Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol CL 1.6MI álcool

Mensagem por AlexNichele »

Wellerson01 escreveu:Alex,

A pressão da bomba foi com o manometro, não verifiquei com o Scanner. Vou verificar senão há entrada de ar falso e se não conseguir solucionar o problema da lenta vou trocar o bico injetor.

Você esta me ajudando muito com a minha injeção.
Ah, agora entendi....

Eu tenho alguns macetes pra catar entrada de ar falso. Desde usar spray de óleo (Jimo Penetril e/ou similares) até espuma de sabão/lava louça. A idéia é colocar nos locais onde pode estar havendo essa entrada de ar indesejada e ver se aparece.

Atenção somente com o uso do spray, pois dependendo do lugar é preferível a espuma de sabão pq o risco de calor/fogo pode provocar chama pois o spray é inflamável. Tanto que algumas pessoas usam como "partida a frio"... hehehehe

Que nada... apenas estou dando uns palpites, nada mais do que isso. Fico feliz que eu esteja conseguindo ajudar, isso me deixa muito satisfeito. Valeu!

Abração!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

mexell escreveu:Blza Alex

O meu chapa montou o distribuidor dele e ficou legal, o meu ja tem o sensor Hall, so muda a carcaça pq a outra nao tem avanço , senao ia ter de travar o avanço do meu ai da mo faxina.... Ele montou o dele e ficou bom...

Arrumar o bico ( comprar heheeh) tem um q esta ferrado...

No outro sabado sem ser este , iremos montar o bixo uhuhuhhu
Tranquilo, meu guri...

Não posso dizer que não funciona, apenas chamei a atenção para que (assim em toda adaptação) ter cuidado pra evitar problemas. E em especial o distribuidor que tem função essencial no sistema de injeção. Apenas isso, ok?

Abraço.
Wellerson01
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Wellerson01 »

Alex,

Tirei o TBI dei uma limpada nele,e troquei o vedador do atuador de lenta, a junta do TBI, os vedadores do MAP, e os vedadores dos bicos, aproveitei que retirei a flauta e consegui trocar o bico flex,agora são todos IWP044. A principio parece que resolveu o problema da lenta, vou rodar com o carro pra ver.
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Wellerson01 escreveu:Alex,

Tirei o TBI dei uma limpada nele,e troquei o vedador do atuador de lenta, a junta do TBI, os vedadores do MAP, e os vedadores dos bicos, aproveitei que retirei a flauta e consegui trocar o bico flex,agora são todos IWP044. A principio parece que resolveu o problema da lenta, vou rodar com o carro pra ver.
Excelente notícia!! Show mesmo!!

Se parado ficou tudo certo na lenta, não tem pq mudar quando sair pra rua... mas conta depois como ficou.

Aproveito pra pedir pra moçada mandar fotos dos seus autinhos pro meu e-mail, será uma satisfação admirá-los... meu e-mail: chucro@gmail.com

Abraço, gurizada de fé!

Alex
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Falando nisso... tô com uma saudade de andar com meu Gaspar... todo santo dia eu faço um carinho nele, converso e ele ali, quietinho... o foda é o preço fdp do álcool aqui em Porto Alegre (+/- R$ 2,10), simplesmente proibitivo pra mim, me nego a pagar um absurdo desse no litro do álcool.

Pra terem idéia sai quase R$ 0,40 o km com ele, que é 1.6. Já com o Vectra, que é 2.0 e à gasolina, sai quase R$ 0,31 o km. Ou seja, uma tremenda palhaçada misturada com putaria... MALDITOS USINEIROS, GOVERNO DE ARAQUE!!!

Desculpem o desabafo... é que acho o fim da várzea me ver limitado a usar algo que gosto simplesmente pq o preço do combustivel me impede... é bucha!!
ERocha
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ERocha »

tou com o kit completo do 1.6 MI álcool aqui, sem coragem de colocar na minha parati 1989 (http://www.vwparaticlub1989.blogspot.com/)

Depois da última msg aí, realmente vou voltar a pensar sério num kit gnv, visto que minhas prioridades são economia e melhor funcionamento do motor (aqui faz muito frio)
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

eroha escreveu:tou com o kit completo do 1.6 MI álcool aqui, sem coragem de colocar na minha parati 1989 (http://www.vwparaticlub1989.blogspot.com/)

Depois da última msg aí, realmente vou voltar a pensar sério num kit gnv, visto que minhas prioridades são economia e melhor funcionamento do motor (aqui faz muito frio)
Instalei na Parati 90 de um amigo meu... ficou um espetáculo. Inclusive ele passou a rodar com gasolina trocando os bicos. Segue funcionando muito bem, obrigado... heheheh

Se tens tudo em mãos, não vejo a dificuldade pra "falta de coragem" não se reverter... mas cada um, cada um...

Questão de frio, usando injeção, não tem mistério. Nem dá pra comparar com carburado. Até fiz um vídeo uma vez sobre isso, mostrando como é ligar o carro no inverno... naquele dia devia estar uns 6ºC.

Abraço!
ERocha
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ERocha »

e o catch tank, realmente necessário? o mecânico aqui, que já instalou na pampa dele, disse que não, só usa a bomba de GTI mesmo. (externa)
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

eroha escreveu:e o catch tank, realmente necessário? o mecânico aqui, que já instalou na pampa dele, disse que não, só usa a bomba de GTI mesmo. (externa)
Não necessariamente. Principal é ver se o carro vai ter algum preparo (aspro/turbo) e se faz a captação no fundo do tanque.

Caso seja original, eu não faço nem catch tank nem mesmo um niple soldado no fundo do tanque. Adapto uma boa mangueira de nylon na bóia original, jogo o retorno numa outra mangueira pra dentro do tanque, e pronto.

É muito importante ter a entrada de combustível da bomba em bitola semelhante e sem restrição (ou o mínimo). E o resto é alegria.
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

Alex ...

Intalei tudooooo... e.....

PQP o carro deu falta de combustivel, pode me dar esporro pq eu nao fiz toda alimentaçao em mangueira de alta pressao de 70x130 ....

Aproveitei a tubulaçao original, e na hora de acelerar o carro da falta pqp!!!

Frustraçao totalz..... :bleh:

Amanha vou ate uma autopeça que fica aberta aqui aos domingos vo comprar a tal mangueira ( uns 6M ) e refazer a por** toda , detalhe a entrada da bomba do Tempra tivemos que utilizar uma mangueira de 10mm !!!! daquelas do hidrovacuo... pq a entrada e enorme!!!

No mais ficou ate legalz o carro pegou na primeira a lenta ta okz ..e ta ate sem o sensor de batida de pino :D

Tomara que seja so a mangueria , o filtro arrumei um originalz do GTI aquele grandao , ponho antes da bomba neh?

Um grande abraçoe me desejem sortew ai!!!
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

Bom refeita a linha de combustivel....

Houve uma melhora a pressao e de 3 bar....

Mas o carro ainda da falta , achamos que seja o regulador de pressao que e p/a gasolina, pq? Misturei gasolina no carro e melhorou...

Seria o regulador?

tubulaçao esta com 7mm, do tanque a flauta...
retorno tb 7mm

Vo trocar o regulador por um de maior pressao, seria a soluçao?

Ate mais!
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

mexell escreveu:Alex ...

Intalei tudooooo... e.....

PQP o carro deu falta de combustivel, pode me dar esporro pq eu nao fiz toda alimentaçao em mangueira de alta pressao de 70x130 ....

Aproveitei a tubulaçao original, e na hora de acelerar o carro da falta pqp!!!

Frustraçao totalz..... :bleh:

Amanha vou ate uma autopeça que fica aberta aqui aos domingos vo comprar a tal mangueira ( uns 6M ) e refazer a por** toda , detalhe a entrada da bomba do Tempra tivemos que utilizar uma mangueira de 10mm !!!! daquelas do hidrovacuo... pq a entrada e enorme!!!

No mais ficou ate legalz o carro pegou na primeira a lenta ta okz ..e ta ate sem o sensor de batida de pino :D

Tomara que seja so a mangueria , o filtro arrumei um originalz do GTI aquele grandao , ponho antes da bomba neh?

Um grande abraçoe me desejem sortew ai!!!
Hehehehe... acontece quando não se faz o que precisa... normal, meu velho!!

Abraço!
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

mexell escreveu:Bom refeita a linha de combustivel....

Houve uma melhora a pressao e de 3 bar....

Mas o carro ainda da falta , achamos que seja o regulador de pressao que e p/a gasolina, pq? Misturei gasolina no carro e melhorou...

Seria o regulador?

tubulaçao esta com 7mm, do tanque a flauta...
retorno tb 7mm

Vo trocar o regulador por um de maior pressao, seria a soluçao?

Ate mais!
Ok, dá falta... mas em que condições? Acelerando? Pé no fundo? Rotação?

Não parece ser o regulador, mas vazão de bico pequena... se tu adicionou gasolina e melhorou é pq pra álcool tá com pouco bico.

Eu manteria o regulador original, já que tá dando 3bar de pressão (quando acelera tá aumentando? caso sim, pra quanto?) na linha. Sinceramente com as informações que tu passou não parece ser dosador/regulador de combustível.

Abraço,

Alex
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

Seguinte

o carro da lenta normal, qdo acelera ele da umas engasgadas , ate qdo pisa no talo....

Andando na rua estava engasgando pacas , ai adicionei gasolina, melhorou mas nao o suficiente, qdo vc acelera ele da falta se tirar a mangueira do vacuo do regulador ele responde normal ,a pressao sobe bem mas ai nao da lenta a injeçao fica corrigindo....
Falta de bico nao pode ser pq estava num motor 2.0 alcool... e estes bicos tem aplicacao da Magnetti Marelli p/a o gol,parati, santana 2.0 gasolina e 1.8 flex e 1.6 flex... Sao IWP 115. Meu carro e 1.8 alcool acho que estes bicos dao pro gasto.
Nao creio que seja eles....
E qdo eu acelero ele nao aumenta fica em 3 bar....
A sonda pode fazer isso? Velas? E se eu puser um regulador de 4 bar do santana resolveria o problema?
Engracado que a resposta parece atrasada pacas....
Se fosse ignicao ele cortaria ate em lenta certo?
Bom aguardo a resposta aews!!!
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

Alo pessoalz!!!

Resolvido o problema.

Como eu e meu mecanico suspeitamos (apos refazermos a linha de combustivelz) o regulador de pressao era o vilao!!!

Comprei um no mercado livre ( Pq Petropolis e u coco em materia de autopeças) colocamos 3.7 de pressao no bixo (regulador vai ate 5 bar) e ficou uma benção ....

Quero agradecer ao FETS pelo excelente topico aqui levantado, e ao nosso amigo ALEXNICHELE que tirou minhas duvidas mto prontamente , espero que com esta soluçao ( O regulador em caso de falta apos tudo ser conferido ) ajude a futuros usuarios e ate conhecidos dos usuarios!

O carro esta otimo e outra historia com injeçao ( respostas rapidas, melhorou torque , entre outras....)

Agora e so eu pegar a minha camera com meu tio de vorta (emprestei em hora errada eheh ) e vou por as fotenhas..okz!!!

Vlws!
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Excelente notícia!! Show!!

Infelizmente não tive tempo de ler a tua mensagem anterior, mas o que escreveste ali (da pressão de combustível não variar) era indício forte contra o dosador/regulador de pressão.

Vocês experimentaram deixar com uma pressão inicial menor do que 3,7bar? Algo como 3,2~3,5? Caso sim, como ficou?

Nessa pressão inicial tu estás com exatos 0,5bar acima da pressão original a plena carga, ou seja, com o motor em uso.

De qualquer forma, parabéns e curte o carro! Esse é o grande objetivo depois de tanto investimento e trabalho.

Abração,
Alex
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

OPa..vlws

Menos de 3.7 o carro nao acerta , da falta....

No mais pega na chave, pensei q ia ter de utilizar o injetor de gasolina q tenho manualz, mas nem preciso e olha que aqui em Petropolis RJ , e frio nos dias frios tipo no inverno da 5 4 graus...

Agora estou fazendo um trabalho de pintura na lateral que estava com arranhoes deixa eu pegar a camera que vo tirar umas fotenhas...blza!
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Beleza, meu velho...

Bom, uma coisa é certa: esses bicos não estão alimentando bem teu motor, e a compensação pra fazer com que a alimentação fique boa é vocês fizeram no aumento da pressão da linha de combustível, ok?

Se tá funcionando, ótimo. Mas é bom saber o porquê das coisas... eu pelo menos sou assim.

Abraço e curte a viatura! Aguardamos as fotos!

Alex
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

A proposito qual seriam os bicos corretos ....

No futuro posso troca-los

Vlws
Wellerson01
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Wellerson01 »

Alex,

Consegui colocar o meu carro pra funcionar bacana , a entrada de ar falsa era nos bicos,existe um calço por trás da flauta que eu não sabia e não coloquei, quando apertava a flauta os bicos ficavam forçados dando entrada falsa. Meu carro estava oscilando a lenta um pouco e troquei o sensor de temperatura.

O carro ficou fino, andando bem e com a lenta estável. Entretanto ontem o fusivel da bomba queimou e troquei, o carro funcionou mais 10 min e queimou denovo. Utilizo uma bomba interna pendurada no pescador original do GTI ,quando desmontei vi que tinha uma sujeira na entrada de combustivel da bomba.Medi a bomba no multimetro e ela não esta em curto. Vc me aconselha a testar essa bomba na bateria e se for o caso de substituir colocar outra interna ou partir para uma externa? Acredito que o curto esteja no chicote pois liguei a bomba com um positivo no relé da injeçao e o aterramento peguei do marcador de combustivel, pois o meu pescador possui um chicote de 3 fios.
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”