Pelo que vi o Renato3377 é o médico de plantão dos quadrados... Só ele mesmo para receitar remédios (ou melhor venenos) para esta gripe eqüína que vem assolando este tópico... hehehehehehe
Renato vi as configurações do seu carro e achei muito bom o resultado.
Vi que vc usou os pistões 1.8 álcool do Monza/Astra (84,8mm STD) na sua preparação, normalmente este pistões são conhecidos como cabeçudos FASE II como os da foto abaixo que são 2.0 álcool(86mm)... Só para ilustrar

O meu é um AP 1.6 álcool, que já ta pendindo uma boa retífica, já tinham me falado sobre usar estes pistões 1.8 álcool GM.
A minha idéia inicial é retificar bloco e pegar um virabrequim de 1.8 novo ou retificado 0.25 e usar estes pistões. Mas ai surgiu a dúvida... Estes pistões GM usam pino 21mm e os VW usam 20mm. Queria saber o que vc fez no seu. Pensei em 3 alternativas. Se souber de outra(s) fique a vontade.
Primeira (acho que talvez seja a melhor alternativa): Usar os pinos de 21mm da GM, retificando as bielas (VW 144mm) abrindo e embuchando o pé da biela para pino 21mm. Acho que talvez seja a melhor alternativa devido a usar o pino de comprimento mais compativel com o diametro do pistão. A única coisa contra que vejo é talvez tornar as paredes do pé da biela mais frágeis devido ao maior pino.
GM: pino 21mm de diametro e 61,50mm de comprimento
VW: pino 20mm de diametro e 57mm de comprimento
Segunda: Usar os pinos 20mm da VW e na retifica pedir para embuchar os pistões GM 1.8 para pino 20mm. Os contras que vejo nesta, seria do pino ser de menor comprimento que os da GM e o pino ficar correndo para um lado e para o outro no pistão, podendo talvez estragar o embuchamento feito no pistão e não equilibrando as forças aplicadas tanto nas ancoragens dos pistões quanto na biela se o pino estiver mais para um lado do que para o outro.
Terceira (Não sei nem se é viável): Usar as bielas da GM (143mm) que já são feitas para pino 21mm. O problema é saber se a cabeça da biela é compatível com o diâmetro dos moentes do virabrequim VW 1.8 (86,4mm de curso)
Usando estes pistões 1.8 GM nos vira VW de 1.8 ou 2.0, eles não ficam faceados com o bloco AP (ficam para fora...) Tendo que dar um passe na cabeça deles para ficar faceados no bloco. Tem altura de compressão diferente dos pistões VW.
Então vamos aos números... As alturas de compressão de cada pistão (medida do centro do pino até a face superior) seria a medida "B" no desenho abaixo.

*** Valores obtidos dos catalogos de pistões MAHLE e KS
VW
1.6 35,6mm
1.8 32,2mm
2.0 29,3mm
GM
1.8 álcool Fase II (cabeçudo) 33,65mm
No seu caso que foi usado vira VW de 2.0 para facear (33,65 - 29,3 = 4,35mm de passe nos pistões) não ficou muito próximo o passe do anel de compressão superior e com a parede muito fina da cabeça podendo furar o pistão? Fiquei pensando nisto em relação ao passe nos pistões com vira 2.0.
Já no vira VW de 1.8 já fica mais tranquilo o passe para facear (33,65 - 32,2 = 1,45mm de passe nos pistões) não fragilizando tanto os pistões.
O bom destes pistões que usando no vira de 1.8, transforma o motor praticamente num 2.0 girador com a vantagem de atingir rpm's mais altas.
2.0 original VW 1984cc
vira 1.8 VW e pistões 1.8 GM 1952cc 2.0
vira 2.0 VW e pistões 1.8 GM 2096cc 2.1 (o motor do Renato)
Meu projeto inicial...
*Cabeçote AP 2.0 8V tucho mecânico 5 mancais – (Santana 2000 Carburado) A(40mm) E(33mm) c/ dutos levemente abertos e polidos, taxa 13,8:1 (altura original: 133mm p/ 132,2mm ; 0,8mm de passe)
*Comando de válvulas VW 049G (266°) tucho mecânico aspirado
Lift - 10,3/10,8 Cruzamento 44 graus LC - 110
*Polia Regulável (Graduada) de alumínio
*Junta do cabeçote de Aço do Golf Quadrado 1.8, torneada para pistões 84,8mm GM
*Bloco completo do 1.6 retificado para pistões álcool 84,8mm STD GM
*Pistões Metal Leve GM OHC FASE II 1.8 álcool STD 84,8mm com passe de 1,45mm na cabeça
*Virabrequim 1.8 - 86,4mm curso, novo ou retificado 1ª sobremedida 0,25
*Coletor de admissão com dutos polidos e dimensionados com a entrada do cabeçote - com junta de aço
* Bomba de combustível mecânica do AP 2.0 (cabeçuda)
*Coletor de escape 4x1 com dutos de 2" e local para colocação de sonda lambda - e junta de aço
*Tubo flexível do escape do Palio (ferro velho) - para conexão do 4x1 com o restante do escapamento (para evitar trinca nos tubos)
*Par de Coxim do Opala 6cc (gostei da idéia, Renato)
*Jogo de velas NGK BUR7ETB-10 e cabos NGK ST-V18/19 ou ST-V30
2a fase:
*Comando de válvulas Sam Cams 276° lift 11,2 LC 111 cruzamento 44° (mandar fazer...)
*Volante do motor Displatec de 4kg
*Brosol 3E do Opala álcool 24-27 - base e filtro marmita
*Pinças de freio dianteiro do Santana 2.0 ano 01 - disco ventilado
O q ta me preocupando na primeira fase é o carburador Mini 21-24 mecânico original do Passat TS 1.6, atual no meu carro. De não dar conta do recado até pintar mais grana para ir a 2ª fase. Só vou ficar com este mini pra segurar a onda.
Na segunda fase este comando de 276° não sei se esta legal, pq quero uma lenta quase lisa que limpe antes de 1500 rpm, por isso que coloquei um Lobe Center de 111 e levantamento de 11,2mm em relação ao overlap de 44° que estou por fora, queria saber que valor ficaria melhor.
Atual:
Motor 1.6 original, comando ZBA tucho mecanico (254°), bobina MI 105, mini-progressivo 21-24 mecanico original Passat TS 1.6
Escape: Coletor original e tubulação e só 2 abafadores esportivos no final
Hidrovácuo do Santana 2.0 (230mm de diametro)
Aro 15 ferro offset 27 tala 6" Citroen C3 (offset muito bom, deixa o carro bem estavel em curvas, dando melhor apoio quanto a rolagem da carroceria)
Pneus Michelin Pilot Exalto 2 195/50/R15 82V (excelentes!!!!!!!!!!! Mesmo passando em poças na estrada entre 120 e 140km/h não perde aderência, frenagem excepcional)
Freios é aquela porcaria de pinça de pastilhas quadradinhas do 1.6 (não vejo a hora de trocar pela do Santana)
Suspensão toda original e altura original.
Renato desculpa ter perdido a linha escrevendo... Agradeço desde já pelas respostas
Abraços rapaz