preso a biela pelo pino, não é ?? Pois então, vc tem que tirar o vira e puxar os pistões por baixo, aí vc vai retirar as camisas, colocar as novas, montar os pistões novos e proceder da maneira inversa da desmontagem, não é mesmo ?? E, fazendo isso vc ainda aproveita e checa as bronzinas e se for o caso já troca e deixa o bicho novinho
Não é isso ???
Abraços
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motor CHT
Olá, sou novo no forum, gosto muito do GOL quadrado e já tive vários, de 1.0 a 1.8, atualmente não tenho nenhum, mas já estou com um em vista... Li as discussões sobre as transformações do motor CHT, e como entendo um pouquinho do assunto, pois tb tenho um corcel, gostaria de dar umas "dicas".
O motor em questão deriva de um projeto Renault, e chegou no brasil no corcel, inicialmente com 1289 cm3, ou 1.3. Usava um girabrequim de 77 mm de curso. Nessa época muitos reclamavam que o motor era fraco para o tamanho do carro, e foi lançado no mercado um Kit para adaptação de pistões de 77 mm de diametro, que montado no girabrequim original de 77mm tb, resultava em 1.440 cm3. Era o chamado Kit Bino, também vendido pela Bino-Samdaco e também por outras oficinas. Resultava num motor quadrado, com bom compromisso entre potencia e torque. Recebia dupla carburação e comando mais bravo, e cabeçote com valvulas maiores e taxa entre 8,5 e 9:1, resultando em cerca de 90 HP na época nos motores de rua, contra 68 do 1.3. Os motores "de pista" da equipe bino chegavam a mais de 120 HP.
Em 72 a Ford resolveu aumentar a cilindrada do original, e com pistões maiores, a cilindrada chegou a 1.372 cm3, ou 1.4 e 75 HP, mantendo o girabrequim de 77 mm. Em 79, surgiu o 1.6. Para isso a ford adotou pistões de 77 mm e um girabrequim de curso longo. Quando surgiu o CHT, essas medidas foram mantidas no 1.6, mas para o 1.3 (na verdade 1340 cm3) a ford fez o inverso. Manteve o girabrequim de curso longo do 1.6 e reduziu o tamanho dos pistões. Depois, para chegar no 1000, manteve os pistões do 1.3 e reduziu o curso do girabrequim.
Portanto, o Kit de pistões a venda, seja o que a Cofap chama de 1.3 ou o original do CHT 1.6 (que resulta em maior taxa), não treansforma o motor em 1.6, ficando próximo de 1.3 litros, mas também não é o 1.3 original de fabrica, que tem curso longo.
Com girabrequim de curso curto o motor atinge rotações mais elevadas, e com curso longo tem mais torque. Talvez a receita mais interessante seja a intermediária usada pela Bino naquela época, 77x77 mm ou 1440 cm3. Com cabeçote e comando do XR3 e um carburador 2E. Resta saber se o girabrequim dos antigos corcel 1.3 ou 1.4 poderia ser usado sem grandes modificações no CHT mais moderno. abs
O motor em questão deriva de um projeto Renault, e chegou no brasil no corcel, inicialmente com 1289 cm3, ou 1.3. Usava um girabrequim de 77 mm de curso. Nessa época muitos reclamavam que o motor era fraco para o tamanho do carro, e foi lançado no mercado um Kit para adaptação de pistões de 77 mm de diametro, que montado no girabrequim original de 77mm tb, resultava em 1.440 cm3. Era o chamado Kit Bino, também vendido pela Bino-Samdaco e também por outras oficinas. Resultava num motor quadrado, com bom compromisso entre potencia e torque. Recebia dupla carburação e comando mais bravo, e cabeçote com valvulas maiores e taxa entre 8,5 e 9:1, resultando em cerca de 90 HP na época nos motores de rua, contra 68 do 1.3. Os motores "de pista" da equipe bino chegavam a mais de 120 HP.
Em 72 a Ford resolveu aumentar a cilindrada do original, e com pistões maiores, a cilindrada chegou a 1.372 cm3, ou 1.4 e 75 HP, mantendo o girabrequim de 77 mm. Em 79, surgiu o 1.6. Para isso a ford adotou pistões de 77 mm e um girabrequim de curso longo. Quando surgiu o CHT, essas medidas foram mantidas no 1.6, mas para o 1.3 (na verdade 1340 cm3) a ford fez o inverso. Manteve o girabrequim de curso longo do 1.6 e reduziu o tamanho dos pistões. Depois, para chegar no 1000, manteve os pistões do 1.3 e reduziu o curso do girabrequim.
Portanto, o Kit de pistões a venda, seja o que a Cofap chama de 1.3 ou o original do CHT 1.6 (que resulta em maior taxa), não treansforma o motor em 1.6, ficando próximo de 1.3 litros, mas também não é o 1.3 original de fabrica, que tem curso longo.
Com girabrequim de curso curto o motor atinge rotações mais elevadas, e com curso longo tem mais torque. Talvez a receita mais interessante seja a intermediária usada pela Bino naquela época, 77x77 mm ou 1440 cm3. Com cabeçote e comando do XR3 e um carburador 2E. Resta saber se o girabrequim dos antigos corcel 1.3 ou 1.4 poderia ser usado sem grandes modificações no CHT mais moderno. abs
- Rnaldo
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Blz!!Bill escreveu:Rnaldo,
Beleza ???
Meu, vai ter que tirar o vira sim, porque o pistão só sai por baixo, o pistão é preso a biela pelo pino, não é ?? Pois então, vc tem que tirar o vira e puxar os pistões por baixo, aí vc vai retirar as camisas, colocar as novas, montar os pistões novos e proceder da maneira inversa da desmontagem, não é mesmo ?? E, fazendo isso vc ainda aproveita e checa as bronzinas e se for o caso já troca e deixa o bicho novinho
Não é isso ???
Abraços
então, tenho quase certeza q não precisa demontar o vira.... qndo troquei os meus, nas minhas visitas, o vira nunca foi desmontado... e com bielas, pistoes e camisas desmontados...
Os pistões são preso por pino sim, o mecanico disse q dá um certo trampo pq tem q esquentar pra poder encaixar!
Lembro com comprei as bronzinas... de biela e de mancal, e pedi pra trocar, e o mecanico disse q não trocaria as de mancal pq não iria desmontar o motor todo....
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- Rnaldo
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Muito bom hein!! o texto ficou legal!!!Bill escreveu:Galera,
Ví que ainda tem muita gente com duvidas sobre essa transformação hein .....
Vamos lá, vc tem que trocar o pistão, e a camisa, para isso tem que abrir o motor, tirar o vira fora e montar com a nova camisa e pistão, vc NÃO vai perder nenhuma retífica não, pois estará colocando um novo kit, com camisas e pistão standard !!! Eles serão a primeira medida, portanto vc não perderá nada O vira terá sim que retirar fora para poder instalar a nova camisa e pistão !!! O câmbio não precisará ser trocado, pois o motor não sofrerá um aumento absurdo de potência e nem mudará muito a faixa utilizável, (momento de troque máximo X momento potência máxima), se fosse assim os turbos precisariam muito mais dessa troca, acho qu é isso, se tiverem mais algumas dúvidas gritem aí que se eu souber ajudo, ok ??
Alías na época em que lançaram esse kit a cofap dizia que o carro ficava mais econômico e mais potente ( isso eles que falavam !!!) rsrsrsr
Abraços galera !!!
Sobre esse kit cofap, sei q existe... andei procurando, mas não encontrei não... ai coloquei o de 1.6 mesmo!
Chine in Box & Cheese T
tanto no Kit da Cofap quanto no Kit 1.6 da Ford, os pistões tem aproximadamente 77 mm de diâmetro. O que mudava no cofap é um trabalho na cabeça dos pistões para que a taxa de compressão ficasse igual a do motor 1000, enquanto que, com o original 1.6, a taxa aumenta, pois o cabeçote do 1.000 tinha pequena diferença nas camaras em relação ao 1.6. Mantendo o virabrequim original do 1.000, a cilindrada será aproximadamente 1.3 nos dois casos. Mas o motor deverá atingir uma rotação maior que o CHT 1.3 de fábrica (que aliás nunca equipou o Gol, só uns poucos Escort e Corcel II).Rnaldo escreveu:Muito bom hein!! o texto ficou legal!!!Bill escreveu:Galera,
Ví que ainda tem muita gente com duvidas sobre essa transformação hein .....
Vamos lá, vc tem que trocar o pistão, e a camisa, para isso tem que abrir o motor, tirar o vira fora e montar com a nova camisa e pistão, vc NÃO vai perder nenhuma retífica não, pois estará colocando um novo kit, com camisas e pistão standard !!! Eles serão a primeira medida, portanto vc não perderá nada O vira terá sim que retirar fora para poder instalar a nova camisa e pistão !!! O câmbio não precisará ser trocado, pois o motor não sofrerá um aumento absurdo de potência e nem mudará muito a faixa utilizável, (momento de troque máximo X momento potência máxima), se fosse assim os turbos precisariam muito mais dessa troca, acho qu é isso, se tiverem mais algumas dúvidas gritem aí que se eu souber ajudo, ok ??
Alías na época em que lançaram esse kit a cofap dizia que o carro ficava mais econômico e mais potente ( isso eles que falavam !!!) rsrsrsr
Abraços galera !!!
Sobre esse kit cofap, sei q existe... andei procurando, mas não encontrei não... ai coloquei o de 1.6 mesmo!
Não acho necessário mesmo mexer no cambio, mas uma relação final mais longa provavelmente deixaria o carro um pouco mais econômico e veloz. Talvez um pneu de maior raio dinâmico seja suficiente para um pequeno aumento da relação final.
abs
- Bill
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Gol preto,
Beleza ??
Como o seu carro já é 1.6 e vc quer melhorar um pouco, não sei o quanto seria um pouco pra vc, mas acho que vc poderia colocar um escape dimensionado e mudar a carburação, se quiser mais um pouco vai atrás de um comando tb .....
Abraços !!!
Beleza ??
Como o seu carro já é 1.6 e vc quer melhorar um pouco, não sei o quanto seria um pouco pra vc, mas acho que vc poderia colocar um escape dimensionado e mudar a carburação, se quiser mais um pouco vai atrás de um comando tb .....
Abraços !!!
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- Leaum.ufpa
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Eoveye, li em algum lugar que o curso do CHT ford 1,3 é 73,50 x 77 mm e do CHT 1,6 ford / AE é de 77 mm x 83,50 mm
entaum pra deixa o motor quadrado tem q usar o pistão do CHT / AE 1,6 com o virabrequim do Ford CHT 1,3 neh ? 77 x 77 mm .
Bom esse CHT 1,3 eh dos antigos corcel 1 ou dos ford escort de 83 à 86 ?
Esse virabrequim de 77 mm entra no motor VW cht 1.0 ? e o Virabrequim do cht 1,6 de 83,50 mm ?
qual eh a diferença entre CHT e AE ? e os CHT da ford tem alguma diferença ? na epoca da autolatina era tudo a mesma coisa ? :amd:
Braço aew !
entaum pra deixa o motor quadrado tem q usar o pistão do CHT / AE 1,6 com o virabrequim do Ford CHT 1,3 neh ? 77 x 77 mm .
Bom esse CHT 1,3 eh dos antigos corcel 1 ou dos ford escort de 83 à 86 ?
Esse virabrequim de 77 mm entra no motor VW cht 1.0 ? e o Virabrequim do cht 1,6 de 83,50 mm ?
qual eh a diferença entre CHT e AE ? e os CHT da ford tem alguma diferença ? na epoca da autolatina era tudo a mesma coisa ? :amd:
Braço aew !
77 mm era o curso do virabrequim dos primeiros motores 1.3 (1289cc) e "XP" 1.4(1372cc) do corcel I da década de 70. O que variava era o diametro da Camisa, 73 mm para o 1.3 e 75,3mm para o "XP" 1.4. Na época, a CIMA e a VICSA passaram a oferecer Kits com 77 mm de diametro, o que elevava a cilindrada para 1440cc e deixava o motor com configuração "quadrada" e bom torque. Esse kit era usado pela Bino Samdaco (Corcel Bino), Pozzi e outros preparadores, acrescidos de comando especial, dupla carburação, cabeçote trabalhado, etc, obtendo 90 HP ou mais. Quando a Ford criou o motor 1.6 (1555cc) usou esse diâmetro de 77mm (exatos 76,96mm) x virabrequim com 83,5 mm de curso. No CHT 1.6 esses valores foram mantidos. Para criar o CHT 1.3 (1340cc), fo mantido o virabrequim de 83,5 mm de curso, mas foram colocados pistões de 70,3mm de diametro. E por fim, para transformar esse motor em 1.0 (997cc), manteve-se os pistões de 70,3 mm e usou-se um virabrequim de curso bem reduzido, 64,2mm. Assim, não se confunde o motor Renault 1.3 (1289cc) com o CHT 1.3 (1340cc, já bem perto da cilindrada do XP 1.4) pois tem valores de diametro e curso bem diferentes. Mas, pelo menos teoricamente, dá prá "brincar" com estes pistões e virabrequins. Quando colocamos pistões do CHT 1.6 no motor 1.0, por exemplo, mas mantemos o vira de curso curto a cilindrada deste fica entre 1.2 e 1.3. Um virabrequim de curso curto resulta teoricamente em maior capacidade de giro. Por fim, AE era a denominação dada pela VW para o CHT. Que eu saiba, a VW só deu uma reforçada na corrente de comando, não mexeu em mais nada. Mas o CHT 1.6 comum sofreu uma pequena modificação da própria Ford nas curvas de torque e potência (possivelmente com uso de um comando diferente) ainda nos anos 80, visando principalmente deixá-lo ainda mais econômico.Leaum.ufpa escreveu:Eoveye, li em algum lugar que o curso do CHT ford 1,3 é 73,50 x 77 mm e do CHT 1,6 ford / AE é de 77 mm x 83,50 mm
entaum pra deixa o motor quadrado tem q usar o pistão do CHT / AE 1,6 com o virabrequim do Ford CHT 1,3 neh ? 77 x 77 mm .
Bom esse CHT 1,3 eh dos antigos corcel 1 ou dos ford escort de 83 à 86 ?
Esse virabrequim de 77 mm entra no motor VW cht 1.0 ? e o Virabrequim do cht 1,6 de 83,50 mm ?
qual eh a diferença entre CHT e AE ? e os CHT da ford tem alguma diferença ? na epoca da autolatina era tudo a mesma coisa ? :amd:
Braço aew !
ola me tirem um duvida
caros colaboardores, fui fazer meu 1000 1.3 so que meu vira
naõ deu retifica aproveitei e comprei logo a do 1.6, so estou com duvida
se usar kit 1.6+vira+bielas,e usar cabeçote do 1000 da certo?
pois queria usar o mesmo pra ficar barato.
se alguem ja fez ou usa motor com esta configuração me ajude
agradeço
naõ deu retifica aproveitei e comprei logo a do 1.6, so estou com duvida
se usar kit 1.6+vira+bielas,e usar cabeçote do 1000 da certo?
pois queria usar o mesmo pra ficar barato.
se alguem ja fez ou usa motor com esta configuração me ajude
agradeço
Gol CHT 1000 convertido 1.6
ANO 1993/1994
AINDA CÂMBIO DE 1000
carburador weber 460
ANO 1993/1994
AINDA CÂMBIO DE 1000
carburador weber 460
na verdade só arrancaria na frente, por causa do peso(do XR3, pq os escort's mais simples são leves igual ao gol e arrancariam igual), mas o escort de qualquer maneira teria uma velocidade final maior por causa da aerodinamica que é muito melhor...Eoveye escreveu:Se o seu motor já é CHT a alcool, acho que a receitinha basica melhor é cabeçote, comando do Xr3 ou superior, e carburador 2E ou parte interna igual a do XR3. Mais um trabalhinho "basico" nesse cabeçote...O Gol é bem mais leve, provavelmente andaria bem mais que o XR3.
não vai causar nenhum risco ao seu motor usar esse cabeçote no seu carro, pode usa-lo tranquilamentewalter escreveu:caros colaboardores, fui fazer meu 1000 1.3 so que meu vira
naõ deu retifica aproveitei e comprei logo a do 1.6, so estou com duvida
se usar kit 1.6+vira+bielas,e usar cabeçote do 1000 da certo?
pois queria usar o mesmo pra ficar barato.
se alguem ja fez ou usa motor com esta configuração me ajude
agradeço
agradecimento
obrigado, pois vou deixar este neste modo. pois aqui
o cabeçote novo de 1.6 custa 900,00 contos
+ como o meu vira não deu retifica comprei lo um
vira 1,6
biela 1,6
pistão 1,6
so vou usar o cabeçote 1000.
igua Fujiwara contou que não da prob. vou deixar assim
a cilidrada fica 1,6 ou muda pra menos ou +?
o cabeçote novo de 1.6 custa 900,00 contos
+ como o meu vira não deu retifica comprei lo um
vira 1,6
biela 1,6
pistão 1,6
so vou usar o cabeçote 1000.
igua Fujiwara contou que não da prob. vou deixar assim
a cilidrada fica 1,6 ou muda pra menos ou +?
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AINDA CÂMBIO DE 1000
carburador weber 460
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Re: agradecimento
a cilindrada fica em exatamente 1555cc (que é a mesma do CHT de fábrica)walter escreveu:obrigado, pois vou deixar este neste modo. pois aqui
o cabeçote novo de 1.6 custa 900,00 contos
+ como o meu vira não deu retifica comprei lo um
vira 1,6
biela 1,6
pistão 1,6
so vou usar o cabeçote 1000.
igua Fujiwara contou que não da prob. vou deixar assim
a cilidrada fica 1,6 ou muda pra menos ou +?
agradecimentos
valeu,o meu goleta esta fazendo , assim que fizer e testar, escrevo
as mudans e vantagens, ok,inté
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- Shandres do Valle
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Olá
Cara, coloca o carburador do 1.6, vc vai gastar menos pra instalar e o carro vai andar mais. :glare:
Shandres do Valle
Gol 1000 CHT 1995
Gol 1000 CHT 1995