[RECEITA] para motores CHT

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romarps
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por romarps »

Complicado rebaixar cabeçote do cht... esquenta demais.
Injeção é TBI mesmo, ou então fazer tudo sob encomenda com injeção programável e bicos (não compensa)
Nenhum motor com pistão a álcool rodando na gasosa tem um rendimento bom, tem como passar pra bura sim. um 460 ou um BLFA vai servi como uma luva
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Biel Kawashima
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Biel Kawashima »

Entawm Romarps no caso do 460 ou esse BLFA seria tipo plug and Play
tipo tira o TBI e coloco o bura,no caso tenha bom rendimento quanto ao bura?
entawm tenho q usar o kit a gasosa msmo?
quanto ao consumo e não tem perigo de desrregular não???
me mande algumas dicas ae pro cht 1000 injetado!
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Gabriel_CHT
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Gabriel_CHT »

Romarps só esclarecendo algumas dúvidas: Bielas do 1.0 e 1.6 tem diferença sim, olha o tamanho:
Motor AE 1.0 - Bielas 138,2mm
Motor AE 1.6 - Bielas 127,8mm
*Medidas conferidas comparando as 2 qdo fui montar o meu motor.
Cabeçote do 1.6 tem válvulas maiores e vem gravado no cabeçote 1.6.
Comandos tem diferença de graduação, mas acredito que não apresente tanta diferença na prática.
Virabrequim tbm tem diferença de curso e inclusive vem gravado nele a qual motor serve tipo 1.0, 1.4 (corcel II) e 1.6.

Fiz a conversão do 1.0 pra 1.6 e gostei bastante, ficou melhor a potencia e torque do carro, mas é apenas um carro para o dia-a-dia. Fica melhor em retomadas e para subir lombas. Se quer ter um carro preparado de verdade parta logo para um turbo que irá ao menos dobrar a potência.

O esquema do 2º estágio do carburador abrindo junto funciona mesmo, o carro melhora bastante o desempenho mas bebe bem mais combustível...

Biel no caso do seu 1000 injetado, acredito que deva trocar o bico por outro que se adeque melhor a potência, tipo: se passar ele para 1.3, use um bico 1.4 de corsa, se fazer ele 1.6 usar um bico 1.6 de AP mesmo... Talvez tenha que aumentar a pressão de combustível, mas um bom mecânico saberia lhe informar melhor. Leio bastante sobre injeções programavéis e ai saberia lhe dar dicas melhores, agora original fica meio limitada para esse tipo de alteração de potência. Se colocar um carburador seria mais simples o acerto, porém estaria descaracterizando o teu carro que já injetado de fábrica.
Enfim melhor tu trocar uma ideia com um bom mecânico e decidir o que fica melhor.
Abraço e boa sorte.
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Biel Kawashima
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Biel Kawashima »

Entawm Gabriel no meu ja citei na pg 24,o esquema
Tou em duvida sobre o kit pistão a alcool rodando na gasosa,uns dizem ficar masi taxado outros dizem ser balela
o q tou querendo msmo é algo pra uso diario
ou seja
Melhorar arrancada e retomadas,subidas ultrapassagens
inclusive fiz uma (1° vez pra falar a verdade)ultrapassagem seguind oum Omega preto q é dum colega meu,nos dois tavamos atras de um caminhãozinho fumaçando a doidado,ae na hora q fui ver se dava pra ir(pois iria na contramão) olhei o retrovisor e vi o bico do Omega(ele tava atras de mim)ae deixei ele ir aproveitei e fui atras dele,nem vi fui de 4°msmo e fui só vi uma D20 na minha frente mas deu pra voltar pra minha mão na frente do caminhão(mas foi quase um acidente)
Ou seja resumindo quero melhorar ultrapassagens,arrancada,e subidas!
se puder mandar uma lista dos itens q devo trocar/melhorar ou retificar se for nescessario!

vou mandar ae e ve o q posso fazer

1 Kit pistão,camisa,aneis,pinos e juntas do CHT 1.6 a alcool e manter o motor na gasosa
2 Comando de valvulas do Escort XR3 CHT 1.6
3 Cabos de velas Accel 8mm e velas frias NGK (não sei o grau)
4 Varetas de valvula do Opala encurtada ou MB 608(disseram aki no forum foi o Gerinho_mc,diz q não precisa usinar)
5 Bobina do Gol MI ou melhor
6 Rebaixar o cabeçote em 1/1,5 ou 2 mm
7 freio do gol 1.8
8 Escape retrabalhado pra deixar com ronco esportivo
9Trocar o unico injetor da injeção monoponto pelo do corsa 1.4 ou equivalente e fazer ajustes

se souber se ainda existe o tal POWER KIT da COFAP 1.3 q seria fabricado p/ o GOL,ESCORT HOBBY 1000/1000i.

Um grande abraço e agradeço caso tiver algo a acrescentar ou corrigir fique a vontade,pois estou bem sufocado com essas duvidas!
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Gabriel_CHT »

Biel se você quer apenas um carro mais esperto para subidas, ultrapassagens do dia-a-dia, te aconselho fazer o seguinte pra acompanhar a receita original e evitar maiores dores de cabeça:

Faça um 1.6 de verdade:
1 Kit pistão,camisa,aneis,pinos e juntas do CHT 1.6 a gasolina
2 Comando de valvulas do Escort XR3 CHT 1.6 Esse só consegue se tu mesmo pegar um XR3 e desmontar, pq do contrário nunca saberá se realmente é do XR3 pois ninguém sabe identificar, economizaria essa grana e comprava um virabrequim e bielas de 1.6
3 Cabos de velas Accel 8mm e velas frias NGK (cabos de velas assim são mais para enfeite, se quiser economizar opte por originais bosch que tem qualidade garantida)
4 Varetas de valvula do Opala encurtada ou MB 608 (Não precisa trocar, o pessoal troca qdo vai turbinar ou fazer um aspirado forte e girar uns 7.000 rpm, desnecessário pois a faixa de torque do motor é na média de 5.200 + ou -, com as originais pode girar 6.500rpm tranquilo).
5 Bobina do Gol MI (Acompanhada de um jogo de cabos e velas de qualidade, dão uma ótima melhora na queima do combustível)
6 Rebaixar o cabeçote em 1/1,5 ou 2 mm (Sinceramente não faria, pois acredito o mesmo que o Romarps falou o carro terá tendência a esquentar mais)
7 freio do gol 1.8 (Só colocaria se fosse disco ventilado, pois disco sólido devem ser o mesmo que o original do seu carro, melhor apenas revisar o sistema todo, disco, pastilhas e fluído novos)
8 Escape retrabalhado pra deixar com ronco esportivo (escape retrabalhado sempre melhora o desempenho, mas quase imperceptível por ser um carro digamos com "configuração original", mas um ronco mais esportivo sempre é legal)
9Trocar o unico injetor da injeção monoponto pelo do corsa 1.4 ou equivalente e fazer ajustes (Se for fazer 1.6 trocar injetor pelo de 1.6).

Cara essas alterações fica mais dentro dos padrões originais feito pela Ford e VW, então terá menos chance te se incomodar. Sinceramente até hoje tudo que é alteração que vi sempre afeta algo, isto vale pra suspensão, alteração diâmetro roda/pneu, motor, tudo que tu muda do original projetado pra fábrica sempre terá alguma consequência, geralmente nada demais, mas nunca será o mesmo que original, tendo ciência disso e não se importando pode curtir bastante...

Fiz no meu 1000: kit metal leve 1.6 gasolina, cabeçote de XR3, virabrequim e as bielas do 1.6 comprei em ferro velho e paguei R$ 200,00 mas abre o olho com esses ferro velho, comprei em um onde vi alguns escorts desmontados, para assim garantir certa procedência, uns 3 meses depois por acaso do destino descubro que o dono do ferro velho era um baita de um ladrão e inclusive roubou o meu carro, acredita nisso? O vagabundo nunca havia visto meu carro como vc poderia pensar, mas dei o azar de estacionar exatamente ao lado de um passat com G5 onde estavam os vadios, depois pela descrição do Passat descobri com alguns PMs e Criminosos que o tal dono do ferro velho tinha um passat naquela descrição e só usava qdo ia roubar algum carro, sem ter como provar, não pude fazer nada, apenas remontar o que sobrou do carro e comprando peças de carros que eu veja o documento de baixa e desmonte na minha frente...

Mas enfim o carro tinha ficado ótimo, só rodei 2.000km com ele, mas tinha gostado muito, subidas que ia em 1ª marcha, agora subia em 3ª tranquilo.
Se fizer o 1.3 já irá ficar um pouco mais taxado (ouvi o dono da retífica falar).
Boa sorte ai e desculpa o texto que escrevi.
Abraço.
vinymetal
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por vinymetal »

Gabriel, blz?

Tu não achou que o câmbio ficou muito curto pro teu motor? Pq acho ele curto demais até mesmo no motor 1000, viajar a 110 km/h é impossível, ruído e o consumo....

Se fizer o "1.3" (1195 cm³) a taxa de compressão vai depender de qual pistão ele usar. E esse kit cofap nunca vi lugar q vende pq a junta do cabeçote para esse kit é específica (78mm de diâmetro), não vingou.

Biel Kawashima,

Se tiver grana pra investir num 1.6 completo é melhor, mas eu trocaria o câmbio pelo do 1.6 que é mais longo. Vai andar mais e beber menos que o 1.0, isso é certeza.

Abraço!
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Gabriel_CHT »

Pois é Viny o uso do meu carro é mais na cidade e aqui é cheio de radar móvel e fixo, então dificilmente se consegue andar acima de 60km/h e não tenho costume de viajar, em 4 anos que tenho ele, viajei 1 vez pra praia com ele e foi qdo tinha apenas 1 semana que havia comprado o carro... Para o uso dentro da cidade acho bom o câmbio no 1000, agora no 1.6 não posso dizer pois o motor tava só com 2.000km qdo fiquei sem o carro, tudo aconteceu justo qdo eu ia começar abusar do motor, pra ser sincero só consegui dar 1 arrancada pra valer e ver o desempenho do carro, fiquei satisfeito com a puxada mas depois fiquei cabreiro pois na hora começou a piscar a luz da temperatura... Mas não sei se era meu painel (de GTI) que tava zuado pois não acendia nunca a luz de óleo, nem da temperatura e tbm não marcava o nível do tanque, então na dúvida resolvi não abusar do motor até atingir uns 2.000 a 2.500km e estar com o painel marcando corretamente os sensores...
Mas acredito que pra viajar deve ficar curto sim o câmbio, mas se viajar a uns 100/110km/h não deve ser tão ruim, a uns 120 o giro deve ficar bem alto e o motor "gritar" muito.

Abraço!
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Biel Kawashima
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Biel Kawashima »

vlw Gabriel pow esses Pms ajudam os bandidos e ficam ae prendendo cidadão de bem,uma falta de conciencia
Mas q bom q vc recuperou o carro(ou o q sobrou)na maioria dos casos nem acham o carro
bem boa sorte na remontagem do goleta se precisar tamo ae
bem no meu goleta to pensando em trocar o motor por um do 1.6 mas to mais kerendo mexer no meu CTHzim msmo então seguindo essa receita ae não tem erro?
tipo aki tbm tem radares buracos como todas as estradas no mais viajens só pra aparecida do norte (Casa da mãe Aparecida)nossa protetora
bem quanto ao cambio seria nescessaria trocao u não ,num to kerendo montar um 1.6 e sim melhorar o desempenho do 1000zim nas arrancadas e subias e ultrapassagens
se tiver mais dicas de preparação ae se puder mande pra mim!
agradeço ao apoio dos CHTzeiros pq não é facil mexer em CHT por falta de mecanico msmo e de peças q acabam no mercado negro
ae por fica a dica

Desmanche só se tiver procedencia das peças tipo foi dado baixa no detran,na duvida comunique o detran e veja se dá pra saber procedencia!
Um otimo fim de semana a todos
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Biel Kawashima »

ops já ia esquecendo
no caso se eu for montar um 1.6
com

1 Kit pistão,camisa,aneis,pinos e juntas do CHT 1.6 a gasolina
virabrequim e bielas de 1.6
cabos de velas originais bosch que tem qualidade garantida)
Bobina do gol MI + cabos de velas melhores
e Se for fazer 1.6 trocar injetor pelo de 1.6).
quanto ao cabeçote posso tar usando o meu original 1000 msmo ou troco?
cambio tbm?
é isso quanto a receita adicionando um filto de ar conico + escape com ronco esportivo
e uma leve baixada na suspen
qual o rendimento da transformação tipo consumo KM/l e CV???

bom domingo pra ti
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Gabriel_CHT »

O meu carro falta poucos detalhes Biel, valeu pelo apoio!

No seu caso aconselharia:
- Kit pistão,camisa,aneis,pinos e juntas do CHT 1.6 a gasolina (talvez pode usar o a alcool que o povo diz aumentar a taxa de compressão, mas confirme isso com mecânico ou dono de retífica. Pergunte tbm sobre a diferença nas bielas e virabrequim do 1000 para 1.6, se disserem que são iguais principalmente as bielas, pode correr que esse não entende nada... falo isso pq vendedores de autopeças riram da minha cara qdo perguntei das bielas, o vendedor disse que tinha 30 anos de balcão e se eu queria saber mais que ele... depois eu mesmo comparei as duas e vi a diferença, a vontade era voltar lá e esfregar as bielas na cara dele... mas resolvi deixar ele continuar na ignorância dele...)
- Virabrequim e bielas de 1.6 (Se quiser um 1.6 de verdade)
cabos de velas originais bosch que tem qualidade garantida)
Bobina do gol MI + cabos de velas melhores
Se for fazer 1.6 trocar injetor pelo de 1.6).
quanto ao cabeçote posso tar usando o meu original 1000 msmo ou troco? Pode usar o teu mesmo, acredito que a diferença seria pouca, afinal vc quer um carro um pouco mais esperto só e não um carro pra arrancada/trackday.
cambio tbm? Manteria o do 1000, caso ache ele curto troca por um de 1.6.
é isso quanto a receita adicionando um filto de ar conico próximo a grade pra pegar ar mais frio + coletor dimensionado 4x1 + escape menos restritivo (maior diametro).
e uma leve baixada na suspen (se for bem de leve, eu recomendaria molas esportivas, baixam uns 5cm e são seguras de usar)
qual o rendimento da transformação tipo consumo KM/l e CV??? Na pior da hipóteses deve aumentar uns 20cv, de 50 sobe pra uns 70cv, mas se for 1.6 com todas essas mechidas deve chega a uns 80cv... Não dá pra prever, mas com base nos originais ficaria nessa média na pior da hipóteses.
Consumo sempre aumenta um pouco, mas não deve ser grande coisa, provavelmente perca 1 ou 2 km/l, mas talvez com a força extra que o motor terá vc não precise "pisar" tanto e acabará com o consumo igual.
Abraço e boa sorte.
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Biel Kawashima »

Olá Gabriel
Agradeço as dicas e agora falta é $$$
mas vou talvez vou comprar outro 1.0 cht msmo e ir montando aos poucos(o q der pra ir fazendo)
pq caso aconteça de dar merda no motor coloco o meu de volta,mas é isso compro outro motor 1.0 e vou mexendo nele dae quando tiver pronto monto no meu!

um grande abraço e um otimo domingo!
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por marcelofrg »

o comando do cht fotmula tem a letra H gravada na parte de tras, tem no manual do cht original da ford, eu achei no ferro velho misturado com os otros comando, paguei 50 pila, ficou muito bomm
vinymetal
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por vinymetal »

marcelofrg, blz?

É mais fácil ganhar na loteria do que achar esse comando. E por 50 pila...

Mas fala aí o que mudou em relação ao original? Qual é o teu motor?

Abraço!
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Proteu
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Proteu »

vinymetal escreveu:marcelofrg, blz?

É mais fácil ganhar na loteria do que achar esse comando. E por 50 pila...

Mas fala aí o que mudou em relação ao original? Qual é o teu motor?

Abraço!
Besteira, vá em algum ferro velho grande que você acha, paguei $80 dilmas no meu. Visualmente ele não possui nenhuma diferença mesmo, somente a letra H em uma das laterais.
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por marcelofrg »

tive muita sorte mesmo, mais se perguntar pra qualquer mecanico eles falam q é tudo igual, esse comando é mais graduado, a parte que aciona os tuchos tem 2mm a mais, manten as valvulas abertas mais tempo, o motor sobe o giro bem mais rapido, bem mais esperto, o meu ta com o carburador do tempra 2.0, as tomadas de ar sao bem maiores que as do weber 460 do gol, e o segundo estagio abre junto com acionamento mecanico, so tive que coloca um conta giros, nao da pra abusar muito das rpm, mais passa de 5 mil facil, tem q regula as valvula pra trabalha com mais folga, senao fica batendo valvula... se tiver paciencia pra acha as peças nao sai caro, e fica muito bom
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por marcelofrg »

o meu gol era 1000, dos ultimos ano 96, mais levei azar de ta solta aquela porca que segura a engrenagem do comando, tava fazendo aquele barulho chato de corrente batendo, a engrenagem caiu e foi pro saco o motor, e a caixa tava aranhando, achei melhor troca tudo logo, aqui em curitiba é facil acha peça de cht, tem aos montes nos ferro velho. comprei a caixa do 1.6 por 350, o virabrequin na retifica com garantia, e 0.50 ainda, mais 350, kit de pistao e camisa metal leve a gasolina mais 500, cabeçote cht a alcool na retifica 270, as biela curta 120, kit de comando metal leve 120, e o comando tava misturado com um monte de comando velho, jogado num canto, mais 50, saiu 100 pila a parte de baixo do weber 460, mais os gicles e o quit de reparo na casa do carburador, super barato, mais um jogo de junta 60 e os 450 de mao de obra, saiu uns 2500 tudo, mais o motor ta novo, e andando igual um ap da vida, talvez ate mais
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por marcelofrg »

tem os pros e os contras, o motor esquenta muito,so uso aditivo da valeo puro e mesmo assim ta sempre com a ventoinha ligada, o xr3 tinha radiador de oleo, nao esquenta tanto, e so usava alcool q é mais frio, cabeçote a alcool rodando na gasolina da muita taxa, esquenta mesmo.so firma a lenta em+ ou - 1100 rpm, se deixar com 900 fica dando umas falhada se sair um pouco fora do ponto ja fica glilando, o meu saiu sozinho, em 6 meses estourou as duas homocineticas,e o rolamento da roda de um lado, to usando oleo semi sintetico, trabalha melhor com alta temperatura, o esquema do comando nao tem erro, aqui todo lugar que vai ver os cara fala"comando de cht é tudo igual", é so baixar o manual do motor cht da ford, la tem todos os comandos,e a letra que indica cada um, regulagens folga e tudo mais esse q tem o H, os cames sao maiores e mais pontiagudos, que da a maior abertura e permanencia da valvula aberta, da pra ver bem a diferença so de olhar um do lado do outro , aqui é dificil achar, mais se achar o cara q vende nem sabe a diferença, leva pelo preço de um normal, pra eles é tudo igual mesmo...
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Gerinho_mc »

Eai Marcelofrg,
cara você ta usando Valvula termostatica? Se sim, experimente tirar a mesmo e trocar a cebolinha do radiador por uma do CHT a gasolina.(Se seu carro for a Alcool)
O meu esquentava muito, depois que fiz essas modificações, ficou bem melhor. Boa sorte!
FOTOS: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=25063
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por Proteu »

Gerinho_mc escreveu:Eai Marcelofrg,
cara você ta usando Valvula termostatica? Se sim, experimente tirar a mesmo e trocar a cebolinha do radiador por uma do CHT a gasolina.(Se seu carro for a Alcool)
O meu esquentava muito, depois que fiz essas modificações, ficou bem melhor. Boa sorte!
Também estou rodando com estas alterações, recomendo!
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Re: [RECEITA] para motores CHT

Mensagem por marcelofrg »

vo tira a valvula termostatica pra ver se melhora, to rodando com gasosa mesmo, o alcool, ta muito caro, qd baixa o preço vo faze a conversao, so tenhu q trocar o coletor de amissao, comprei um q tem circulaçao de agua, e o meu carburador já é a alcool....
as letras q identificam os comandos sao
1.3 alcool e gasolina, cor azul letra (S) até 1985
1.6 alcool e gasolina, cor branca letra (A) ate 1984
1.6 alcool cor marrom letra (I) a partir de 1984
1.6 gasolina cor marrom letra (I) a partir de 1985
1.6 formula cor amarelo letra (H) até 1989
esta marcado na parte de tras do comando
os cabeçotes sao :
1.6 alcool e 1.3 gasolina (84AU-6049-A)
1.3 alcool (84AU-6049-B)
1.6 gasolina (84AU-6049-C)
1.6 alcool formula (84AU-6049-D)
esta marcado na face plana, da lateral perto do sensor de temperatura
essas peças sao do catalogo da ford, mais o meu motor 1000 tinha a letra i no comando,
espero ter ajudado, realmente nao é facil achar as peças, fiquei 3 meses a pé ate montar o bicho do jeito q eu queria..flw
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