Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Newerton »

allanbg escreveu:Cara vc não vai mais precisar adicionar Gas no tanque, basta ter a partida a frio, na injeção realmente precisa da partida a frio, caso contrário não pega ou demora muito pra pegar..

Seu carro vai ser turbo? por isso vc quer usar FT400?

Abs.
Allan,

Ele vai ser turbo, só depois que eu afinar a injeção nele! Sobre o FT400, ele tem controle de pressão do turbo ou somente programação completa da injeção, se caso for precisar de outro módulo para o turbo(se precisar sou leigo por falta de conhecimento), eu pego o FT200 mesmo.

Sobre seu próximo post sobre a lista, foi de grande valia, com esta lista eu posso pesquisas as melhores peça com preço baixo, se eu for instalar o turbo depois, eu preciso mudar de AVB para AVP?

Uma dúvida sobre a válvula termostática, o meu carro não tem, uma vez meu carro esquento demais, e tinha dado problema na válvula e arranquei fora, pelo motor se a alcool ele esquenta rapido, então até hoje não resolvi colocar, caso eu mude para IE, vou precisa voltar a valvula denovo?

Allan, valeu pelo esclarecimento.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
allanbg
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 11 Jul 2008, 18:41
Carro:
Localização: São Paulo - Z/N

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Newerton, sobre a FT não sou profundo conhecedor, mas acredito que os dois modelos controlam o turbo, na verdade as duas são feitas para isso, atraso de ponto de ignição e controle de tempo de injeção de acordo com a pressão positiva no coletor, dentre outras vantagens voltadas para desempenho aliado ao turbo.
Mas sobre esses módulos da uma pesquisada no próprio site do fabricante.

No caso de usar sistema AVB ou AVP os dois vc pode usar com turbo, não existe isso de mudar de AVB p/ AVP.. o q define sistema AVB ou AVP é o modulo + chicote + bobina.. só isso.. as duas injeções atuam "+ ou -" da mesma forma.

Realmente se o seu carro será turbo aconselho o modulo programável sim, o preparo do carro fica bem mais fácil... ainda mais se a preparação for mais pesada tipo 1,0 ..1,5 bar pra cima... 8bicos, comandão.. etc..

Tome cuidado com esse seu motor original álcool, ele não suportará pressão por causa da TAXA de compressão....

sobre a termostática, não aconselho andar sem... coloque de volta é a melhor solução...

abs.
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Newerton »

allanbg escreveu:Newerton, sobre a FT não sou profundo conhecedor, mas acredito que os dois modelos controlam o turbo, na verdade as duas são feitas para isso, atraso de ponto de ignição e controle de tempo de injeção de acordo com a pressão positiva no coletor, dentre outras vantagens voltadas para desempenho aliado ao turbo.
Mas sobre esses módulos da uma pesquisada no próprio site do fabricante.

No caso de usar sistema AVB ou AVP os dois vc pode usar com turbo, não existe isso de mudar de AVB p/ AVP.. o q define sistema AVB ou AVP é o modulo + chicote + bobina.. só isso.. as duas injeções atuam "+ ou -" da mesma forma.

Realmente se o seu carro será turbo aconselho o modulo programável sim, o preparo do carro fica bem mais fácil... ainda mais se a preparação for mais pesada tipo 1,0 ..1,5 bar pra cima... 8bicos, comandão.. etc..

Tome cuidado com esse seu motor original álcool, ele não suportará pressão por causa da TAXA de compressão....

sobre a termostática, não aconselho andar sem... coloque de volta é a melhor solução...

abs.
Allan,

A pressão inicial será de 0,8 inicial, não tenho previsão de subir mais que 1,0. E sobre o Motor é original do santana, mais quando eu for mexer no turbo, irei refazer o motor, na IE na parte do motor não precisarei abrir ele?
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
allanbg
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 11 Jul 2008, 18:41
Carro:
Localização: São Paulo - Z/N

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Newerton,

Dica: Abre um tópico lá em preparação de motores, como o assunto tende a ir p/ Injeção programável + turbo ... melhor não desvirtuar o tópico. E também para os mais entendidos ajudar vc....

Abs...
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Newerton »

allanbg escreveu:Newerton,

Dica: Abre um tópico lá em preparação de motores, como o assunto tende a ir p/ Injeção programável + turbo ... melhor não desvirtuar o tópico. E também para os mais entendidos ajudar vc....

Abs...
Relaxa Alan,

Foi so um questionamento, e obrigado pela lista, vou fazer as pesquisas, as peças miudas vou comprar novo, mais as peças grande compensa pegar do ferro velho ou compensa comprar novo?

E agradecer o FETS pioneiro, AlexNichele, Allan e os demais que esclareceram para quem não entende muito de IE.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Avatar do usuário
allanbg
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 11 Jul 2008, 18:41
Carro:
Localização: São Paulo - Z/N

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Então Parceiro, acho que coletor, modulo, chicote e distribuidor compensa pegar usado mesmo, caso contrário o custo fica inviável.

Sonda, Atuardor de marcha lenta e MAP; são os sensores que costumam dar problema, mas tb não é regra.. a primeira injeção q eu montei fiz com tudo usado e funcionou... ahh tive problema com a sonda usada de resto foi blz...

Mas pesquisa bem, tem peças usadas boas por ai, testadas e com certa procedência..

abs.
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 311
Registrado em: 14 Jan 2008, 10:44
Carro:
Localização: Campo Grande/MS - Cambé/PR

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Newerton »

Uma dúvida sobre IE.

Eu irei passar meu carro para IE e depois no final do ano irei turbinar, meu preparador falo umas coisas que fiquei na dúvida:

1. Compensa eu comprar o coletor do gol gti da geração 2? Ele me disse que o TBI e de borboleta dupla!
2. Compensa eu ir atras talvez de um coletor de 8 bicos, deixa os furos da bancada B fechado, e depois de turbinar eu uso a Bancada B? Ou a Bancada A já da conta do carro turbinado?

Uma observação, o carro vai ser pro dia a dia, nada de pista ou arrancada, pressão no máximo 0,8 ou 1,0.
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

pessoal, tive que abrir o motor.
Estou pensando em passar de 1.6 álcool para gasolina e 1.8, abri um tópico a parte, se puderem dar uma passada lá e me ajudar?
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=26623
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

Opa galera blz!

Ando meio afastado do forum, mas sempre que da agente passa rápido...

Uma duvida que surgiu derrepente, sera que da pra utilizar o MAP do Mi nos coletores de Fluxo cruzado?

Alguem ja tentou fazer esse "ajuste tecnico", será que da uma leitura razoavel ou alguma tipo de leitura errada devido ao fluxo ar com sentido diferenciado do Mi?

Eu chutaria que com uma reprogramaão da ECU daria, porem nada como a experiencia...

Valew :D
Imagem
Parati 1.6i
jean michel
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Jun 2012, 18:46
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por jean michel »

boa noite pessoal... gostaria de saber se alguém sabe de alguma injeção MI 4 bico AP. de preferencia a álcool. se alguém souber agradeço!! valeu..
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

Muito bacana o tópico e a iniciativa de difundir informação e conhecimento, show.

Apenas um comentário: a pinagem dos bicos 3 e 4 está invertida. O bico 3 o pino é o 10 e o bico 4 é o pino 11.

Abraço, galera.

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

Informação do Nichete procede...

Quem vai montar o chicote, procure pelo PDF da Injetronic algumas postagens atraz, o diagrama da pagina um contem erro nos bicos e na sonda lambda.
Imagem
Parati 1.6i
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

choi87 escreveu:Informação do Nichete procede...

Quem vai montar o chicote, procure pelo PDF da Injetronic algumas postagens atraz, o diagrama da pagina um contem erro nos bicos e na sonda lambda.
Verdade, Choi.

Tem que tomar muuuuuito cuidado com essas literaturas jogadas pelas entranhas da internet, que na real mais vão atrapalhar do que ajudar.

Não conheço literatura mais correta do que a da Injetronic. Inclusive acho que os posts do PDF da pinagem e do diagrama da própria Injetronic pode ter sido eu quem fez. Se alguém precisar, assim como vários já o fizeram, mandem um e-mail que eu envio pra todo mundo que precisar! Informação assim é NECESSÁRIA de ser distribuída e assim todos nós ficaremos felizes com nossos clássicos injetados corretamente.

Abraço a todos!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

Oxi...

Cade o povo das "gambiarra" rs...
Imagem
Parati 1.6i
Ronan
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 08 Mar 2010, 23:49
Carro:
Localização: Rio do Sul

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Ronan »

Salve Salve quadradeiros.
To com uma duvida, meu mecanico ta com uma parati G3 1.6 parada no patio e ele falo q teria q trocar o cabeçote tbm, pq meu gol é 1.8, queria saber de vcs o q eu preciso pra colokar a Injeção da parati G3 no meu quadrado, o q eu posso tirar dakela parati e colokar no meu gol... ou apenas colokar a injeção e trocar o modulo original por uma pandoo ou uma fueltech????

Abrass
Avatar do usuário
Mack Matsu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 499
Registrado em: 20 Jun 2009, 02:53
Carro: GOL 1.8/ SAVEIRO 1.8
Localização: INTERIOR - SP

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Mack Matsu »

Ronan escreveu:Salve Salve quadradeiros.
To com uma duvida, meu mecanico ta com uma parati G3 1.6 parada no patio e ele falo q teria q trocar o cabeçote tbm, pq meu gol é 1.8, queria saber de vcs o q eu preciso pra colokar a Injeção da parati G3 no meu quadrado, o q eu posso tirar dakela parati e colokar no meu gol... ou apenas colokar a injeção e trocar o modulo original por uma pandoo ou uma fueltech????

Abrass
Estou com o carro há um mês na oficina para injetar.
Acredito que seriam duas opções:
-manter o cabeçote com tucho hidráulico e comprar um módulo (pandoo/ fueltech...)
-trocar o cabeçote por um tucho hidráulico e aproveitar o módulo original.

Eu tenho um GOL 1.8 a álcool e comprei de uma Saveiro GIII 1.6 a gasolina.
Tem mais detalhes na galeria: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=20054

Acabei de trocar o escape e voltou pra oficina para fazer os acertos finais e depois de 4 semanas foi a primeira vez que dei uma volta nele.
Ficou muito bom ! ! :amd:
Ronan
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 08 Mar 2010, 23:49
Carro:
Localização: Rio do Sul

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Ronan »

Mack Matsu escreveu:
Ronan escreveu:Salve Salve quadradeiros.
To com uma duvida, meu mecanico ta com uma parati G3 1.6 parada no patio e ele falo q teria q trocar o cabeçote tbm, pq meu gol é 1.8, queria saber de vcs o q eu preciso pra colokar a Injeção da parati G3 no meu quadrado, o q eu posso tirar dakela parati e colokar no meu gol... ou apenas colokar a injeção e trocar o modulo original por uma pandoo ou uma fueltech????

Abrass
Estou com o carro há um mês na oficina para injetar.
Acredito que seriam duas opções:
-manter o cabeçote com tucho hidráulico e comprar um módulo (pandoo/ fueltech...)
-trocar o cabeçote por um tucho hidráulico e aproveitar o módulo original.

Eu tenho um GOL 1.8 a álcool e comprei de uma Saveiro GIII 1.6 a gasolina.
Tem mais detalhes na galeria: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=20054

Acabei de trocar o escape e voltou pra oficina para fazer os acertos finais e depois de 4 semanas foi a primeira vez que dei uma volta nele.
Ficou muito bom ! ! :amd:
Intaum, se eu colokar o cabeçote hidraulico posso usar o modulo original do g3, se eu usar o mecanico eu compro um modulo programavel, é isso mesmo??
Arrespeito do cabeçote, o q seria melhor pra mim, quero colokar 1kg d turbo nele até janeiro, o mecanico ou o hidraulico seria melhor??? Afinal é um carro de dia a dia
Avatar do usuário
Mack Matsu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 499
Registrado em: 20 Jun 2009, 02:53
Carro: GOL 1.8/ SAVEIRO 1.8
Localização: INTERIOR - SP

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Mack Matsu »

Ronan escreveu:
Intaum, se eu colokar o cabeçote hidraulico posso usar o modulo original do g3, se eu usar o mecanico eu compro um modulo programavel, é isso mesmo??
Arrespeito do cabeçote, o q seria melhor pra mim, quero colokar 1kg d turbo nele até janeiro, o mecanico ou o hidraulico seria melhor??? Afinal é um carro de dia a dia
Não entendo muito de carro turbo, mas pelo pouco que sei, se a intenção final é turbinar o motor, acredito que seja melhor manter o tucho mecânico e partir para uma injeção programável e depois (quando puder) instalar o turbo... fica menos coisa pra fazer

um kit de injeção (usado) você paga uns $ 1 mil reais, mais o módulo e não sei se precisa fazer o chicote...

aí tem que fazer o cash tank, refazer a tubulação de combustível, bomba de combustível, pré-filtro... por aí vai...
Ronan
Membro
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 08 Mar 2010, 23:49
Carro:
Localização: Rio do Sul

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Ronan »

Mack Matsu escreveu:
Ronan escreveu:
Intaum, se eu colokar o cabeçote hidraulico posso usar o modulo original do g3, se eu usar o mecanico eu compro um modulo programavel, é isso mesmo??
Arrespeito do cabeçote, o q seria melhor pra mim, quero colokar 1kg d turbo nele até janeiro, o mecanico ou o hidraulico seria melhor??? Afinal é um carro de dia a dia
Não entendo muito de carro turbo, mas pelo pouco que sei, se a intenção final é turbinar o motor, acredito que seja melhor manter o tucho mecânico e partir para uma injeção programável e depois (quando puder) instalar o turbo... fica menos coisa pra fazer

um kit de injeção (usado) você paga uns $ 1 mil reais, mais o módulo e não sei se precisa fazer o chicote...

aí tem que fazer o cash tank, refazer a tubulação de combustível, bomba de combustível, pré-filtro... por aí vai...
Axo q é isso mesmo q vou fazer, vou juntar uma graninha e compra uma fueltech, ai compro a injeção da parati e deixo ela um pouko aki aguardada até comprar a fueltech, fazer o cashtank e deixar tudo pronto pra qndo evim a turbina...

Brigadão companheiro, tens me ajudado d monte sabia...
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

Galera, tem casos e casos...

Eu sempre usei os cabeçotes originais, com tuchos mecânicos, injeção original, knock-sensor e tudo mais, e não tive problemas.

A única precaução é regular as pastilhas das válvulas pra folga bem esperta... 0,20 na admissão e 0,40 no escape... e era isso!!

Porém, sei que muita gente montou e teve problemas com o cabeçote de tucho mecânico. Se estava com a folga adequada, se foi colocado o knock-sensor no lugar certo e com o aperto certo (2kg de aperto, não mais do que isso!!), não sei dizer... mas parto do pressuposto que quem se mete a fazer, no mínimo, está bem informado, né?!! heheheh

Quanto às injeções originais comparadas com as programáveis, bah... não tem muito o que comparar. Funcionam?? Sim, funcionam... mas comparar com uma original, com mapas e funções que podem ter certeza: não tem comparação. E digo isso até mesmo para os preparados (tanto aspro quanto turbinados), não é um bicho tão brabo assim...

Na falta de uma original, uma programável funciona... talvez muito melhor que um carburador (eeeecaaaa!!! ehehehhe), mas longe do acerto que se pode ter num funcionamento de auto original, mas não tem mesmo.

Abraço e sorte a todos!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”