[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

Pessoal, li este tópico de ponta a ponta e todos estão de parabéns! Muito bom o assunto por aqui, como eu sempre gostei mas dos ASPROS que dos TURBOS. Estou me juntando ao pessoal daki.

Pelo que vi o Renato3377 é o médico de plantão dos quadrados... Só ele mesmo para receitar remédios (ou melhor venenos) para esta gripe eqüína que vem assolando este tópico... hehehehehehe

Renato vi as configurações do seu carro e achei muito bom o resultado.
Vi que vc usou os pistões 1.8 álcool do Monza/Astra (84,8mm STD) na sua preparação, normalmente este pistões são conhecidos como cabeçudos FASE II como os da foto abaixo que são 2.0 álcool(86mm)... Só para ilustrar

Imagem
Imagem

O meu é um AP 1.6 álcool, que já ta pendindo uma boa retífica, já tinham me falado sobre usar estes pistões 1.8 álcool GM.

A minha idéia inicial é retificar bloco e pegar um virabrequim de 1.8 novo ou retificado 0.25 e usar estes pistões. Mas ai surgiu a dúvida... Estes pistões GM usam pino 21mm e os VW usam 20mm. Queria saber o que vc fez no seu. Pensei em 3 alternativas. Se souber de outra(s) fique a vontade.

Primeira (acho que talvez seja a melhor alternativa): Usar os pinos de 21mm da GM, retificando as bielas (VW 144mm) abrindo e embuchando o pé da biela para pino 21mm. Acho que talvez seja a melhor alternativa devido a usar o pino de comprimento mais compativel com o diametro do pistão. A única coisa contra que vejo é talvez tornar as paredes do pé da biela mais frágeis devido ao maior pino.

GM: pino 21mm de diametro e 61,50mm de comprimento
VW: pino 20mm de diametro e 57mm de comprimento

Segunda: Usar os pinos 20mm da VW e na retifica pedir para embuchar os pistões GM 1.8 para pino 20mm. Os contras que vejo nesta, seria do pino ser de menor comprimento que os da GM e o pino ficar correndo para um lado e para o outro no pistão, podendo talvez estragar o embuchamento feito no pistão e não equilibrando as forças aplicadas tanto nas ancoragens dos pistões quanto na biela se o pino estiver mais para um lado do que para o outro.

Terceira (Não sei nem se é viável): Usar as bielas da GM (143mm) que já são feitas para pino 21mm. O problema é saber se a cabeça da biela é compatível com o diâmetro dos moentes do virabrequim VW 1.8 (86,4mm de curso)

Usando estes pistões 1.8 GM nos vira VW de 1.8 ou 2.0, eles não ficam faceados com o bloco AP (ficam para fora...) Tendo que dar um passe na cabeça deles para ficar faceados no bloco. Tem altura de compressão diferente dos pistões VW.

Então vamos aos números... As alturas de compressão de cada pistão (medida do centro do pino até a face superior) seria a medida "B" no desenho abaixo.

Imagem

*** Valores obtidos dos catalogos de pistões MAHLE e KS
VW
1.6 35,6mm
1.8 32,2mm
2.0 29,3mm

GM
1.8 álcool Fase II (cabeçudo) 33,65mm

No seu caso que foi usado vira VW de 2.0 para facear (33,65 - 29,3 = 4,35mm de passe nos pistões) não ficou muito próximo o passe do anel de compressão superior e com a parede muito fina da cabeça podendo furar o pistão? Fiquei pensando nisto em relação ao passe nos pistões com vira 2.0.

Já no vira VW de 1.8 já fica mais tranquilo o passe para facear (33,65 - 32,2 = 1,45mm de passe nos pistões) não fragilizando tanto os pistões.

O bom destes pistões que usando no vira de 1.8, transforma o motor praticamente num 2.0 girador com a vantagem de atingir rpm's mais altas.

2.0 original VW 1984cc
vira 1.8 VW e pistões 1.8 GM 1952cc 2.0
vira 2.0 VW e pistões 1.8 GM 2096cc 2.1 (o motor do Renato)

Meu projeto inicial...

*Cabeçote AP 2.0 8V tucho mecânico 5 mancais – (Santana 2000 Carburado) A(40mm) E(33mm) c/ dutos levemente abertos e polidos, taxa 13,8:1 (altura original: 133mm p/ 132,2mm ; 0,8mm de passe)
*Comando de válvulas VW 049G (266°) tucho mecânico aspirado
Lift - 10,3/10,8 Cruzamento 44 graus LC - 110
*Polia Regulável (Graduada) de alumínio
*Junta do cabeçote de Aço do Golf Quadrado 1.8, torneada para pistões 84,8mm GM
*Bloco completo do 1.6 retificado para pistões álcool 84,8mm STD GM
*Pistões Metal Leve GM OHC FASE II 1.8 álcool STD 84,8mm com passe de 1,45mm na cabeça
*Virabrequim 1.8 - 86,4mm curso, novo ou retificado 1ª sobremedida 0,25
*Coletor de admissão com dutos polidos e dimensionados com a entrada do cabeçote - com junta de aço
* Bomba de combustível mecânica do AP 2.0 (cabeçuda)
*Coletor de escape 4x1 com dutos de 2" e local para colocação de sonda lambda - e junta de aço
*Tubo flexível do escape do Palio (ferro velho) - para conexão do 4x1 com o restante do escapamento (para evitar trinca nos tubos)
*Par de Coxim do Opala 6cc (gostei da idéia, Renato)
*Jogo de velas NGK BUR7ETB-10 e cabos NGK ST-V18/19 ou ST-V30

2a fase:

*Comando de válvulas Sam Cams 276° lift 11,2 LC 111 cruzamento 44° (mandar fazer...)
*Volante do motor Displatec de 4kg
*Brosol 3E do Opala álcool 24-27 - base e filtro marmita
*Pinças de freio dianteiro do Santana 2.0 ano 01 - disco ventilado

O q ta me preocupando na primeira fase é o carburador Mini 21-24 mecânico original do Passat TS 1.6, atual no meu carro. De não dar conta do recado até pintar mais grana para ir a 2ª fase. Só vou ficar com este mini pra segurar a onda.

Na segunda fase este comando de 276° não sei se esta legal, pq quero uma lenta quase lisa que limpe antes de 1500 rpm, por isso que coloquei um Lobe Center de 111 e levantamento de 11,2mm em relação ao overlap de 44° que estou por fora, queria saber que valor ficaria melhor.

Atual:

Motor 1.6 original, comando ZBA tucho mecanico (254°), bobina MI 105, mini-progressivo 21-24 mecanico original Passat TS 1.6
Escape: Coletor original e tubulação e só 2 abafadores esportivos no final
Hidrovácuo do Santana 2.0 (230mm de diametro)
Aro 15 ferro offset 27 tala 6" Citroen C3 (offset muito bom, deixa o carro bem estavel em curvas, dando melhor apoio quanto a rolagem da carroceria)
Pneus Michelin Pilot Exalto 2 195/50/R15 82V (excelentes!!!!!!!!!!! Mesmo passando em poças na estrada entre 120 e 140km/h não perde aderência, frenagem excepcional)
Freios é aquela porcaria de pinça de pastilhas quadradinhas do 1.6 (não vejo a hora de trocar pela do Santana)
Suspensão toda original e altura original.

Renato desculpa ter perdido a linha escrevendo... Agradeço desde já pelas respostas

Abraços rapaz
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Esse upgrade do Felipe Voyage eu quero ver como é que vai ficar, Felipe vai postando para gnt passo a passo o teu esquema de preparação....abraços.

Outra coisa, essas suas rodas do Citroen vc teve q refurar elar para colocar no teu voyage, tenho vontade de colocar umas rodas 15 do novo voyage no meu carro, mas n sei se cairiam legal, qto q valem essas suas rodas ai no rio? E de qual modelo de citroen são essas rodas?...abraços.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Felipe ...

Não sei quanto custa os pistões da Metal leve, o que eu fiz foi comprar os pistões da Powertech 1.9, ou seja, ja vem nas mesmas dimensões do que o do 1.8 só que com 84,5 mm de diametro, ai vc não vai precisar dar passe em nada, pois ele vai ficar faceando certinho com o seu bloco, ok ... Com isso vc vai ficar com 1938 cc além de ter pistões forjados. Peguei R$ 650,00, sinceramente não sei quanto custa os da Metal Leve, mas se vc por na balança o total do serviço, já que vc não vai ter que mexer em nada só a bertura do bloco, acredito que sejamais barato investir logo no pistão certo.

O resto é o que estou fazendo no meu, nossos golzinhos vão ficar Show !!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

bilulpg escreveu:Esse upgrade do Felipe Voyage eu quero ver como é que vai ficar, Felipe vai postando para gnt passo a passo o teu esquema de preparação....abraços.

Outra coisa, essas suas rodas do Citroen vc teve q refurar elar para colocar no teu voyage, tenho vontade de colocar umas rodas 15 do novo voyage no meu carro, mas n sei se cairiam legal, qto q valem essas suas rodas ai no rio? E de qual modelo de citroen são essas rodas?...abraços.
Quando comprei o carro ele já veio com estas rodas. Elas estão refuradas... O original delas é 4x108 eu tou usando 4x100.

Elas são da Fumagalli, marca boa em relação a rodas de ferro são do Citroen C3, mas o que mais gostei dela é o desenho dos furos e o offset 27mm e tala 6" menor que o original VW que é offset 38mm, elas ficam 11mm mais pra fora que as originais, isto já da um bom apoio em curvas em alta diminuindo a rolagem da carroceria.

Outra coisa que gosto nestas rodas pq ela se parece com umas rodas de ferro que sairam para fusca no México e nos EUA, dando uma cara esportiva/original por ser aro 15 e pneu de perfil baixo, ficando o carro com uma cara tipo do Golf GTI MKI que usava rodas de ferro.

ImagemImagem

Mas tem os seus inconvenientes... Como o furo central dela é maior que o furo das rodas vw, ela fica sambando no cubo na hora que vc vai colocar elas e tem que colocar os parafusos em X e ir apertando gradativamente em X, senão ficam completamente desbalanceadas. Tenho que tirar as medidas do furo dela e do cubo da VW e mandar num torneiro mecânico fazer anéis centralizadores de alumínio tipo usado em rodas de liga.

O preço destas rodas por aqui deve estar por volta de uns 300,00 o jogo não furado e pretas.

Tambem estou pensando nestas rodas do novo voyage, eu acho que já vi uma foto de um quadrado com elas e pelo que me lembre ficaram bem legais... Mas gosto é gosto.
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

André Pinheiro escreveu:Fala Felipe ...

Não sei quanto custa os pistões da Metal leve, o que eu fiz foi comprar os pistões da Powertech 1.9, ou seja, ja vem nas mesmas dimensões do que o do 1.8 só que com 84,5 mm de diametro, ai vc não vai precisar dar passe em nada, pois ele vai ficar faceando certinho com o seu bloco, ok ... Com isso vc vai ficar com 1938 cc além de ter pistões forjados. Peguei R$ 650,00, sinceramente não sei quanto custa os da Metal Leve, mas se vc por na balança o total do serviço, já que vc não vai ter que mexer em nada só a bertura do bloco, acredito que sejamais barato investir logo no pistão certo.

Um abração
André, gostei bastante da sua idéia... Se tiver neste preço ta valendo a pena pacas!!! Ótimo saber que não precisa ficar tendo que dar passe na cabeça dos pistões...

Agora só tenho algumas dúvidas a respeito...
Estes pistões usam pino 20mm dos VW?
Eles são de cabeça reta, iguais os de álcool?
Vem dizendo qual a folga que deve ter nos cilindros retificados? Digo isto pq pistões forjados tem coeficiente de dilatação térmica diferente dos pistões originais, não sei se a folga é maior ou menor que a usada nos pistões originais. Porque neste caso passe os valores para retífica e eles com os pistões em mãos deixam os cilindros com as folgas exigidas.

O meu no caso é um Voyaginho, que aos poucos, dependendo da grana do bolso vou levantando ele...

Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
gseverog
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por gseverog »

Felipe Voya escreveu:

Um abração
André, gostei bastante da sua idéia... Se tiver neste preço ta valendo a pena pacas!!! Ótimo saber que não precisa ficar tendo que dar passe na cabeça dos pistões...

Vem dizendo qual a folga que deve ter nos cilindros retificados? Digo isto pq pistões forjados tem coeficiente de dilatação térmica diferente dos pistões originais, não sei se a folga é maior ou menor que a usada nos pistões originais. Porque neste caso passe os valores para retífica e eles com os pistões em mãos deixam os cilindros com as folgas exigidas.

O meu no caso é um Voyaginho, que aos poucos, dependendo da grana do bolso vou levantando ele...

Abraços
desculpa a intromissao, mas a folga eh maior sim, devido ao pistao da powertech dilatar mais com a pressao do turbo, senao me engano no caso do pistao original eh 4 a 6 no forjado eh de 6 a 10, se for usar aspirado pode usar 6, eh pq quanto maior a folga, mais bate saia...

o bom mesmo quanto a folga eh ver com o fabricante mesmo,explicar pra elescomo tu pretende usar, o q vai ter no seu motor, e quantos cvs vai ter, abracos
SAVEIRO QUADRADA BEGE 96 AP 1.8

Original novamente...
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:
bilulpg escreveu:Esse upgrade do Felipe Voyage eu quero ver como é que vai ficar, Felipe vai postando para gnt passo a passo o teu esquema de preparação....abraços.

Quando comprei o carro ele já veio com estas rodas. Elas estão refuradas... O original delas é 4x108 eu tou usando 4x100.

Elas são da Fumagalli, marca boa em relação a rodas de ferro são do Citroen C3, mas o que mais gostei dela é o desenho dos furos e o offset 27mm e tala 6" menor que o original VW que é offset 38mm, elas ficam 11mm mais pra fora que as originais, isto já da um bom apoio em curvas em alta diminuindo a rolagem da carroceria.

Outra coisa que gosto nestas rodas pq ela se parece com umas rodas de ferro que sairam para fusca no México e nos EUA, dando uma cara esportiva/original por ser aro 15 e pneu de perfil baixo, ficando o carro com uma cara tipo do Golf GTI MKI que usava rodas de ferro.

ImagemImagem

Mas tem os seus inconvenientes... Como o furo central dela é maior que o furo das rodas vw, ela fica sambando no cubo na hora que vc vai colocar elas e tem que colocar os parafusos em X e ir apertando gradativamente em X, senão ficam completamente desbalanceadas. Tenho que tirar as medidas do furo dela e do cubo da VW e mandar num torneiro mecânico fazer anéis centralizadores de alumínio tipo usado em rodas de liga.

O preço destas rodas por aqui deve estar por volta de uns 300,00 o jogo não furado e pretas.

Tambem estou pensando nestas rodas do novo voyage, eu acho que já vi uma foto de um quadrado com elas e pelo que me lembre ficaram bem legais... Mas gosto é gosto.
Lindas essas rodas suas felipe, e elas lembram bastante as rodas de ferro 14 da parati club/ golf GL. Tem uma loja aki na minha região q tem 4 rodas dessas novas do novo voyage, o dono delas rodou apenas da concessionária até a loja de acessorios p trocar de rodas e deixou as rodas de ferro pretas para vender, e ele quer 250 reais nas 4 rodas, e são pretas, fiquei coçando para comprar elas, mas ia perder mto dinheiro fazendo uma rolada com as minhas 14 originais do uno turbo, agora eu não sei qual é o offset e qual é a tala dessas rodas do novo voyage, mas que são lindas são sim, e ficariam mais show ainda com as tampinhas da roda de ferro do santana, se é q dá para adaptar essas tampinhas.

Logo logo o renatão aparece na área para sanar as tuas dúvidas.

Abraços....e valew pela contribuição e ajuda com a galera aki.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Fala cara ...
Vai ficar tudo belezinha sem adaptações ( pistões com cabeça reta - Alcool ), inclusive vou utilizar os pinos originais do 1.8. Acredito que vc vai ter que comprar tb os aneis pois vai ser difícil achar nessa medida.
Veja com o Rubens da Powertech (rocket.lu@hotmail.com/rubens@powertechnos.com.br - (041) 3585-2322), e da uma chorada, pois comprei os pistões + Aneis + Tampa do comando de alumínio aletado + Cabos Accel 8,8 mm por R$ 1.000,00, mas só os pistões são R$ 690,00 e os aneis R$ 180,00, ou seja, R$ 870,00 se chorar cai para uns R$ 800,00 ou menos, ok ...

Quanto as folgas não sei te dizer ainda, pois não recebi ainda o material, quando chegar eu te falo, mas se não vier as folgas indicadas é só falar com o Rubens pois o cara é bem legal e manja muito, ok ...

Descrição - PWT-VWAPA18/84.5 PowerTech Forjado 84.50mm VW AP ASPIRADO 1.8L (s/pinos) 1.5 x 1.5 x 3.0 cabeça plana

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

gseverog escreveu:
Felipe Voya escreveu:

Um abração

Abraços
desculpa a intromissao, mas a folga eh maior sim, devido ao pistao da powertech dilatar mais com a pressao do turbo, senao me engano no caso do pistao original eh 4 a 6 no forjado eh de 6 a 10, se for usar aspirado pode usar 6, eh pq quanto maior a folga, mais bate saia...

o bom mesmo quanto a folga eh ver com o fabricante mesmo,explicar pra elescomo tu pretende usar, o q vai ter no seu motor, e quantos cvs vai ter, abracos
Vlw mesmo pelas dicas...

Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

bilulpg escreveu:
Felipe Voya escreveu:

ImagemImagem

Lindas essas rodas suas felipe, e elas lembram bastante as rodas de ferro 14 da parati club/ golf GL. Tem uma loja aki na minha região q tem 4 rodas dessas novas do novo voyage, o dono delas rodou apenas da concessionária até a loja de acessorios p trocar de rodas e deixou as rodas de ferro pretas para vender, e ele quer 250 reais nas 4 rodas, e são pretas, fiquei coçando para comprar elas, mas ia perder mto dinheiro fazendo uma rolada com as minhas 14 originais do uno turbo, agora eu não sei qual é o offset e qual é a tala dessas rodas do novo voyage, mas que são lindas são sim, e ficariam mais show ainda com as tampinhas da roda de ferro do santana, se é q dá para adaptar essas tampinhas.

Logo logo o renatão aparece na área para sanar as tuas dúvidas.

Abraços....e valew pela contribuição e ajuda com a galera aki.
sobre off-set não precisa se preocupar pq qualquer roda da VW tem o mesmo off-set, isso é padrão de montadora.. cada uma tem uma medida que usa pra todos os carros, pra facilitar a produção...

agora a tala pode mudar, mas muito provavelmente é 6,5 igual as outras
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Renato3377 »

Felipe Voya escreveu: Renato vi as configurações do seu carro e achei muito bom o resultado.
Vi que vc usou os pistões 1.8 álcool do Monza/Astra (84,8mm STD) na sua preparação, normalmente este pistões são conhecidos como cabeçudos FASE II como os da foto abaixo que são 2.0 álcool(86mm)...

A minha idéia inicial é retificar bloco e pegar um virabrequim de 1.8 novo ou retificado 0.25 e usar estes pistões. Mas ai surgiu a dúvida... Estes pistões GM usam pino 21mm e os VW usam 20mm. Queria saber o que vc fez no seu. Pensei em 3 alternativas. Se souber de outra(s) fique a vontade.

Primeira (acho que talvez seja a melhor alternativa): Usar os pinos de 21mm da GM, retificando as bielas (VW 144mm) abrindo e embuchando o pé da biela para pino 21mm. Acho que talvez seja a melhor alternativa devido a usar o pino de comprimento mais compativel com o diametro do pistão. A única coisa contra que vejo é talvez tornar as paredes do pé da biela mais frágeis devido ao maior pino.

Usando estes pistões 1.8 GM nos vira VW de 1.8 ou 2.0, eles não ficam faceados com o bloco AP (ficam para fora...) Tendo que dar um passe na cabeça deles para ficar faceados no bloco. Tem altura de compressão diferente dos pistões VW.

No seu caso que foi usado vira VW de 2.0 para facear (33,65 - 29,3 = 4,35mm de passe nos pistões) não ficou muito próximo o passe do anel de compressão superior e com a parede muito fina da cabeça podendo furar o pistão? Fiquei pensando nisto em relação ao passe nos pistões com vira 2.0.

Meu projeto inicial...

*Cabeçote AP 2.0 8V tucho mecânico 5 mancais – (Santana 2000 Carburado) A(40mm) E(33mm) c/ dutos levemente abertos e polidos, taxa 13,8:1 (altura original: 133mm p/ 132,2mm ; 0,8mm de passe)
*Comando de válvulas VW 049G (266°) tucho mecânico aspirado
Lift - 10,3/10,8 Cruzamento 44 graus LC - 110
*Polia Regulável (Graduada) de alumínio
*Junta do cabeçote de Aço do Golf Quadrado 1.8, torneada para pistões 84,8mm GM
*Bloco completo do 1.6 retificado para pistões álcool 84,8mm STD GM
*Pistões Metal Leve GM OHC FASE II 1.8 álcool STD 84,8mm com passe de 1,45mm na cabeça
*Virabrequim 1.8 - 86,4mm curso, novo ou retificado 1ª sobremedida 0,25
*Coletor de admissão com dutos polidos e dimensionados com a entrada do cabeçote - com junta de aço
* Bomba de combustível mecânica do AP 2.0 (cabeçuda)
*Coletor de escape 4x1 com dutos de 2" e local para colocação de sonda lambda - e junta de aço
*Tubo flexível do escape do Palio (ferro velho) - para conexão do 4x1 com o restante do escapamento (para evitar trinca nos tubos)
*Par de Coxim do Opala 6cc (gostei da idéia, Renato)
*Jogo de velas NGK BUR7ETB-10 e cabos NGK ST-V18/19 ou ST-V30

2a fase:

*Comando de válvulas Sam Cams 276° lift 11,2 LC 111 cruzamento 44° (mandar fazer...)
*Volante do motor Displatec de 4kg
*Brosol 3E do Opala álcool 24-27 - base e filtro marmita
*Pinças de freio dianteiro do Santana 2.0 ano 01 - disco ventilado

O q ta me preocupando na primeira fase é o carburador Mini 21-24 mecânico original do Passat TS 1.6, atual no meu carro. De não dar conta do recado até pintar mais grana para ir a 2ª fase. Só vou ficar com este mini pra segurar a onda.

Na segunda fase este comando de 276° não sei se esta legal, pq quero uma lenta quase lisa que limpe antes de 1500 rpm, por isso que coloquei um Lobe Center de 111 e levantamento de 11,2mm em relação ao overlap de 44° que estou por fora, queria saber que valor ficaria melhor.

Atual:

Motor 1.6 original, comando ZBA tucho mecanico (254°), bobina MI 105, mini-progressivo 21-24 mecanico original Passat TS 1.6
Escape: Coletor original e tubulação e só 2 abafadores esportivos no final
Hidrovácuo do Santana 2.0 (230mm de diametro)
Aro 15 ferro offset 27 tala 6" Citroen C3 (offset muito bom, deixa o carro bem estavel em curvas, dando melhor apoio quanto a rolagem da carroceria)
Pneus Michelin Pilot Exalto 2 195/50/R15 82V (excelentes!!!!!!!!!!! Mesmo passando em poças na estrada entre 120 e 140km/h não perde aderência, frenagem excepcional)
Freios é aquela porcaria de pinça de pastilhas quadradinhas do 1.6 (não vejo a hora de trocar pela do Santana)
Suspensão toda original e altura original.

Renato desculpa ter perdido a linha escrevendo... Agradeço desde já pelas respostas

Abraços rapaz

Fala Felipe !! Bem-vindo ao tópico !!

Vc acertou na primeira opção, minhas bielas são "abertas" pra receber os pinos originais dos pistões. Os pistões são rebaixados tb, mas perto do limite para não fragiliza-los. É claro que esse limite vem com a prática, o que posso dizer que nesse motor e outros semelhantes feitos pelo meu preparador, nunca tiveram problemas com pistão ... e digo que eles são BEEEEMM usados no extremo !!
Uma opção que pode ser teoricamente mais durável, para não reduzir muito a espessura da parede do pistão, pode usar uma junta de cabeçote de aço da SPA turbo com maior espessura e equilibrar a taxa no cabeçote. Dá uma olhada no site www.spaturbo.com.br

Usar o pistão 84,8 com vira 1.8 fica muito bom sim. Meu preparador já usou num turbinado que girava horrores !!! Mas o problema é que se precisar de retífica do cilindro, vc já está no limite! Perto de uma camisa nova pra ele ....

Seu projeto tá muito bom! Acredito que seu mini-progressivo, se bem trabalhado, pode te acompanhar até a segunda fase sim, mas depende de quem trabalha ... onde vc vai montar e regular seu motor ?? Acho inclusive que vc já pode partir pro comando da samcams mesmo com o mini, economizando na peça (não precisa comprar o 49g) e na futura mão-de-obra. Lembro que o grupo N de corrida no autódromo, usa motores 1.6 de 140 a 150 cv com taxas altíssimas e são alimentados pelo mini .... Meu preparador montava esses motores tb e tem experiência com esse carburador. Se quiser te ponho na linha com ele!

O comando 276 fica melhor com lobe < 110, apesar da lenta um pouco mais irregular. Nos aspirados, o que ajuda muito no giro e potência é justamente o lobe menor que 110. Se a sua preocupação é limpar antes dos 1500 rpm, o 276 da samcams com lobe de 109 já limpa antes disso.

Um adicional às polias é a do virabrequim em alumínio que tb tem diâmetro menor, melhorando um pouco mais a curva de torque pelo menor peso e esforço do motor. A correia do alternador tem que ser trocada por uma menor, a do corsa se não me engano ...

A opção do André na escolha dos forjados com medida menor é ótima! Excelente custo-benefício! Vale a pena estudar e ver se fica legal no seu projeto!

Meu esquema de suspensão é a seguinte:
ALTURA ORIGINAL, sem apurrinhação com polícia e buracos/quebra-molas. Esteticamente ficaria mais bonito um pouco mais baixo, mas meus pneus 195/55 compensam um pouco. Eu brinco que é minha configuração de Rally .... e funciona como se fosse ... rsrs!
- Molas originais do GTI com ar.
- Amortecedores TAG dupla ação para turbos.
- Barras transversais superior dianteira, inferior dianteira e superior traseira.
- Buchas da balança em poliuretano.
- Buchas do quadro em alumínio.
Futuramente (em breve) colocarei as barras de tração que amarra longarina, balança, quadro ...

Ficou um esquema muito estável e durável, já testado inclusive na arrancada do autódromo com motor turbo. No aspirado atual a frente fica reta, sem subir nas acelerações ou abaixar nas frenagens.

Aliás, quanto ao seu freio, já que pretende trocar tudo, talvez o melhor custo/benefício seria comprar os discos de 284 mm+pinças+pastilhas da powerbrakes em SP www.powerbrakes.eng.br que custa 700 reais o kit completo dianteiro. Eu uso o disco ventilado do santana 2.0 com pastilhas originais e fluido dot 5. Mas como pretendo agora andar em trackdays no autódromo, vou partir pra esse kit de SP. Lembro tb que a troca do servofreio pelo do santana tb ajuda bastante!

É rapaz, não se preocupe com tamanho do texto! A galera tá acostumada !!

Boa sorte !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Informações sobre os comandos originais, para a galera aspirada do fórum... :fiu:

****Pesquisas no Google****

info tecnicas....

GTS - 049 G(yes)

Tucho mecânico
Permanência - 260/266
Aferição - 220/226
Lift - 10,3/10,8
Cruzamento 44 graus
LC - 110

-------------------------------------------------------------
027.2(yes)

Tucho mecânico
Permanência - 260/266
Aferição - 220/226
Lift - 10,3/10,8
Cruzamento 44 graus
LC - 110
Para o 49G só muda a chaveta em 2 graus...o resto é igual

------------------------------------------------------------------------
GTI - 027.7(yes)

Tucho hidráulico
Permanência - 254/254
Aferição - 226/226 graus
Lift - 11,15/11,15
Cruzamento 46 graus
LC - 110

----------------------------------------------------------------------
49H(irrrrrrc)

Tucho mecânico
Permanência - 254/254
Aferição - 212/212
Lift - 9,3/9,3
Cruzamento - 42
LC - 110

-----------------------------------------------------------------
ZBA(irrrrc)

Tucho mecânico
Permanência - 254/254
Aferição - 212/212
Lift - 9,3/9,3
Cruzamento - 50
LC - 110

----------------------------------------------------------------
026(irrrrrrc)

Tucho hidráulico
Permanência - 250/250
Aferição - 210/210
Lift - 10,1/10,1
Cruzamento - 50
LC - 110

----------------------------------------------------------------
026/BE (yes)

Tucho hidráulico
Permanência - 254/254
Aferição - 226/226 graus
Lift - 11,15/11,15
Cruzamento 46 graus
LC - 110

OBS.: do 027.7 para o 026BE é como do 49G para o 27.2...só muda chaveta.

E a tabela de comandos da SamCams

Imagem
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Renato3377 »

Fala galera!

Esses comandos da Samcams são de excelente custo-benefício. Quando comprei era 250 reais + frete. Na caixa tem a regulagem necessária de folga das vávulas para cada comando.

Eu uso o 284 com lobe de 111. Fica muito bom na rua NO MEU MOTOR! Cada comando define o comportamento do motor de acordo com a cilindrada, cabeçote, carburador, etc. Com a Weber 40, a lenta fica lisa. Em dinamômetro, o pico de torque veio a 4000 rpm e o de potência a 5500 - 5700, com uma curva bem distribuída.

Um comandinho bom para 1.8 com 3e, taxa e coletor 4x1 é o 280 com lobe 110 (modelo 0,270). Eu já usei esse comando quando usava a 3e antes da weber no motor 2.1. A lenta embaralha um pouco, mas limpa antes de 1500 rpm. Acho que o pico de potência vem em 5700 - 5900 rpm. Fica muito bom pra uso na rua.

Até breve !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Renato3377 escreveu:
Fala Felipe !! Bem-vindo ao tópico !!

Vc acertou na primeira opção, minhas bielas são "abertas" pra receber os pinos originais dos pistões. Os pistões são rebaixados tb, mas perto do limite para não fragiliza-los. É claro que esse limite vem com a prática, o que posso dizer que nesse motor e outros semelhantes feitos pelo meu preparador, nunca tiveram problemas com pistão ... e digo que eles são BEEEEMM usados no extremo !!
Uma opção que pode ser teoricamente mais durável, para não reduzir muito a espessura da parede do pistão, pode usar uma junta de cabeçote de aço da SPA turbo com maior espessura e equilibrar a taxa no cabeçote. Dá uma olhada no site www.spaturbo.com.br

Usar o pistão 84,8 com vira 1.8 fica muito bom sim. Meu preparador já usou num turbinado que girava horrores !!! Mas o problema é que se precisar de retífica do cilindro, vc já está no limite! Perto de uma camisa nova pra ele ....

Seu projeto tá muito bom! Acredito que seu mini-progressivo, se bem trabalhado, pode te acompanhar até a segunda fase sim, mas depende de quem trabalha ... onde vc vai montar e regular seu motor ?? Acho inclusive que vc já pode partir pro comando da samcams mesmo com o mini, economizando na peça (não precisa comprar o 49g) e na futura mão-de-obra. Lembro que o grupo N de corrida no autódromo, usa motores 1.6 de 140 a 150 cv com taxas altíssimas e são alimentados pelo mini .... Meu preparador montava esses motores tb e tem experiência com esse carburador. Se quiser te ponho na linha com ele!

O comando 276 fica melhor com lobe < 110, apesar da lenta um pouco mais irregular. Nos aspirados, o que ajuda muito no giro e potência é justamente o lobe menor que 110. Se a sua preocupação é limpar antes dos 1500 rpm, o 276 da samcams com lobe de 109 já limpa antes disso.

Um adicional às polias é a do virabrequim em alumínio que tb tem diâmetro menor, melhorando um pouco mais a curva de torque pelo menor peso e esforço do motor. A correia do alternador tem que ser trocada por uma menor, a do corsa se não me engano ...

A opção do André na escolha dos forjados com medida menor é ótima! Excelente custo-benefício! Vale a pena estudar e ver se fica legal no seu projeto!

Meu esquema de suspensão é a seguinte:
ALTURA ORIGINAL, sem apurrinhação com polícia e buracos/quebra-molas. Esteticamente ficaria mais bonito um pouco mais baixo, mas meus pneus 195/55 compensam um pouco. Eu brinco que é minha configuração de Rally .... e funciona como se fosse ... rsrs!
- Molas originais do GTI com ar.
- Amortecedores TAG dupla ação para turbos.
- Barras transversais superior dianteira, inferior dianteira e superior traseira.
- Buchas da balança em poliuretano.
- Buchas do quadro em alumínio.
Futuramente (em breve) colocarei as barras de tração que amarra longarina, balança, quadro ...

Ficou um esquema muito estável e durável, já testado inclusive na arrancada do autódromo com motor turbo. No aspirado atual a frente fica reta, sem subir nas acelerações ou abaixar nas frenagens.

Aliás, quanto ao seu freio, já que pretende trocar tudo, talvez o melhor custo/benefício seria comprar os discos de 284 mm+pinças+pastilhas da powerbrakes em SP www.powerbrakes.eng.br que custa 700 reais o kit completo dianteiro. Eu uso o disco ventilado do santana 2.0 com pastilhas originais e fluido dot 5. Mas como pretendo agora andar em trackdays no autódromo, vou partir pra esse kit de SP. Lembro tb que a troca do servofreio pelo do santana tb ajuda bastante!

É rapaz, não se preocupe com tamanho do texto! A galera tá acostumada !!

Boa sorte !!
Primeiramente obrigado pelas dicas Renato.

Vlw mesmo por ter gostado do projetinho, tou me preparando monetáriamente para começar a executar ele em dezembro.

Eu vou acabar fazendo o mesmo que vc fez, usando os pistões GM de 84,8mm pq o jogo destes pistões ta saindo por volta de 600,00 mas já vem com pino e jogo de anéis na medida. E mandando abrir o pé da biela para pino 21mm e faceando os pistões com o bloco. Pelo que vi sai mais em conta o custo/beneficio. Tudo isso num vira de AP 1.8

A idéia do André é interessante, mas pelo que vi sai bem mais caro, e no meu caso vou retificar cilindros que já iria ter que fazer e no mais facear os pistões que o serviço ta saindo por uns 80,00 saindo mais em conta.

Olhando o modelo 276° da tabela da Sam Cams

N° 0,31 Duração = 276° Lift = 11,3mm LobCenter = 109° Overlap 18°

A duração está do jeito que estou querendo (276°), o lobcenter de 109° como vc sugeriu, o lift de11,3mm me parece bom e este overlap de 18° está de acordo? No seu comando 284° está com quanto de overlap?

Em relação a junta do cabeçote, para os pistões de 84,8m que esta me preocupando um pouco. Na SPATurbo só tem junta de no máximo 84,2mm, não sei se pode usar esta junta assim mesmo ou se vai ter que mandar abrir um pouco mais a junta para evitar que fique com uma parte dela dentro da câmara de combustão deteriorando ela mais rápido.
Qual a junta que você usou Renato? Teve que mandar fazer?

Eu até achei esta aqui no mercado livre, mas ta carinha pacas....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-86mm-_JM

Dando uma olhada no youtube achei esta pérola... Um Puma GTE com motor AP 1.6, cabeçote de 2.0, comando 276°, polia regulável e injeção MI Fueltech e 4x1 de 2,5” regulando a FuelTech
http://www.youtube.com/watch?v=Z6W3ogR_NMQ
http://www.youtube.com/watch?v=XRJGeHLPCHQ

Fiquei doido como gira lisinho o 276° no 1.6 com Fueltech. Ta com ronco lindo demais parecendo B16 VTEC da Honda cortando a 7300rpm.

Ai Ai ... eu quero um destes pra mim.... risos

E este voyage 1.6 com um 276°. Este ele fica embaralhando na lenta, mas nota-se que mal sobe o giro e já limpa logo e parece tá com um bom torque para 1.6.

http://www.youtube.com/watch?v=ecm_6AvS81A

Renato quando puder faz um vídeo do seu Gol 1000, risos

Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por difersilva »

Ola pessoal,

Prazer em conhece-los, me chamo Diego e tou por aqui para conversarmos um pouco das diversas maneira e preparações disponiveis hoje em dia.
Tenho uma Pampa L AP 1.8 ano 95, brosol 2E comando 049H, provavelmente cambio PV pelo calculo de mudança marchas e tou a fim de dar um mexida, com uma preparação bem leve e quilibrada.
Ja fiz a parte de perfumaria ext. (pintura, estofamento,etc).

Problema e curiosidades: Gostaria de saber quantos giros o motor AP 1.8 original é capaz de atingir, qual o tempo de aceleração que o pessoal faz de 0-100.
Como comprei o carro convertido a alcool, não sei se os pistões são a alcool. Pelo tempo ai do pessoal e pela minha redução de gicles é possivel que eu descubra pistao sem abrir o motor.
Faço 0-100 em 13-14seg com giclagem 135 / 150.
Sera que pistao a gasossa rodando a alcool faz isso??
Volto mais a noite para podermos conversar.

Abraços.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

difersilva escreveu:Ola pessoal,

Prazer em conhece-los, me chamo Diego e tou por aqui para conversarmos um pouco das diversas maneira e preparações disponiveis hoje em dia.
Tenho uma Pampa L AP 1.8 ano 95, brosol 2E comando 049H, provavelmente cambio PV pelo calculo de mudança marchas e tou a fim de dar um mexida, com uma preparação bem leve e quilibrada.
Ja fiz a parte de perfumaria ext. (pintura, estofamento,etc).

Problema e curiosidades: Gostaria de saber quantos giros o motor AP 1.8 original é capaz de atingir, qual o tempo de aceleração que o pessoal faz de 0-100.
Como comprei o carro convertido a alcool, não sei se os pistões são a alcool. Pelo tempo ai do pessoal e pela minha redução de gicles é possivel que eu descubra pistao sem abrir o motor.
Faço 0-100 em 13-14seg com giclagem 135 / 150.
Sera que pistao a gasossa rodando a alcool faz isso??
Volto mais a noite para podermos conversar.

Abraços.
Normalmente cambio PV só saia em modelos esportivos ou top de linha com motor 1.8S (049G) como Gol GTS, Passat GTS Pointer, Voyage GLS 89 / Sport (93/94), Parati GLS

Como no seu caso é Pampa com comando 049H bem capaz do seu cambio ser PS, cambio adotado para motores 1.8 e 2.0 sem ser esportivos, vizando economia por ser mais longo desde a 2ª marcha. Por isso que o 1.8 (com comando manso e cambio PS, em uso normal) é mais econômico que o 1.6, principalmente na estrada.

Como o pessoal já sabe... PS é bom pra turbo e PV é bom pra aspro.

Umas continhas rápidas... Pistões originais podem trabalhar com velocidades no limite máximo 20m/s (subindo e descendo dentro dos cilindros) sem começar a sofrer deformarções ou trincas. Se o motor tiver forjado este valor aumenta. Podendo atingir rpm's mais altas.

Nos AP's eu já tinha feito estas contas um tempo atrás...

RPM máxima de cada motor original:

AP 1.6 --- 7752rpm
AP 1.8 --- 6944rpm
AP 2.0 --- 6466rpm

Para ter uma margem de segurança diminua + ou - 300rpm destes valores acima para usar como rpm máxima no dia-a-dia.

Eu acho que é por isso que o tacômetro do 1.8 e 2.0 vão no máximo a 7000rpm (fundo de escala) e nos 1.6 nem tem tacômetro, por poder arregaçar mais... hehehehe

Um jeito de vc saber se os seus pistões são gasolina ou álcool sem precisar tirar o cabeçote, é vc levando num bom mecanico de confiança que tenha um equipamento para medir a compressão dos cilindros. Ele vai tirar a vela de cada cilindro (um de cada vez) e colocando o manometro aparafusado no local da vela e verificar os valores obtidos com valores tabelados de 1.8 gasolina e 1.8 álcool. Eu não tenho estes valores, mas valores mais baixos é de gasolina e valores mais altos é de álcool.
Claro que se o seu motor tiver ruim, anéis de segmento e cilindros gastos, válvulas enforcadas e falta de vedação das válvulas nas sedes, vai ter valores baixos de compressão, prejudicando a leitura.

Giglagem menor no carbura é caracteristica de carros a gasolina, mas podem ter reduzido a giglagem afim de ter economia, mas com perda de desempenho.

Desempenho tem que da uma olhada no manual do carro que normalmente vem dizendo o tempo de 0 a 100km/h.

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
gseverog
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por gseverog »

OPA, de Pampa eu entendo, ateh bem mais q de gol :P

Pampa 1.8L 95 originalmente eh PV, 0,80 na 5 marcha, 28/35.

Abracos
SAVEIRO QUADRADA BEGE 96 AP 1.8

Original novamente...
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por difersilva »

gseverog escreveu:OPA, de Pampa eu entendo, ateh bem mais q de gol :P

Pampa 1.8L 95 originalmente eh PV, 0,80 na 5 marcha, 28/35.

Abracos
Certo companheiro....
Agora será que é possivel fazer 0-100 em 13-14seg com essa pampa tendo gicles 1º 135 caneta J85 e 2º 150 caneta F168? Sendo pistoes a gasolina? ou pelo tem é a alcool??
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:
difersilva escreveu: Um jeito de vc saber se os seus pistões são gasolina ou álcool sem precisar tirar o cabeçote, é vc levando num bom mecanico de confiança que tenha um equipamento para medir a compressão dos cilindros. Ele vai tirar a vela de cada cilindro (um de cada vez) e colocando o manometro aparafusado no local da vela e verificar os valores obtidos com valores tabelados de 1.8 gasolina e 1.8 álcool. Eu não tenho estes valores, mas valores mais baixos é de gasolina e valores mais altos é de álcool.
Claro que se o seu motor tiver ruim, anéis de segmento e cilindros gastos, válvulas enforcadas e falta de vedação das válvulas nas sedes, vai ter valores baixos de compressão, prejudicando a leitura.
Então para ajudar o colega a saber se os pistões dele são a gasolina ou alcool eu vou relatar a minha experiência, esses dias fui medir a compressão do meu carro e a compressão do cilindro a gasolina estava no me carro em 150 nos 3 cilindros e 120 em 1 dos cilindros, o meu mecânico disse que a taxa de 150 é taxa de gasolina, e a taxa de alcool tem q dar mais de 200 as vezes até 230, me corrijam se estou exagerando na taxa do alcool mais foi mais ou menos isso que ele me falou, e foi assim q descobri que o meu carro era a gasolina.

Espero ter ajudado.

Abraços.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

Mensagem por Guilherme Monteiro »

verdadeee renatãoo.. posta videos do brinquedinho sahosaho..
as fotos sao maravilhosas !!!
agora to curioso pra ver o video,..
de 0 a 100 , e as retomadasssss !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”